Autor |
Mensagem |
kiki Moderador |
# set/10 · Editado por: kiki
tema para reflexão
Entrevista com Enrico Peñalosa
Interessante entrevista com o ex-prefeito de Bogotá, em que ele comenta sobre a necessidade de transporte coletivo e de ciclovias e resume bem a responsabilidade do governo com os estacionamentos de automóveis: nenhuma.
fonte: http://urbanidades.arq.br/2010/08/entrevista-com-enrico-penalosa/
tenham um bom dia
|
toty Veterano |
# set/10 · Editado por: Moderador
· votar
esponsabilidade esponsabilidade esponsabilidade esponsabilidade esponsabilidade esponsabilidade
flw t+
- USUÁRIO BANIDO -
|
fill.zanchez Veterano |
# set/10
· votar
Não tenho carro.
O.O
|
toty Veterano |
# set/10 · Editado por: toty
· votar
[ editado por moderador]
|
Rafael Walkabout Veterano |
# set/10
· votar
toty uahuahuha
|
J. S. Coltrane Veterano |
# set/10
· votar
- USUÁRIO BANIDO -
hehehe
kiki
Comprar a briga contra o automóvel é um suicídio político no Brasil. Desde que a marta deixou de ser prefeita não construiram um só corredor de bumba em sampa [!].
O sistema automoviário está saturado e já não mais dá conta de um fluxo intenso de uma metrópole. Isso até o Le Corbusier já dizia. É preciso cercar os carros mesmo, pois o espaço se tornou tão escasso que ele já é inviável e pode tornar a cidade de sao paulo inviável do ponto de vista da acumulação de capital. Metrópoles são entroncamentos de fluxos, se estes param ou estrangulam, o capital pode até procurar outro lugar, transformando Sampa na Detroit tropical pós-apocalitpica.
|
Dogs2 Veterano |
# set/10
· votar
baniram mesmo só por causa disso?
|
Carlos_Souza_Jr Veterano |
# set/10
· votar
baniram mesmo só por causa disso?
o.O
|
kiki Moderador |
# set/10
· votar
po, o pessoal preocupado com um banzinho, e ninguem discute o tema do tópico?
|
The Blue Special Guitar Veterano |
# set/10
· votar
A verdade é que a administração do transporte nas cidades brasileiras só pensa no automóvel. Sempre priorizam o transporte individual em detrimento ao público.
O custo de se andar de carro está cada vez maior. Pedágios, estacionamento, Zona Azul, combustível carregadíssimo de impostos. Logo vão começar com os "pedágios urbanos". Os carros são uma verdadeira máquina de gerar receita ao governo por meio dos tributos. O governo, em contrapartida, não se interessa em investir no transporte público e o transporte fica essa porcaria: ruim para quem vai de carro e péssimo para quem vai de ônibus/trem/metrô.
|
EternoRocker Veterano |
# set/10
· votar
[este post foi marcado como inapropriado]
[usuário bandido]
|
EternoRocker Veterano |
# set/10
· votar
O que me deixa puto é o fato de ter de pagar zona azul, ser roubado, e não poder botar o prejú no rabo do Sr. Prefeito.
:0(
|
J. S. Coltrane Veterano |
# set/10
· votar
kiki transformando Sampa na Detroit tropical pós-apocalitpica
discorra sobre a profecia acima
|
kiki Moderador |
# set/10
· votar
J. S. Coltrane pois é, fiquei pensando nisso depois que ce escreveu
eu não sei bem como é o caso detroitiano (voce podia aproveitar e discorrer sobre ele tambem). pelo que eu entendi, a cidade foi abandonada.
mas eu acho que nosso caso é um pouco diferente, estamos num estágio antes. aqui em são paulo (e no brasil como um todo) o capital nunca se instalou plenamente, justamente por que nunca demos condições plenas de seu desenvolvimento. um ótimo exemplo é justamente os transportes. enquanto a cidade não tiver uma boa fluidez de pessoas e mercadorias, nunca vai se desenvolver economicamente.
já sobre o corbu, pra variar, discordo. o cara queria fazer cidades pra carros, e até casas como carros.
|
NoAlarms Veterano |
# set/10
· votar
Fico puto quando rola um ban e entro atrasado. Agora nunca vou saber o que aconteceu...
Por que, meu deus? PORR QUEEEE!?!!!
|
J. S. Coltrane Veterano |
# set/10
· votar
kiki
Detroit [a "Paris da América] foi abandonada na dec de 70 depois que a indústria automobilística sentiu a pressão dos japas. Tem muita coisa no youtube, principalmente dos bairros que eram classe média com uma put4 casas meio abandonadas, virou ghetto. Nela foi inspirada uma cidade do simcity, que só tinha crime e desemprego.
O capitalismo periférico é complicado, tem que ser estudado do ponto de vista certo. O centro e a periferia são simultaneadades de um mesmo processo, e não como etapas a cumprir [e que parecem nunca chegar].Mas Sampa existe basicamente pelos fluxos que a atravessam, principalmente agora que as indústrias saem de cena. Se nada for feito para conter os carros, a cidade pode se tornar inviável em algum ponto. Só que é uma briga política muito grande, principalmente com o povo que acabou de comprar o carro em 60X.
|
-Toolbar- Veterano |
# set/10 · Editado por: -Toolbar-
· votar
Aaaaeew, vai liberar o pessoal pra curtir o feriado!!!!
