HTML 5 - Nova linguagem Web

Autor Mensagem
fgr
Veterano
# mar/11
· votar


GOREFESTA
O que eu leio sobre HTML 5 me parece uma zona completa... ja li que o negocio parece Javascript, não pela sintaxe e aplicações, mas pq esta cheio de problemas com compatibilidade com navegadores e tal. Padronização zero.
Só não sei até onde isso tudo é verdadeiro


Bobo é quem acredita que o HTML5 + CSS3 = panacéia...

Não depende do quão eficiente seja o HTML5 e CSS3...

Quem renderiza as páginas é o browser e como vc bem disse, não existe padronização neles.. Veja o Firefox que promete páginas mais rápidas, veja o chrome que promete ser 100% eficaz com o HTML5 e pegue o IE que por natureza tem uma comunicação melhor com o hardware(via OS próprio)... cada faz uma coisa diferente...

Sem contar com os 300 browser para mobile.

Tem gente dizendo que o HTML5 é uma linguagem de programação... e outro dizendo que ela é client-side... que doidera... mesmo com HTML5 + CSS3, ainda vamos depender e muito do JavaScript e sua ramificação como jQuery, Prototype e etc...

Com tudo isso... se pararmos pra pensar, o Flash e Silverlight seriam as melhores soluções não acham??

Alguém aqui já viu uma página 100% em flash funcionar de forma diferente em computadores com processadores, memórias e placa-mae diferente???

Morgenstern
Veterano
# mar/11
· votar


Só sei que nada sei ... (ainda mais se tratando de TI)

Acho que é uma puta ilusão achar que uma tecnologia vai resolver todos os problemas da humanidade ...
Não sei como vai ficar a parte comunicação com outras linguaguens back-end, se vai continuar igual ao HTML 4 ou se vai ser igual EXTJS ou Flex.

Por que se for igual, isso será refletido na curva de aprendizado de todas as linguaguens ... XML , SOAP , JSON e
WebServices serão essenciais.
Fora que nascerá outros milhões de frameworks (e matará alguns também) , mais outros milhões de design patterns.

Os webdesigners serão extintos pois só haverá programadores MACHO PACARALHO ...

E lembrem-se :
A tecnologia veio para resolver problemas que antes não existiam !

Morgenstern
Veterano
# mar/11
· votar


fgr
Com tudo isso... se pararmos pra pensar, o Flash e Silverlight seriam as melhores soluções não acham??

Se eu fosse criar um aplicação web hoje , eu não utilizaria Silverlight por esse motivo...

TG Aoshi
Veterano
# mar/11
· votar


Morgenstern
Não entendo nada do assunto, mas... SSE já não é um conjunto de instruções meio antigo não?

By the way, acho que nunca vi nada feito em Silverlight. Pelo menos eu não me recordo.

Morgenstern
Veterano
# mar/11
· votar


TG Aoshi
Não entendo nada do assunto, mas... SSE já não é um conjunto de instruções meio antigo não?

Na real eu nen sei o que é SSE , sei que tenho um Athlon X2 e não é compatível.

acho que nunca vi nada feito em Silverlight

Só os videos que estão no site da MS que são feitos disso...

fgr
Veterano
# mar/11
· votar


Morgenstern
Silverlight é bom, tem boa compatibilidade, não faço ideia do que esse link representa mas sendo um produto da microsoft agente já espera alguns bugs...

enfim...

Infelizmente o silverlight já nasceu tomando pedradas dos Linux Users e pouco se fala dele.. e a microsoft, com tantas coisas pra correr atrás, acaba deixando o silverlight meio que de lado.

------

Resumindo o meu pensamento, que pode até estar errado..

Eu acho que o desenvolvimento pra web deveria ser como desenvolvimento para desktop... vc monta e programa as funcionalidades...simples assim... TI gosta muito de siglas e a melhor delas é pouco usada WYSIWYG algo como O Que Você Vê É o Que Você Tem....

