Academia -Iniciante- Dicas-Duvidas

Autor Mensagem
Andy TheCatSp
Veterano
# abr/10
· votar


Tripa-Seca
cara, no começo é bom tomar algum tipo de massa para dar o "tapa inicial.

Índio_DT
Veterano
# abr/10
· votar


Andy TheCatSp
cara, no começo é bom tomar algum tipo de massa para dar o "tapa inicial

Não é não.
Como vc vai tomar uma coisa sem saber se seu biotipo necessita daquilo?
É chover no molhado.

_FrEd_
Veterano
# abr/10
· votar


Índio_DT


Ow kr, vc segue alguma dieta? Se sim, falae só pra eu ter uma idéia.

Além disso, eu estava pensando em fazer um treino pra ganhar massa. Acho que o ideal seria diminuir a série (fazer tipo 10x8x7 repetições) aumentando o peso em cada repetição. O que vc acha?

Além disso eu estava pensando em "trocar" a massa (albumina) que eu tenho tomado pela creatina. N sei, mas acho que não tem dado um efeito legal a massa. Acho melhor esperar mais um pouco pra tomar, pq lembro que eu cheguei aos 73/74 Kg/1,79m sem tomar nenhum suplemento numa época que eu malhava legal. Agora eu ja estou voltando a pegar bem, mas to com 70Kg. Talvez a creatina faça mais efeito...

Abraço!

ZakkWyldeEMG
Veterano
# abr/10 · Editado por: ZakkWyldeEMG
· votar


Além disso, eu estava pensando em fazer um treino pra ganhar massa. Acho que o ideal seria diminuir a série (fazer tipo 10x8x7 repetições) aumentando o peso em cada repetição. O que vc acha?

Eu acho que isso pode funcionar. Mas lembre-se que ganho de massa não é fazer novecentos exercícios para um grupo muscular em questão. O negócio é fazer certo, sem roubar e com um peso legal.

Ou por exemplo, para peitoral você pode fazer a trinca básica"Supino Reto - Supino Inclinado - Fly(Voador)" Uma série de 12 reps com 60% do peso que vc usa normalmente, para aquecer, depois completa o peso e faz 3x8. Lembre-se da postura para evitar lesões, cuidado com os pulsos (mantenha-os retos) e vá devagar, com uma cadência 2-1-4, por exemplo. Não é regra mas para a minha pessoa funcionou, convém você experimentar.

Outra técnica legal que me ajudou foi a pré-exaustão. Ela consiste em você começar a treinar o grupo muscular em um exercício isolador, p. ex. o peito no Fly. Ali você só exercita o peitoral mesmo, o recrutamento de fibras musculares auxiliares (tríceps e ombro) é mínimo (isso se você estiver fazendo corretamente).

Então você aquece com uma série leve (12 reps - 60% do peso usual) no supino, depois vai pro Fly, faz as séries normais e depois, reduzindo o intervalo, volta para o supino. Neste exercício composto, você utiliza um pouco o tríceps (mesmo com a pegada aberta), o que é uma vantagem. Fazendo o supino depois do fly faz com que o tríceps auxilie a exaustão do peitoral.

Quanto à dieta, discipline-se para começar a fazer 6 refeições diárias, de qualidade, com bastante proteína e uma boa dose de carbos complexos. Não esqueça das frutas e saladas. E tenta maneirar no álcool. Você acha algumas dietas em blogs, sites ou fóruns especializados no assunto.

E é importante dormir bem e bastante. É nessa hora que os músculos são "construídos". =)

edit: a técnica da pré-exaustão você aquece o grupo muscular no exercício composto e não no isolador direto, então fica:

1 x12 supino 60%
3x8 voador 100%
3x8 supino 100%

A distribuição das cargas não é regra, vale experimentar o que fica melhor, bem como o estilo das reps (normal, pirâmide, etc)

izzystradlin
Veterano
# abr/10
· votar


_FrEd_
Além disso, eu estava pensando em fazer um treino pra ganhar massa. Acho que o ideal seria diminuir a série (fazer tipo 10x8x7 repetições) aumentando o peso em cada repetição. O que vc acha?

mano, me metendo no assunto, mas vou dar um pitaco..

o treino pirâmide como vc pensa em fazer pode ser bom sim...afinal naturalmente você irá ganhar força, aumentando a carga....esse é um treino perfeito pra quem quer ganhar força...

porém, vai depender do teu organismo...

