E se a guerra de Canudos, não tivesse acontecido, e eles tivessem dominado o Brasil todo

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# abr/10
· votar


pq nao ingleses ao inves de portugueses colonizaram o pais , hj em dia seriamos muito mais ricos que os USA com certeza devido as riquezas naturais do brasil que sao muito maiores que dos estados unidos, que tem muita área de deserto e montanha hehe


Ou estaríamos como os países africanos colonizados pela Inglaterra.

kohler1000
Veterano
# abr/10
· votar


pq nao ingleses ao inves de portugueses colonizaram o pais , hj em dia seriamos muito mais ricos que os USA com certeza devido as riquezas naturais do brasil que sao muito maiores que dos estados unidos, que tem muita área de deserto e montanha hehe


Affs... até parece que isso ia mudar alguma coisa. Talvez fosse ainda pior para nós; porque os ingleses, por serem mais espertos, conseguiriam arrancar mais riquezas nossas.

O que poderia fazer alguma diferença seria se fossemos uma colônia de povoamento e não de exploração, como fomos.



Agora, esse negócio de ficar tentando especular o que aconteceria SE acontecesse isso e SE não acontecesse aquilo é perda de tempo, nunca se saberá ao certo. É o mesmo que tentar prever o futuro, mas no passado de uma dimensão alternativa, hehe.

Mila Turunen
Veterano
# abr/10
· votar


/bazzinga

s2

Mila Turunen
Veterano
# abr/10
· votar


seria melhor pensar, pq nao ingleses ao inves de portugueses colonizaram o pais , hj em dia seriamos muito mais ricos que os USA com certeza devido as riquezas naturais do brasil que sao muito maiores que dos estados unidos, que tem muita área de deserto e montanha hehe

hasiuohaisas, parece que eu voltei pro ensino fundamental...

kiki
Moderador
# abr/10
· votar


a diferença não tá em quem colonizou, ou como colonizou. colonia é sempre ruim para o pais.

a diferença tá em como descolonizou.

os EUA travaram uma guerra contra a inglaterra para ao final dela declarar a independencia. e mesmo depois disso, ainda houve uma guerra civil interna (a guerra de secessão), e ganhou o norte, industrialista, pela conversao ao capitalismo.

na america latina não houve essa independencia de fato, houve mais uma" troca de metropole", as independencias foram estimuladas pela inglaterra, que com o fim dos monopolios comerciais de portugal e espanha, passaram a ter mais mercado consumidor pros seus produtos.

Agora, esse negócio de ficar tentando especular o que aconteceria SE acontecesse isso e SE não acontecesse aquilo é perda de tempo, nunca se saberá ao certo. É o mesmo que tentar prever o futuro, mas no passado de uma dimensão alternativa, hehe.
exato.

talvez canudos se tornasse um pais independente, nao sei. ou talvez se tornasse um pequeno pais independente e prospero, tão prospero que seria uma ameaça à inglaterra, e seria dizimado numa outra guerra, como aconteceu na guerra do paraguai.
='(

kiki
Moderador
# abr/10
· votar


Mila Turunen
ou xit vosse aparecel enquanto eu escrevia (ok escrevi um monte e demorei)

Mila Turunen
Veterano
# abr/10
· votar


kiki
ó, moderador e pseudo intelectualzinho de merda! gostay do pôusti.

kiki
Moderador
# abr/10
· votar


Mila Turunen
discutimos isso na aula essa terça. exatamente isso.
+_+

kohler1000
Veterano
# abr/10
· votar


kiki


No Brasil houve guerra também para a independência. Só que foi pouca coisa.

Mila Turunen
Veterano
# abr/10
· votar


kiki
como vocês relacionaram isso com transporte público, meodelsdossél?

Excelion
Veterano
# abr/10
· votar


Canudos seria o centro mundial econômico, Conselheiro seria um Deus, e o Brasil colônia de Canudos.

Na real, o que ia acontecer é que o Brasil seria uma merda.

Mila Turunen
Veterano
# abr/10
· votar


Excelion
você quis dizer:

Na real, o que ia acontecer é que o Brasil seria uma merda diferente.

james_the_bronson
Veterano
# abr/10
· votar


kiki
a diferença não tá em quem colonizou, ou como colonizou. colonia é sempre ruim para o pais.

a diferença tá em como descolonizou.


Apesar que, sem ter como provar, eu acho que o comportamento "malandro" de muito brasileiro tem origem na colonização sim...

