Luis Fernando Veríssimo.

Autor Mensagem
Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


Julia.
Konrad
E um adendo: não acho que o LFV, nem o Érico sejam gênios da literatura.


Pois é... dada o nível baixo da literatura daqui eu até colocaria o Erico como gênio..... até mesmo pela qualidade da produção dele.

Literatura daqui para mim: Gregório, Lima Barreto, Bilac, Machado (contista), Graciliano, Erico, Sousandrade e mais recentemente Tolentino.

Sou chato, eu sei.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


21st Century Schizoid Man
Não importa, todos descendentes da tradição germânica.

Como assim?
Liszt e Chopin eram dois grandes nacionalistas!
Os dois prezavam muito as músicas dos países de onde vieram, Hungria e Polônia respectivamente.

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


Sobre o Mozart e o Haydn ainda vai, afinal, como diz a Desciclopédia:

"Este artigo é da Áustria. Ele fala alemão, pensa como alemão, age como alemão, torce para o Bayern, dirige uma Mercedes, come chucrute e bebe cerveja, mas não é alemão. Mesmo assim, pode chamar ele de alemão que ele não fica chateado."


ehhehe.

Mas aposto que o sujeto vai "argumentar" que eram de influência germânica.

Aposta quanto?

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Konrad
Mas aposto que o sujeto vai "argumentar" que eram de influência germânica.

Aposta quanto?


Já comentou ehehehehe

21st Century Schizoid Man
Veterano
# mai/10
· votar


O troll burro aqui se esqueceu de mencionar que não existia Alemanha até metade do século XIX.

Julia.
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil
Mas tu é um chato, hein. UHEUEHEUHEUHE...
:)

Konrad
Ah, não acho. Se embarcou (o que acho muito pouco provável), só faz sucesso porque construiu o próprio público.

Mas sei lá, cara. É a sua opinião sobre o livro. Não relê não! Haha! Se você não gosta, pronto acabou. Mas só não acho interessante
confrontar uma coisa com outra para lhe determinar diferença, semelhança ou relação de maneira negativa, como apontou o nosso colega A raiz de todo o mal. Hell yeah, bitch.

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


21st Century Schizoid Man
O troll burro aqui se esqueceu de mencionar que não existia Alemanha até metade do século XIX.


Fato de conhecimento geral, não?

Assim como o de que nenhum deles era alemão.

PS: desculpa pelo burro. =)

Julia.
Veterano
# mai/10
· votar


Konrad
Mas tu é um chato, hein. UHEUEHEUHEUHE...
:)
(2)

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Julia.
Mas tu é um chato, hein. UHEUEHEUHEUHE...
:)


De fato, mas é que me dá nos nervos esta ideologia que impera aqui no fórum que prega a impossibilidade de "comparar banana com maçã." =/

Julia.
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil
Preciso ir, já te respondo.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Julia.

Bezos.

21st Century Schizoid Man
Veterano
# mai/10
· votar


Assim como o de que nenhum deles era alemão.
Não eram alemães pois não havia Alemanha. E sim, pequenos reinados, principados... Westefália, Prússia...

O pessoal daqui dá muito valor à idéia de uma porção de terra dominada por um tirano qualquer. Pra mim, até Fagundes Varela e Álvares de Azevedo representam o "romantismo alemão".

Konrad
Veterano
# mai/10 · Editado por: Konrad
· votar


21st Century Schizoid Man
Pra mim, até Fagundes Varela e Álvares de Azevedo

Credo.

Dois dos que mais detesto....

O Álvares é um chato de marca maior. Tu gosta da poesia dele?

Julia.
Mas sei lá, cara. É a sua opinião sobre o livro. Não relê não! Haha! Se você não gosta, pronto acabou. Mas só não acho interessante
confrontar uma coisa com outra para lhe determinar diferença, semelhança ou relação de maneira negativa, como apontou o nosso colega A raiz de todo o mal. Hell yeah, bitch.


Relerei..... culpa sua!

21st Century Schizoid Man
Veterano
# mai/10
· votar


Como assim?
Liszt e Chopin eram dois grandes nacionalistas!

Quem tá falando de nação, de país, de território, do quintal do meu vizinho? Tô falando de um movimento cultural que floresceu sei lá onde -- em Frankfurt?, da Escola de Frankfurt?--, e influenciou um porrilhão de gente.

Tchau! O troll burro aqui vai almoçar, já tá passando da hora.

21st Century Schizoid Man
Veterano
# mai/10
· votar


Konrad
Credo.

Dois dos que mais detesto....


Eu não falei que curtia isso aí, e não curto. Foram só exemplos do alcance do "romantismo alemão".

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


21st Century Schizoid Man
Tô falando de um movimento cultural

É exatamente disso que estou falando.
Liszt e Chopin prestigiavam muito a música de seus países, a sua cultura natal.
Usavam frequentemente temas de músicas populares de onde vieram.

A maior influência destes caras sem dúvida foi a música da sua terra natal (O Liszt ainda gostava de música cigana da hungria, basta ver as rapsódias hungaras que na verdade usavam temas ciganos)

21st Century Schizoid Man
Veterano
# mai/10
· votar


É exatamente disso que estou falando.

Não, não está. Aprenda a ler primeiro.

Agora, tchau!

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


21st Century Schizoid Man
Não, não está. Aprenda a ler primeiro.

