Steve Jobs recusa abrir loja da Apple no Brasil + TI no Brasil

Autor Mensagem
TerraSkilll
Veterano
# mar/10
· votar


Ian Anderson
onde isso? aqui eh raro ter um emprego visaando a Eng. da computação, eh programação (Java / C# / VB / Delphi)
Depende do lugar, é raro mesmo ter estágios razoáveis. Não se vê muito isso fora dos grandes centros (capitais e algumas outras cidades, como Campinas).
Mas um outro problema está na falta de ambição (e de coragem, por que não?) de alguns ingressantes na área de TI, que querem ser programadores (Java, C++ e companhia), mas não se interessam em ser, por exemplos, excelentes engenheiros de software (que não necessariamente precisam ser bons programadores) ou pesquisadores (desenvolvendo "coisas novas"). É um desafio similar a, por exemplo, estudar física a fundo, mas que garante um crescimento profissional ímpar.

izzystradlin
Veterano
# mar/10
· votar


Ian Anderson
onde isso? aqui eh raro ter um emprego visaando a Eng. da computação, eh programação (Java / C# / VB / Delphi)

Passo Fundo, vagas pra desenvolvimento e tal...pessoal pega como estagiário e investe muito nesse 1 ano de estágio...(java e flex)

Simonetti

cara, mas eu vejo nitidamente aqui na minha região a falta de interesse por essa área...o povo realmente não se interessa por isso..

a faculdade faz palestras nos terceiros anos do ensino médio, explicando do que se trata e tal..faz propagandas e faz um preço fora do comum de barato nos cursos...

às vezes até dá uma turma grande de 50 alunos...no segundo semestre já sobra metade e assim por diante..

Administração, Direito, Medicina e Engenharias é só o que tem...

bate uma tristeza, porque por mais que eu pense "beleza, sobra mais vagas boas pra mim", ao mesmo tempo se a gente não preencher esse povo aqui nas empresas da região, automaticamente não vai crescer..e aí empacamos..

quanto à India, eles fizeram coisas como parques tecnologicos e investiram em cursos como você falou, mas o governo mexeu muito bem os pauzinhos na questão de impostos..sendo que triplicou os valores de importação..meio que obrigou o povo a produzir lá...

o que falta no Brasil pros softwares sairem de qualidade é a disciplina que eles tem lá...pq se compararmos os salários eu creio que ganho menos do que um indiano de mesmo cargo...

mas é algo de se pesquisar...não sei certo...

Minow
Veterano
# mar/10
· votar


LeandroP
Os EUA não têm moral pra falar de taxação.

Vai comprar lá um produto brasileiro pra ver quanto custa.

Eles taxam o nosso produto a ponto de ficar totalmente inviável.



Isso é verdade em parte. É uma política de proteção de mercado.
Agora, pára de fazer sentido no momento em que aqui não tem mercado pra proteger, e mesmo assim continuam taxando um absurdo.

Vou dar um exemplo puxando a sardinha pro meu lado.
Nos EUA, você compra um equipamento hi end X, importado que custa na faixa dos $13k (Aaton Cantar x2, francês). É um preço razoável, mais barato do que comprar na Europa (!).
Outro exemplo, um equipamento suíço que custa $8K (Nagra digital). Todos esses são melhores de se comprar nos EUA, inclusive considerando que não tem nenhum produto americano que se compare com esses. O americano é o Sound Devices 788t, que custa cerca de $6k, mas ele é mais barato que os outros mesmo, não é por causa de imposto. Posso citar mais alguns, japoneses e alemães.
Agora você imagina trazer uma coisa dessas pro Brasil. Pra entrar aqui com um negócio desses você paga o preço de um carro zero, enquanto que nos EUA paga o preço original do produto. Como?

Simonetti
Veterano
# mar/10
· votar


izzystradlin
ganho menos do que um indiano de mesmo cargo

Considerando a mesma qualificação acadêmica, te garanto que você ganha mais.

A questão é que lá todo mundo na área de TI tem no mínimo especialização, e os que não têm são motivados a ter.


Minow
Agora, pára de fazer sentido no momento em que aqui não tem mercado pra proteger, e mesmo assim continuam taxando um absurdo.

Esta é uma verdade absoluta! Disse muito bem!