afinal, o "default" da maioria que quer ganhar massa é fazer repetições curtas com a carga máxima...tipo 3 séries de 8 rep. para musculos grandes e 3 de 6 rep para musculos pequenos..com grandes intervalos de descanso (48 horas)...isso tudo suplementado..

só que eu tentei por uns 3 anos isso e não consegui...foi treinando definição com menos descanso e mais treino que consegui crescer razoavelmente bem...

o problema da pirâmide é que você perde resistência e engana um pouco quanto à carga...pois você acha que tá levantando 100Kg no supino mas faz só a ultima com esse peso...aí vc tenta diminuir um pouco pra fazer 10 ou 12 e vê que não tem mais resistência..enfim...

o jeito é tentar mudar..mas observar bem as mudanças do corpo pra ver o que mais rende pra você...já que a coisa mais complexa que existe pra quem treina, é tentar entender pq aquele desgraçado que nao come, bebe e treina 3X por semana cresce mais que vc que vai todo dia e se disciplina..uhaehheah (fato!)

sobre a dieta, eu te diria pra procurar 1 unica consulta com uma nutricionista...vai gastar um pouco mas tu nao vai se arrepender...afinal a dieta é relativa à cada organismo e tuas necessidades energéticas...baguho complicado..

=/

ZakkWyldeEMG
Veterano
# abr/10
· votar


tentar entender pq aquele desgraçado que nao come, bebe e treina 3X por semana cresce mais que vc que vai todo dia e se disciplina..uhaehheah (fato!)


printf("ciclo");

=P

izzystradlin
Veterano
# abr/10
· votar


ZakkWyldeEMG

haha

ZakkWyldeEMG
Veterano
# abr/10
· votar


izzystradlin
só que eu tentei por uns 3 anos isso e não consegui...foi treinando definição com menos descanso e mais treino que consegui crescer razoavelmente bem...

como diabos vc conseguiu isso?

izzystradlin
Veterano
# abr/10
· votar


ZakkWyldeEMG
complicado..eu também não sei...eu acredito que o meu tipo físico magro seja mais apropriado pra definição do que pra ganho de massa...

ou a segunda hipótese é que de como eu treinei 3 anos a mesma merda sem dar impulsos diferente ao musculo, agora em 3 meses treinando diferente ele tem reagido diferente..
e aí pode ser que daqui mais uns meses eu precise trocar novamente..

enfim..

ZakkWyldeEMG
Veterano
# abr/10
· votar


izzystradlin
ou a segunda hipótese é que de como eu treinei 3 anos a mesma merda sem dar impulsos diferente ao musculo, agora em 3 meses treinando diferente ele tem reagido diferente..

aí que está

foi nessa hora que vc passou pra que tipo de treino?

izzystradlin
Veterano
# abr/10 · Editado por: izzystradlin
· votar


ZakkWyldeEMG
nesses ultimos 3 meses tenho treinado intensamente...

eu tinha o biceps reto...me indicaram treinos como o 21 com barra e esses todos que você morre fazendo séries longas...haha

mas enfim...tenho treinado 4 vezes por semana com séries longas, menos peso...

a parte estranha é que eu to alcançando pesos maiores que antes e bem mais inchado que antes...

vamo vê até quando dura..haha

ZakkWyldeEMG
Veterano
# abr/10
· votar


izzystradlin

então vc deve ser ectomorfo

a vantagem é o baixo BF, o que facilita a definição, mas o metabolismo acelerado precisa de energia em intervalos pequenos e constantes

o que recomendam por aí é esquecer dos aeróbicos e treinar pesado, com bastante peso, devagar e infrequente

_FrEd_
Veterano
# abr/10
· votar


ZakkWyldeEMG

Eu acho que isso pode funcionar. Mas lembre-se que ganho de massa não é fazer novecentos exercícios para um grupo muscular em questão. O negócio é fazer certo, sem roubar e com um peso legal.

Eu aço 3 pra cada grupo, trabalhando 2 grupos por dia. Eu não roubo, faço certinho msm, unica coisa é que as vezes peço ajuda qnd to forçando mais.

O treino de peitoral que faço é quase igual esse que vc disse, mas eu faço Fly Inclinado e Crossover.

E essa pré-exaustão, ta até parecendo super série... Não sei se aguento kr, mas qnd tiver com a academia vazia posso tentar fazer.

