Quem aqui conhece o bumerangue?

Autor Mensagem
Italo_NC
Veterano
# mai/10


Oi, pessoal, quem de vocês já ouviu falar de bumerangues? Aposto que muitos, né? Agora, quem sabia que eles existem de verdade e que há um esporte em torno deles com competições nacionais e internacionais? Acho que poucos, não?

Pois é, eu pratico esse esporte há uns 2 anos a agora resolvi divulgar ele um pouco. Só pra dar uma idéia a vocês, aqui vão dois vídeos do pessoal que pratica comigo aqui em Salvador:







Só pra esclarecer: não é truque de cinema, bumerangues voltam mesmo.

Há pessoas praticando em diversos lugares do Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Quem se interessar pode procurar por alguém em sua área para ensinar, mas também é possível aprender sozinho com as informações que estão disponíveis na internet. Criei um blog que pode ajudar muito com isso: Blog Bumerangue Salvador.

Inclusive lá tem links para comunidades e listas de discussão onde vocês podem procurar por quem pratica perto da cidade de vocês Em São Paulo é muito fácil de achar, e a Federação Brasileira de Bumerangue promove clínicas no último sábado de todo mês no Parque do Povo. Lá eles ensinam a arremessar e até distribuem bumerangues de graça.

Muitas pessoas têm idéias erradas sobre o bumerangue, então aqui vai uma informação pra vocês:

Bumerangues não são armas. Embora possam machucar, não podem arrancar pedaços do corpo nem matar ninguém. No máximo, deixam o lugar onde bater dolorido, mas só se as pessoas forem imprudentes. Já vi acidentes com bolas de futebol muito piores que com bumerangues.

Então, quem quiser levar uma vida um pouco menos sedentária, o bumerangue é uma ótima opção.

Abração!
Ítalo Carvalho.

TWT ICE
Veterano
# mai/10
· votar


sério que existe de verdade?

poxa, que surpresa!

izzystradlin
Veterano
# mai/10 · Editado por: izzystradlin
· votar


os bumerangues de salvador vem devagarzinho pra da tempo do pessoal tira uma sonequinha e pegar ele...

Freddie Freeloader
Veterano
# mai/10
· votar


Italo_NC
Bumerangues não são armas

Mas num eram quando foram "inventados"?

Minow
Veterano
# mai/10
· votar


Meu deus, achei que fosse um mito!

Italo_NC
Veterano
# mai/10
· votar


Mas num eram quando foram "inventados"?

Não. O mito de que bumerangues eram armas surgiu porque eles foram confundidos com bastões de arremesso, ou "kyle", que os aborígenes australianos usavam para caçar.

Quem ver o vídeos vai perceber que o bumerangue faz uma curva, então é impossível de mirar em qualquer coisa (além de voar bem alto). Os bastões de arremesso eram bem diferentes dos bumerangues tanto na forma quanto no funcionamento

fulanno
Veterano
# mai/10
· votar


Minow
Meu deus, achei que fosse um minow!

Italo_NC
Veterano
# mai/10
· votar


os bumerangues de salvador vem devagarzinho pra da tempo do pessoal tira uma sonequinha e pegar ele...

Hehehe, queria que fosse assim. Quando estava aprendendo a arremessar levei várias pancadas nas canelas. Dói menos que quando a gente bate na mesa de centro da sala, mas ainda assim dói! De vez em quando ainda acerto minhas canelas...

Minow
Veterano
# mai/10
· votar


fulanno
Mas era só um fulanno qualquer...

paulinho pc
Veterano
# mai/10
· votar


Jisúisss...

MiguiM
Veterano
# mai/10
· votar


Federação Brasileira de Bumerangue

ahahahahahahahahahahahahahahahHAHAHAHhahHAhahHAHhah!1111!!1111

Italo_NC
Veterano
# mai/10
· votar


Federação Brasileira de Bumerangue

ahahahahahahahahahahahahahahahHAHAHAHhahHAhahHAHhah!1111!!1111


Amigo, existe realmente uma Federação Brasileira de Bumerangue, assim como existe também uma Associação Brasileira de Bumerangue
, uma United States Boomerang Association e uma International Federation of Boomerang Associations.

Não é porque um esporte é pouco conhecido que ele não pode ser organizado.

Minow
Veterano
# mai/10
· votar


Italo_NC
Como funcionam as competições?

Italo_NC
Veterano
# mai/10
· votar


Como funcionam as competições?

São disputadas provas de precisão, velocidade, resistência, pegada acrobática, mais tempo no ar e maior distância. Cada atleta arremessa sozinho e ganha um número de pontos igual ao de sua classificação em cada prova. No fim, quem tiver menos pontos vence o campeonato. Detalhes:

http://www.semprevolta.com/index.php?option=com_content&task=view&id=1 4&Itemid=28

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# mai/10
· votar


Italo_NC
Massa, no sucrilhos vinham uns bumerangues mas eu nunca conseguia tacar direito. Eu nunca comprava sucrilhos, só comprei uma vez porcausa do bumerangue mas eu perdi ele.

brunohardrocker
Veterano
# mai/10
· votar


Queria ter a manha.

MiguiM
Veterano
# mai/10
· votar


Italo_NC
Amigo, existe realmente uma Federação Brasileira de Bumerangue, assim como existe também uma Associação Brasileira de Bumerangue
, uma United States Boomerang Association e uma International Federation of Boomerang Associations.

