A consciência é um conceito abstrato

Autor Mensagem
adnz
Veterano
# nov/10 · Editado por: adnz


que serve pra descrever um processo que acontece dentro do cérebro que nós não conhecemos. Ou seja, o fato de você achar que você tem livre arbítrio é dado por um truque criado pelo seu cérebro. Do mesmo modo que a matemática é usada para explicar processos da realidade, a consciência (ou até alma) é usada para explicar esse processo específico que acontece em um ser humano. A matemática não existe de verdade, ou seja, ela não é algo concreto. Ela existe na mente das pessoas como uma abstração para melhor entender a realidade, mas a realidade não é feita de matemática. A realidade também não é feita de almas (ou de consciências), mas sim de corpos (corpos de pessoas, seres humanos). O processo acaba quando o corpo acaba, quando ele pára de funcionar. Mas isso significa que todas as escolhas que tu tomas não são realmente tomadas por ti, mas sim pelo teu corpo que reage de maneiras (não aleatórias -> talvez sim, talvez não) a situações e memórias. Sabendo disso, nenhuma consciência é realmente consciente, aliás, não existe definição pra consciência de verdade. OU SEJA, NENHUMA CONSCIÊNCIA EXISTE.

Animal Mother
Veterano
# nov/10 · Editado por: Animal Mother
· votar


adnz
Você quer dizer consciência ou livre arbítrio?

Codinome Jones
Veterano
# nov/10
· votar


M!

Minow
Veterano
# nov/10
· votar


Cara, desculpa aí, mas isso não fez o menor sentido.

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/10
· votar


Eu sou filho do acaso.
Tudo explodiu e eu surgi.

Nunca percebi que algo está errado.

adnz
Veterano
# nov/10 · Editado por: adnz
· votar


Animal Mother
Um ser consciente é um ser que é capaz de raciocinar sobre as suas escolhas e ações. Um ser que possui livre arbítrio é um ser que é capaz de tomar decisões de modo aparentemente independente. Mas todas as ações que uma pessoa toma são reguladas por onde essa pessoa está. No caso, todos estamos dentro de corpos. Logo, todas nossas ações possuirão um bias que representa a conservação da nossa vida através da proteção do nosso corpo. Logo, nossas ações não são realmente livres, pois existe esse bias. Isso significa que também não existe uma consciência de verdade, uma vez que, semelhantemente ao livre arbítrio, nosso raciocínio é tendencioso à condição humana.

Mas eu acho que o que eu quis dizer no post original sobre não existir consciência é que não existe distinção entre o EU e o teu corpo. Você não é você, você é o seu corpo. A voz que lê esse post não é sua voz, é a voz do seu corpo. É muito fácil pensar que EU existo, mas é o corpo que existe. O EU que parece existir simplesmente é um reflexo da existência do corpo. E pior, o EU que parece existir não se dá conta disso!

Minow
Veterano
# nov/10
· votar


The Root Of All Evil
Não, sua existência faz parte do grande plano de Deus.






/thefineartoftrolling

Dylan Thomas
Veterano
# nov/10
· votar


A consciência é um conceito abstrato

Sei, tipo um pontinho num espaço n-dimensional.

Animal Mother
Veterano
# nov/10
· votar


http://umbral2.uprrp.edu/files/nagel.pdf

Texto clássico sobre o problema mente-matéria, também conhecido como natureza da consciência, do qual eu gostei muito.

O JS Coltrane dirá que consciência e livre arbítrio são conceitos criados por capitalistas malévolos que se reúnem em catacumbas pra planejar a escravização dos proletários, e, por isso, não têm valor algum.

O The Root etc. dirá que é tudo uma criação evolutiva, e isso termina a discussão. Ou que a consciência não pode ser provada pelo método científico, logo não existe.

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/10
· votar


Minow

É verdade que eu sou primo do macaco.
A 'Chita' é minha tia que não evoluiu.

adnz
Veterano
# nov/10
· votar


Animal Mother
Ou que a consciência não pode ser provada pelo método científico, logo não existe.

Esse é um pensamento falho. Existem coisas que existem e não podem ser provadas pelo método científico.