Sobre dormir bem a bastante, eu até tento, mas falta tempo. Mas eu durmo bem sim. Ahh, e eu não tomo bebidas alcoolicas.

E sobre creatina vc não falou nd. Q tu acha de tomar creatina sem acompanhamento de massa?

Vlw!

izzystradlin

Kr, eu queria ir num nutricionista mas as consultas são caras e o convênio que tenho não banca. Mas eu me alimento bem...

Al_Capone
Veterano
# abr/10 · Editado por: Al_Capone
· votar


entao galera... uma coisa qeu muita gente demora a entender é que na musculaçao 70% dos resultados vem da dieta... e dieta qeu eu digo é dieta de verdade... nao as qeu passam por ai que no meio da tarde é pra comer uma barra de ceral ou coisa do tipo hahah
se eu postar a minha aqui vao me chamar de louco ate... mas os segredo é sempre comer a cada 3 horas e manter uma alta ingestao de proteinas em todas as refeiçoes.. treino é muito individual.. entao treinando pesado e com intensidade ja ta valendo...
mas a melhor dica qeueu posso dar e´sempre pesquisar sobre o assunto.. pq nutricionistas e instrutores de academia que entendam do assunto sao coisas muuuito raras de se achar...

ZakkWyldeEMG
Veterano
# abr/10
· votar


_FrEd_
E essa pré-exaustão, ta até parecendo super série... Não sei se aguento kr, mas qnd tiver com a academia vazia posso tentar fazer.

De fato, você está certo..... a pré-exaustão pode ser feita com descanso normal também, sem o ritmo da super-série.

E sobre creatina vc não falou nd. Q tu acha de tomar creatina sem acompanhamento de massa?

O que seria acompanhamento de massa?

Eu já tomei creatina e foi interessante o ganho na força/explosão muscular, mas recomendo deixar para tomar algo assim depois de uns 8 meses ou mais de treino sólido e bem fundamentado. Até lá, peito de frango desossado, pão integral, frutas, verduras, atum em lata e outros alimentos saudáveis fazem bem o seu papel. =)

Índio_DT
Veterano
# abr/10
· votar


_FrEd_
Ow kr, vc segue alguma dieta? Se sim, falae só pra eu ter uma idéia.

Além disso, eu estava pensando em fazer um treino pra ganhar massa. Acho que o ideal seria diminuir a série (fazer tipo 10x8x7 repetições) aumentando o peso em cada repetição. O que vc acha?

Além disso eu estava pensando em "trocar" a massa (albumina) que eu tenho tomado pela creatina. N sei, mas acho que não tem dado um efeito legal a massa. Acho melhor esperar mais um pouco pra tomar, pq lembro que eu cheguei aos 73/74 Kg/1,79m sem tomar nenhum suplemento numa época que eu malhava legal. Agora eu ja estou voltando a pegar bem, mas to com 70Kg. Talvez a creatina faça mais efeito...

Abraço!


Depende. Tu malha a quanto tempo?
Entenda que a creatina tem um efeito TOTALMENTE ilusório...porém, ele realmente aumenta a força. Então é um bom suplemento, mas pra ser ingerido no ápice da sua forma física possivel para o tempo de treino.

Sobre treino pra ganhar massa:
Treino pra ganhar massa é hipertrofia...tenta fazer treinos de 4 series de 10 repetiçoes, uns 4 exercicios por grupo muscular.
Fazer treino ABC é bom tambem, sendo que é legal vc tirar um dos dias pra fazer alongamento e aeróbico leve, pra nao perder peso.

Al_Capone
entao galera... uma coisa qeu muita gente demora a entender é que na musculaçao 70% dos resultados vem da dieta... e dieta qeu eu digo é dieta de verdade... nao as qeu passam por ai que no meio da tarde é pra comer uma barra de ceral ou coisa do tipo hahah
se eu postar a minha aqui vao me chamar de louco ate... mas os segredo é sempre comer a cada 3 horas e manter uma alta ingestao de proteinas em todas as refeiçoes.. treino é muito individual.. entao treinando pesado e com intensidade ja ta valendo...
mas a melhor dica qeueu posso dar e´sempre pesquisar sobre o assunto.. pq nutricionistas e instrutores de academia que entendam do assunto sao coisas muuuito raras de se achar...