Post em relação a BAN!
|
Strato_Master Veterano |
# set/10
· votar
a bicicleta não é um meio de transporte viável (pelo menos aqui no grande ABC) devido ao relevo... é muito difícil de usar a bicicleta como meio de transporte aqui.... só tem ladeira pra todo lado... bicicleta é só para brincar mesmo....
na minha humilde opnião a solução é a moto...
|
Animal Mother Veterano |
# set/10
· votar
Strato_Master
na minha humilde opnião a solução é a moto...
Só se você for malthusiano. Moto é da mesma famílai da guilhotina e da cadeira elétrica.
|
Ian Anderson Veterano |
# set/10
· votar
Realmente se houvesse um "respeito" melhor as bicicletas, seria melhor a vida
Só se você for malthusiano. Moto é da mesma famílai da guilhotina e da cadeira elétrica.
o jeito eh apelar pros Gurgel/Mini/Smarth =P
|
teuabreu Veterano |
# set/10
· votar
Realmente se houvesse um "respeito" melhor as bicicletas, seria melhor a vida (2)
Quase não existe estacionamento para bikes!!!!!!!
Enquanto isso vamos nos empanturrando no fast food!!!!!!
|
Animal Mother Veterano |
# set/10
· votar
Ian Anderson
o jeito eh apelar pros Gurgel/Mini/Smarth =P
Sou a favor de carros menores, com dois lugares. Bibcicleta não serve pra distâncias maiores e você chega suado ao destino. Além da velha história de amassar as estruturas reprodutivas.
|
qew Veterano |
# set/10
· votar
Além da velha história de amassar as estruturas reprodutivas.
huaheuahuehauehauehahauehuha
|
The Blue Special Guitar Veterano |
# set/10
· votar
Moto é da mesma famílai da guilhotina e da cadeira elétrica.
Concordo.
Sou a favor de carros menores, com dois lugares.
Também concordo, desde que sejam movidos por alguma energia limpa, elétricos ou, pelo menos, híbridos. Mas não substituem um transporte coletivo eficiente.
|
Ian Anderson Veterano |
# set/10
· votar
Sou a favor de carros menores, com dois lugares. Também concordo, desde que sejam movidos por alguma energia limpa, elétricos ou, pelo menos, híbridos. Mas não substituem um transporte coletivo eficiente.
O bizarro eh que nos anos 70 ou 80 a Gurgel fabricava um carro assim, mas como todo bom brasileiro ninguém deu muita bola.
Agora q ficou popular na europa...
|
The Blue Special Guitar Veterano |
# set/10
· votar
Ian Anderson O bizarro eh que nos anos 70 ou 80 a Gurgel fabricava um carro assim, mas como todo bom brasileiro ninguém deu muita bola.
Agora q ficou popular na europa...
Gurgel era muito legal, eu sempre quis ter um.
O BR800 tinha um design bastante inovador para a época, uma carroceria de material leve e um motor bastante econômico, de 800 cilindradas.
Até hoje, quando vejo um Gurgelzinho desses na rua, penso na oportunidade que o Brasil teve de ter uma montadora nacional que produzisse carros em um formato inovador, fugindo do padrão das montadoras estrangeiras. Infelizmente a Gurgel faliu, pois não conseguiu concorrer com as montadoras estrangeiras. E o governo brasileiro, pra variar, apenas assistiu a falência.
|
kiki Moderador |
# set/10
· votar
Infelizmente a Gurgel faliu, pois não conseguiu concorrer com as montadoras estrangeiras. E o governo brasileiro, pra variar, apenas assistiu a falência.
ou seja, ajudou a deixar falir
se o houvesse interesse em desenvolver uma industria nacional, teria dado apoio, assim como quando um banco ameaça quebrar.
|
The Blue Special Guitar Veterano |
# set/10
· votar
kiki
Está acontecendo coisa semelhante com a Busscar, uma tradicional fabricante nacional de carrocerias para ônibus, que fica em Joinville - SC. Está parada há vários meses, afundada em dívidas, muito próxima da falência.
http://onibusbrasil.com/blog/2010/07/03/caso-busscar-ainda-esta-longe- de-solucao/
E o governo não está nem aí. Tudo bem, a empresa pode estar nessa situação por estar mal administrada, mas creio que seja uma missão do governo zelar pelas principais indústrias nacionais, intervindo quando necessário para que a produção seja sustentada e os empregos mantidos.
|
Ian Anderson Veterano |
# set/10
· votar
Gurgel, Varig... a Busscar tmb tah falindo =O
tah doido o Governop americano de uma grande injeção de dinhero para as montadoras (Ford, Gm...)
e aqui o realmente as empresas q dariam um bom lucro, eh capaz de darem dinheiros as multinacionais extrangeira do pra uma nacional
e aos estacionamentos, o fato de que não estão nem aí, eh que tem flanelinha cobrando "insultos" para o que seria uma vaga publica, e os poliça num não tem aí.
|