Pra quebrar o galho dos motores de buscas e manter o emprego dos SEOs, criava um XML pra mapear a página e pronto..

Nada dessas gambiarras em HTML, CSS e jQuery...

Dav_Ness
Veterano
# mar/11
· votar


Morgenstern

Como o fgr disse, Silverlight é bom, hoje em dia, você pode fazer praticamente tudo com Silverlight, transmissão de vídeos, nem se fala, muito bom, e a tendencia é melhorar, a comunidade de desenvolvedores em Silverlight cada vez cresce mais, com o lançamento do Silverlight 5 ainda, muitas coisas boas ainda vão surgir, eu queria estar desenvolvendo com Silverlight ainda.

Pra quem não conhece, deem uma olhada no site de eleições do Ibope

Morgenstern
Veterano
# mar/11
· votar


fgr
Dav_Ness

Pessoal,entendam , não quis dizer que o Silverlight é ruim.
Eu sou programador .Net e ja programei com XBAP (que é uma vertente do Silverlight) e sei a
capacidade da WPF.
Porém, WPF puro do tipo browser app, você só roda em plataforma windows (com IE) isso eu digo XBAP(XAML Browser Application) e não Silverlight.

Aplicações silverlight ainda tem a limitação de processadores.
Dependendo do processador mesmo que vc use Linux (com Moonlight) ou Windows , ele não deixa nen instalar o plugin e diz "Processador sem suporte" , o mesmo problema para a plataforma Power-PC.
Eu estou usando um Athlon II X2 240 , que é um processador relativamente novo e não posso instalar o plugin.

Acho que a tecnologia da microsoft que mais cresce é a WCF (WebServices e SOA) e que posso dizer (pois trabalho)
que é uma (se não a melhor) das melhores tecnologias do segmento , deixando até java pra trás (que ainda luta com seus
pesados EJB´s).

WYSIWYG

O problema é que dependendo da tecnologia (principalmente ASP.net) , você gera código ineficaz , não orientado a objetos e extremamente zuado.


Nada dessas gambiarras em HTML, CSS e jQuery...

Ta aí as tecnologias que eu mais odeio ...

Silverlight 5 ainda

Como disse, tomara que corrijam esse problema de processadores.

GOREFESTA
Veterano
# mar/11
· votar


Silverlight

Desde quando vi uma palestra da Microsoft mostrando como funciona o Silverlight, fiquei mto interessado msm. Como o Dav_Ness falou, da para fazer uma porrada de coisas e a versão 5 é bem mais madura. Só falta funcionar no meu Mandriva hehehehe

GOREFESTA
Veterano
# mar/11
· votar


CSS

Tinha dito no conselho que tenho trauma dessa parada. Sou totalmente ineficaz com isso e a porcaria do Tableless não entra na minha cabeça

Dav_Ness
Veterano
# mar/11
· votar


Morgenstern
Pessoal,entendam , não quis dizer que o Silverlight é ruim.
Aplicações silverlight ainda tem a limitação de processadores.

Entendo cara, assim eu ainda sou daqueles que pensam, que pra cada projeto seu, tem as ferramentas adequadas, Por isso não acho que HTML5, não vai matar outras linguagens, que já possuem seus desenvolvedores, suas comunidades.

Concordo com vc que ainda tem que melhorar o Silverlight, mas também do que ele era na primeira versão, agora pra 4, ja deu um grande salto, estou confiante que vai ser cada vez melhor.

Abs

DarkMakerX
Veterano
# mar/11
· votar


GOREFESTA
O que eu leio sobre HTML 5 me parece uma zona completa

E está certo.

HTML5 não é um padrão definido. São novos recursos, mas nada documentado e ainda está em pleno desenvolvimento. É para daqui uns 2 ou 3 anos.

