Minha visão sobre o futuro do país

    Autor Mensagem
    Cavaleiro
    Veterano
    # ago/10


    Quando pensamos no futuro do país, priorizamos alguns alicerces, na minha visão o grande pilar é a economia e renda, todo o resto: saúde, educação, aposentadoria cresce com a renda familiar.

    Neste aspecto, temos que fazer algumas ponderações:

    Nosso país, assim como os EUA tem uma orientação voltada ao consumo, com isso a forma que o governo arrumou de arrecadar sua verba anual foi com uma alta taxação de produtos industrializados, para se ter uma idéia, pagamos cerca de 50% de impostos sobre o mobiliário de uma casa, é o que chamamos na economia de taxação regressiva, que diminui consideravelmente nosso poder aquisitivo sem um reajuste equivalente no salário mínimo.

    Isso é feito para nos iludir e jogar a culpa na empresa que logicamente repassa essa tributação para conseguir sobreviver e manter um nível mínimo de competitividade frente aos tigres asiáticos. Se o governo tivesse sua maior arrecadação tributando sobre a renda, como acontece em países nórdicos por exemplo causaria uma revolta e uma sensação de roubo e revolta maior, caso não houvesse uma contrapartida do governo.

    Dissertem, ou não.

    Codinome Jones
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Zeus abençoe a opção de não dissertar nos tópicos chatos..

    Cavaleiro
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Codinome Jones

    E que abençoe também a opção de ignorar este tipo de atitude e comentário.

    Codinome Jones
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Cavaleiro
    amém

    brunohardrocker
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Se o governo tivesse sua maior arrecadação tributando sobre a renda, como acontece em países nórdicos por exemplo causaria uma revolta e uma sensação de roubo e revolta maior, caso não houvesse uma contrapartida do governo.

    Eu acho interessante propor que a tributação fosse uma porcentagem proporcional a todos.
    Mas não parei pra pensar em quais seriam todos os empecilhos para que isso fosse praticado.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Cavaleiro

    Este é um assunto sem fim. O modelo tributário atual esta sendo herdado e sem reformas (nunca para baixo) apenas como promessas de campanha desde a redemocracia.
    Há uma dificuldade muito grande por parte da população em entender que a inclusão social, o emprego formal e desenvolvimento social e profissional melhorariam em muito através da reforma tributária.
    No entanto a população insiste em reeleger políticos sem planos de governo ou a base de promessas, tirando de si própria suas oportunidades de desenvolvimento econômico.
    Resultado, um país com grande arrecadação e desperdício de dinheiro público com planos de baixo resultado, e carência contínua em educação, saúde e principalmente segurança pública.
    Nada mais que consequência da cara do nosso povo e seus governantes eleitos.
    Pelo visto, continuaremos mais 4 anos com a mesma política tributária, uma vez que o atual presidente já declarou assumidamente que não existe estado a taxas de 9% em impostos, ou seja, não sabemos planejar nem governar com arrecadação tributária inferior. Fica como está.

    Cavaleiro
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    brunohardrocker

    A candidata a presidência tem uma espécie de taxação para pequenas fortunas em projeto, o problema é que até agora eu não vi nenhuma proposta para redução em produtos com a implantação desse novo imposto, só vai aumentar a máquina orçamentária e diminuir investimentos externos.


    jimmy vandrake
    Pelo visto, continuaremos mais 4 anos com a mesma política tributária

    Como você é otimista, em menos de 40 eu não vejo uma solução, somente guerras fiscais entre estados e quem sai prejudicado como sempre somos nós brasileiros, independente da classe social.

    Igão
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Cavaleiro
    Cara, seu tópico me lembrou de uma "teoria" um tanto quanto mirabolante que eu andei pensando...

    Mas acho que postar aqui vai demorar um bocado e não vai render muita coisa, talvez eu crie um tópico. Ou desista.

    Enfim, você não disse em momento algum como enxerga o futuro do país.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Cavaleiro
    A candidata a presidência tem uma espécie de taxação para pequenas fortunas em projeto,

    Poucas pessoas se recordam, mas isto já era proposta de campanha do Lula em sua candidatura em 2002.
    Passou 8 anos, o cara não fez até por que isto atingiria seu filho o lulinha, e no entanto o assunto volta à tona renovada em campanha no continuísmo de seu governo mesmo sem ter sido feito.
    O resultado do modelo atual é tão simples quanto o tópico propõe, o negócio é sentar e esperar que o crescimento econômico proporcione a inclusão social aos poucos de alguns que consigam migrar de classe social. Como ocorreu nos últimos 16 anos de estabilidade econômica, não pela reforma tributária, mas sim pelo resultado economico.

