Conselho Mundial absolve Ferrari e regras serão revistas

    Autor Mensagem
    GSI
    Veterano
    # set/10


    O mundo do automobilismo virou suas atenções para as mesas da lei. Assim como os últimos acontecimentos que envolveram o Conselho Mundial de Esportes da Federação Internacional de Automobilismo, as expectativas não foram correspondidas aos fatos. Nesta quarta-feira, dia 8 de agosto, em Paris, na França, os membros do conselho decidiram não aplicar nenhuma punição à Ferrari pela troca de posições entre Fernando Alonso e Felipe Massa no GP da Alemanha deste ano.

    A decisão do conselho foi adiantada pelo presidente da Federação Italiana de Automobilismo, Angelo Sticchi Damiani, logo após deixar a Place de la Concorde - local do julgamento.

    Após o final do GP da Alemanha, os comissários da prova aplicaram uma multa de US$ 100 mil ao time italiano – punição máxima. O caso foi então encaminhado ao conselho, com base no artigo 39,1 do regulamento da FIA, que diz: "ordens de equipes que interferem no resultado de uma corrida são proibidas."

    Para se defender das acusações, a Ferrari utilizou a argumentação de que a troca de posições aconteceu com o consentimento de Felipe Massa. O brasileiro participou do regulamento direto de Maranello, na Itália, através de teleconferência.

    Na 47ª volta do GP da Alemanha, Massa recebeu ordens para deixar Fernando Alonso passar. Via rádio, o engenheiro do brasileiro, Rob Smedley, disse de forma pausada, mandando um recado claro: "Fernando está mais rápido que você. Você confirma que ouviu a mensagem?". Na volta seguinte, Massa entregou a posição.

    Com a decisão do Conselho, Alonso segue na quinta colocação do mundial de pilotos, com 141 pontos somados e Massa permanece em sexto, com 109. No campeonato de construtores, a Ferrari é a terceira colocada com 250 pontos.

    A punição saiu barata comparada com 2002. Naquele ano, a Ferrari ordenou a troca de posições entre Rubens Barrichello e Michael Schumacher, no GP da Áustria, e foi punida em US$ 1 milhão. O caso, inclusive, deu origem ao artigo que proíbe – ou deveria proibir – o jogo de equipe.

    GSI
    Veterano
    # set/10
    · votar


    SAFADEZA SAFADEZA SAFADEZA

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Nada contra... As vezes meu chefe ñ me escolhe pra falar com determinado cliente...

    jimmy vandrake
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Massa deveria ter respondido ao engenheiro, " Se ALonso está mais rápido por que não me passa no braço ? "

    Guitar_RdS
    Veterano
    # set/10
    · votar


    jimmy vandrake
    hasudhaudhas

    _Dio
    Veterano
    # set/10
    · votar


    a próxima medida pra temporada 2011 vai ser a implantação do sistema de RC nos carros.

    Aí, o piloto só precisa entrar no cockpit e tomar suquinho durante a corrida.

    EternoRocker
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Massa = cuzão
    Rubinho = cuzão chorão

    Os caras não tem peito... nunca vão ganhar títulos na F1.

    Triste !

    TWT ICE
    Veterano
    # set/10
    · votar


    F1 ta tão podre que jaja ficam uns nerds com o joystick controlando o carro enquanto o piloto assiste tudo de dentro do carro

    Chespirito
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Claro, com Jean Todt (que já foi chefe na Ferrari) na presidência da F-1 só podia acabar em pizza mesmo. :S

    Chespirito
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Chespirito
    · votar


    Falando nisso...

    Bassist_rsl
    Veterano
    # set/10
    · votar


    E o pior: Querem liberar o jogo de equipe.

    Mas já existem um tópico sobre automobilismo e F1. Porque não posta isso lá? Acho desnecessária a criação deste tópico.