Realmente não temos! E o PPB, que deveria fomentar a produção aqui no Brasil é uma palhaçada: só serve para pessoas que não podem comprar um PC que custa mais de $1.000, que já é um bosta para começo de conversa.

Eu pago em computadores Dell menos do que a maioria das empresas paga, pois tenho benefícios por ser instituição de ensino superior. Ainda assim, com todos os descontos, ainda pago quase o triplo do que A EXATA MESMA MÀQUINA custa nos EUA. E ela é quase toda montada aqui. Algumas peças são importadas, mas muitas, como chassi e placa-mãe, são fabricadas aqui (com P&D da Dell americana!!!)

Viu a questão? Mesmo que tudo seja produzido aqui, ainda se paga royalties para quem desenvolveu o equipamento. Não adianta! Fábricar equipamento não dá dinheiro, é na pesquisa e desenvolvimento de tecnolgia que está o grande filão, e, nisto, o Brasil está décadas atrás dos EUA e outros.

Ter fabricas capazes de fazer placas mãe de ponta ainda não é indicativo de nada, pois todo ferramental e máquinário para esta fabrica é importado! Nossos alunos continuam burros!

Não deveria haver taxas tão altas, pois servidores são necessários para empresas se manterem e crescerem. Será que o governo acha que investir em TI, que inclusão digital são computadores do milênio passado para a pobraiada acessar Orkut?

Aí voltamos ao post original: o Steve Jobs está certo. O governo brazuca é miope quando o assunto é tecnologia.

LeandroP
Moderador
# mar/10
· votar


Minow
Pra entrar aqui com um negócio desses você paga o preço de um carro zero, enquanto que nos EUA paga o preço original do produto. Como?

Panelinha?!

Brincadeira (rsrsrs). Você tá certo.

Fenrisulfr
Veterano
# mar/10
· votar


LeandroP
Esse é o meu medo. Já pensou em comer um "simulador de alface" ?!


Eu li: Já pensou em comer um Soulface

LeandroP
Moderador
# mar/10
· votar


Fenrisulfr

°.°

Ian Anderson
Veterano
# mar/10
· votar


Infelizmente o Brasil não tem visão tecnológia ou para empresas "hi-tec"

A Índia investe bilhoes na Chip India, enquanto o brasil soh fica nos milho~es na Ceitec

Villts
Veterano
# mar/10 · Editado por: Villts
· votar


Pera... mas e a loja oficial da Apple que tem aqui no Anália Franco?

Eric Clapton
Veterano
# mar/10
· votar


Villts
Pera... mas e a loja oficial da Apple que tem aqui no Anália Franco?

Te enganaram!!!

HUAHUAHUAHAUAHUAHAUAHUAHAUHAUAHUAHAUAHUAHAUAHU

LeandroP
Moderador
# mar/10
· votar


Villts
Pera... mas e a loja oficial da Apple que tem aqui no Anália Franco?

Te enganaram!!!

HUAHUAHUAHAUAHUAHAUAHUAHAUHAUAHUAHAUAHUAHAUAHU


Ian Anderson
Veterano
# mar/10
· votar


não to falando soh na eng. de software... to falando na de hardware também.

(aquele post fiou doido mesmo)

8D

Villts
Algumas lójas vendem equipamentos da Apple, mas aqui não tem nemhuma Apple Store

Villts
Veterano
# mar/10 · Editado por: Villts
· votar


Ian Anderson
LeandroP
Eric Clapton

http://macmagazine.uol.com.br/wp-content/uploads/2009/10/30-mystore10. jpg

http://macmagazine.uol.com.br/2009/10/30/cobertura-da-inauguracao-da-m ystore-do-shopping-analia-franco-em-sao-paulo/
Shopping Anália Franco. =D

Villts
Veterano
# mar/10
· votar


Minow
Agora você imagina trazer uma coisa dessas pro Brasil. Pra entrar aqui com um negócio desses você paga o preço de um carro zero, enquanto que nos EUA paga o preço original do produto. Como?

