Autor |
Mensagem |
Jiuvaskala Veterano |
# jun/10 · Editado por: Jiuvaskala
Ainda hoje eu adoro ler sobre as versões dos contos de fadas infantis que foram alteradas ao longo da história. Não sei se está correto, pois existem várias versões da mesma história. Se conhecerem, por favor, acrescente o seu. Divirtam-se!
"Os contos de fada do passado frequentemente tinham finais macabros ou horrendos. Hoje em dia, empresas como a Disney amenizaram as histórias para o esse novo público que parece incapaz de lidar com derrotas ou fracassos e precisa de finais felizes por toda parte.
Essa lista vai falar sobre alguns finais felizes com os quais estamos acostumados e contrastá-los com suas versões originais. Se alguém souber de mais contos de fadas cujo original não é tão indicado para crianças, fique à vontade para acrescentar nos comentários.
Chapeuzinho Vermelho
A versão desse conto que conhecemos é aquela em que Chapeuzinho Vermelho, no final, é salva pelo caçador, que mata o lobo mau.
Porém, a versão original do francês Charles Perrault não é tão bonita. Nessa versão, chapeuzinho é uma garotinha bem educada que recebe falsas instruções quando pergunta ao lobo sobre o caminho até a casa da vovó. No fim, ela é simplesmente devorada pelo lobo. Só isso, e a história acaba. Não há caçador e nem vovozinha, apenas um lobo gordo e a Chapeuzinho Vermelho morta. A moral da história é que não se deve falar com estranhos.
A Pequena Sereia
A versão de 1989 de A Pequena Sereia poderia ser intitulada "A Grande Sortuda". Nessa versão da Disney, a princesa Ariel termina sendo transformada em um ser humano para que possa casar com Eric. Há uma festa maravilhosa com a presença de seres humanos e seres do mar.
No entanto, no original de Hans Christian Andersen, Ariel vê o príncipe casar-se com outra e entra em desespero. Oferecem-lhe uma faca com a qual ela poderia matá-lo, mas, em vez disso, ela salta para o mar e morre ao voltar para a costa. Hans Christian Andersen modificou um pouco o final para amenizar a história. Na nova versão, ao invés de morrer na espuma da praia, ela se torna "filha do ar", esperando ir para o céu. De qualquer forma, ela morre.
A Branca de Neve
Na história da Branca de Neve que nós conhecemos, a rainha manda o caçador matá-la e trazer seu coração como prova. O caçador não consegue fazer isso e lhe traz o coração de um tipo de porco.
A boa notícia é que a Disney não distorceu tanto essa história, mas omitiu detalhes importantes: no conto original, a rainha pede o fígado e os pulmões de Branca de Neve, que serão servidos no jantar daquela noite! Também no original, a princesa acorda com o balanço do cavalo do príncipe, enquanto era levada para o castelo. Não há nada de beijo mágico. O que o príncipe queria fazer com o corpo desfalecido de uma garota é algo que vou deixar para sua imaginação. Ainda na versão dos irmãos Grimm, a rainha má é forçada, no final, a dançar até a morte usando sapatos de pedra, quentes como brasas.
A Bela Adormecida
Na versão conhecida de A Bela Adormecida, a adorável princesa adormece quando fura seu dedo em uma agulha. Ela dorme por cem anos até que o príncipe finalmente chega, beija-a, e acorda-a. Eles se apaixonam, casam, e (surpresa!) vivem felizes para sempre.
Contudo, o conto original não é tão doce. Nele, a jovem garota adormece por causa de uma profecia, não de uma maldição; e não é o beijo do príncipe que a desperta: o rei a vê dormindo e, querendo se divertir, a estupra. Depois de nove meses, nascem duas crianças (e ela continua dormindo). Uma das crianças chupa o dedo da mãe, retirando a peça de linho que fazia ela dormir. A princesa acorda para saber que foi estuprada e é mãe de gêmeos. Fim.
João e Maria
Na versão largamente conhecida de João e Maria, ouvimos sobre duas crianças que se perdem na floresta e encontram uma casa feita de doces e guloseimas que pertence a uma bruxa. Elas então são aprisionadas enquanto a bruxa se prepara para comê-las. Eles conseguem escapar e atiram-na no fogo, salvando-se.
Numa versão francesa mais antiga (chamada As Crianças Perdidas), ao invés de uma bruxa, há um demônio, que também é enganado pelas crianças. Contudo, ele não cai na cilada e está prestes a colocá-los na guilhotina. As crianças fingem não saberem como entrar no instrumento e pedem para a esposa do demônio mostrar como se faz. Nesse momento, elas cortam seu pescoço e fogem.
Cinderela
Na Cinderela moderna, nós temos a linda princesa casando-se com o príncipe depois que este viu que o sapatinho de cristal servia em seus pés.
Esse conto tem suas origens por volta do século I a.C, no qual a heroína de Strabo se chamava Rhodopis, não Cinderela. A história era muito parecida com a atual, com exceção dos sapatinhos de cristal e da abóbora. Porém, oculta por trás dessa linda história há a versão mais sinistra dos irmãos Grimm: nela, as irmãs de Cinderela cortam partes dos próprios pés para que eles caibam no sapato de cristal, querendo enganar o príncipe. Ele, então, é avisado por dois pombos, que bicam os olhos das irmãs. Elas passam o resto de suas vidas como mendigas cegas enquanto Cinderela vive no castelo do príncipe.