    Bassist_rsl
    Veterano
    # set/10
    · votar


    jimmy vandrake
    Massa deveria ter respondido ao engenheiro, " Se ALonso está mais rápido por que não me passa no braço ? "
    Felipe recebeu três ordens. Apenas a terceira foi ao ar. E em 2003, se não me engano, na Sauber, Massa estava em sexto e também recebeu ordens para deixar Nick Heidfeld, também da Sauber, em sétimo, passar. Ele desobedeceu à ordem e foi demitido final do ano. Naquela temporada, vale ressaltar, apenas os 6 primeiros pontuavam.

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/10
    · votar




    Sheev
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Saudades do tempo em que ganhar um campeonato de Fórmula 1 era de fato mérito do piloto.

    Triste o que vem acontecendo a cada ano com esse esporte.

    conandrade
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Não aconteceu nada demais.
    O pessoal ta fazendo um alarde pra isso... não consigo entender!!!

    A RedBull e a McLaren fizeram exatamente o mesmo corridas antes daquela e ninguem falou nada!

    O grande problema disto, foi a regra que a própria FIA fez, que é absolutamente contrária a natureza do esporte, que se resume a uma competição de 2 carros por equipe, disputando dois campeonatos, onde o mais importante é o de construtores. A regra foi mal-feita, mal-formulada e dúbia. E isso permitiu as equipes criarem códigos de conduta.

    Tendo isso em vista, a Ferrari, desde seus primórdios, mantém a filosofia de que os interesses da equipe vem antes de o de seus pilotos. TODO PILOTO QUE ASSINA COM A FERRARI SABE DISSO DE ANTEMÃO. Então Massa deveria sim ter cumprido ordem.

    Por esse motivo, Felipe Massa vacilou, pq fez de modo errado o que deveria ter sido feito. Afinal de contas, neste ano, desde a primeira etapa que ele afirma não ter se adaptado ao carro; que não consegue esquentar os pneus, etc. Só isso, é suficiente pra dizer adeus ao título, nos dias de hoje. A Ferrari sabe disso e tem um piloto (Alonso) que está mais regular, mais forte e tem alguma chance ainda. Mesmo quando Massa chegou a frente de Alonso, Alonso vinha mais rápido atrás.

    A McLaren e Williams, tem filosofia oposta: enaltecem que os pilotos são livres pra brigar na pista. Não por acaso, a McLaren perdeu o campeonato de 2007. Não por acaso, a Ferrari ganhou aquele campeonato.

    Daí o que fazem essas equipes "livres"? Hamilton contra um Kovalento; Rosberg x Nakajima. Primeiros pilotos e segundos pilotos por performance. Hipocrisia braba. Este ano, Button foi pra McLaren pq não tinha outro lugar pra ir. Ou vcs acham que ele tb acha que é melhor que Hamilton?

    :P

    Pra completar... a FIA voltou com pneus slicks, proibiu reabastecimento, as pistas novas tem melhorado... e querendo ou não, ela ta fazendo o possível pra tornar o esporte melhor. Mas sem matar ninguem, como era antigamente.

    abs

    conandrade
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Ah! A Ferrari não foi absolvida: ela foi punida sim, com 100 mil euros. É bom lembrar.

    E mais importante, as regras serão revistas.

    Ponto pro esporte.

    _Dio
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Seria divertido se as corridas dependessem mais do fator-humano mesmo, como antigamente.

    Hoje, vc só sabe que o piloto tá dentro do cockpit quando ele comete alguma cagada ensaiada, sendo que até isso é complicado, pois os carros são 95% automatizados.

    conandrade
    Veterano
    # set/10
    · votar


    _Dio

    Perfeito!

    Por isso que, na minha opinião pouco pensada (rsrs), a telemetria em tempo real deveria ser proibida. No paddock, apenas humanos e ferramentas mecânicas.

    Na fábrica... vale tudo.

    _Dio
    Veterano
    # set/10
    · votar


    conandrade
    Justamente. É capaz de chegarmos ao ponto de não ver mais botões no volante, pois todos os ajustes serão feitos via rádio.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Conselho Mundial absolve Ferrari e regras serão revistas