| The Root Of All Evil Veterano
 
  | # nov/10 · Editado por: The Root Of All Evil 
 
 Olha o porco, manolo!
 
 
 
 Porco-espinho (Coendou prehensilis)
 Os espinhos são pêlos duros modificados, alcançam até 10 cm e estão presentes na cabeça, pernas e parte anterior da cauda.
 
 Classe: Mammalia
 
 Ordem: Rodentia
 
 Família: Erethizontidae
 
 Nome científico: Coendou prehensilis
 
 Nome vulgar: Porco-espinho
 
 Categoria: Ameaçado
 
 Características físicas: as partes superiores são cobertas com fortes espinhos farpados de coloração branca ou amarelo pálido na base e na ponta, e preto ou marrom escuro no centro. Estes "espinhos", que na verdade são pêlos duros modificados (vibrissas), alcançam até 10 cm e estão presentes na cabeça, pernas e parte anterior da cauda. A região ventral é mais clara que a dorsal e é coberta por espinhos pequenos e macios. Sua cauda longa e preênsil tem entre 30 a 57 cm, com a parte anterior espinhosa e a posterior nua. Esse animal tem em média 54 cm de comprimento e pesa cerca de 4 kg.
 
 Alimentação: come sementes de frutos, cocos, cascas de árvores e provavelmente folhas. Pode, eventualmente, invadir roças e pomares.
 
 Biologia e comportamento social: solitário, sai à noite ou na hora do crepúsculo em busca de alimento. De dia descansa no alto das copas das árvores ou abriga-se em troncos ocos. Tem movimentos lentos, mas está bem adaptado para a vida nas árvores, usando a cauda para prender-se aos galhos e mover-se entre as árvores.
 
 Reprodução: após uma gestação que dura de 195 a 210 dias, nascem um ou dois filhotes com cerca de 390g. Ele é alimentado diariamente pelos pais por cerca de 70 dias.
 
 Predadores: jaguatirica e outros felinos.
 
 Longevidade: média de 10 anos.
 
 Habitat: em todo o país.
 
 ----------------------------------------------------------------------  --------
 
 Sem dúvida nós brasileiros temos o privilégio de possuir em nossas terras animais tão interessantes..
 
 Recordo-me em uma excursão da universidade, onde capturamos acidentalmente um porco espinho que caiu na armadilha para répteis.
 
 A professora estava explicando sobre o formato do espinho, que possui uma reentrência que faz com que o espinho, uma vez que perfure a pele, cause dificuldades para ser retirado.
 
 Pois é, uma amiga guardou um espinho de lembrança na mochila e por acaso este espinhou entrou no meu dedo.
 Pude aprender na pele a dificuldade que foi pra retirá-lo.
 
 Fica aí o relato e a cultura.
 
 Dissertem o que quiserem sobre porcos espinhos, manolos!
 
 
 |