Acho que você precisa aprender a ler e um pouco mais sobre esses compositores também.

ps: Dizer que Liszt e Chopin eram de uma escola Germânica é ridículo, é como dizer que o grupo dos 5 da Rússia eram influenciados pela França....

E além do mais, Mozart e Haydn eram do classicismo, os maiores exemplos deste período, nem eram românticos, outro erro seu.

Julia.
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil
Eu concordo com você que a gente pode comparar apenas para estabelecer diferenças. Acho que fui infeliz na escolha da palavra, né. Comparar, ultimamente, tem uma carga semântica negativa.
Mas eu acho o seguinte: se você quer estabelecer se x é melhor ou pior que y, você precisa de parâmetros.
Se você for olhar pelo lado dos personagens, da profundidade deles. Acredito que não seja a intenção do LFV criar personagens profundos. A minha leitura desse autor é que ele cria tipos dentro da sociedade brasileira atual. O pai dele fez o contrário. Quando você lê Clarissa, tu é a própria Clarissa brincando no quintal de vestidinho. (Ui!) São personagens redondos, complexos. A partir disso, como você pode estabelecer se um é melhor ou pior que o outro? Não tem como. Se você fizesse isso, estaria valorizando uma determinada forma de literatura em detrimento da outra.

Konrad
Sei lá. Você não lê LFV pra chorar igual um filho da puta, igual em Olhai os lírios do campo, por exemplo. LFV é feito para ser leve, em muitas vezes não é feito para ser levado tão a sério. Não é cânone, não é porra nenhuma. Mas o cara é bom no que ele se compromete a fazer, na minha opinião, e eu gosto de ler. Isso que importa pra mim. Eu gosto de pegar meu jornalzinho de domingo e ler a coluna dele, sabe. :)
Não estou te convencendo a gostar de LFV, delzôlivre. Só não concordo muito com esse negócio de "comparar".
Acho que disse um monte de bobagem, mas é isso aí. Não conta pra Mila que eu gosto de LFV senão ela não vai me amar mais. EHUEHEUEHEUEHUE..

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


Konrad
entendo seu ponto de vista, e não posso debater pois só li um do erico, nem lembro como se chamava, mas não mudou minha vida. eu era moleque, talvez não tenha sacado a complexidade psicologica de que voce fala.

em compensação já li pelo menos uns tres livros do LFV (incluindo um analista de bagé em quadrinhos), e sempre me diverti muito com eles. leitura rapida, leve mesmo.

resumindo: eu me divirto muito lendo ele, e releio eventualmente.
pra mim isso basta.

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


Julia.
LFV é feito para ser leve, em muitas vezes não é feito para ser levado tão a sério.
haja visto que ele virou uma (boa) serie da globo.

Não conta pra Mila que eu gosto de LFV senão ela não vai me amar mais. EHUEHEUEHEUEHUE..

cifodi

21st Century Schizoid Man
Veterano
# mai/10
· votar


haja visto que ele virou uma (boa) serie da globo.

Isso faz dele um gênio.

Rapha_krust...
Veterano
# mai/10
· votar


Konrad
Cara é o seguinte, acho até interessante suas colocações...Porém o chamei de gênio pois ele consegue nos fazer rir com palavras simples, frases curtas, consegue ser simples e direto, brincando com as palavras...Diferentemente do pai que foi um genio na crítica, na análise social.

É a mesma coisa que comparássemos Chico Buarque de Holanda, e Sérgio Buarque de Holanda. Dois gênios em suas respectivas "áreas"

Julia.
Veterano
# mai/10
· votar


kiki
Réu ié, bêtch. Toca aí. o/
:D

kiki
Moderador
# mai/10 · Editado por: kiki
· votar


Julia.
\o

Rapha_krust...
Julia.
The Root Of All Evil
Konrad
mas eu tava aqui pensando... por que ele tem que ser comparado com o pai?

por que nao compara o millor com o erico verissimo?
por que nao compara LFV com o machado de assis?

deve ser foda nascer filho de pai genio, nao pode escrever uma frase que ja comparam...

Julia.
Veterano
# mai/10
· votar


kiki
Poisé. Nada fácil.

Rapha_krust...
Veterano
# mai/10
· votar


kiki
realmente deve ser um peso danado...ter um pai assim, comparações são inevitáveis...

maggie
Veterana
# mai/10
· votar


deve ser foda nascer filho de pai genio, nao pode escrever uma frase que ja comparam...

É difícil ser um gênio, também.
Ai ai

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/10
· votar


Falei da farsa do gênio e o tópico bombou! Acreditar na farsa da Alemanha [colcha de retalhos] enquanto país também é fod4.

Viver na sombra do pai deve ser osso, vide o Chico Buarque, que não conseguiu colocar uma vírgula depois do pai. Só ficou requentando a feijoada...

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


J. S. Coltrane
Viver na sombra do pai deve ser osso, vide o Chico Buarque, que não conseguiu colocar uma vírgula depois do pai. Só ficou requentando a feijoada...

quem é o pai do chico?


(brinks)

Acreditar na farsa da Alemanha [colcha de retalhos] enquanto país também é fod4.
boa. olha para o seu país.
(agora não foi brinks, infelizmente).

a gente só consegue acessar todas as capitais do país via avião ou estrada de terra.
=T
isso sim é uma colcha de retalhos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Luis Fernando Veríssimo.