Os Três Porquinhos
O conto dos Três Porquinhos foi muito amenizado para as crianças de hoje, ao contar uma história cheia de violência sem mostrar violência. Terminamos com um conto muito simplório que mostra "como é bom ser esperto".
A história original perdeu muito. O conto original não é mais longo, já que o lobo mau não perde tanto tempo assoprando casas. Ele faz isso para pegar os dois primeiros porquinhos. Aqueles coitados são logo pegos e devorados. O terceiro porquinho — o mais esperto de todos — é o entrave. Sem conseguir assoprar a casa de tijolos, o lobo tenta blefar. Ele faz de tudo para trazer o porco para fora de casa, promete nabos, maçãs, e uma visita à feira. O porco recusa a tentação, sabendo que há coisas mais importantes.
O lobo decide então voltar à violência. Ele escala a casa e entra pela chaminé. Porém, o porquinho tinha planejado isso, e colocou um caldeirão de água fervendo na lareira. O lobo cai ali dentro e morre. Ele — e os dois outros porquinhos em seu estômago — são agora o sinistro jantar do terceiro porco."
Um bom dia a todos!
\o/
|
southbass Veterano |
# jun/10
· votar
Elas passam o resto de suas vidas como mendigas cegas enquanto Cinderela vive no castelo do príncipe.
iudsahdiusahd pô, bem mais legais essas versões
|
The Root Of All Evil Veterano
|
# jun/10
· votar
Talvez eu fosse uma pessoa melhor se tivessem me contado as histórias corretamente.
|
Jiuvaskala Veterano |
# jun/10
· votar
southbass The Root Of All Evil
A primeira vez que eu ouvi falar nessas versões foi por um professor de história do meu colégio. A partir daí, me apaixonei pelas verdadeiras histórias. Cheguei a começar uma monografia sobre os contos de fadas infantis e a relação de gênero (ou seja, como a historia retrata o lado masculino e feminino nos personagens). Acabei indo para a Turma da Mônica. ehehhehe
|
GOREFESTA Veterano |
# jun/10
· votar
Jiuvaskala
E ai, levando na boa a vida de casada?
De todos os contos, o unico que eu tinha lido quase original foi o da Branca de neve. Final true as hell, isso levando em consideração que o livro que eu li tinha uma "singela" ilustração final dos sapatos que a rainha usava no final com brasas ao redor.
A Pequena Sereia No entanto, no original de Hans Christian Andersen, Ariel vê o príncipe casar-se com outra e entra em desespero.
Ela vira humana para ver o cara casar com outra?
A Bela Adormecida o rei a vê dormindo e, querendo se divertir, a estupra. Depois de nove meses, nascem duas crianças (e ela continua dormindo)
Estuprador tem que ser preso e virar mocinha na cadeia! [/datena]
Caraio, esse é de longe o mais tenso. Só fornicagem, só faltou os filhos pegarem a mãe no final
|
Jiuvaskala Veterano |
# jun/10
· votar
GOREFESTA E ai, levando na boa a vida de casada?
tá ótima! Só cuidando da casa e tal.
De todos os contos, o unico que eu tinha lido quase original foi o da Branca de neve. Final true as hell, isso levando em consideração que o livro que eu li tinha uma "singela" ilustração final dos sapatos que a rainha usava no final com brasas ao redor.
eu não sabia dessa versão. Como as crianças conseguiam dormir depois de uma história dessas? kkkk
A Pequena Sereia No entanto, no original de Hans Christian Andersen, Ariel vê o príncipe casar-se com outra e entra em desespero.
Ela vira humana para ver o cara casar com outra?
eu vi uma versão em que ela vira humana, mas tem que dar a voz em troca, entao, ela nao tem como falar para o príncipe que foi ela que o resgatou e ao ver eles se casando, ela vira espuma do mar...
o.O
A Bela Adormecida o rei a vê dormindo e, querendo se divertir, a estupra. Depois de nove meses, nascem duas crianças (e ela continua dormindo)
Estuprador tem que ser preso e virar mocinha na cadeia! [/datena]
Caraio, esse é de longe o mais tenso. Só fornicagem, só faltou os filhos pegarem a mãe no final
Essa da Bela adormecida eu já tinha ouvido outra versão dizendo que qdo ela se corta com o trequinho (nao consigo lembrar o nome) simbolizava a menstruação dela e para ela não se assustar. E ela dormia até o príncipe a libertar e começar a vida sexual....heheheheh
|
The Root Of All Evil Veterano
|
# jun/10
· votar
Jiuvaskala tá ótima! Só cuidando da casa e tal.
