Egrégora e religião

Autor Mensagem
J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro
Eu não atribuo isso a nenhuma entidade metafísica e tampouco a egrégora, mas sim ao tratamento autoimune, esse tratamento ajudou ela psicologicamente.

Mas queria saber de outras pessoas que talvez passaram por algo semelhante, ao que atribuem esse efeito.


intelectualizar as causas como psicossomáticas muitas vezes é um último recurso, uma tentativa fraca de se negar a aceitar o desconhecido, o imponderável

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


J. S. Coltrane

Provável.

Freud explica pseudocientificamente.

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro

explica intelectualmente, como todos os outros

Cavaleiro
Veterano
# nov/10 · Editado por: Cavaleiro
· votar


J. S. Coltrane

Sem amostras relevantes e capacidade de gerar um padrão coerente através delas.

Só Skinner consegue.

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


Cavaleiro

ainda é intelectualmente. E "padrão coerente" é coisa de neurótico

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


J. S. Coltrane

Padrão coerente é coisa do gerenciamento da qualidade.

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro

padrão coerente já é uma forma de redundância

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


J. S. Coltrane

Verdade.

Mas a coisa tá tão feia que já existem níveis de padronização, o que não justifica meu vício de linguagem.

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


Eu, como teísta, posso atribuir alguma cura à fé. À fé que uma pessoa com câncer tem para fazer uma quimioterapia, à fé que uma pessoa sem uma das pernas tem para andar de muleta, ou sem as duas pernas e que ande de cadeira de rodas... todas essas pessoas mostram sua luta para continuar vivendo.

-Não posso emitir juízo a quem tem um câncer e rejeita o tratamento médico para esperar por Deus, se ele tem fé ou não. Não tenho poder pra isso.

O tratamento e cura psicológica existe também para certas coisas, não vamos negar, seja por psicólogo ou por força de vontade da pessoa.

Mas eu, como teísta que considera errado o falso juízo das coisas (mesmo sendo passível do mesmo erro), prefiro considerar a habilidade humana de curar outras pessoas. "não se afunde em fé para que tenha boa consciência" - Timóteo.

Dylan Thomas
Veterano
# nov/10
· votar


Egrégora e religião

Meu parecer sobre o tópico:

M

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


Dylan Thomas

Egrégora e religião.

M&m's

Cavaleiro
Veterano
# jan/12
· votar


Para quem é religioso:

A egrégora promove algum tipo de catarse?

One More Red Nightmare
Veterano
# jan/12
· votar


Dylan Thomas
Egrégora e religião

Meu parecer sobre o tópico:

M



Onde está esse malacabado?

Cavaleiro
Veterano
# jan/12
· votar


Em tempo, by wikipedia:

Sob a ótica da psicologia, catarse é o experimentar da liberdade em relação a alguma situação opressora, tanto as psicológicas quanto as quotidianas, através de uma resolução que se apresente de forma eficaz o suficiente para que tal ocorra.

Cavaleiro
Veterano
# jan/12
· votar


One More Red Nightmare

Doando seu carro na igreja reino de deus.

The Fixer
Veterano
# jan/12
· votar


Cavaleiro

Não sei se é essa a resposta que você quer, mas segundo alguns(ou todos) religiosos crer em um ser superior lhes traz força para superar os problemas que virão, causando uma situação de conforto em saber que alguém está ali para ajudá-los.

Isso não funciona com todo mundo, na verdade existem pessoas que preferem aceitar que estão sozinhas na resolução dos seus problemas, a superação de problemas torna o homem mais forte. É o pensamento mais lógico.

Cavaleiro
Veterano
# jan/12
· votar


The Fixer

É que no meu ponto de vista a catarse justificaria uma religião para uma pessoa.

Pergunto do ponto de vista pessoal, sei que tem muita gente que alega isto para validar suas próprias crenças, queria uma opinião de alguém que verdadeiramente passou por isto.

Eu frequentei a igreja quando mais novo fiz comunhão e crisma mas nunca tive nada disto.

The Fixer
Veterano
# jan/12
· votar


Cavaleiro

Aí eu não posso responder, também frequentei igreja e passei por problemas como todo ser humano. É o tipo da coisa, se você tem um problema e "joga pro divino" toda hora, uma hora "o divino" acerta. O negócio é que as pessoas vêem apenas quando ele acerta.

Cavaleiro
Veterano
# jan/12
· votar


The Fixer

Que nem o Roubini

http://blog.kanitz.com.br/2011/06/entenda-o-fen%C3%B4meno-nouriel-roub ini-.html

The Fixer
Veterano
# jan/12
· votar


Cavaleiro
Exatamente.

The Fixer
Veterano
# jan/12
· votar


Cavaleiro

Na verdade mesmo, eu nunca achei que tentar justificar a religião pra qualquer pessoa seja algo realmente válido. Não dou a mínima importância pra esse tipo de coisa

Cavaleiro
Veterano
# jan/12
· votar


The Fixer

Também pensava assim, mas ela desempenha alguns papéis importantes, só que pra mim não serve.

Tenho um amigo um pouco mais extremista que diz que a verdadeira função da igreja católica deveria ser manter os muçulmanos e a charia longe do ocidente

The Laughing Madcap
Veterano
# jan/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


Religião tá aí porquê é um bom calmante.

Da mesma forma que os romanos rezavam pra Jesus, Deus e todos os apóstolos quando brotava Viking em seus colonatos, hoje ainda se reza pra alguém quando surgem problemas que estão acima da sua capacidade de sair da inércia para resolver (ou insolucionáveis mesmo).

Pode-se observar que estatísticamente falando, a religião é mais comum entre as pessoas mais pobres (com mais dificuldades na vida) do que entre as pessoas mais ricas (menos dificuldades). Se bem que Nietzsche tem uma opinião interessante sobre essa estatística.

One More Red Nightmare
Veterano
# jan/12
· votar


The Laughing Madcap
Esse fenômeno é maior que a religião.

Minha descrença em deus é tão religiosa quanto, assim como todo meu pensamento está necessariamente conectado a esta crença.

Precisamos acreditar, mesmo que desacreditando. Ou mesmo que julgando impossível verificar.

The Laughing Madcap
Veterano
# jan/12
· votar


One More Red Nightmare

Sim, mas quando vem um huno invadir seu manso senhorial, você reza pra quem?


Ou seja, crença na inexistência de crença religiosa eu acho que tem outra função, qual eu não sei.

The Fixer
Veterano
# jan/12
· votar


Cavaleiro
Também pensava assim, mas ela desempenha alguns papéis importantes, só que pra mim não serve.

Sem dúvida desempenha papeis importantes, mas é uma condição a ser aceita (a existência da religião) do que algo discutível, assim como o avanço do islamismo no mundo ocidental,é algo que vai acontecer e está acontecendo naturalmente, por mais que forças políticas tentem impedir.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Egrégora e religião