Filosofar (peguem as dorgas)

Autor Mensagem
    Codinome Jones
    Veterano
    # mar/10

Suponho que a grande maioria ja tenha tido pelo menos uma aula de filosofia na escola e saiba mais ou menos o que filosofar signifique então..

O tema é filosofar sobre questões morais. Ao contrario da ciencia como um todo as respostas obtidas na filosofia são inconclusivas e nada pragmaticas.. Será que vale a pena?

Vocês acham que vale a pena filosofar sobre questões cuja resposta absoluta, dificilmente será encontrada, e que no maximo que faremos seria adotar a teoria que mais soasse reconfortante
    Vs
    ou matutar essas questões é coisa de doido ou que é uma grande perda de tempo, visto a mesma justificativa da anterior..

[M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: [M]@a.[K]!ller
    · votar

Iluminismo foi um evento de filosofia bem importante pra atualmente, acelerou as industrias, criou a industria manufatureira. Devem ter bastantes eventos assim que são importantes até hoje.

Sombra Neon
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Filosofia é mais que simples teoria. Discutir filosofia, quase sempre, é **********.

Excelion
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Esse tópico contém altas quantidades de THC.

Marco Hietala
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Tudo tem seu papel, mesmo que esse papel seja não ter um.

Andy TheCatSp
    Veterano
    # mar/10
    · votar

o amor é a essência da vida.
    devemos sempre amar, amar, e amar. cada dia mais.
    para todo sempre, amar, amar e amar

Stieve Staley
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Vocês acham que vale a pena filosofar sobre questões cuja resposta absoluta, dificilmente será encontrada, e que no maximo que faremos seria adotar a teoria que mais soasse reconfortante

Acho que vc precisa ler Descartes. hahahahaha

Eu faço Filosofia na USP. Mas seria idiota da minha parte fazer um baita discurso aqui. E muito chato também.

_Dio
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Excelion
    Haja seda...

Codinome Jones
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Acho que vc precisa ler Descartes. hahahahaha

Não intendi.. (talvez por isso vc deva ler)..
    pode explica?

Stieve Staley
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Na verdade você entendeu. É para você ler.

Principalmente um livro dele chamado O Discurso do Método. Tem umas 40 paginas, você lê em uma tarde. Mas vai fazer uma baita diferença na sua vida. Pode acreditar.

mas como preview, eu posso dizer que Descartes condena exatamente isso que vc reclama. Que é justamente a falta de objetividade da Filosofia. E escreve bons livros que provam que a Filosofia pode muito bem ser objetiva e conclusiva.

É uma pena que informações deste tipo ficam reclusas no ambiente universitário. Se fosse ministrado desde a escola, iria mudar boa parte desta velha visão que as pessoas tem da Filosofia.

Que deixou de ser assim faz séculos.

Codinome Jones
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Stieve Staley
    Não era esse que achava que a alma do individuo se encontrava na glandula pituitaria??

rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/10
    · votar

o valor das coisas se da por sua usuabilidade.

a religiao é o opio do povo

o homen é contra a razão quando a razao é contra o homen

o homen é a medida de todas as coisas

a maior das virtudes é a medidade

a função da disciplina é criar corpos doceis

Codinome Jones
    Veterano
    # mar/10
    · votar

a religiao é o opio do povo
    há quem diga que é o placebo..

diboua/

KaTy
    Miss Simpatia 2012
    # mar/10
    · votar

"Só sei que nada sei."

LeandroP
    Moderador
    # mar/10
    · votar

Filosofia é perfumaria (em muitos cursos).. infelizmente.

Stieve Staley
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Esse mesmo!

Ele tentou criar uma ciência natural completa, ampliou sua concepção de mundo até aos reinos biológicos.

