Java ou PHP para Web ?

Autor Mensagem
Essa Coca é Fanta
Veterano
# out/10 · Editado por: Essa Coca é Fanta


Olá pessoal!

Bom, eu tenho essa dúvida, mas não sei porque. Grande parte dos Web Sites que acesso são programados em PHP, mas em Java nem tanto.

Alguém poderia explicar porque a maioria dos sites são em PHP e não Java ?

E porque PHP e não Java ?
Quais as vantagens e desvantagens de ambas ?


OBS: Olha, não venham aqui pra fazer piadinhas, é um assunto sério que eu quero achar uma resposta e entender o por que disso. E não venham também me chingar por mais um tópico sobre Programação, mas uma coisa que não gosto de ser é ignorante e tolo, até porque dúvida sempre existe.

Essa Coca é Fanta
Veterano
# out/10
· votar


Poxa, ninguém ?

qew
Veterano
# out/10
· votar


não venham aqui pra fazer piadinhas

Ouviram? (leram?)


Sem piadinhas.

ghostbastard
Veterano
# out/10
· votar


Poxa, ninguém ?


claro, vc proibiu até as piadinhas...

Jg Destroyer
Veterano
# out/10
· votar


Essa Coca é Fanta
Se é um assunto sério devia ir à um fórum sério (lê-se um fórum de programação).

Abç.

izzystradlin
Veterano
# out/10
· votar


o PHP é mais antigo, tem mais programadores, empresas e sem contar que é de muito mais fácil entendimento..

o Java é recente, outro paradigma e ainda tá se instalando comercialmente...então creio que nem é questão de vantagem e desvantagem...é questão de tempo e comercial mesmo....

Essa Coca é Fanta
Veterano
# out/10
· votar


Se é um assunto sério devia ir à um fórum sério (lê-se um fórum de programação).

Abç.


E onde tem um fórum relacionado a Informatica e Tecnologia por aqui?

Deviam criar, assim ficaria mais organizado.

izzystradlin
o PHP é mais antigo, tem mais programadores, empresas e sem contar que é de muito mais fácil entendimento..

o Java é recente, outro paradigma e ainda tá se instalando comercialmente...então creio que nem é questão de vantagem e desvantagem...é questão de tempo e comercial mesmo....


É, essa foi uma boa. PHP tem em qualquer "esquina", mas Java nem tanto.

Você desenvolve alguma coisa ? Já programou em Java e PHP? O que achou de ambas ? Diferenças "absurdas" num desenvolvimento de sistemas ?

Sabe, porque, eu vou e QUERO ser programador/desenvolvedor, e eu sei que tem um certo rumo a seguir, não é só programar e está tudo certo, tem sequencias e tudo mais. E sempre vejo que o mercado pede Java e pagam bem (principalmente quem tem inglês fluente e certificação).

Jg Destroyer
Veterano
# out/10
· votar


Essa Coca é Fanta
Ué, e precisa ser no cifra club? :|

Essa Coca é Fanta
Veterano
# out/10
· votar


Jg Destroyer
Ué, e precisa ser no cifra club? :|

Brother, não vou discutir contigo. Se quiser me ajudar, fique à vontade, vou ficar grato por isso.

Até mais.

Jg Destroyer
Veterano
# out/10
· votar


Essa Coca é Fanta
uhuhauhuhauha...

Eu acho que são coisas bem diferentes.
Java é MUITO mais seguro que PHP, e é utilizado mais em sites de banco (vide Banco do Brasil).
Já php é utilizado em praticamente 80% das coisas na web que precisam de interação cliente/servidor. Muito mais simples de programar e aplicar, mas tem suas deficiências.

Enfim...

Essa Coca é Fanta
Veterano
# out/10
· votar


Eu acho que são coisas bem diferentes.
Java é MUITO mais seguro que PHP, e é utilizado mais em sites de banco (vide Banco do Brasil).


Muito mais seguro em que ? e Por que ? Sim, já vi o site do Banco do Brasil (e também do Javafree.org).

Já php é utilizado em praticamente 80% das coisas na web que precisam de interação cliente/servidor. Muito mais simples de programar e aplicar, mas tem suas deficiências.

Mas e porque não pode ser Java, ao invez do PHP, se ele é mais seguro num Sistema ? Só por ser mais dificil de programar e aplicar ?

Você já programou em PHP e Java ?

DarkMakerX
Veterano
# out/10 · Editado por: DarkMakerX
· votar


Essa Coca é Fanta
Uma das questões de haver mais sistemas em PHP é por causa do valor.
Um programador Java ganha mais que o programador PHP, até por ser a linguagem "da moda".