    Cavaleiro
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Cavaleiro
    · votar


    Igão

    Enfim, você não disse em momento algum como enxerga o futuro do país.

    Exato, fui reler o que postei só agora a pouco, realmente faltou essa parte haha.

    Mas acredito que para que o país tenha um futuro, as tributações tem que ser cada vez mais voltadas a renda ao invés de produtos, aumentaria o poder de consumo das classes mais baixas e a demanda por maior qualidade de educação, saúde e outros.

    Igão
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Cavaleiro

    Eu vejo as tributações como uma excelente maneira de taxar o que se deve comprar e o que não se deve. Não que os impostos sejam usados assim, mas pense como seria para alguém comprar cigarros com impostos realmente abusivos? Poderiamos cobrar mais impostos sobre aquilo que se consome demasiadamente mas que poderia ser substituido por algo mais saudável ou mais ecológico.

    Seria muito mais fácil convencer você a usar papel reciclado e produtos orgânicos se estes produtos, dentre outros, tivessem um preço mais competitivo. E viva aos subsídios para pequenos produtores!

    Cavaleiro
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    jimmy vandrake

    Poucas pessoas se recordam, mas isto já era proposta de campanha do Lula em sua candidatura em 2002.

    Verdade. Não lembrava disso.


    é sentar e esperar que o crescimento econômico proporcione a inclusão social aos poucos de alguns que consigam migrar de classe social.

    Assino embaixo, mas com uma ressalva.

    Nesse período de crescimento econômico, o índice de Gini, que mede por exemplo a diferença de concentração de rendas entre as classes sociais tem aumentado, porque aumentou a taxação de produtos progressivamente com o salário, por isso que o crescimento econômico puro e simplismente na minha opinião não resolve, mas ajuda sim, principalmente pela estabilidade que você citou, as classes mais baixas necessitam de crédito e com uma inflação descontrolada isto pode tomar proporções catastróficas.


    Igão

    Concordo cara. O problema é que existe uma tributação abusiva no cigarro e bebida por exemplo, mas também existe na construção civil e na indústria alimentar que são áreas críticas.

    Concordo mais ainda quanto a subsídios para pequenos produtores, principalmente que ajudam ao meio-ambiente, e eles até existem, mas não são divulgados. Infelizmente um dos maiores subsídios hoje está justamente em algo que prejudica o meio ambiente, a gasolina automotiva.

    Igão
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Cavaleiro

    Pois é, deveriam ser reduzidos esses impostos sobre produtos que são importantes para o "desenvolvimento" do país. O governo impõe altos impostos sobre produtos importantes que muitas vezes nem tem um alternativo nacional (em se tratando de importações, no caso). Ou quando tem um produto alternativo, este não tem a mesma qualidade, nem mesmo chega próximo a isso.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Igão

    Fora a política tributária estadual que prevê por exemplo o recolhimento de ICMS sobre produtos importados não cabíveis. Por ex: Máquinas de corte a laser que não tem nenhum fabricante no Brasil. Funciona assim: Vc compra e ao receber recolhe o ICMS (Paraná). Como imposto é indevido vc deve entrar com um pedido de reembolso do estado, que lhe devolverá a quantia paga após 1 ano, legal né ?
    E o que dizer sobre o IR retido na fonte. Que lhe é descontado indevida mente sobre sua renda, e após a análise da receita lhe é reembolsado 1 ano, ou mais depois ?
    Que país do mundo tem estas medidas tributárias, onde o governo lhe cobra antecipadamente quantia indevida e retira de circulação capital circulante direto na economia ? Para piorar além da cobrança antecipada, quanto o governo desprende em pagamento de juros sobre a quantia retida ? Dinheiro este que poderia estar promovendo movimentação econômica, gerando empregos, ou até mesmo diminuindo o déficit público com a previdência.
    Brasil,sil,sil,sil,sil .

    Cavaleiro
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Fora a política tributária estadual que prevê por exemplo o recolhimento de ICMS sobre produtos importados não cabíveis

    Nem fala, eu convivo com isso diariamente, do lado aqui na Federação tem a área que trabalha com essa questão de inexistência de produção estadual para conseguir capital junto ao FINAME e coisas afins.

    Dogs2
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    esqueceu de mandar um abraço pro brunohardrocker, Bog, Codinome Jones...

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Dogs2
    esqueceu de mandar um abraço pro brunohardrocker, Bog, Codinome Jones...

    Mas é ciúme!!
    Ciúme de você...
    Ciúme de você-ê-ê

    _Dio
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Quero mandar abraço pro meu pai, minha mãe e pra vc, xuxa!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Minha visão sobre o futuro do país