Sai mais barato ir e voltar de avião e comprar lá. Hahahha

TerraSkilll
Veterano
# mar/10
· votar


Villts
Sai mais barato ir e voltar de avião e comprar lá. Hahahha
E é incrível que às vezes sai mesmo. Uma vez eu fiz uma cotação de um micro Dell (via net) no Brasil e depois nos EUA.
Se eu comprasse o micro lá, pagando inclusive 60% de imposto da alfândega, ia ser o mesmo preço daqui (isso contando a conversão pro dólar, que acho que tava 2,00 na época, hoje sairia mais barato), e ainda com uma configuração superior (leitor de blu-ray, por exemplo, algo que não se oferece aqui).

Só não comprei porque tinha que ter endereço de lá, e ia precisar de uma transportadora e tal.

Simonetti
Veterano
# mar/10
· votar


Villts

Veja bem a primeira imagem que você postou: tem a placa de "premium reseller".

Eles são "resellers", ou seja, revendas. Destas tem montes aqui em BH.

Resellers não são "apple official stores", pois são geridas por terceiros e não pela Apple. E também são bem mais caras, pois elas compram do importador para revender. Tem um monte de gente no meio, um monte de atravessador: exportador, importador ou distribuidor e entao a loja.

Minow
Veterano
# mar/10
· votar


Villts
Sim, sairia. Mas aí que tá, o negócio é pior.

1- Não existe nenhum produto brasileiro similar. Não é que não existam produtos tão bons quanto, é que não existe NENHUM.

2- Não existem esses equipamentos pra vender no Brasil.

3- A única opção é comprar de fora num site como o PSS, ou como você disse, ir lá buscar. Mas aí o problema maior é entrar no Brasil com um equipamento desses. Você pode tentar passar direto, mas se for pego corre o risco de pagar um Palio zero pra poder entrar no Brasil com isso.

Tou dando o exemplo de algo que eu sei porque tá na minha área, e eu tenho que ficar alugando essa merda a R$150 por dia, sentindo que nunca vou ter dinheiro pra comprar um.
Tenho certeza que é assim com muitos outros equipamentos de ponta.

Minow
Veterano
# mar/10
· votar


Simonetti
Resellers não são "apple official stores", pois são geridas por terceiros e não pela Apple. E também são bem mais caras, pois elas compram do importador para revender.

Uma vez eu fui numa "Apple store" dessas aqui, o Cinema Display de 30" custava a bagatela de 9 mil Reais.
A mesma caixinha de som que uso aqui custava 800, uma caixa de som simples.
Eles perdem a noção. Essas lojas são feitas pra gente rica que quer o "computador da maçãzinha".

makumbator
Moderador
# mar/10 · Editado por: makumbator
· votar


Villts

Existe apenas a loja oficial online da Apple no Brasil(aberta há pouco tempo).

http://store.apple.com/br

Mas com os precinhos que a gente conhece(by Brasil)

Tanto que na época do lançamento, foi divulgado que era a única online da marca no mundo que aceita pagamento parcelado...hashahsa

Kensei
Veterano
# mar/10
· votar


COMÉRCIO

Novo impasse deve levar à suspensão da Rodada Doha
LUCIANA COELHO
DE GENEBRA

Negociadores comerciais de alto escalão começaram ontem uma reunião que segue até sexta para avaliar o que e como fazer com a Rodada Doha de liberalização do comércio global. A resposta latente, ainda que o discurso oficial seja outro, é dar um enterro digno a algo morto há dois anos. Mas como fazer isso ninguém sabe.
Os avanços desde 2008 foram imperceptíveis e focados em aspectos processuais e técnicos. Persistem os desentendimentos sobre subsídios, dumping e políticas antidumping, acesso a mercados e outros enroscos mais.
Os EUA são apontados como o suspeito usual, e em Washington o governo do democrata Barack Obama, que raspou seu capital político para aprovar no fim de semana a reforma do sistema de saúde, não parece disposto a comprar a briga com a bancada agrícola em ano de eleição legislativa.
Como aos olhos dos demais países é dos EUA que deveria vir o primeiro aceno, ainda que pequeno e simbólico, ninguém se mexe.
Os pronunciamentos dos líderes das comissões especiais de negociação ontem saíram como uma fieira de lamentos. Nos sete encontros ao longo dos últimos 12 meses, disseram os negociadores, não se criaram convergências. Apenas os desacordos foram expostos.
Agora restam poucas opções. A primeira, como sugerido pelo ministro australiano do Comércio, Simon Crean, é "desligar os aparelhos" e partir para a próxima.
Outra possibilidade é negociadores se concentrarem em desatar nós e deixar a palavra final sobre as questões mais cabeludas para os presidentes e premiês.
O prazo que os líderes do G20 puseram como limite sadio para concluir as negociações -e o diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, ecoou- era este ano. Ontem, ninguém falou em 2010

Sam
Moderador
# mar/10
· votar


Conversa fiada. Tá todo mundo aqui, inclusive a Apple. http://store.apple.com/br

Se não querem abrir uma loja pros bacanas é pq simplesmente não querem. Tem mercado e daria lucro.

