Trabalho a mais de 3 anos sem registro, o que acontece se eu denunciar?

Autor Mensagem
Koisa
Veterano
# abr/10


Fala galerinha do mal, tenho uma dúvida, primeiro:

Como faço pra denunciar?? Onde que eu ligo??
Um amigo meu de outro escritório falou que manter funcionário sem registro, é crime contra o governo, pois deixa de pagar impostos e o caraleo a quatro.. Mas, onde que eu ligo pra fazer a denuncia??

Segunda dúvida:
O que irá acontecer depois que eu denunciar?? Os caras vão vir aqui no meu trampo com porrete na mão e espancar o meu patrão?? Eu vou receber os 3 anos de fundo de garantia e os 3 anos de registro em minha carteira?? Help me :/

Simonetti
Veterano
# abr/10 · Editado por: Simonetti
· votar


Ministério do Trabalho ou delegacia regional do trabalho.

Não tem esta de "porrete na mão". Vai rolar uma fiscalização, você terá que apresentar provas do que está acusando, e ele também.

no final vc será despedido, podendo até ter todos seus direitos trabalhistas reconhecidos.

Ele (seu patrão) sofrerá uma multa que pode ser grande, sobretudo se forem descobertos outros casos parecidos.

Edit: você não tem direito a nada que lhe seria devido 5 anos ou mais pra trás.

Koisa
Veterano
# abr/10
· votar


Simonetti

Só tem eu de funcionário, se ele me mandar embora, ele toma no cu, e mandar eu embora pra contratar outro, vai dar na mesma, por que eu vou denunciar se ele não registrar o outro tbm..
E tpo, eu não vou me identificar na denuncia, então tera que se defender é ele, não é??

Simonetti
Veterano
# abr/10
· votar


Koisa
E tpo, eu não vou me identificar na denuncia, então tera que se defender é ele, não é??

Seria ele sim, mas como você é o único funcionário, não será difícil de saber que foi você que fez a denúncia, certo?

Você já tentou pleitear seus direitos de forma tranquila, com diálogo? O que ele diz?

Koisa
Veterano
# abr/10 · Editado por: Koisa
· votar


Simonetti

Ok, ele desconfiara que fui eu, mas a denuncia vira como anônima, certo?? Eu não terei que discutir com os fiscais, correto??

Você já tentou pleitear seus direitos de forma tranquila, com diálogo? O que ele diz?

Que não rola, ele nunca ira me pagar os 3 anos que ele não pagou..

Simonetti
Veterano
# abr/10
· votar


Koisa
Eu não terei que discutir com os fiscais, correto??

Os fiscais obviamente vão querer conversar contigo, mas tranquilamente, saber suas condições de trabalho, tentar entender o que acontece, conhecer os precedentes da acusação.

Pelo menos aqui em BH, os fiscais geralmente são muito cordiais com empregados.

Talvez eles te perguntem - o seu patrão certamente o fará - se foi você quem fez a denúncia.

Outra possibilidade é tentar arrumar um advogado trabalhista e entrar com um processo no Ministério do Trabalho.

De qualquer forma, só um conselho: pra vc conseguir o que quer, tenha provas do que está acontecendo. Tenha provas que vc está aí há 3 anos sem registro, mas com vínculo empregatício.

Testemunhas (como porteiros do prédio, funcionários de empresas próximas, etc) valem também, pois te vêem aí todos os dias.

dom de Deus
Veterano
# abr/10
· votar


Koisa


dependendo do serviço e de como vc começou o serviço , se o trato foi q vc trabalhasse por dia e você denunciasse seria pilantragem.

eu trabalhei bastante por dia depois arrumei serviço fichado. parei de trabalhar por dia e fui trabalhar fichado! não fiz intriga!

se vc quer trabalhar fichado ache um e saia do atual !

mas cada caso é um caso, não sei qual foi o trato quando vc começou trabalhar!

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# abr/10
· votar


Koisa

Se você receber por PJ, ele pode dizer que vc é freelancer, então vc vai ter que provar sua relação de prestação de serviços é habitual, subordinada e remunerada, caracterizando relação de emprego. Acho que uns comprovantes de depósito, ou testemunhas já são suficientes. E nem adianta, vc vai se queimar com seu patrão. Sugiro que entre logo no pau e acabe com o abuso.