Realmente. Qualquer dieta é válida.
Eu fiz uma dieta de 2 semanas com carboidrato e proteina, me alimentando a cada 3 horas.
Ganhei 1,5 kg. \o/

ZakkWyldeEMG
Veterano
# abr/10
· votar


Treino pra ganhar massa é hipertrofia...tenta fazer treinos de 4 series de 10 repetiçoes, uns 4 exercicios por grupo muscular.

Eu acho que 4 exercícios pro grupo muscular, sem estar em um nível avançado, é excesso de volume e pode levar ao overtraining.

A respeito das 10 reps, nada contra se você for um cara mesomorfo e alto (o Arnold fazia 10 reps na época de ouro dele). Agora se for ectomorfo, manda ver em 8 reps.... 10 ou 12 pras pernas.

Fazer treino ABC é bom tambem, sendo que é legal vc tirar um dos dias pra fazer alongamento e aeróbico leve, pra nao perder peso.

Aeróbico pra não perder peso? oO

Esquece aeróbico. Treine com intensidade para hipertrofia. E alongue bem no final do treino, para evitar encurtamento muscular.

Índio_DT
Veterano
# abr/10
· votar


ZakkWyldeEMG
Eu acho que 4 exercícios pro grupo muscular, sem estar em um nível avançado, é excesso de volume e pode levar ao overtraining.

É. Mas é o melhor treino pra ganhar.
Pegando numa boa o overtraning nao tem um efeito tao negativo.

A respeito das 10 reps, nada contra se você for um cara mesomorfo e alto (o Arnold fazia 10 reps na época de ouro dele). Agora se for ectomorfo, manda ver em 8 reps.... 10 ou 12 pras pernas.

Então, mas ae depende de como o cara reage.
Os instrutores da academia passam treino de 10 repetiçoespra nao zuar muito os tendões, já que com 8 repetiçoes todo mundo acha que é o Hulk e quer pegar tudo nos aparelhos.

Aeróbico pra não perder peso? oO

Esquece aeróbico. Treine com intensidade para hipertrofia. E alongue bem no final do treino, para evitar encurtamento muscular.


Fazendo dieta de carbo, vc nao perde nada e ainda ganhar resistencia respiratória. O que pode ser feito é um treino de resistencia, pra quebrar um pouco o overtraining.

_FrEd_
Veterano
# abr/10
· votar


ZakkWyldeEMG

O que seria acompanhamento de massa?

Tomar creatina + Albumina ou Whey.

Sobre alimentação saudavel, eu tento comer essas coisas integrais, que fazem bem a saude. Mas as frituras geralmente não me escapam... Mas eu evito bastante coisa (refrigerante, chocolate, bolacha recheada...)

Índio_DT

Kr, eu malho ha uns 2-3 anos, só que eu ja parei umas 3 ou 4 vezes. Desde que eu voltei, to malhando ha uns 4 meses acho.

Tripa-Seca
Veterano
# abr/10
· votar


Andy TheCatSp
Tripa-Seca
cara, no começo é bom tomar algum tipo de massa para dar o "tapa inicial.


É dinheiro jogado fora gastar com whey pra começar academia. Só é recomendado tomar proteina forte quando você já faz a uns 4/5 meses..

Índio_DT
Veterano
# abr/10
· votar


_FrEd_
Entao pode fazer esse treino.
4 de 10 ou 4 de 12.
Mete peso...e faz um intervalo de 30 a 45 segundos de descanso entre as séries.
se possivel peça pro instrutor da academia colocar um "drop 7" pra cada grupo muscular.

_FrEd_
Veterano
# abr/10
· votar


4x12? Pqp...

E o que é drop7?

Índio_DT
Veterano
# abr/10
· votar


_FrEd_
Velho...o treino é pesado, mas dá resultado...

Drop 7 é aquele exercicio que vc faz 7 repetiçoes com um peso e 7 repetiçoes com mais peso em uma única série.

Como eu disse: é pesado, mas é bom.

TWT ICE
Veterano
# abr/10
· votar


http://ego.globo.com/Gente/foto/0,,40111128-EXH,00.jpg

>>
so injetar um óleozinho ahuauhhuahua

Índio_DT
Veterano
# abr/10
· votar


TWT ICE
Affe maria
hahahahahahaha

ZakkWyldeEMG
Veterano
# abr/10
· votar


Índio_DT
É. Mas é o melhor treino pra ganhar.

Discordo.

Pegando numa boa o overtraning nao tem um efeito tao negativo.