Sobre as questões técnicas, como segurança, eu não posso opinar. Mas creio que o PHP não fica atrás assim como falam.
Outro ponto é que o Java é pesado.

The Blue Special Guitar
Veterano
# out/10
· votar


PHP é mais adequado para 80% dos projetos web. Os outros 15% ficam pro .NET, os outros 5% Java.

DarkMakerX
Veterano
# out/10
· votar


Para provar o contrário, irei abrir um banco a nível nacional e fazer o internet banking todo em PHP.

The Blue Special Guitar
Veterano
# out/10
· votar


DarkMakerX


Esse negócio de que "falta segurança no PHP" é uma grande lenda. Por ser uma linguagem muito antiga e, de certa forma, bastante popular, houve uma série de problemas antigamente, em versões antigas, com servidores mal configurados...

Hoje com a "bagagem" que a linguagem tem, é muito estável e segura. Acho que o que pesa um pouco no PHP é a falta de produtividade, isso que gosto mais no .NET.

DarkMakerX
Veterano
# out/10
· votar


The Blue Special Guitar
É, realmente no .net você nã precisa "reinventar a roda" toda hora.
Sobre a segurança, eu não tenho conhecimento técnico o suficiente para opinar, mas sempre acreditei que é possível ter um nível de segurança igual ao Java. Só que no Java deve ser mais fácil, algo como padrão da linguagem.

Essa Coca é Fanta
Veterano
# out/10
· votar


DarkMakerX
Sobre as questões técnicas, como segurança, eu não posso opinar. Mas creio que o PHP não fica atrás assim como falam.
Outro ponto é que o Java é pesado.


Ahh, sei lá, provavelmente não. PHP dá pra fazer MUITAS coisas interessantes.

Java é pesado ? É, se realmente o site do BB for feito em Java, tem razão, o site "demora" para abrir comparando com PHP. Eu acho ASP.NET pesado tambem. Veja por exemplo, o site da Gibson, é feito em ASP.NET, e não acho o site leve não, tanto é que eu mal mal acesso aquela merda.

Essa Coca é Fanta
Veterano
# out/10
· votar


The Blue Special Guitar
Acho que o que pesa um pouco no PHP é a falta de produtividade, isso que gosto mais no .NET.

Como assim produtividade ? Fazer um Sistema em PHP não "rende" ?

DarkMakerX
Veterano
# out/10
· votar


Essa Coca é Fanta
Acho que ele quis dizer que o .NET tem bastante coisa pronta já, até por ser um framework. Como eu disse, não precisa "reinventar a roda".

Essa Coca é Fanta
Veterano
# out/10
· votar


DarkMakerX

Mais se tem coisas prontas (os codigos), qual a graça de programar então ?

The Blue Special Guitar
Veterano
# out/10
· votar


Essa Coca é Fanta
Como assim produtividade ? Fazer um Sistema em PHP não "rende" ?


Depende muito dos frameworks que você usa, mas em regra geral, rende menos que .NET.
Pra começar, ainda não tem uma IDE tão boa pra PHP como tem pra Java ou para .NET. Eclipe, NetBeans e Zend Studio até tentam, mas ainda deixam muito a desejar.
Nesse aspecto, nenhuma IDE se compara ao Visual Studio.

DarkMakerX
Acho que ele quis dizer que o .NET tem bastante coisa pronta já, até por ser um framework. Como eu disse, não precisa "reinventar a roda".


Também, mas mesmo para o PHP tem muita coisa. O problema são as diferenças pequenas na hora de colocar a mão na massa. Isso tudo somado, num projeto maior, dá um desgaste grande.

Essa Coca é Fanta
Mais se tem coisas prontas (os codigos), qual a graça de programar então ?

Programar menos e ganhar mais dinheiro.

Essa Coca é Fanta
Veterano
# out/10 · Editado por: Essa Coca é Fanta
· votar


The Blue Special Guitar

Então quer dizer que, se eu trabalhar numa empresa de Desenvolvimento, não vou começar o projeto do zero (os codigos), e sim apenas mudar as coisas ou implementar ?

izzystradlin
Veterano
# out/10
· votar


Essa Coca é Fanta
Você desenvolve alguma coisa ? Já programou em Java e PHP? O que achou de ambas ? Diferenças "absurdas" num desenvolvimento de sistemas ?