Plantas e animais nada mais eram que simples máquinas. Esta concepção criou raízes profundas com conseqüêcias não só a nível biológico, como psicológico (Behaviorismo, em Psicologia) e até mesmo econômico (manipulação comercial de animais sem consideração ética alguma).
    Para ele corpo humano também era uma máquina, diferenciada porque seria habitada por uma alma inteligente, distinguível da máquina-corpo e ligado a ela pela famigerada glândula pituitária . Essa visão mecanicista da vida teve consequencias inclusive na Medicina, tendo exercido uma grande motivação no desenvolvimento da Psicologia nos seus primórdios.

Stieve Staley
    Veterano
    # mar/10
    · votar

LeandroP
    Filosofia é perfumaria (em muitos cursos).. infelizmente.

Você se refere à graduação?

Codinome Jones
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Plantas e animais nada mais eram que simples máquinas. Esta concepção criou raízes profundas com conseqüêcias não só a nível biológico, como psicológico (Behaviorismo, em Psicologia) e até mesmo econômico (manipulação comercial de animais sem consideração ética alguma).
    Para ele corpo humano também era uma máquina, diferenciada porque seria habitada por uma alma inteligente, distinguível da máquina-corpo e ligado a ela pela famigerada glândula pituitária

Me agrada bastante visões desse tipo.. Não propriamente a alma e a pituitaria mas essa simplicidade.. Esse é o grande barato da filosofia.. Não ha quem diga se o que fosse acha está certo ou errado..

Stieve Staley
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Codinome Jones

Poxa, Descartes é a sua praia então. Sem contar que o texto dele é imensamente didático. Ele explica cada idéia, cada argumento. E faz de tal maestria que o texto nem fica maçante. Muito pelo contrário. Flui com uma leveza absurda, quando vc vê, já leu umas 150 páginas em um dia. hahahahahahahahahahaha

Olha, já que vc se interessou. Vai numa sebo boa e pede a edição de Descartes da coleção Os Pensadores. Busque principalmente a edição de 1973 (capa azul). Lá vem alguns livros muito importantes dele, todos juntos. Em boas sebos você encontra. É uma leitura que ninguém deveria ficar sem.

Eu te recomendo, se vc pegar esse volume. Ler os livros Discurso do Método e Meditações (esse é maravilhoso). Mas todos os outros que estiverem ali são ótimos.

Ahh, esse volume vem com muitas notas de rodapé do Gueroult, o maior estudioso de Descartes. O que deixa ainda mais explicado cada idéia. É um livro perfeito.

te recomendo, não vai ser arrepender. hahaha

LeandroP
    Moderador
    # mar/10
    · votar

Stieve Staley

Não, me refiro a outros cursos (não o de filosofia propriamente dito). Quero dizer que a filosofia me parece ser tratada de forma muito superficial.

Codinome Jones
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Stieve Staley
    vou procurar. Valeu pelas recomendações

Machine Gun Man
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Iluminismo foi um evento de filosofia bem importante pra atualmente, acelerou as industrias, criou a industria manufatureira.

O.o

LeandroP
    Moderador
    # mar/10
    · votar

Machine Gun Man

Ele disse que isso é bem importante pra atualmente,

Fisiolofando...

Black Fire
    Gato OT 2011
    # mar/10
    · votar

O único filosofo que realmente presta é o Max Stirner o resto é tudo canastrão fazendo apologética.

LeD_HaleN
    Veterano
    # mar/10
    · votar

rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/10
    · votar

O único filosofo que realmente presta é o David Humme o resto é tudo canastrão fazendo apologética.

Codinome Jones
    Veterano
    # mar/10
    · votar

LeD_HaleN
    Teus videos ja encheram o saco velho..

menosquandoédofloyd..

Machine Gun Man
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Machine Gun Man
    · votar

Black Fire
    O único filosofo que realmente presta é o Max Stirner o resto é tudo canastrão fazendo apologética.

Fui apresentado a esse aí por Marx. E ele achava algo parecido, né? hehe

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Filosofar (peguem as dorgas)