GOREFESTA
Veterano
# mar/11
· votar


DarkMakerX

HTML5 não é um padrão definido. São novos recursos, mas nada documentado e ainda está em pleno desenvolvimento. É para daqui uns 2 ou 3 anos.

É isso que acho estranho, tem gente que diz que alguns recursos ja são usados, mas como não é documentado a galere usa do jeito que quer. Li varias reclamações neste sentido mais os problemas de compatibilidade

Morgenstern
Veterano
# mar/11
· votar


GOREFESTA
Tinha dito no conselho que tenho trauma dessa parada. Sou totalmente ineficaz com isso e a porcaria do Tableless não entra na minha cabeça

Ahh cara , Tabeless nada mais é que fazer divs e mais divs , ou seja escrever maaaaiss linhas de código.

O foda é que nada funciona do jeito que vc quer, mecher com layout é tenso.

DarkMakerX
HTML5 não é um padrão definido. São novos recursos, mas nada documentado e ainda está em pleno desenvolvimento. É para daqui uns 2 ou 3 anos.

Mas conhecendo a W3C (é uma merda de instituição de viado) , vão querer padronizar isso...

Entre usar HTML 5, CSS 3, Silverlight e Flash.
Dependendo eu ficaria com Silverlight , tem dor de cabeça , mas é bem menos... Ou então Coldfusion com Flex (onde a integração é monstruosa).

The Blue Special Guitar
Veterano
# mar/11
· votar


Um FDP se mata pra aprender Flash + ActionScrip

Flash é uma tecnologia defasada há pelo menos 6 anos.

GOREFESTA
O que eu leio sobre HTML 5 me parece uma zona completa... ja li que o negocio parece Javascript, não pela sintaxe e aplicações, mas pq esta cheio de problemas com compatibilidade com navegadores e tal. Padronização zero.
Só não sei até onde isso tudo é verdadeiro


O HTML5 é totalmente padronizado pela W3C, toda a especificação está disponível no site deles e já está praticamente pronto para o uso. Agora é só questão dos navegadores se adaptarem e oferecerem suporte completo.

The Blue Special Guitar
Veterano
# mar/11
· votar


fgr
Com tudo isso... se pararmos pra pensar, o Flash e Silverlight seriam as melhores soluções não acham??

Alguém aqui já viu uma página 100% em flash funcionar de forma diferente em computadores com processadores, memórias e placa-mae diferente???


Flash é a maior porcaria já inventada para Internet, tanto é que Google, Apple, Microsoft, W3C e mais um monte de gente está empenhada em reduzir a utilização dessa tecnologia.

O Flash é manco por si só. Só funciona relativamente bem no Windows, funciona porcamente no Linux e pior ainda nos Mac. É muito pesado para dispositivos móveis. Os navegadores não interpretam arquivos binários flash, é necessário ter o Flash instalado na máquina e um plugin para cada navegador instalado. A acessibilidade do Flash é péssima. Leitores de tela para deficientes visuais simplesmente não acham nada para ler. Não é possível que buscadores façam a indexação do conteúdo de um site flash. Sitemaps com XML não resolvem nada, pois sequer é possível ancorar o conteúdo dentro de um arquivo flash. Flash é inevitavelmente mais pesado e lento para ser carregado que HTML, o que tornaria seu uso restrito por conexões lentas (discadas, móveis, etc). Flash é proprietário e a maioria dos sistemas operacionais móveis não são compatíveis com ele.

Precisa de mais motivos? =P

DrStrangelove
Veterano
# mar/11 · Editado por: DrStrangelove
· votar


Esse tema.

Jesus de Nazaré Rei dos Judeus
Veterano
# mar/11
· votar


quero aprender programação, qual linguagem é melhor pra começar?

DrStrangelove
Veterano
# mar/11
· votar


Jesus de Nazaré Rei dos Judeus
Aramaico.