Sabe, porque, eu vou e QUERO ser programador/desenvolvedor, e eu sei que tem um certo rumo a seguir, não é só programar e está tudo certo, tem sequencias e tudo mais. E sempre vejo que o mercado pede Java e pagam bem (principalmente quem tem inglês fluente e certificação).



sim man, já tive experiência curta em PHP em sistemas de médio porte e hoje desenvolvo java pra MV Sistemas, a maior empresa do Brasil de softwares para gestão de saúde...que está migrando todos os seus produtos que antes eram Oracle Forms, para Java e Flex..enfim..

se eu pudesse te dizer algo como profissional da área diria pra aprender os dois..pois ambos vão continuar no mercado..

tem muitos defensores da agilidade do PHP e os que diziam que era muita gambiarra e sujeira de código (como eu por ex) hoje tem que dar o braço a torcer com os bons frameworks e o próprio paradigma semi-orientado a objetos do PHP5...ou seja vai longe essa disputa..
e java é java...é meio que exigencia em qualquer grande empresa e a orientação a objetos já domina, ou seja, é essencial aprender java mesmo que tu não trabalhe com isso..

o assunto é bem relacionado com as interfaces, por exemplo Flex (RIAs) com o mxml e action script me parecem bem lentas na nossa situação de bandas lentas de internet no país...

enquanto o velho PHP com HTML é rapidão...esse eh um debate que ainda vai longe..acho que ainda temos que nos manter informados nos dois...

:)

The Blue Special Guitar
Veterano
# out/10
· votar


Essa Coca é Fanta
Então quer dizer que, se eu trabalhar numa empresa de Desenvolvimento, não vou começar o projeto do zero (os codigos), e sim apenas mudar as coisas ou implementar ?

Bom, primeiro: geralmente você nunca começa um projeto, pois tem várias pessoas trabalhando nele. Você começa a codificar parte dele, um módulo, um cadastro, relatório, etc...
E hoje em dia, na área comercial, ninguém começa nada do zero. Na orientação a objetos se tem o conceito de "reaproveitamento de código", então constantemente você vai reutilizar códigos de frameworks famosos ou então da própria empresa que você trabalha. O trabalho do programador "comercial" atualmente é mais configurar todos os componentes e fazê-los trabalhar pra você da forma que você precisa. É claro que pra fazer isso tudo vai um tanto de codificação, não é tão simples quanto parece.
Algumas funcionalidades são menos alicerçadas em frameworks, por causa de alguns requisitos específicos, mas digamos que a chance de você trabalhar somente na linguagem de programação pura, sem uso de frameworks, é menor que 5% em qualquer empresa da ala comercial. Mesmo no mundo acadêmico isso tem sido cada vez mais raro com as linguagens modernas.

izzystradlin

Cara, eu acho esse FLEX uma grande merda, mas tô impressionado como isso tá crescendo. Todos os "gurus da usabilidade" crucificam o Flash, ele foi um grande mico para a produção de sites, um conteúdo binário, que não é indexável por buscadores, não pode ser lido por leitores de tela (usado por cegos que usam pcs), é pesado, tem uma usabilidade péssima... Agora com o Flex até grandes empresas estão usando, acho lamentável e fico espantado com o poder da Adobe, que impõe certas de suas tecnologias de vantagem competitiva duvidosa.
Pra mim, flash só serve pra vídeo, joguinho e upload assíncrono de arquivos.

DarkMakerX
Veterano
# out/10
· votar


Essa Coca é Fanta
Mais se tem coisas prontas (os codigos), qual a graça de programar então ?

Quando eu disse coisas prontas, não entenda que tem sistemas prontos. São ferramentas prontas, por exemplo, fazer um grid com as informações de um banco de dados. No PHP, você faz todo o processo de buscar informação, guardar do jeito que achar melhor, fazer o html da tabela, a estrutura de repetição, estilização da tabela, etc. No .NET deve ter algo pronto para você indicar a busca e ele monta praticamente sem você precisar fazer todos os passos (não sei se o .NET tem isso, estou especulando).

Essa Coca é Fanta
Veterano
# out/10
· votar


izzystradlin
sim man, já tive experiência curta em PHP em sistemas de médio porte e hoje desenvolvo java pra MV Sistemas, a maior empresa do Brasil de softwares para gestão de saúde...que está migrando todos os seus produtos que antes eram Oracle Forms, para Java e Flex..enfim..

Owa, meus parabéns! Um dia eu chego lá..

Entendi sua resposta, e vou seguir o conselho. Você tem alguma certificação Java da Sun ?