Caralho, que marido sortudo.
|
J. S. Coltrane Veterano |
# jun/10
· votar
Os irmãos Grimm eram desvirtuadores, então? O.o
|
Andy TheCatSp Veterano |
# jun/10 · Editado por: Andy TheCatSp
· votar
os "novos" contos de fadas, que são amenizados, são versões para criar mulekes viados, e meninas frescurentas.
|
GOREFESTA Veterano |
# jun/10
· votar
Jiuvaskala
eu não sabia dessa versão. Como as crianças conseguiam dormir depois de uma história dessas?
Era um livro escondido na biblioteca da escola em que eu fechei o ensino médio. Mas a história ja era bem açucarada, a Branca de neve acordava com beijo do principe e tal. Acho que deixaram o final para mostrar que quem faz maldades sempre é punido. Duvido que alguma criancinha faria alguma maldade depois de ler esse livro hahahaha
Essa da Bela adormecida eu já tinha ouvido outra versão dizendo que qdo ela se corta com o trequinho (nao consigo lembrar o nome) simbolizava a menstruação dela e para ela não se assustar. E ela dormia até o príncipe a libertar e começar a vida sexual....heheheheh
Que louco, ai as meninas pararam de ouvir a historia da Bela Adormecida, e com isso, aumenta o indice de gravidez na adolescencia :P
|
CheshireCat Veterano |
# jun/10
· votar
http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/206932/
Os textos estão diferentes, mas outro esse tópico tem O flautista de Hamelin também. =)
|
Lucas Borlini Veterano |
# jun/10
· votar
Mah oe!
Essa eu ja contei!
CheshireCat http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/206932/
Os textos estão diferentes, mas outro esse tópico tem O flautista de Hamelin também. =)
Obrigado por lembrar.
=D
=*
|
Dogs2 Veterano |
# jun/10
· votar
se num fosse a disney o mundo seria gótico
|
Jiuvaskala Veterano |
# jun/10
· votar
The Root Of All Evil Caralho, que marido sortudo.
Poiseh, estou em período "entre-empregos". Aí resolvi dar um trato geral na casa e na alimentação. A gente comia muita besteira antes.
J. S. Coltrane Os irmãos Grimm eram desvirtuadores, então? O.o
hmmm isso me lembra o filme...
GOREFESTA Era um livro escondido na biblioteca da escola em que eu fechei o ensino médio. Mas a história ja era bem açucarada, a Branca de neve acordava com beijo do principe e tal. Acho que deixaram o final para mostrar que quem faz maldades sempre é punido. Duvido que alguma criancinha faria alguma maldade depois de ler esse livro hahahaha
Ahnn, na época da escola eu adorava Pedro Bandeira.
CheshireCat
putz, nem tinha visto esse aí...=/ nao saiu na busca....se bem que tem algumas versoes diferentes..
|
[M]@a.[K]!ller Veterano |
# jun/10
· votar
Jiuvaskala Vi isso na Mundo Estranho, a proposito, vi sua nova foto no MSN, ta gacta.
Izzy Dragon Não me mata, plizz!
|
qew Veterano |
# jun/10
· votar
HAUEHAEUHAUEHUAHEUAHUHAEA
|
paulinho pc Veterano |
# jun/10
· votar
não é bem conto-de-fadas...mas quando eu era pequeno,haviam tres coisas que minha mãe dizia que eu tinha pavor. Ela dizia que,se eu estivesse fazendo uma careta,e em algum lugar do mundo um galo cantasse,a careta ficaria para sempre na minha cara. Dizia que se eu fizesse muita malcriação,apanharia na bunda com um chinelo elétrico. E por último,dizia que seu mentisse pra ela,meus dentes cairiam e nunca mais iriam crescer.
Fiquei com ódio dela nesse momento...=] Ela e meu pai deviam rir muito do mulequinho gordinho que se borrava de medo dessas coisas.
|
brunohardrocker Veterano |
# jun/10
· votar
Ei lia gibis sozinho, no quarto e não ouvia essas histórias =/
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# jun/10
· votar
Eu já vi um gibi antigo da Disney, com um anuncio da Pequena Sereia, e uma das colunas do castelo é um pênis mesmo. http://jeovajave.webs.com/sereia3%5B1%5D.jpg
Jeovajave pqp
|
qew Veterano |
# jun/10
· votar
Black Fire
HUAEHAUEH
|
brunohardrocker Veterano |
# jun/10
· votar
Black Fire
Seus olhos vêem aquilo que você quer ver.
|
Johnny Favorite Veterano |
# jun/10
· votar
Leu a "Superintediante" do mês passado e esperou a poeira baixar pra postar aqui né?
|
[M]@a.[K]!ller Veterano |
# jun/10
· votar
Johnny Favorite E a "Superintediante" fez a mesma coisa com a Mundo Estranho.
|
brunohardrocker Veterano |
# jun/10
· votar
Johnny Favorite
www.ueba.com.br =)
|
renansena777 Veterano |
# jun/10 · Editado por: renansena777
· votar
e não é o beijo do príncipe que a desperta: o rei a vê dormindo e, querendo se divertir, a estupra.
cara, ri muito
|
Johnny Favorite Veterano |
# jun/10
· votar
LeondelFefon E a "Superintediante" fez a mesma coisa com a Mundo Estranho.
hauahiauhiuaaa, é mesmo?
|