Autor |
Mensagem |
GSI Veterano |
# set/10
O mundo do automobilismo virou suas atenções para as mesas da lei. Assim como os últimos acontecimentos que envolveram o Conselho Mundial de Esportes da Federação Internacional de Automobilismo, as expectativas não foram correspondidas aos fatos. Nesta quarta-feira, dia 8 de agosto, em Paris, na França, os membros do conselho decidiram não aplicar nenhuma punição à Ferrari pela troca de posições entre Fernando Alonso e Felipe Massa no GP da Alemanha deste ano.
A decisão do conselho foi adiantada pelo presidente da Federação Italiana de Automobilismo, Angelo Sticchi Damiani, logo após deixar a Place de la Concorde - local do julgamento.
Após o final do GP da Alemanha, os comissários da prova aplicaram uma multa de US$ 100 mil ao time italiano – punição máxima. O caso foi então encaminhado ao conselho, com base no artigo 39,1 do regulamento da FIA, que diz: "ordens de equipes que interferem no resultado de uma corrida são proibidas."
Para se defender das acusações, a Ferrari utilizou a argumentação de que a troca de posições aconteceu com o consentimento de Felipe Massa. O brasileiro participou do regulamento direto de Maranello, na Itália, através de teleconferência.
Na 47ª volta do GP da Alemanha, Massa recebeu ordens para deixar Fernando Alonso passar. Via rádio, o engenheiro do brasileiro, Rob Smedley, disse de forma pausada, mandando um recado claro: "Fernando está mais rápido que você. Você confirma que ouviu a mensagem?". Na volta seguinte, Massa entregou a posição.
Com a decisão do Conselho, Alonso segue na quinta colocação do mundial de pilotos, com 141 pontos somados e Massa permanece em sexto, com 109. No campeonato de construtores, a Ferrari é a terceira colocada com 250 pontos.
A punição saiu barata comparada com 2002. Naquele ano, a Ferrari ordenou a troca de posições entre Rubens Barrichello e Michael Schumacher, no GP da Áustria, e foi punida em US$ 1 milhão. O caso, inclusive, deu origem ao artigo que proíbe – ou deveria proibir – o jogo de equipe.
|
GSI Veterano |
# set/10
· votar
SAFADEZA SAFADEZA SAFADEZA
|
Carlos_Souza_Jr Veterano |
# set/10
· votar
Nada contra... As vezes meu chefe ñ me escolhe pra falar com determinado cliente...
|
jimmy vandrake Veterano |
# set/10
· votar
Massa deveria ter respondido ao engenheiro, " Se ALonso está mais rápido por que não me passa no braço ? "
|
Guitar_RdS Veterano |
# set/10
· votar
jimmy vandrake hasudhaudhas
|
_Dio Veterano |
# set/10
· votar
a próxima medida pra temporada 2011 vai ser a implantação do sistema de RC nos carros.
Aí, o piloto só precisa entrar no cockpit e tomar suquinho durante a corrida.
|
EternoRocker Veterano |
# set/10
· votar
Massa = cuzão Rubinho = cuzão chorão
Os caras não tem peito... nunca vão ganhar títulos na F1.
Triste !
|
TWT ICE Veterano |
# set/10
· votar
F1 ta tão podre que jaja ficam uns nerds com o joystick controlando o carro enquanto o piloto assiste tudo de dentro do carro
|
Chespirito Veterano |
# set/10
· votar
Claro, com Jean Todt (que já foi chefe na Ferrari) na presidência da F-1 só podia acabar em pizza mesmo. :S
|
Chespirito Veterano |
# set/10 · Editado por: Chespirito
· votar
Falando nisso...
|
Bassist_rsl Veterano |
# set/10
· votar
E o pior: Querem liberar o jogo de equipe.