Animal Mother
Veterano
# nov/10
· votar


adnz

Mas eu acho que o que eu quis dizer no post original sobre não existir consciência é que não existe distinção entre o EU e o teu corpo. Você não é você, você é o seu corpo. A voz que lê esse post não é sua voz, é a voz do seu corpo. É muito fácil pensar que EU existo, mas é o corpo que existe. O EU que parece existir simplesmente é um reflexo da existência do corpo. E pior, o EU que parece existir não se dá conta disso!


Não é verdade. Só porque a mente é dependente do corpo não significa que ela não exista.

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/10
· votar


Animal Mother
O The Root etc. dirá que é tudo uma criação evolutiva, e isso termina a discussão. Ou que a consciência não pode ser provada pelo método científico, logo não existe.

Que bonitinho!
O Galeninho tentando prever o que eu vou dizer.
Super fofo ^^

Codinome Jones
Veterano
# nov/10
· votar


Existem coisas que existem e não podem ser provadas pelo método científico.

tipo o que?

adnz
Veterano
# nov/10
· votar


Animal Mother
A mente existe. Ela está no cérebro.

Ou você está falando de outra mente? Defina mente.

Igão
Veterano
# nov/10
· votar


adnz

Achei interessante a parte em que você fala da matemática, já pensei algo do tipo: E se tivesse outra maneira de explicar e desenvolver teorías e fazer as coisas, que não fosse através da matemática da quimica e da física(Num conceito bem bruto de ciências)?

Quanto a parte do livre arbítrio, não sei se entendi bem. Você quer dizer que no fundo nossas escolhas não são livres? Eu acho que nos somos consciêntes sim, pois a idéia de consciência é definir um ser capaz de entender e analisar seus atos. A questão é: Quais os princípios cerebrais que usamos para definir o que é certo e errado. Não é curioso e ao mesmo tempo uma imensa "coincidência" que a matemática (junto com outras ciências) consiga explicar plausivelmente as coisas que acontecem?

Abração!

Animal Mother
Veterano
# nov/10
· votar


Codinome Jones

Tipo a mente.

adnz
Veterano
# nov/10
· votar


Codinome Jones
Benefícios da meditação e do alcance do nirvana, por exemplo.

Codinome Jones
Veterano
# nov/10
· votar


Esse é bem aquele tópico em que nada se discute além da semântica. Todo mundo sabe o que está la e o que não está, só os nomes são diferentes.

Codinome Jones
Veterano
# nov/10
· votar


Animal Mother
Qual é sua definição de mente?

adnz
Veterano
# nov/10
· votar


Codinome Jones
Não é só uma questão de semântica. É uma questão de entender os princípios básicos da condição humana.

Codinome Jones
Veterano
# nov/10
· votar


adnz
Mas passaremos a maior parte do tempo definindo a semântica.
Ainda mais se o Coltrane entrar.

Bizet
Veterano
# nov/10
· votar


Codinome Jones

Ainda mais se o Coltrane entrar.


Shhh fala baixo...

Codinome Jones
Veterano
# nov/10
· votar


Segundo a wikipédia, a mente é o que nos difere dos outros animais, nossa percepção única. Porque isso não é possivel de se provar através do método científico?

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/10
· votar


Ainda mais se o Coltrane entrar.

Nah, to com preguiça de trocar o IP.

adnz
Veterano
# nov/10
· votar


Codinome Jones
Bizet
Animal Mother

Então vamos definir nossa discussão nos termos mais básicos possíveis. Não se pode usar palavras como mente, ego, consciência, livre arbítrio, uma vez que nós estamos tentando descrever esses conceitos.

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/10
· votar


a mente é o que nos difere dos outros animais, nossa percepção única.

Que merda de definição.

rodsom
Veterano
# nov/10
· votar


tenho uma preguiça desses topicos peidantes.

Codinome Jones
Veterano
# nov/10
· votar


The Root Of All Evil
Não é uma DEFINIÇÃO, é uma definição, pra tornar meu post inteligível.

Animal Mother
Veterano
# nov/10
· votar


Codinome Jones

Qual é sua definição de mente?


Não existe. É algo subjetivo por natureza.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A consciência é um conceito abstrato