Koisa
Veterano
# abr/10 · Editado por: Koisa
· votar


Simonetti
De qualquer forma, só um conselho: pra vc conseguir o que quer, tenha provas do que está acontecendo. Tenha provas que vc está aí há 3 anos sem registro, mas com vínculo empregatício.

Testemunhas (como porteiros do prédio, funcionários de empresas próximas, etc) valem também, pois te vêem aí todos os dias.


Eu trabalho em despachante, como testemunha eu coloco os Investigadores Policiais do Ciretran que me vêm todo dia, o encarregado do Ciretran.


Outra coisa, estava pensando em somente entrar com o advogado, sem fazer a denuncia, mas antes, gostaria de propor pra ele a quantia que ele tem que me pagar, mas como faço pra calcular o valor??

be5
Veterano
# abr/10
· votar


Koisa

Isso depende, pelo seus relatos não vai rolar um acordo de demissão, então vc vai receber férias retroativas, 13º retroativos, férias e 13º deste ano (no caso conta o começo do ano no primeiro dia depois das suas ultimas férias) e os dias trabalhados (se não fechar um mês antes da recisão).

E, se entrar direto com um processo, talvez role uma graninha à mais. Mais isso só se vc não for com a cara do cidadão msm...

be5
Veterano
# abr/10
· votar


Só mais uma coisa.

Cara, mesmo vc não sendo registrado, o que vc tem direito de receber é idêntico a qualquer funcionário de mesmo cargo registrado.

Os cálculos que vc vai usar são iguais ao de qualquer funcionário que esteja pedindo às contas depois de 3 anos trabalhados...

EternoRocker
Veterano
# abr/10 · Editado por: EternoRocker
· votar


O advogado vai cobrar 30% do que vc ganhar.

Por exemplo. Ele vai fazer os cálculos... 13º, férias, fgts... vai apurar quanto vc vai poder cobrar da empresa onde trabalha. Vai ingressar com a reclamação trabalhista... dessa ação, o que vc ganhar, 30% é dele.

Se vc for sair da empresa, lembre-se que o prazo para distribuição da ação funciona assim: 2 anos pra frente e 5 anos para trás.

Isso significa que qto mais tarde vc procurar um adv para distribuir a ação, mais vc perde.

É como se fosse uma linha do tempo... vc sai da empresa... se distribuir a ação imediatamente, vc pode pleitear seus direitos de 5 anos atrás.... se distribuir a ação daqui um ano, vc vai poder pleitear diretos inerentes há 04 anos atrás. Sacou ???

Nem se preocupe muito com isso... O mais importante é procurar um advogado para que ele providencie os cálculos e te oriente dos procedimentos de maneira detalhada...

No caso de ser distribuída a ação, vai ser designada uma audiência onde vc e seu patrão estarão presentes, daí já dá pra imaginar que não tem como evitar um atrito com seu chefe.

Pense que se ele está sendo picareta com vc, nada mais justo do que vc correr atrás dos seus direitos... Bota o fdp no "pau" e vá a caça de outro trampo.

maizena e o um
Veterano
# abr/10
· votar


Koisa

Antes de denunciar, você já conversou com seu patrão a respeito? Porque se denunciar pelas costas aí você também estará sendo picareta.

_JCM_
Veterano
# abr/10
· votar


o que acontece se eu denunciar?

Os moderadores vão avaliar sua denuncia e tomar as devidas providências.

Brincadeira man...

Koisa
Veterano
# abr/10 · Editado por: Koisa
· votar


EternoRocker
be5
be5
Carlos_Souza_Jr
Simonetti

Eu posso entrar com advogado depois que eu sair do meu emprego??

PS: Férias, 13°, isso ele me paga..

EternoRocker
Veterano
# abr/10
· votar


Pode... e é até mais aconselhavel que procure depois que sair do emprego. Por isso, pense bem se é um bom momento...

be5
Veterano
# abr/10
· votar


Koisa

Sim cara, na verdade é o mais certo a fazer...

_JCM_
Veterano
# abr/10
· votar


Koisa

Cara, já tentou conversar com teu chefe e explicar que ele está fazendo errado?

Sei lá, poderia ser uma alternativa pra não ter que entrar com advogado e tal...

Koisa
Veterano
# abr/10
· votar


_JCM_


Ja, ja, não rola..

_JCM_
Veterano
# abr/10
· votar


Koisa

Eita...aí é sacanagem.

be5
Veterano
# abr/10
· votar


Koisa

É amigo, então provavelmente vai acontecer assim.

