Memória de abelhas também pode ser prejudicada pela idade, diz estudo

    Autor Mensagem
    Danza Macabra
    Veterano
    # out/10


    Insetos mais velhos apresentam dificuldade para lembrar caminho de casa.
    Cientistas dos EUA e da Noruega publicaram a descoberta na 'PLoS ONE'.


    A memória das abelhas também é afetada pelo envelhecimento, segundo estudo realizado pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, e da Universidade de Ciências da Vida, da Noruega. Os cientistas estudaram como a idade compromete a habilidade do inseto em encontrar a colmeia. O resultado foi publicado na revista científica de acesso livre Public Libraty of Science (PLoS ONE).

    No experimento conduzido pelas duas universidades, abelhas maduras e velhas foram treinadas para identificar uma nova colmeia, após uma casa anterior ter o acesso fechado. Os insetos receberam vários dias para se adaptar à nova rotina e tentar esquecer da existência da colmeia anterior.
    Abelha memóriaAbelhas podem voar longas distâncias para encontrar flores. Saber o caminho de volta à colmeia é fundamental para a sobrevivência desses insetos. (Foto: Christofer Bang / ASU)


    Em seguida, todas as abelhas, velhas ou adultas, foram misturadas e os pesquisadores ofereceram três opções: a nova colmeia, para a qual elas haviam treinado, a antiga, que elas deveriam ter esquecido e uma opção controle.

    As abelhas mais senis optaram por ir atrás da colmeia mais antiga, mesmo tendo sido ensinadas, recentemente, que a opção não estava disponível.

    Daniel Münch, um dos autores principais do estudo publicado na PLoS ONE (em inglês), afirma que, apesar da idade, algumas abelhas ainda conseguem realizar suas tarefas com excelência.

    Essa diferença seria uma prova de que, assim como os humanos, os insetos também possuem uma variedade de funções cerebrais entre os indivíduos. Enquanto algumas abelhas envelhecem a mantêm a memória intacta, outras apresentam dificuldades para assimilar novas informações.

    Saber o caminho de casa é importante para a sobrevivência das abelhas na natureza. Na natureza, os insetos costumam ser bons "navegadores", capazes de encontrar o lar mesmo após passarem por ambientes diferentes em busca de flores.

    Abelhas conseguem aprender o caminho para casa após três ou quatro dias de voo. As maduras fazem o trajeto de ida e volta de 5 a 11 dias. As idosas já usaram as asas para as visitas às flores por mais de duas semanas. As operárias vivem até, no máximo, dois meses.

    Dogs2
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Super Interessante...

    Danza Macabra
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Dogs2

    Por que deletou o orkut?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Memória de abelhas também pode ser prejudicada pela idade, diz estudo