TG Aoshi
Veterano
# mar/10 · Editado por: TG Aoshi
· votar


Sam
Bom, conversa fiada ou não, não foi a primeira gigante a reclamar das taxações brasileiras e nem vai ser a última...

Ian Anderson
Veterano
# mar/10
· votar


Sam
Mercado tem, quem não quer um Apple.

mas quem pode comprar? se valesse ~60% menos quantos mais iriam comprar, só os politico não veem que se baixassem os impostos veriam que começaram a ganhar mais

DarkMakerX
Veterano
# mar/10
· votar


Sam
Venderia, mas não daria lucro.

The Blue Special Guitar
Veterano
# mar/10
· votar


"Não podemos nem exportar os nossos produtos com a política maluca de taxação superalta do Brasil. Isso faz com que seja muito pouco atraente investir no país."

Estou totalmente de acordo.

Falam que no Brasil faltam profissionais de TI. Isso é verdade, em partes.

Acredito que faltam profissionais pelo salário baixo que as empresas desejam pagar. As empresas contratam alunos do 1º ano de um curso de computação, bitolam os caras a usar as ferramentas da empresa e pronto, já tem alguns "programadores junior", vulgo "estagiário".

Se não pagar bem, não tem oferta de profissional mesmo e vai ter que contratar estagiário pra funções de alta responsabilidade...

TerraSkilll
Veterano
# mar/10
· votar


DarkMakerX
Pior que, pensando bem, daria mais lucro que usar os Resellers, pois não haveria intermediários entre a Apple e o cliente e ela ainda poderia praticar os mesmos preços que os seus revendedores, ou seja, trabalharia com uma margem de lucro maior.

Minow
Veterano
# mar/10
· votar


Sam
Se não querem abrir uma loja pros bacanas é pq simplesmente não querem. Tem mercado e daria lucro.

É bem diferente. Nos EUA, qualquer zé ruela entra numa Apple Store e compra um iMac. Aqui, a pessoa tem que desembolsar uma boa de uma grana pra isso. Lá, quem tem dinheiro ou trabalha com isso, compra um Mac Pro. Vai ver o preço disso aqui no Brasil, ninguém compra.
Eles estão interessados em vender pra o público comum, e não pra meia dúzia de pessoas que precisam do mac pra trabalhar, ou pra socialites que não se importam em gastar R$12k num computador.

izzystradlin
Veterano
# mar/10
· votar


The Blue Special Guitar
Acredito que faltam profissionais pelo salário baixo que as empresas desejam pagar.

salário de Junior 1 é R$ 1.100,00 por mes mais benefícios...

pro trabalho que se torna fácil à medida que você trabalha numa empresa organizada ("fabrica") é um salario bom em relação à situação brasileira...

aí no centro é mais alto ou mais baixo que isso o teto?

Ian Anderson
Veterano
# mar/10
· votar


salário de Junior 1 é R$ 1.100,00 por mes mais benefícios

quando pega uns R$ 800 tem que dar aleluia (normalmente são grande empresas que pagam acima disso para estagio)

TerraSkilll
Veterano
# mar/10
· votar


izzystradlin
Em São Paulo Capital (e região), é nessa faixa.

O salário, inicialmente, não é ruim. Mas o cara fica um bom tempo com esse salário (só com aumentos "de lei", caso seja CLT) e não sai disso. Acaba deixando a empresa assim que encontra uma oportunidade melhor.

E, como disse o The Blue Special Guitar, é complicado contratar estagiário (ou alguém com menos experiência) para funções de alta responsabilidade, só porque "é mais barato".

Claro, não são todas as empresas que fazem isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Steve Jobs recusa abrir loja da Apple no Brasil + TI no Brasil