Não é porque um esporte é pouco conhecido que ele não pode ser organizado.


Tá bom, desculpa. Não brinco mais com você.

Italo_NC
Veterano
# mai/10
· votar


brunohardrocker
Queria ter a manha.

Dá uma olhada no meu blog que tem uma seção sobre como arremessar. Não é difícil, você só tem que ter paciência e persistir.

Na seção do blog sobre como fazer bumerangues ensino a fazer minibumerangues de papel cartão ou dupléx (faço muito com embalagem de comida congelada, que é de um tipo de papel cartão) que dá pra arremessar dentro de casa (atingem + ou - 1,5 m se forem feitos com uma camada de papel cartão) e é bom para se aprender.

Boa sorte!

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# mai/10
· votar


Italo_NC
Porra velho! Já é! Vo no seu blog.

Italo_NC
Veterano
# mai/10 · Editado por: Italo_NC
· votar


MiguiM
Relaxe, não me ofendi ;-). Só quis mostrar que é realmente um esporte sério. Quanto mais as pessoas forem informadas, melhor. E como geralmente elas não vão atrás da informação, alguém tem que levar a informação até elas, certo?

Abraço!

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# mai/10
· votar




Italo_NC
Veterano
# mai/10 · Editado por: Italo_NC
· votar


LeondelFefon
Esse cara é o Ricardo Marx, o primeiro brasileiro a ganhar uma competição no exterior. Ele ganhou o campeonato de longa distância em um aberto nos EUA em 2004.

luquinhas12
Veterano
# mai/10
· votar


LeondelFefon

aff eu lembro dessa promoção que teve,mas eu nem comprei na época
Meu primo tinha um,mas era mó foda de jogar,eu tinha um do omo(não sei se vc lembra)

Italo_NC

Bom,sempre achei legal bumerangue,mas dve ser foda pra fazer um,e pra comprar,um bom deve custar razoavelmente caro =/

Italo_NC
Veterano
# mai/10
· votar


luquinhas12
mas dve ser foda pra fazer um,e pra comprar,um bom deve custar razoavelmente caro =/

Pra comprar não é muito caro. Depende muito do modelo e do material, mas você encontra bumerangues de R$10 a R$40. Os mais fáceis de encontrar são da Bahadara (em qualquer Loja Centauro), o mais caro custa R$22 e são de um material plástico muito resistente (mais resistente até que a madeira). Muitos vendem pela internet e como são da região sudeste o frete aí pra sua cidade sai bem barato também.

Já pra fazer exige um certo investimento. De ferramentas basta grosa, lixa e uma serra tico-tico (que se você não tiver pode pedir emprestada ou até mandar cortar em uma serraria). De material pode ser madeira (compensados bons custam em torno de R$50 o m²) ou plástico (os preços variam bastante), mas com uns R$100 dá pra fazer uma ou duas dezenas de modelos. Ou seja, pra quem gosta mesmo do esporte vale muito a pena aprender a fazer. Já as habilidades a gente vai construindo aos poucos mesmo.

No blog tem vários sites que vendem e informações de como fabricar tbm.

luquinhas12
Veterano
# mai/10
· votar


Italo_NC

Estou interessado,acho que vou aprender :)

Italo_NC
Veterano
# mai/10
· votar


luquinhas12
Estou interessado,acho que vou aprender :)

\o/ Faz muito bem!! Explora o conteúdo do blog que ajuda bastante, e eu estou sempre adicionando coisa nova. Frequenta as comunidades do orkut e assina as listas de discussão que deve ser fácil encontrar alguém que já pratica em sua cidade.

Monstro Legume do Espaço
Veterano
# mai/10 · Editado por: Monstro Legume do Espaço
· votar


Italo_NC

Bumerangues não são armas.



LeD_HaleN
Veterano
# mai/10
· votar


não sabia que isso podia se tornar algo 'profissional'.

Italo_NC
Veterano
# mai/10
· votar


Monstro Legume do Espaço

Bumerangues "de verdade" não são armas ;-)

Nos video games até tartarugas voam e se dinossauros verdes comerem as azuis ganham o poder de voar também.

E nos filmes, seres azuis de outro planeta podem se conectar com tudo que é coisa viva através de tranças com função de USB!

Se é legal jogar bumerangues com o Link, é mais legal ainda arremessar os de verdade (mas esses você não pode jogar em seres vivos!!!).

Italo_NC
Veterano
# mai/10
· votar


LeD_HaleN
não sabia que isso podia se tornar algo 'profissional'.

Infelizmente não é tão fácil assim. O bumerangue só começou a ser mais levado a sério na década de 1980 e apenas cinco pessoas no mundo inteiro ganham a vida só com bumerangues (nenhuma delas apenas com patrocínio para competir, e sim vendendo e dando palestras). Uma delas é brasileira, é o Carlos Martini Filho, também conhecido como Magrão, um dos mais antigos praticantes e divulgadores do esporte no Brasil e dono da Bahadara.

Todo mundo que vende ou compete tem empregos paralelos. O Ricardo Marx é web designer. O Sandro Freitas, atual bicampeção brasileiro, também trabalha com informática. E por aí vai. Quem sabe quando o esporte estiver mais popular dê pra viver de patrocínio...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quem aqui conhece o bumerangue?