A própria definição de overtraining inclui a consequência de perda de massa muscular por falta de descanso ou excesso de volume de treino para um determinado biotipo (em especial o ectomorfo).

Se a tua definição de over é pegar pesado nos treinos, tanto intensidade como volume, mas ainda assim conseguir descansar, daí isso não é over.

Existem alguns artigos científicos que relatam os resultados do número de repetições para resultados de hipertrofia. Descobriu-se que o ideal é entre 8 e 10 reps, com cadência lenta e controlada (4-2-4), indo até a falha positiva, para grupos de pessoas que praticavam musculação há alguns anos (acho que era no mínimo 3 anos). O excesso de volume foi questionado nos treinos para hipertrofia justamente pelo fato de não adicionar estímulo das fibras musculares tipo 2 e 3 e permitir que o músculo funcione em um estado mais catabólico.

Vou passar um tópico bem interessante aqui, eu consegui coletar várias informações e incluir algumas delas em meus treinos =)

http://www.fisiculturismo.com.br/forum2/viewtopic.php?t=66265

qew
Veterano
# abr/10 · Editado por: qew
· votar


ZakkWyldeEMG

Descobriu-se que o ideal é entre 8 e 10 reps, com cadência lenta e controlada (4-2-4)

Ae man, o que são esses numeros em parenteses?

ZakkWyldeEMG
Veterano
# abr/10
· votar


qew

É a duração para cada fase da repetição em um exercício.

Por exemplo, 4-2-4 em um supino, você demora 4 segundos pra levantar (fase positiva), 2 segundos segurando a barra no topo (fase estática) e 4 segundos descendo (fase negativa).

Índio_DT
Veterano
# abr/10
· votar


ZakkWyldeEMG
A própria definição de overtraining inclui a consequência de perda de massa muscular por falta de descanso ou excesso de volume de treino para um determinado biotipo (em especial o ectomorfo).

Se a tua definição de over é pegar pesado nos treinos, tanto intensidade como volume, mas ainda assim conseguir descansar, daí isso não é over.


O treino não é pra se ter um overtraining cara...o over que eu tou dizendo é uma consequencia de um treino puxado. COm esse treino que vc colocou ae no exemplo, de 8 repetiçoes 4-2-4, vc terá um overtraining da mesma forma. Nao tou tratando o over como tipo de treino, e sim como consequencia negativa para quem deseja um treino pesado. Entao, só pra frizar, NÃO TOU DIZNEDO QUE OVER É TREINO. Ou seja, nao foi uma definição. =)


Existem alguns artigos científicos que relatam os resultados do número de repetições para resultados de hipertrofia. Descobriu-se que o ideal é entre 8 e 10 reps, com cadência lenta e controlada (4-2-4), indo até a falha positiva, para grupos de pessoas que praticavam musculação há alguns anos (acho que era no mínimo 3 anos). O excesso de volume foi questionado nos treinos para hipertrofia justamente pelo fato de não adicionar estímulo das fibras musculares tipo 2 e 3 e permitir que o músculo funcione em um estado mais catabólico.

Estamos falando de resultados, man.
Por mais que cientificamente seja dito que a característica de overtraining seja a perda de massa, isso nao procede quando o quesito massa é dado em troca de massa gorda por massa magra.

Se quer ganhar peso e pronto, fica tomando massa sem malhar que vc engorda. O problema é conseguir "trocar de massas".

E partindo do pressuposto dessa teoria cientifica postada ae, pra que serve um treino de explosão muscular? Ou melhor: pra que serve um treino de resistencia muscular? Sabendo que o treino de resistencia perde muito, claro.

Veja bem: não tou dizendo que as explicaçoes cientificas sejam tolas. Só tou dizendo que o treino ideal nao existe. Isso vai variar de atleta para atleta, de objetivo para objetivo. Assim, é cabível dizer que essa teoria não pode ser aplicada pra todos. Só pra dar um exemplo: Supino reto recruta mais fibras aos ombros do que ao peitoral. Então, por que ainda é um dos melhores exercicios para peitoral? Cientificamente, ele nao seria muito valido. Mas é um fato consumado que é um dos melhores pro grupo muscular.

