Frustração ao compor músicas e letras

Autor Mensagem
BokuWa
Veterano
# jul/10
· votar


Se você tiver um refrão pode fazer um funk, pogode, axe ou ser um colorido. E vai ganhar dinheiro.

Villts
Veterano
# jul/10
· votar


BokuWa
Cabecinha fechada hein...

Confuso.
Veterano
# jul/10
· votar


Porra

fico sempre achando que minha melodia tá uma merda ou que a letra tá uma merda

e aí vejo uma música com a mesma cadencia ou algo mais simples fazendo sucesso

fico puto.

Pronto.



Veja!
Não diga que a canção
Está perdida
Tenha em fé em Deus
Tenha fé na vida
Tente outra vez!...
Beba! (Beba!)
Pois a água viva
Ainda tá na fonte
(Tente outra vez!)
Você tem dois pés
Para cruzar a ponte
Nada acabou!
Não! Não! Não!...
Oh! Oh! Oh! Oh!
Tente!
Levante sua mão sedenta
E recomece a andar
Não pense
Que a cabeça agüenta
Se você parar
Não! Não! Não!
Não! Não! Não!...
Há uma voz que canta
Uma voz que dança
Uma voz que gira
(Gira!)
Bailando no ar
Uh! Uh! Uh!...
Queira! (Queira!)
Basta ser sincero
E desejar profundo
Você será capaz
De sacudir o mundo
Vai!
Tente outra vez!
Humrum!...
Tente! (Tente!)
E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Han!
Tente outra vez!...

brolynfera
Veterano
# jul/10
· votar


Compor músicas da moda pode dar dinheiro. Talvez sim.
Vocês ficarão bem com isso. Então faça.

Acredito que o compositor é mais realizado fazendo aquilo que gosta. Foi assim com todos os nossos maiores compositores. Eles fizeram varias músicas para "emplacar" um sucesso. É difícil pensar que repentinamente vamos chegar lá tão rápido.

Não tem outro caminho a não ser trabalho duro e um pouco de sorte. Por isso é importante fazer o que gosta.

BokuWa
Veterano
# jul/10
· votar


Villts
O esquema é ganhar dinheiro, o resto dá-se um jeito.

Villts
Veterano
# jul/10
· votar


BokuWa
O esquema é ganhar dinheiro, o resto dá-se um jeito.
E porque raios você acha que eu preciso fazer música ruim pra ganhar dinheiro!? Não existe música boa pra vc no Brasil!?

Pára mano, tem muita coisa boa ae e que faz sucesso, e o melhor: que não é repentino como Restart e Cine! Isso é dinheiro agora, mas daqui um ano morre... =)

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/10
· votar


Villts
Cara, comigo só funciona de duas maneiras: Uma mais poética, outra mais técnica.

No primeiro caso, você usa toda a sua inspiração para criar um texto, indiferente de rimas, que transponha o que você está sentindo pro papel. Não pensa muito em técnica, só escreve (só não escreve ajente aheuhae). Depois você faz uma análise do que escreveu, define as intenções e trabalha principalmente em hamonia modal, que vai lhe ajudar a acertar as tensões para expressar corretamente o que você escreveu. Dai você acerta as métricas e rimas.

No segundo caso - que pra mim é o que mais funciona - eu pego a proposta de algo (uma música mais balada, mais sinistra, mais 'na pegada') e faço a harmonia toda. Depois faço um brainstorm, usando palavras e idéias que se relacionam com a proposta da harmonia. Sempre rolam várias idéias boas de discorrer - e aqui, a sua capacidade de pesquisa, síntese e redação vão fazer toda a diferença. Sua mensagem tem que ser aberta, dar margem pras pessoas entenderem várias coisas diferentes.

Enfim, comigo é sempre por aí.

=)

Abraços e boa sorte aí!


PS: Só não componha nada que lembre 'entre razões e emoções' ou 'não sei viver sem ter você', ao menos que sua franja esteja cobrindo os olhos =P

BokuWa
Veterano
# jul/10
· votar


Villts
Dizem que existe, eu não vejo nada há anos!

Villts
Veterano
# jul/10
· votar


Christhian
Então... meu problema é na hora de mixar a letra com a música, na hora de montar o clima pra letra.

Montar música eu monto com uma facilidade também. O problema é mixar os dois... linha de voz eu sou muito criativo também! Mas aí só criando versos improvisados, porque com a letra não consigo... meu problema é essa interação... =S

PS: Só não componha nada que lembre 'entre razões e emoções' ou 'não sei viver sem ter você', ao menos que sua franja esteja cobrindo os olhos =P
Huaheuaheauheuahe não não, é esse o problema, criar letra assim é fácil, criar letra boa já é meio difícil haha

Villts
Veterano
# jul/10
· votar


BokuWa
Bah, Caetano Veloso e Seu Jorge por exemplo sempre serão famosos e se for ver o tanto de dinheiro que eles ganham em toda vida é mais que esses caras de sucesso repentino...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/10
· votar


Villts
Estude bastante os modos gregos (e consequentemente harmonia modal), as tensões que dão cada intenção e as aplicações. Ajuda muito. =)

BokuWa
Veterano
# jul/10
· votar


Villts
Cara, eles foram de grande sucesso, o pessoal apreciava um outro tipo de musica, faça uma votação para escolher qual a banda da formatura na facul, escola... Vai notar que até o restart é capaz de ficar na frente.

Czr
Veterano
# jul/10
· votar


escreva uma igual do neguinho da beija-flor ¨muher,mulher,mulher;mulher,mulher,mulher, mulher,mulher,mulher...¨ sempre faz sucesso!

J. S. Coltrane
Veterano
# jul/10
· votar


Villts

há quem diga que as combinações da escala diatônica, mesmo com empréstimos estão esgotadas. As que sobraram simplesmente nem servem para a canção popular.

há quem diga que a canção morreu, e que o rap, puro ritmo sem melodia, seria a última forma de canção, o seu final.

e tem quem tá pouco se lixando para isso tudo e contando suas histórias de beira de BR com 3 acordes ou menos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Frustração ao compor músicas e letras