Onde foi que eu errei? – Festa

Autor Mensagem
klypterosforme
Veterano
# mar/10


Colegas músicos, ontem a noite eu fui massacrado por um DJ. Mas para vocês entenderem como aconteceu, terei que dar alguns detalhes do fato.


Eu toco teclado e canto e uma certa senhora me procurou para tocar em seu aniversário. Combinamos o valor e no meu pensamento seria uma festinha normal, sem nada de especial.

Um pouco antes do dia eu liguei para saber de quem seria o "SOM" do evento. Ela perguntou se eu não tinha equipamento, na verdade nós temos, mas achei que daria mais corpo ao evento uma equipe extra.

Sugeri o som de um amigo e deu tudo certo. Chegou o sábado e outro rapaz que canta comigo estava todo empolgado, seria sua primeira apresentação.
Ao chegar ao local uma surpresa: As mesas forradas e decoradas em alto estilo, o ambiente com equipe de garçons vestidos a caráter.

Tudo ao som de boleros e pérolas devidamente selecionadas. Logo de cara pensei: "Faço a entrada com MPB e depois do álcool subi pra cabeça do povo eu mando uns sertanejos. A mulher tinha me dito que queria um som ambiente e eu me preparei nessa linha de raciocínio.

Começamos a tocar e o pessoal foi chegando. No repertório: Djavan, Gilberto Gil, Zé Ramalho, Belchior entre outros. De uma hora pra outra a dona da festa pede para o DJ colocar algo mais animado. Eu estranhei na hora, mas quem ta pagando é ela deixei.

Começou com Axé, eu fiquei sem entender nada. Um ambiente fino, elitizado e aquele estilo. Meu amigo e eu ficamos ainda ali por um tempo. Mas logo percebemos um mau estar terrível. E o som continuou, tocou forró, sertanejo e tudo mais que tinha direito.

O tempo foi passando e terminou o jantar, foram feitas as homenagens e nós esperando para tocar. Deu meia noite e o DJ colocou forró pra dançar e o povo entrou na dança.

De longe nós assistíamos tudo sem saber o que fazer. Aos poucos eu percebi que o público foi criando uma empatia pelo repertório do DJ. É uma situação que me fez pensar e refletir fatores múltiplos em milésimos de segundo.

Nas música a batida perfeita, com a voz original dos cantores e instrumentos tão bem trabalhados. Mesmo recebendo um convite para tocar não sabia onde seria aceitável preferir as nossas vozes e quem toca teclado sabe que é impossível fazer a execução de todos os instrumentos presentes na canção.

Fomos chamados para tocar. Não havia muito o que escolher, agora era forró mesmo.
Me apresentei e para não esfriar a coisa meti o dedo no teclado e comecei com Xote.
Tava indo bem, mas percebi a grande diferença na sonoridade. Interrompi a minha apresentação e pedi para o DJ voltar com seu repertório.

E novamente eu vi o ambiente reviver, não sei o que houve comigo. Vi as pessoas se alegrarem e dançarem pra valer. E quanto mais eu as via dançar menos queria tocar.

A dona me procurou e quis saber por que parei, eu disse que o público dela, da festa dela havia se identificado com o estilo de músicas do sonoplasta.

E interromper aquela sinergia, aquela interação poderia estragar o aniversário dela.

Tocar ao vivo envolve muita coisa, acontecem erros, notas que as vezes entram fora de hora, uma voz que desafina e etc. Acho que a aniversariante entendeu.

Não foi uma festa com muita gente, mas as pessoas se divertiram muito.

Em parte eu me sinto frustrado, mas olhando por outro lado e lembrando o quanto eles dançaram ao som do DJ sinto que fiz a coisa certa.

Mas uma pergunta ficou no ar.

Em que parte do evento eu perdi o controle da coisa? Fiquem a vontade para perguntar a respeito. Não me sinto tão importante, mas como protagonista, a pessoa capaz de fornecer informações para uma melhor interpretação sou eu.