The Blue Special Guitar
mas digamos que a chance de você trabalhar somente na linguagem de programação pura, sem uso de frameworks, é menor que 5% em qualquer empresa da ala comercial. Mesmo no mundo acadêmico isso tem sido cada vez mais raro com as linguagens modernas.

Você se refere a Frameworks tipo, NetBeans, Visual Studio, etc ?

E hoje em dia, na área comercial, ninguém começa nada do zero. Na orientação a objetos se tem o conceito de "reaproveitamento de código", então constantemente você vai reutilizar códigos de frameworks famosos ou então da própria empresa que você trabalha. O trabalho do programador "comercial" atualmente é mais configurar todos os componentes e fazê-los trabalhar pra você da forma que você precisa. É claro que pra fazer isso tudo vai um tanto de codificação, não é tão simples quanto parece.

Te falo que eu juro que não sabia disso. Eu pensei que o Programador da empresa sempre começava as coisas do zero, etc. Mas isso é bom, porque facilita muito a vida do programador no outro projeto!

Mas isso também não é possivel em Programação Estruturada ? A POO é tipo, classe separada pra tal coisa ? Por exemplo:

Classe Cadastro
Classe Login
Classe VerificaLogin

etc ?

DarkMakerX

Ah sim, to entendendo. Bom, no .NET (se tiver isso) ajuda bastante, acho que no começo, fazer esses passos todos no PHP é mais para aprender e desenvolver a lógica, depois com o tempo deve ser um "saco" fazer toda vez.

Essa Coca é Fanta
Veterano
# out/10
· votar


izzystradlin

Como que é o ambiente de Desenvolvimento da empresa onde trabalha ? Como funciona, etc ?

Desculpa, mas sou curioso demais e eu gosto bastante.

izzystradlin
Veterano
# out/10
· votar


Essa Coca é Fanta
não é muito "Google Relax" não mano...é um ambiente normal, somos em 70 programadores na fábrica de Passo Fundo aqui..eh bem tranquilo, ainda não temos disponíveis muitos recursos humanos aqui mas a empresa tem excelentes ferramentas de trabalho que dão inveja à qualquer uma outra..

temos um case de ferramentas da IMB (antes o RTC, agora o JAZZ) que organizam a linha de desenvolvimento no geral e as versões..
ali que a gente recebe os Work Itens (tarefas), os analistas distribuem, os gerentes acompanham o andamento e tudo mais..enfim é muito bem organizado pra trabalhar..

como te disseram ali é raro tu fazer um CRUD do zero, normalmente tu pega algo pronto e vai adaptando, a não ser as tarefas de correção de erros que a equipe de qualidade da empresa identifica..

resumindo, tem a equipe de desenvolvimento, a de qualidade, a de manutenção, a de testes e dentro de cada uma os seus cargos..

pra desenvolver por exemplo, tem os analistas que trabalham com a UML e as tarefas, os projetistas que fazem os serviços e acessos aos dados e os desenvolvedores que fazem a interface...fora os dba's, ad's e etc...

qualquer coisa que eu possa e consiga te ajudar senta o grito ai manolo.... ;)

izzystradlin
Veterano
# out/10
· votar


The Blue Special Guitar

eu também acho, sem contar que todos os "espelhamentos" que a gente se obriga a fazer pra comunicar com o java coloca por água abaixo tudo aquilo que sempre se pregou com a implantação da arquitetura MVC...

só cresce mesmo porque a interface impressiona o cliente..e quem vende tem argumentos e tal..a merda só vai ser vista lá na frente quando a clientela começar a reclamar dos SWF bugando os servidores da empresa..uheahuaeu

=/

Essa Coca é Fanta
Veterano
# out/10 · Editado por: Essa Coca é Fanta
· votar


izzystradlin

PQP cara, que MASSA! Meu sonho é trampar assim (aliás, eu vou conseguir).

Deve ser bom demais, um ajudando o outro na hora do trabalho, etc e etc. O salário deve ser bom também, mas claro que depende do seu nível.

Mas numa empresas dessas, tem muito que crescer, mas chega um nível que não tem como mais, aí o jeito é sair pra montar o próprio negócio, já que vai tá sabendo de tudo mesmo.

hehehe

Mas tipo, você fica na frente do PC direto, só vai parar pra almoçar, ou tipo fica umas 2 horas e sai pra descansar a vista ?

Valeu pela ajuda, na área de programação, eu sou o cara mais curioso do mundo, quero entender o porque de tudo, etc e etc. Bom, isso é uma qualidade (pelo menos eu acho), melhor perguntar do que ser tolo.

eahueahea

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Java ou PHP para Web ?