Lembrando que, mais uma vez, nao discordo de nada do que foi dito. Só estou expondo um ponto de vista vindo a partir de algumas pesquisas pessoais. Como nao sou nenhum expert, só estou opinando.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# abr/10
· votar


Índio_DT
O treino não é pra se ter um overtraining cara...o over que eu tou dizendo é uma consequencia de um treino puxado. COm esse treino que vc colocou ae no exemplo, de 8 repetiçoes 4-2-4, vc terá um overtraining da mesma forma. Nao tou tratando o over como tipo de treino, e sim como consequencia negativa para quem deseja um treino pesado. Entao, só pra frizar, NÃO TOU DIZNEDO QUE OVER É TREINO. Ou seja, nao foi uma definição. =)



Não, provavelmente eu não terei um overtraining. Quem sabe você possa ter um over treinando desta forma, da mesma maneira que eu possa ter um over usando um treino seu e você ficar de boa.

Daí chegamos num acordo em comum que foi citado por aqui: que existem treinos que funcionam melhor para determinados tipos de pessoas, e outros não. É questão de testar mesmo. =)

Estamos falando de resultados, man.
Por mais que cientificamente seja dito que a característica de overtraining seja a perda de massa, isso nao procede quando o quesito massa é dado em troca de massa gorda por massa magra.

Se quer ganhar peso e pronto, fica tomando massa sem malhar que vc engorda. O problema é conseguir "trocar de massas".


Eu quis dizer no sentido de você usar um treino muito volumoso e frequente que não permita o descanso e recuperação do músculo.

Daí concordamos em outro ponto em comum: descanso bem feito após um bom treino faz crescer o músculo exercitado (acrescido de uma boa alimentação), correto?

Eu também posso ter parcializado um pouco a expressão do meu ponto de vista no momento em que levei em consideração a minha experiência pessoal com musculação.

Sou diabético e nunca tive um BF elevado. Na realidade, por descuido em certas épocas, eu cheguei a 3% (via bioimpedância com nutricionista). Então o meu caso é mais ganhar massa magra mesmo do que promover uma troca de massas como vc citou. Acho que isso clarifica melhor a conversa.

Veja bem: não tou dizendo que as explicaçoes cientificas sejam tolas. Só tou dizendo que o treino ideal nao existe. Isso vai variar de atleta para atleta, de objetivo para objetivo. Assim, é cabível dizer que essa teoria não pode ser aplicada pra todos. Só pra dar um exemplo: Supino reto recruta mais fibras aos ombros do que ao peitoral. Então, por que ainda é um dos melhores exercicios para peitoral? Cientificamente, ele nao seria muito valido. Mas é um fato consumado que é um dos melhores pro grupo muscular.

Lembrando que, mais uma vez, nao discordo de nada do que foi dito. Só estou expondo um ponto de vista vindo a partir de algumas pesquisas pessoais. Como nao sou nenhum expert, só estou opinando.


Sim, também concordo quanto à validade das pesquisas científicas, e ainda reforço o fato de que elas são feitas sim, com base em treinos reais, de fisiculturistas (as boas pesquisas, pelo menos =P).

Qualquer teoria científica deve ser bem embasada em experimentos reais, ou seja, ela deve ser validada, senão é um monte de pressupostos.


Só tou dizendo que o treino ideal nao existe. Isso vai variar de atleta para atleta, de objetivo para objetivo. Assim, é cabível dizer que essa teoria não pode ser aplicada pra todos.

Isso eu concordo plenamente. =D


Só pra dar um exemplo: Supino reto recruta mais fibras aos ombros do que ao peitoral. Então, por que ainda é um dos melhores exercicios para peitoral? Cientificamente, ele nao seria muito valido. Mas é um fato consumado que é um dos melhores pro grupo muscular.

Olha, o que eu fiquei sabendo que o supino inclinado recruta indiretamente (além do tríceps) algumas porções do ombro, mas por essa razão é que recomendam que a inclinação neste exercício seja de no máximo 30 graus. O supino reto recruta apenas o peito e indiretamente o tríceps (mas claro, tem neguinho na academia que se contorce, berra e faz força até com a panturrilha pra erguer a barra huahua, daí minha teoria vai pro saco =P)


Lembrando que, mais uma vez, nao discordo de nada do que foi dito. Só estou expondo um ponto de vista vindo a partir de algumas pesquisas pessoais. Como nao sou nenhum expert, só estou opinando.

Tranquilo man, é bom ler de vez em quando algumas opiniões mais fundamentadas que nem a tua aqui, eu também sou apenas um curioso na área, repassando um pouco das informações que leio e concordo e das coisas que aprendi durante os anos de academia. =)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Academia -Iniciante- Dicas-Duvidas