Bruh_figura
Veterano
# mar/10
· votar


klypterosforme
Cara na boa o erro não foi seu! como vc sem conhecer os convidados da mulher iria saber o q eles gostvam ? vc presume que eles gostam de mpb e coisas mais nesse estilo não só pela decoração do ambiente e sim pelo tipo de coisa q foi contratada..sinceramente não vejo justificativa em contratar um tecladista para esse tipo de serviço que ela queria!
Pode ser que ela o tenha feito por ignorância mesmo existem pessoas que não conhecem as diferenças sonoras entre um tecladista e um dj (por mais incrivel que isso pareça para nós que estamos envolvidos no meio)
Eu acho que fica uma lição ai..quando for contratado deixar bem claro o q os convidados gostam para não passar vexame..pq eu imagino e se não tivesse DJ ?
abç

João Gilberto
Veterano
# mar/10
· votar


Talvez o DJ tenha conseguido entrar no clima da festa. Formaturas e aniversário são assim mesmo, você abre com "New York" e da metade pra frente tão dançando "Raspa a xepa no chão".

Na próxima leve umas cartas na manga, um cantor que consiga empatia com a platéia também ajuda, faz o diferencial de ser ao vivo.

Thiago Yoshiki
Veterano
# mar/10
· votar


O Dj era profissional?

highvoltage
Veterano
# mar/10
· votar


Nas música a batida perfeita, com a voz original dos cantores e instrumentos tão bem trabalhados. Mesmo recebendo um convite para tocar não sabia onde seria aceitável preferir as nossas vozes e quem toca teclado sabe que é impossível fazer a execução de todos os instrumentos presentes na canção.

Como dizia a banda Velhas Virgens: "O DJ não toca nada, o DJ só aperta o play"...

klypterosforme
Veterano
# mar/10
· votar


O Dj era profissional?

Sonoplasta, mas cá entre nós... acertou na mosca!
Uma seleção incrível... e o povo gostou demais!

Thiago Yoshiki
Veterano
# mar/10
· votar


O DJ não toca nada, o DJ só aperta o play
Sei lá cara, não queria desmereçer ninguém mas, por enquanto é isso que eu penso da grande maioria deles. Têm também os que criam suas batidas junta com uma melodia e ficam improvisando ao vivo, esse sim tem o meu respeito pois chegou ao nível de músico, agora o cara que só aperta o play na música dos outros... sem comentários.

Thiago Yoshiki
Veterano
# mar/10
· votar


klypterosforme
humm... queria só saber se você foi trocado por um windows media player ou se pelo menos fosse alguém de respeito. Como disse ali em cima

highvoltage
Veterano
# mar/10
· votar


Thiago Yoshiki
Concordo com tudo que você falou aí :)
E o DJ que "acabou" com a apresentação do mano klyp era desses que só aperta o play...

klypterosforme
Veterano
# mar/10 · Editado por: klypterosforme
· votar


highvoltage
Thiago Yoshiki
João Gilberto
Bruh_figura

Foi uma grande lição!

Preciso me aprimorar, renovar meu répertório colocar uma vocalista feminina.. etc!

highvoltage
Veterano
# mar/10
· votar


klypterosforme
Eu acho que não precisa renovar e tal, talvez precise de mais músicas... no mais, você só precisa de sorte pra não ter ninguém pra te atrapalhar (como esse DJ que acabou com seu show)...

Thiago Yoshiki
Veterano
# mar/10
· votar


klypterosforme
Concordo com o highvoltage, um pouco de sorte na próxima, não tinha muita coisa que você pudesse fazer, eu acho.

rodsom
Veterano
# mar/10
· votar


klypterosforme
Foi uma grande lição!

Preciso me aprimorar, renovar meu répertório colocar uma vocalista feminina.. etc!


casamento é assim mesmo, nao precisa mexer no repertorio, apenas ter umas musicas dançantes debaixo da manga. normalmente o tecladista/ saxofonista ou seja la quem for so faz a entrada da festa, com mpb, internacionais, etc. e o resto é com o dj. nao precisa se sentir inferior. a unica coisa que eu acho que vc errou foi de ter parado de tocar pro dj voltar. mesmo sendo musicas de teclado, era so tascar lhe forró que o povo ia pegar o embalo aos poucos.

edu ROCK
Veterano
# mar/10
· votar


klypterosforme

Eu acho que rolou uma falta de comunicação entre você e a senhora que te contratou.
Conversar sobre o estilo a ser tocado era essencial , a meu ver.

