Borboleta doente escolhe planta medicinal para imunizar crias

    Autor Mensagem
    Danza Macabra
    Veterano
    # out/10


    Monarca ('Danaus plexippus') deposita ovos em tipo específico de serralha.
    Observação de comportamento animal ajuda pesquisa de novos remédios.


    Borboletas-monarca (Danaus plexippus) adoentadas depositam seus ovos em plantas com substâncias químicas que funcionam como vacinas para imunizar suas crias. A borboleta alimenta-se de vários tipos de serralha. Algumas dessas plantas têm uma alta concentração de substâncias chamadas cardenólidos, que acabam protegendo os ovos da ação de parasitas.

    "O que descobrimos é que as borboletas preferem depositar seus ovos nas espécies medicinais quando estão infectadas por um parasita. Mas, quando não estão infectadas, elas não preferem essas espécies. Então, de algum modo, elas sabem que estão infectadas e sabem o que fazer a respeito", afirma Jaap de Roode, cientista da Emory University

    O estudo ("Evidence for trans-generational medication in nature") foi publicado no periódico científico "Ecology Letters" e é destaque no site da revista "Scientific American".

    Mark Hunter, coautor do estudo, afirma que a observação dessas escolhas no mundo animal pode oferecer dicas para a busca de novas plantas com potencial medicinal para o ser humano.

    ===========================================================

    Bônus:

    Borboleta 'golpista' engana formiga para que ela adote seus filhos

    Iludida, formiga acha que larva que carrega é de sua ninhada.
    Quando descobre a trapaça, começa uma 'guerra evolutiva'.


    Beleza não serve de nada sem uma boa dose de esperteza. Que o digam as borboletas européias Maculinea alcon, que desenvolveram um truque para lá de sujo para garantir alimento abundante para seus filhotes. Elas enganam as formigas, que passam a acreditar que as larvas de borboletas são suas e as criam como mães dedicadas. Quando percebem a enganação, as formigas iniciam uma verdadeira guerra pela sobrevivência.

    Tudo começa com a química. As borboletas desenvolveram uma camada protetora que é muito parecida com a das formigas. Quando vêem uma larva de borboleta em seu caminho, as ingênuas formiguinhas acreditam que se trata de seus filhotes, que por acaso foram parar fora de ninho. Elas pegam a larva e levam para casa, onde criam as futuras borboletas, que, por serem muito maiores que uma larva de formiga, acabam ganhando mais comida que as irmãs de criação.

    Mas como mentira tem perna curta, as formigas estão começando a perceber o engodo. Com isso surge o mais interessante para o líder do estudo, David Nash, da Universide de Copenhagen, na Dinamarca: as duas espécies passam a travar uma verdadeira "corrida evolucionária".


    Em seu estudo publicado na revista "Science", Nash mostra que as borboletas têm mais chances de sucesso quando entram em formigueiros que não eram normalmente parasitados. As formigas que já tinha caído no truque eram mais difíceis de enganar. Em resposta, algumas borboletas parecem estar matando seus pais adotivos e procurando outras espécies para iludir.

    Dogs2
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Borboleta doente

    melhoras ae marcio_zav /o/

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Foda!

    Dylan Thomas
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Borboleta 'golpista'

    A borboleta é do PT?

    faith_girl
    Veterano
    # out/10
    · votar


    tenho medo de borboleta

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/10
    · votar


    =)

    Codinome Jones
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Dogs2
    hahhahaha

    Sammy Page
    Gata OT 2011
    # out/10
    · votar


    que fantásticooo

    sério, não to zoando...

    Dylan Thomas
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ^
    ^
    ^
    menina levada

    Sammy Page
    Gata OT 2011
    # out/10
    · votar


    Dylan Thomas
    haushuahsuah

    tá me tirando né

    =p

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Borboleta doente escolhe planta medicinal para imunizar crias