Você vai informar ele que vai entrar na justiça, e ele vai te mandar tomar naquele lugar, e dizer que vc ta demitido.

Quanto a causa, relaxa. Esse tipo de causa é causa ganha, sempre.

Koisa
Veterano
# abr/10
· votar


be5
Você vai informar ele que vai entrar na justiça, e ele vai te mandar tomar naquele lugar, e dizer que vc ta demitido.

Se ele me demitir, consigo fazer ele pagar seguro desemprego??

Simonetti
Veterano
# abr/10
· votar


Koisa
consigo fazer ele pagar seguro desemprego??

Quem paga o SD é a Caixa. Só que vc só recebe se tiver trabalhado fichado nos últimos 3 ou 6 meses, e não tiver recebido SD nos 12 meses anteriores ao início do contrato de trabalho, e tiver sido demitido sem justa causa.

Qualquer coisa diferente disto, vc não recebe.

O que vc pode pleitear com seu advogado é a assinatura restroativa da sua carteira e a demissão sem justa causa, já que as condições de trabalho se deterioraram em função de vc não receber seus direitos integrais.

Se vc for com um advogado no Min. Trabalho, vc ganha tudo isto.

Sam
Moderador
# abr/10
· votar


Vamos lá =)

1) Se vc quer continuar no emprego mas topa sair se ele não quiser bancar... converse com ele primeiro pedindo prele regularizar a situação. Se ele não topar, vc provavelmente não terá a opção de denunciar.
2) Se não quer perder o emprego, denuncie pelas costas. Não recomendo essa opção.
3) Se já tá saindo, procure um advogado e cobre seu direito na justiça. Vc vai tirar uma nota preta e isso servirá de exemplo pra ele nunca mais fazer isso.

Sou empregador e pago TODOS os impostos. É pesado pacaralho, ao ponto de a "competição" no mercado de trabalho ficar injusta.

Koisa
Veterano
# abr/10
· votar


Sam

Foi o que meu amigo disse, falou que isto da um processo enorme na federal pra cima dele (foi ele que disse)

EternoRocker
Veterano
# abr/10
· votar


Koisa

Não é um processo enoooooorme... é um processo normal... E na justiça do trabalho é assim, o patrão nunca tem razão... e isso as vezes é foda... mas o entendimento deles é esse.

Até da pra relacionar isso com o que o Sam falou... ele paga tudo direitinho, ainda assim, por qualquer coisinha (leia assédio moral) ele pode ter grandes problemas na justiça trabalhista... ou seja, se é patrão, eles não perdoam mesmo.

Lembrando que todas as informações que estamos te dando estão baseadas nas informações que vc passou pra nós... ou seja... a certeza de vitória sempre é uma incerteza quando não se conhece a fundo os fatos.

Procure um advogado e boa sorte !!!

Koisa
Veterano
# abr/10
· votar


Sam


Suponha que eu não queira entrar com advogado em cima, quero apenas receber.. O que eu tenho direito a receber?? É só o fundo de garantia?? Férias e 13° ele ja me paga..

Simonetti
Veterano
# abr/10
· votar


Koisa
Suponha que eu não queira entrar com advogado em cima, quero apenas receber.. O que eu tenho direito a receber?? É só o fundo de garantia?? Férias e 13° ele ja me paga..

Tem muito mais:

- são 3 anos de FGTS
- é seu direito a seguro desemprego + direito de sacar o FGTS se for demissão sem justa causa
- são 3 anos de contribuição de INSS (que decide quando você poderá aponsentar... imagine daqui a 32 vc descobrir que ainda precisa trabalhar + 3 anos para poder se aposentar)
- etc, etc, etc

Sem contar o seguinte: o que é certo, é certo.

É concorrência desleal se uns pagam impostos (como o Sam) e outros não (como seu chefe).

Tripa-Seca
Veterano
# abr/10
· votar


pq se num chantageia ele?

brunohardrocker
Veterano
# abr/10
· votar


Koisa

Tipo, é lógico que se vc denunciar pode ganhar seus direitos, mas por que trabalhou todo esse tempo sem carteira assinada?
Isso aí só é pepino pro teu lado na aposentadoria.

Sei que tem aquele desconto chato todo mês, e que é uma FACADA nas tripas do patrão, mas não entre mais nessas frias.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Trabalho a mais de 3 anos sem registro, o que acontece se eu denunciar?