Jesus de Nazaré Rei dos Judeus
Veterano
# mar/11
· votar


DrStrangelove
Q LECAU CARA

marcus c. f.
Veterano
# mar/11
· votar


Flash é ruim? Bom mesmo é applet Java...
/ironia

DarkMakerX
Veterano
# mar/11
· votar


Jesus de Nazaré Rei dos Judeus
Eu recomendo PHP.

Morgenstern
Veterano
# mar/11
· votar


The Blue Special Guitar
Flash é uma tecnologia defasada há pelo menos 6 anos.

Cara, concordo que o flash é uma porcaria.
Porém, sendo ou não porcaria, é o que os caras tão pagando pra trabalhar.
Não importa (infelizmente) se presta ou não.
A procura por profissionais Flex (Flash App e Air) está crescente.

Eu sinceramente desacredito de algumas tecnologias totalmente FREE.
Tudo depende do escopo, pra projetos caseiros acho perfeito.
Agora se preciso de um sistema desktop e tenho um ambiente windows (exemplo), jamais vou usar Java ou qualquer outra tecnologia Open Source ao invés de .NET.
Do mesmo jeito que Flash é porcaria para algumas coisas que você mesmo citou.

funciona porcamente no Linux

Vou ser sincero , não sou defensor de Windows e nen Linux.
Mas ultimamente tenho tido algumas expêriencias ruins com Linux (precisamente o Ubuntu 10.10 , tentei instalar JDK + Glassfish) e desde então prefiro ficar com o meu win 7 piratão mesmo...

é necessário ter o Flash instalado na máquina

Ora ,aí vc quebra a firma falando isso ...
Pra navegar na internet , precisa instalar o browser.
Pra rodar um aplicativo Java na maquina precisa da VM.
Pra rodar .Net precisa do framework .net.
Querendo ou não, você vai ter que instalar algo, independente do que for usar.
É óbvio que o navegador é alternativa mais víavel em qualquer caso.

Sobre software livre ... acho isso uma caralhada hipócrita !
Quem aqui faz sistemas de graça ? Ou então se mata pra fazer algo e sabe que pode vender e então disponibiliza o fonte na rede ?
E por que Microsoft, Adobe e cia tem que fazer de graça ?
Pelo menos na MS ela disponibiliza várias versões gratuitas de seus sistemas, inclusive o Visual Studio Express (que pra min é quase igual ao Profissional), fora que apoia diversos projetos de código aberto. (Ajax Control Toolkit e o compilador do F#)


Jesus de Nazaré Rei dos Judeus
quero aprender programação, qual linguagem é melhor pra começar?

Não importa a linguagem , o importante é os paradigmas (simplificando , o modo de se programar).
Hoje os mais importantes são Orientação a Objetos (Java,C#,C++ ,PHP), Imperativa ou Procedural (VB6,Delphi)
e a Multiparadigma (Funcional + Imperativa + Orientada a Objetos) que parece ser a tendência do futuro (Ruby , Haskell , F#)
É claro que para aprender um paradigma você tem que aprender uma linguagem , porém ela fica a seu critério.
De todas as linguagems que eu aprendi, achei F# a mais alienigena.

Jesus de Nazaré Rei dos Judeus
Veterano
# mar/11
· votar


Morgenstern
porém ela fica a seu critério

mas é exatamente isso que eu quero saber, eu não sei nada de programação

Dav_Ness
Veterano
# mar/11
· votar


Jesus de Nazaré Rei dos Judeus

Cara, comece estudando o básico, procure alguma apostila de C, aprenda os conceitos básicos, o que são variáveis, procure por comandos de repetição, ai avance mais um pouco, estude procedures, isso vc encontra pela internet.