E também acho que você tem que renovar seu repertório.
Ele tem que ser bastante abrangente, de forma que você possa "se safar " de imprevistos como esse.

Abraço e boa sorte na próxima, aí.

james_the_bronson
Veterano
# mar/10
· votar


Onde foi que eu errei? – Festa

Achei que era nome de festa de viados, lembrei do bordão do personagem do Lúcio Mauro...

GustavoJBC
Veterano
# mar/10
· votar


ISSO É NORMAL
olha a minha história que isso serve de consolo:
Estava numa festa pra tocar, todo mundo dançando feliz ao som do "DJ", o cara só estava com um notebook ligado no som mandando no funk e axé, ai parou e começamos a tocar, primeiro tocamos um monte de sertanejo e fresno porque tinha uns emos la e uns violeiros, até ai tudo bem mas quando a essa galera foi embora e ficaram so os "funkeiros" e os "axézeiros" ele foram pro lado de fora do salão e ficamos tocando só para algumas pessoas, puts nem ouviram nosso som só porque começamos a tocar rock(cpm22,system etc), eu fiquei tão puto affe,
tudo acabou com o DJ clicando em play no windows media player e ouvindo TOMATE,ASIA DE AGUIA E TODOS ELES SE DIVERTINDO LA, PPUTS GRILO

GustavoJBC
Veterano
# mar/10
· votar


Acho que depois dessa meu preconceito musical acabou, tento respeitar outros estilos de música, porque eu geralmente brigava com os emos, etc

Konrad
Veterano
# mar/10
· votar


klypterosforme

Rapaz, teu erro foi presumir que "elite" é sinônimo de bom gosto.

;)

Prof. Grosélio
Veterano
# mar/10 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


edit

Bombastik
Veterano
# mar/10
· votar


klypterosforme

eu entendi totalmente seu pensamento e sentimento. pra competir com a animação proporcionada por um DJ, só uma boa banda mesmo, completa de preferência. já vi gente que se apresenta com aquele playback todo gravado no teclado mas o som dum DJ ganha fácil disso. como vc disse, com a voz original do artista, quem prefere ouvir um cover?


minha conclusão é que a contratante é quem deveria ter feito um planejamento melhor. com você começando pra esquentar a festa, seria o ideal. aí depois o DJ complementaria, agitando mais as coisas depois do álcool. do jeito que rolou, ela simplesmente "matou" sua apresentação.

bom, monte uma banda, dá trabalho mas a qualidade do som e da apresentação compensa qualquer coisa. se mesmo assim a pessoa que lhe contratar preferir um Dj, fique com o dinheiro e ela fica com o mau gosto.

Jesus de Nazaré Rei dos Judeus
Veterano
# mar/10
· votar




erico.ascencao
Veterano
# mar/10
· votar


klypterosforme: Em que parte do evento eu perdi o controle da coisa?

Na boa, você assumiu o controle quando pediu pro DJ voltar. Você deveria ficar feliz por ter tomado a decisão correta para agradar os convidados ao invés de ficar encafifado por não ter sido você o alegrador de fato. Eu sei que nessas horas o orgulho fala bem alto, mas o importante é que você fez o certo.

Agora, pensando num aprimoramento, pode ser que uma banda de baile ganhasse do DJ. Mas aí são outros quinhentos (ou melhor, muitos outros R$500).

izzystradlin
Veterano
# mar/10
· votar


são coisas que acontecem com quem é da "noite"...

o músico bom é aquele que toca vários anos na noite, passa por situações diversas e adquire experiência pra se sair bem delas quando ocorrem...

é normal quando se começa...e com o tempo, se vai aprendendo e "prevendo" o que pode ocorrer...

mas boa a sua atitude, humilde e sem barracos....raro acontecer com músicos que começam..

parabéns...

