Eleições 2010 - Pode não ser mais necessário apresentar Título de Eleitor.

    Autor Mensagem
    GuitarHouse
    Veterano
    # set/10 · Editado por: GuitarHouse


    Ajuizaram recurso no STF contra a constitucionalidade da lei que diz ser necessária a apresentação do documento de identidade e titulo de eleitor.

    O STF entendeu pela desnecessidade da apresentação do título de eleitor, mas somente o documento de identidade.

    Droga, perdi inúmeras horas do meu dia para tirar a segunda via do título desnecessariamente.

    Ps: Apesar de a maioria já ter votado contra os 2 documentos, sendo apenas exigido o doc. de indentidade, o Gilmar Mendes pediu vista...Ou seja, o julgamento foi adiado e deve finalizar amanha. A decisão é provisória, portanto.

    Kensei
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Kensei
    · votar


    Deveras interessante, passei pela mesma situação que Vossa Excelência, a única diferença que é não "apito" nem o menu do jantar da minha casa.

    Codinome Jones
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Deverás
    não, pagarei tudo.

    Dazoo
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Qual o argumento pra alegar a inconstitucionalidade?

    GuitarHouse
    Veterano
    # set/10 · Editado por: GuitarHouse
    · votar


    Dazoo
    Método de interpretação hermenêutica chamado interpretação conforme a Constituição sem redução de texto.

    A lei criou obstáculo que pode tolher o direito ao voto, constitucionalmente garantido.

    Dazoo
    Veterano
    # set/10
    · votar


    GuitarHouse
    Hm, saquei. E concordo (meio por cima). A lei não pode ser mais gravosa e dificultar o acesso à um direito constitucional -hm-

    Agora, se na CF estivesse disposto que esses "tramites eleitorais" seria regulado por lei complementar, poderia? Sei lá, acho pura burocracia desnecessária.

    Kensei
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Codinome Jones
    Boa! Passei a C/C via MP.

    GuitarHouse
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Dazoo
    sim. Não necessariamente por lei complementar.

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Pra quê serve o título de eleitor então? Antes só usava ele na eleição.

    Dazoo
    Veterano
    # set/10
    · votar


    GuitarHouse
    Vlw. Constitucional não é meu forte :/

    GuitarHouse
    Veterano
    # set/10
    · votar


    The Blue Special Guitar
    Antes nem precisava. Antes era só o doc. de identidade mesmo, n?

    Dazoo
    Muito menos o meu...haha.

    The Rainmaker
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Sem entrar no mérito da questão, mas...
    Chega até a soar estranho não precisar apresentar título de eleitor pra votar nessas eleições.

    É como se não precisasse mais apresentar o passaporte pra viajar pra fora do país, só da identidade.

    GuitarHouse
    Veterano
    # set/10 · Editado por: GuitarHouse
    · votar


    Chega até a soar estranho não precisar apresentar título de eleitor pra votar nessas eleições.

    É como se não precisasse mais apresentar o passaporte pra viajar pra fora do país, só da identidade.


    The Rainmaker
    Caro, antes bastaria a identidade OU o título.
    Ou seja, antes já era possível votar só com a identidade! Mas também era possível votar só com o título (o que possibilitaria a fraude).

    The Rainmaker
    Veterano
    # set/10
    · votar


    GuitarHouse
    Caro, antes bastaria a identidade OU o título.
    Ou seja, antes já era possível votar só com a identidade!


    Já sabia disso... a diferença é que agora há obrigatoriedade de apresentar a identidade (ou cart. de motorista, de trabalho... desde que seja c/ foto), idependentemente de vc estar com ou sem título. Confere?

    TWT ICE
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Vou levar do mesmo jeito

    GuitarHouse
    Veterano
    # set/10 · Editado por: GuitarHouse
    · votar


    The Rainmaker
    Antes a lei obrigava a levar doc. com foto ou título.

    A lei atual obriga a levar doc. com foto e título.

    Ou seja, precisa levar os 2, e não somente um ou outro. A decisão, cuijo julgamento deve terminar amanhã, volta a permitir o voto só com identidade.

    Non-Toxic
    Veterano
    # set/10
    · votar


    gasta 1 tarde inteira pra tirar a porra do titulo e nunca vai precisar....é foda

    TWT ICE
    Veterano
    # set/10
    · votar


    po, aqui quando tirei o titulo não demorou 10 minutos, é sério

    The Rainmaker
    Veterano
    # set/10
    · votar


    GuitarHouse
    vlw

    GuitarHouse
    Veterano
    # set/10
    · votar


    TWT ICE
    O que demora não é a emissão, mas a fila. Nas capitais, tava gigante. A emissão é rapídíssima.

    Animal Mother
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Se tem uma coisa que é desburocratizada por parte do governo é a votação. Eu recebi o meu em mãos no colégio. eles não querem perder nenhum voto.

    Chespirito
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Agora, basta a identidade.

    Melhor assim. :D

    Dazoo
    Veterano
    # set/10
    · votar


    STF decide que falta de título não impedirá eleitor de votar

    Por 8 votos contra 2, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira que a falta do título eleitoral não poderá impedir o eleitor de votar este domingo. Segundo o STF, o eleitor só poderá ser impedido de votar caso deixe de apresentar um documento oficial com foto.

    A ministra Ellen Gracie pediu a palavra após o fim da votação para esclarecer que seu voto, acompanhado pela maioria dos ministros, não extingue o título de eleitor.

    http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/artigo.aspx?cp-documentid=2 5781347

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Eleições 2010 - Pode não ser mais necessário apresentar Título de Eleitor.