Jesus de Nazaré Rei dos Judeus
Veterano
# mar/11
· votar


Dav_Ness
vou dar uma olhada, valeu

Dav_Ness
Veterano
# mar/11
· votar


Jesus de Nazaré Rei dos Judeus

depois que vc entender os conceitos das linguagens procedurais, ai vc avança mais um pouco, começa a estudar Orientação a Objetos como o Morgenstern já citou várias linguagens ali mais acima, é só procurar uma que se identifique e estudar =)

Morgenstern
Veterano
# mar/11
· votar


Jesus de Nazaré Rei dos Judeus

Se você busca uma linguagem que tenha ampla variedade de estudo, eu recomendaria (em ordem) C# , Java ou PHP.

Para programar em Java , você precisa ter a JDK instalada na maquina + uma IDE (interface de desenvolvimento).

IDE´s Java :
Eclipse
NetBeans

Para PHP , instale o Apache ou servidor web com PHP.

E C# é só instalar o Visual C# Express (Gratuito)e terá o ambiente completo para desenvolvimento.

Jesus de Nazaré Rei dos Judeus
Veterano
# mar/11
· votar


Morgenstern
valeu, manolo

fgr
Veterano
# mar/11
· votar


The Blue Special Guitar
Flash é uma tecnologia defasada há pelo menos 6 anos.

rsrs... eu fico rindo até hoje quando vejo alguém tentando fazer um player de vídeo ao menos funcional em HTML5 rsrs.... Não sei se sabe mas o youtube tá no ar há exatamente 6 anos há quem diga que eles acendem uma vela todos os dias pra um altar com o logo do flash!!!


Eu ainda fiquei curioso e lí tudo o que escreveu.. nem queria comentar nada pq acabo escrevendo mais do que devo mas vou tentar resumir...


HTML5 está padronizado na W3C assim como o Flash está para a Adobe, assim como o Silverlight está para a Microsoft e todos os outros frameworks estão... De nada disso adianta se os browsers não sabem como tratar e é aí onde a zona começa...

Flash é a maior porcaria já inventada para Internet, tanto é que Google, Apple, Microsoft, W3C e mais um monte de gente está empenhada em reduzir a utilização dessa tecnologia.
Á um tempo atrás, pouco tempo até, a Microsoft foi multada por monopólio.. a acusação dizia que o fato dela colocar o IE junto com o Windows estaria fazendo com que as pessoas não buscassem outros browsers...

Galera adepa do Linux sempre prega a Liberdade Virtual....

Fato é que a Apple, Google e outras empresas já viram que a Adobe pode dominar o mercado de websites ricos.. e elas dizem simplesmente que o Flash não funciona direito, pagam rios de dinheiros pra estamparem isso em revistas e pessoas menos informadas acreditam...

---

Vamos colocar os pés no chão reconhecer que o Linux fracassou como desktop... Linux hj é perfeitamente bem aplicável como servidor mas como ferramenta de trabalho ou uso doméstico é um fracasso... logo, eu pergunto: O que funciona bem no Linux????


é necessário ter o Flash instalado na máquina e um plugin para cada navegador instalado.
Vc usa tantos plugins sem saber... flash como plugin é só mais uma pedrinha que tentam transfomar em barreira... jQuery tb pode ser considerado plugin...

Não é possível que buscadores façam a indexação do conteúdo de um site flash. Sitemaps com XML não resolvem nada, pois sequer é possível ancorar o conteúdo dentro de um arquivo flash.
Pois é... existe maneiras de tornar o conteúdo do flash exposto aos motores de busca.. mas... quem decide o que vai pegar ou não seria o motor de busca...

Pense bem... como os motores de buscas pegam as informações de dentro do banco de dados como o do próprio CifraClub por exemplo??? o google tem a senha??


Flash é inevitavelmente mais pesado e lento para ser carregado que HTML, o que tornaria seu uso restrito por conexões lentas (discadas, móveis, etc).
Por incrivel que pareça, o flash nem é tão pesado assim principalemtne se comparando a rápida evolução da velocidade da internet atual... o problema é que muitas pessoas enchem uma página de recursos...

tente fazer a página da 2advanced em HTML5 CSS e qualquer outro recurso?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a HTML 5 - Nova linguagem Web