Aced
Veterano
# mar/10
· votar


klypterosforme


Acho que você se saiu bem, profissionalmente falando.

jimmy vandrake
Veterano
# mar/10
· votar


Festa é complicado mesmo. Se você estivese sozinho, sem o DJ, a galera entraria na sua sem problemas. Quando é assim fica difícil mesmo, o ideal é uma banda com repertório bem estilo de baile mesmo. Acho que você não errou, som mecanico é bem diferente mesmo.
Dois anos atrás uma banda de amigos meus que tem um repertório Rock baile, também passou pelo mesmo drama.

J. S. Coltrane
Veterano
# mar/10
· votar


Festa é complicado mesmo. Se você estivese sozinho, sem o DJ, a galera entraria na sua sem problemas. Quando é assim fica difícil mesmo, o ideal é uma banda com repertório bem estilo de baile mesmo. Acho que você não errou, som mecanico é bem diferente mesmo. [2]

Era mais uma questão de saber o estilo da festa. Mas competir com a sonoplastia é meio impossível mesmo.

The_Fourth_Horseman
Veterano
# mar/10
· votar


Onde foi que eu errei? – Festa
Achei que era nome de festa de pais de viados

EternoRocker
Veterano
# mar/10 · Editado por: EternoRocker
· votar


klypterosforme

Cara... na verdade vc não errou... Vou na linha do que uma galera aí falou...

Vejo que o que rolou foi falta de planejamento. Vc fazer a entrada com voz e teclado, depois chegar o DJ e vc voltar depois com voz e teclado é meio que um corredor da morte.

Se vc estivesse com banda a coisa seria diferente... Daria uma outra energia na sua apresentação.

Não criticando os DJs, mas eles chegam com tudo no jeito... se a galera quer pagode... ele bota pagode, se a galera pede funk, ele tem o funk pra tocar...

Vc se apresentando sozinho não rola isso pq tem que ter um ensaio, um planejamento das musicas que vai tocar... Daí a vantagem que o Dj leva...

Toda vez que fiz apresentações e tinha Dj na parada, sempre ia atrás do cara pra saber qual era a dele. Teve uma ocasião que foi legal... Eu e mais dois caras fomos fazer um som acústico num aniversário. Seria voz, violão alternado com teclado e baixo. A dona da festa pediu pra tocar uns pop rock e uns classics de leve tipo Creedance.

Fato é que era uma festinha sussa sem muita gente que curtia dançar, daí a dona disse pra entrarmos em acordo com o Dj pra ver quem ia tocar primeiro... Acontece que o malandrão já chegou querendo por pra ferrar com musiquinhas da Ivete e essas porras.

Nada contra, mas essas musicas são muito pra cima, se vc tocar um Creedance acústico depois de uma Ivete, seu som vai parecer uma missa...

Quando vimos qual era a do Dj, entramos na hora... fizemos nosso som... depois ele colocou as musicas dele de novo... e fizemos a última parte da apresentação. Nem deixamos o cara esquentar muito a galera.

Até que a coisa funcionou bem pq seria 4 horas de festa...

Mas no seu esquema... é complicado por a galera pra dançar depois da apresentação de um Dj... mas essas coisas acontecem... fica como experiência.

Da próxima vez veja se rola um papo com o Dj antes, pra ver o que ele vai tocar, assim vcs conseguem mesclar um repertório... E se for pra por a galera pra dançar... tente levar um pessoal pra dar apoio, como um percussionista, um guitarra base e um baixo... só aí vcs já fazem um sonzão com seu teclado e voz.

Mas é assim mesmo... Relaxa aí e parta pra próxima.

Caio Gama
Veterano
# mar/10
· votar


Veio, na moral, não acho que tenha errado.
Sei bem do que você está falando.

O erro foi o DJ tocar primeiro musicas que colocam as pessoas para cima no inicio, no caso
antes de ti. Ai a casa cai...

Mas como você mesmo falou é uma lição e tem que procurar aprender com isso.

E justamente em uma coisa mais banal aprendi a respeitar os outros estilos.

e sua atitude é de admirar, como dizem o Show não pode parar e você fez com que não parasse
mas não trate como um erro seu, e sim algo a se preparar e aprender!

o/

brunohardrocker
Veterano
# mar/10
· votar


você abre com "New York" e da metade pra frente tão dançando "Raspa a xepa no chão".

huahuahauhauauuauahuahau

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Onde foi que eu errei? – Festa