Mas já existem um tópico sobre automobilismo e F1. Porque não posta isso lá? Acho desnecessária a criação deste tópico.
|
Bassist_rsl Veterano |
# set/10
· votar
jimmy vandrake Massa deveria ter respondido ao engenheiro, " Se ALonso está mais rápido por que não me passa no braço ? " Felipe recebeu três ordens. Apenas a terceira foi ao ar. E em 2003, se não me engano, na Sauber, Massa estava em sexto e também recebeu ordens para deixar Nick Heidfeld, também da Sauber, em sétimo, passar. Ele desobedeceu à ordem e foi demitido final do ano. Naquela temporada, vale ressaltar, apenas os 6 primeiros pontuavam.
|
fernando tecladista Veterano |
# set/10
· votar
|
Sheev Veterano |
# set/10
· votar
Saudades do tempo em que ganhar um campeonato de Fórmula 1 era de fato mérito do piloto.
Triste o que vem acontecendo a cada ano com esse esporte.
|
conandrade Veterano |
# set/10
· votar
Não aconteceu nada demais. O pessoal ta fazendo um alarde pra isso... não consigo entender!!!
A RedBull e a McLaren fizeram exatamente o mesmo corridas antes daquela e ninguem falou nada!
O grande problema disto, foi a regra que a própria FIA fez, que é absolutamente contrária a natureza do esporte, que se resume a uma competição de 2 carros por equipe, disputando dois campeonatos, onde o mais importante é o de construtores. A regra foi mal-feita, mal-formulada e dúbia. E isso permitiu as equipes criarem códigos de conduta.
Tendo isso em vista, a Ferrari, desde seus primórdios, mantém a filosofia de que os interesses da equipe vem antes de o de seus pilotos. TODO PILOTO QUE ASSINA COM A FERRARI SABE DISSO DE ANTEMÃO. Então Massa deveria sim ter cumprido ordem.
Por esse motivo, Felipe Massa vacilou, pq fez de modo errado o que deveria ter sido feito. Afinal de contas, neste ano, desde a primeira etapa que ele afirma não ter se adaptado ao carro; que não consegue esquentar os pneus, etc. Só isso, é suficiente pra dizer adeus ao título, nos dias de hoje. A Ferrari sabe disso e tem um piloto (Alonso) que está mais regular, mais forte e tem alguma chance ainda. Mesmo quando Massa chegou a frente de Alonso, Alonso vinha mais rápido atrás.
A McLaren e Williams, tem filosofia oposta: enaltecem que os pilotos são livres pra brigar na pista. Não por acaso, a McLaren perdeu o campeonato de 2007. Não por acaso, a Ferrari ganhou aquele campeonato.
Daí o que fazem essas equipes "livres"? Hamilton contra um Kovalento; Rosberg x Nakajima. Primeiros pilotos e segundos pilotos por performance. Hipocrisia braba. Este ano, Button foi pra McLaren pq não tinha outro lugar pra ir. Ou vcs acham que ele tb acha que é melhor que Hamilton?
:P
Pra completar... a FIA voltou com pneus slicks, proibiu reabastecimento, as pistas novas tem melhorado... e querendo ou não, ela ta fazendo o possível pra tornar o esporte melhor. Mas sem matar ninguem, como era antigamente.
abs
|
conandrade Veterano |
# set/10
· votar
Ah! A Ferrari não foi absolvida: ela foi punida sim, com 100 mil euros. É bom lembrar.
E mais importante, as regras serão revistas.
Ponto pro esporte.
|
_Dio Veterano |
# set/10
· votar
Seria divertido se as corridas dependessem mais do fator-humano mesmo, como antigamente.
Hoje, vc só sabe que o piloto tá dentro do cockpit quando ele comete alguma cagada ensaiada, sendo que até isso é complicado, pois os carros são 95% automatizados.
|
conandrade Veterano |
# set/10
· votar
_Dio
Perfeito!
Por isso que, na minha opinião pouco pensada (rsrs), a telemetria em tempo real deveria ser proibida. No paddock, apenas humanos e ferramentas mecânicas.
Na fábrica... vale tudo.
|
_Dio Veterano |
# set/10
· votar
conandrade Justamente. É capaz de chegarmos ao ponto de não ver mais botões no volante, pois todos os ajustes serão feitos via rádio.
|