Salmo 22 e 51! Um texto de revolta?

    Autor Mensagem
    Paul Simon
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Paul Simon


    Inicialmente gostaria de avisar que o propósito deste tópico não é discutir religião ou quem é ateu, cristão etc. Apesar de eu ser batizado católico, eu não me considero um religioso, ou um cristão (seja morno, quente ou frio), gostaria apenas de que o objetivo desse tópico fosse o de analisar essas passagem bíblicas, mesmo que de forma liturgica, pois eu leio tudo sobre as religiões, seja budista, muçulmana, judaica, cristã, gnostica, etc...


    Achei muito interessante a forma com que esses salmos expressam uma certa "revolta". Alguém que entende de teologia ou simplesmente gosta de ler textos, inclusive bíblicos, entende essas passagens bíblicas como um texto de revolta??

    Salmo 22

    1 Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? por que estás afastado de me auxiliar, e das palavras do meu bramido?
    2 Deus meu, eu clamo de dia, porém tu não me ouves; também de noite, mas não acho sossego.
    3 Contudo tu és santo, entronizado sobre os louvores de Israel.
    4 Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste.
    5 A ti clamaram, e foram salvos; em ti confiaram, e não foram confundidos.
    6 Mas eu sou verme, e não homem; opróbrio dos homens e desprezado do povo.
    7 Todos os que me vêem zombam de mim, arreganham os beiços e meneiam a cabeça, dizendo:
    8 Confiou no Senhor; que ele o livre; que ele o salve, pois que nele tem prazer.
    9 Mas tu és o que me tiraste da madre; o que me preservaste, estando eu ainda aos seios de minha mãe.
    10 Nos teus braços fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe.
    11 Não te alongues de mim, pois a angústia está perto, e não há quem acuda.
    12 Muitos touros me cercam; fortes touros de Basã me rodeiam.
    13 Abrem contra mim sua boca, como um leão que despedaça e que ruge.
    14 Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas.
    15 A minha força secou-se como um caco e a língua se me pega ao paladar; tu me puseste no pó da morte.
    16 Pois cães me rodeiam; um ajuntamento de malfeitores me cerca; transpassaram-me as mãos e os pés.
    17 Posso contar todos os meus ossos. Eles me olham e ficam a mirar-me.
    18 Repartem entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançam sortes.
    19 Mas tu, Senhor, não te alongues de mim; força minha, apressa-te em socorrer-me.
    20 Livra-me da espada, e a minha vida do poder do cão.
    21 Salva-me da boca do leão, sim, livra-me dos chifres do boi selvagem.
    22 Então anunciarei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação.
    23 Vós, que temeis ao Senhor, louvai-o; todos vós, filhos de Jacó, glorificai-o; temei-o todos vós, descendência de Israel.
    24 Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem dele escondeu o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu.
    25 De ti vem o meu louvor na grande congregação; pagarei os meus votos perante os que o temem.
    26 Os mansos comerão e se fartarão; louvarão ao Senhor os que o buscam. Que o vosso coração viva eternamente!
    27 Todos os limites da terra se lembrarão e se converterão ao Senhor, e diante dele adorarão todas as famílias das nações.
    28 Porque o domínio é do Senhor, e ele reina sobre as nações.
    29 Todos os grandes da terra comerão e adorarão, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele, os que não podem reter a sua vida.
    30 A posteridade o servirá; falar-se-á do Senhor à geração vindoura.
    31 Chegarão e anunciarão a justiça dele; a um povo que há de nascer contarão o que ele fez


    Salmo 51

    1 Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões.
    2 Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado.
    3 Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
    4 Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.
    5 Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.
    6 Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria.
    7 Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve.
    8 Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste.
    9 Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades.
    10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.
    11 Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito.
    12 Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.
    13 Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti.
    14 Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua exaltará a tua justiça.
    15 Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores.
    16 Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos.
    17 Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.
    18 Faze bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.
    19 Então, te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; e sobre o teu altar se oferecerão novilhos.



    PS. Eu acho essas, a passagens mais bonita da bíblia cristã.

    Sedank
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Que diferença faz?

    tncv
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    "Cerveja nossa que está no bar
    Resistente seja o nosso fígado
    Venha a nós o copo cheio
    Seja feita vossa balada
    Assim na rua como na festa
    O drink nosso de cada dia nos dai hoje
    Perdai a nossa ressaca
    Assim como nós perdoamos a quem não tenha bebido
    E não esqueceis do Whisky com energético
    Mas livrai-nos da água
    Amém

    gosto dessa.

    renansena777
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    eu nao vejo revolta nesses textos

    Lucas Borlini
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Paul Simon

    Ai cara, lê o livro de Jó.

    É bem legal, o camarada passa por umas provações bem sinistras, contesta Deus em algumas passagens e tem até um dialogo entre os dois.

    É bem legal.

    Paul Simon
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    tncv

    Mesmo no frio?

    o.O

    Paul Simon
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Lucas Borlini

    Verdade!

    Sniper
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Boa idéia!

    EternoRocker
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    É verdade...

    E justamente baseado nesse texto de revolta é que foi criado...

    Um dos mais antigos inimigos do homem... ou não.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Salmo 22 e 51! Um texto de revolta?