Papo de degredados e tal. Cara cometia crime e era "premiado" com liberdade, terra, e putaria aqui no Brasil. Lembro uma vez, no fórum do Megadeth, um português veio com o papo de que a Austrália era colônia penal da Inglaterra e virou país desenvolvido. Mas porra, os caras iam para lá cumprir pena, tem uma ligeira diferença entre ser punido e premiado por ser criminoso...

Excelion
Veterano
# abr/10
· votar


Mila Turunen

Pô, Brasil é foda, tá crescendo bastante, se tornando importante no cenário internacional, tem uma das maiores economias do mundo, está crescendo BEM rápido, e a tendência é continuar assim.

Temos uma cultura legal e diversa, comida maravilhosa, povo receptivo, universidades razoáveis, e uma moeda até que forte.

Tá, eu sou bem otimista. Mas é por aí, só omiti o lado ruim.

kiki
Moderador
# abr/10
· votar


Mila Turunen
como vocês relacionaram isso com transporte público, meodelsdossél?
a aula naum é de transporte, é de capitalismo
+_+

kohler1000
No Brasil houve guerra também para a independência. Só que foi pouca coisa.
nem houve...
as guerras foram todas abafadas, canudos talvez seja a menor delas. aquelas tipo a inconfidencia mineira, e mais um monte que teve por ai.

a independencia do brasil foi feita sem guerra, e pelo principe portugues.

james_the_bronson
acho que nao tanto, é meio simplista.. teve varias levas de imigração durante a colonização, não dá pra resumir a isso.
mas veja por exemplo que os portugueses e os italianos (dois povos que imigraram bastante pra cá) não são exemplos de disciplina na europa, como são os alemães e ingleses, por exemplo...

Excelion
bom, não sei se a tendencia é conitnuar assim, mas uma das coisas que pode coninuar isso e alavancar é o tal do pré-sal, eu acho. tem uns tópicos falando disso, vale acompanhar.

james_the_bronson
Veterano
# abr/10 · Editado por: james_the_bronson
· votar


kiki
acho que nao tanto, é meio simplista.. teve varias levas de imigração durante a colonização, não dá pra resumir a isso.
mas veja por exemplo que os portugueses e os italianos (dois povos que imigraram bastante pra cá) não são exemplos de disciplina na europa, como são os alemães e ingleses, por exemplo...


Moderador

Os japoneses, por exemplo, salvam o país!!!

Mila Turunen
Veterano
# abr/10
· votar


Excelion
ah, velho... o Brasil é um país excelente para poucas pessoas... é uma desigualdade social do caralho. pode ter comida maravilhosa, mas se pensar no número de pessoas que morrem de fome... o povo até pode ser receptivo, mas com um turista endinheirado que está de passagem, e não com imigrante com seis filhos procurando emprego... universidade pode ser razoável, mas só 7% dos jovens paulistas (a região mais desenvolvida do páis) faz curso superior - e isso inclui faculdades particulares, que no geral tem qualidade questionável...
acho que nunca usei tantas reticências em um único post :P

apesar de tudo, eu gosto daqui sim. mas não tem como ignorar esses fatos.

kiki
ah... *burra*

kiki
Moderador
# abr/10
· votar


Mila Turunen
mas tem relação sim ó:

uma colônia não precisa desenvolver mercado interno, apenas produzir e mandar essa produção direto pra metropole. então não há interesse em organizar o território internamente (por exemplo interligar as diversas cidades com estradas ou ferrovias), mas simplesmente conetá-las com a europa, via mar.

por isso praticamente todas as cidades coloniais (não só brasileiras) são costeiras.

acontece que quando se supera o modelo colonial (independencia) e o pais entra devidamente no capitalismo, é necessário construir essa estrutura interna. foi isso que fizeram nos EUA, principalmente atraves de ferrovias e rodovias, rumo a oeste.

no nosso caso, como não superamos o modelo colonial (de alguma maneira ainda somos colonia, exportamos soja, café, cana, e importamos computador, carro, ipod), não houve uma estruturação interna do país. as cidades brasileiras se conectam muito mal via estradas, e pessimamente via ferrovias.

sastifeita?

Mila Turunen
Veterano
# abr/10
· votar


kiki
muitíssimo satisfeita :)
eu estudei isso alguma vez na vida, mas não lembrava de todos esses detalhes, senhor moderador.
lembrando que a linha ferroviária que eu utilizo foi feita devido o café :P
aliás, sabia que a Sala São Paulo é desmontável? fica na área onde era um jardim para cafeicultores, pode voltar ao que era a qualquer momento .-.

kiki
Moderador
# abr/10
· votar


Mila Turunen
eu estudei isso alguma vez na vida,
comofas, eu faço pos pra aprender coisas que voce viu na escola...

lembrando que a linha ferroviária que eu utilizo foi feita devido o café :P
sim, a sorocabana! inclusive ia até mayrink, onde tem uma estação linda, uma das primeiras construções em concreto armado do brasil!

aliás, sabia que a Sala São Paulo é desmontável? fica na área onde era um jardim para cafeicultores, pode voltar ao que era a qualquer momento .-.
sabia não... interessante.
mas será que faria sentido desmontar uma sala como ela, única na cidade?

Mila Turunen
Veterano
# abr/10
· votar


kiki
eo söl precosse oquei
e curiosa :P

sim, a sorocabana! inclusive ia até mayrink, onde tem uma estação linda, uma das primeiras construções em concreto armado do brasil!
hasiuahsuas, isso me lembrou o livro do Drico, "Concreto Armado, eu te amo", ashiaushu! é mais bonita que a Luz? :)

mas será que faria sentido desmontar uma sala como ela, única na cidade?
ai, que bobinho.
a Sala São Paulo só não é considerada a melhor instalação para concertos na América devido o prédio, reza a lenda (a lenda do informativo deles). a idéia é que fosse provisório e não interferisse negativamente na Julio Prestes. sendo demonstável, parte da instalação pode ser reutilizável, como o teto que muda conforma sinfonia, e o palco com o piano alternativo :P

james_the_bronson
Veterano
# abr/10
· votar


kiki
comofas, eu faço pos pra aprender coisas que voce viu na escola...

E ela ainda despreza, ó:

hasiuohaisas, parece que eu voltei pro ensino fundamental...

[/semeador da discórdia]

kiki
Moderador
# abr/10
· votar


james_the_bronson
o ensino fundamental dela, pelo visto, foi forte. ao contrario do meu, numa EEPSG...

Mila Turunen
hasiuahsuas, isso me lembrou o livro do Drico, "Concreto Armado, eu te amo", ashiaushu! é mais bonita que a Luz? :)
já vi esse livro... cuidado, isso aí é coisa de engenheiro!

não, é uma estação pequena, na verdade é bem simples, mas é inovadora pra época. na época as estações eram de metal, madeira, tijolos... tudo semi-pronto ingles (ó a nova colonização, agora pelos ingleses). e o concreto armado tem que ser moldado no local, entao exige outra tecnologia no pais. a sorocabana é uma das ultimas ferrovias construidas para o café, por isso ja tinha mais tecnologia.

a Sala São Paulo só não é considerada a melhor instalação para concertos na América devido o prédio, reza a lenda (a lenda do informativo deles). a idéia é que fosse provisório e não interferisse negativamente na Julio Prestes. sendo demonstável, parte da instalação pode ser reutilizável, como o teto que muda conforma sinfonia, e o palco com o piano alternativo :P

uia, nao sabia.
nunca vi muita coisa sobre a sala são paulo, queria estudar sobre esse lance das placas. (acustica é uma área reprimida na minha vida profissional...)

Mila Turunen
Veterano
# abr/10 · Editado por: Mila Turunen
· votar


kiki
james_the_bronson
ó, vocês dois. parem de graça.
mas aquele tipo de comentário eu ouvia na quinta, sexta série. lembro que minha professora de História da época até se descabelava um pouco de raiva, ahsiuoashua, e perdia aulas tentando acabar com o senso comum da turma. não foi nada demais, eu só prestava atenção... gjgj

kiki
essa estação é aquela depois de Itapevi, na linha perdida na puta que pariu que o trem é gratuito? passei de carro uma vez, embaixo de uma pontezinha true, achei que fosse morrer. vamos lá? :D

nunca vi muita coisa sobre a sala são paulo, queria estudar sobre esse lance das placas. (acustica é uma área reprimida na minha vida profissional...)
que vergonha, meu deus.
tem guiamente gratuito em dias de ensaio da osesp. seu desinteressado.

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/10
· votar


"Concreto Armado, eu te amo",

Livro que faz leigo bundão achar que é engenheiro.

Mila Turunen
Veterano
# abr/10
· votar


Black Fire
mas o Adrianodevil faz Engenharia Civil .-.

Mila Turunen
Veterano
# abr/10
· votar


rimou.

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/10
· votar


Mila Turunen
Eu não falei nada sobre o Adriano. Oo

Mila Turunen
Veterano
# abr/10
· votar


Black Fire
o livro é dele, oras. :P

mas entendi o comentário agora :)

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/10
· votar


Mila Turunen
Tipo, se você ler o livro, você vai entender, porque o cara dá as coisas tão mastigadas que qualquer um se sente engenheiro.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a E se a guerra de Canudos, não tivesse acontecido, e eles tivessem dominado o Brasil todo