Aterramento nas novas tomadas de energia elétrica.

    Autor Mensagem
    El_Cabong
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: El_Cabong


    Com a implantação deste novo tipo de tomadas de energia elétrica, e a obrigatoriedade de colocação de uma rede de aterramento passando por todas as tomadas. As companhias de energia elétrica não vão mais indenizar qualquer aparelho que venha a queimar na residência dos consumidores, em que as instalações não estejam no novo padrão, mesmo que a culpa seja da companhia.

    A minha pergunta é a seguinte:
    Esta rede de aterramento, que é um fio rígido "verde" que percorre toda a rede elétrica, aterrando as tomadas. No quadro de disjuntores este fio é simplesmente ligado numa haste de terra cobreada, que é enterrada no local do quadro de disjuntores ?
    Não é feita nenhuma conexão a mais do que isso ?

    TaylorBass
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    O Murillo que manja de ser aterrado e pãnz..

    Eric Clapton
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    TaylorBass


    Denunciado ok!

    Eric Clapton
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    El_Cabong
    As companhias de energia elétrica não vão mais indenizar qualquer aparelho que venha a queimar na residência dos consumidores, em que as instalações não estejam no novo padrão, mesmo que a culpa seja da companhia.


    Eu pensei que esse novo padrão era apensa pelo formato da tomada (os pinos)

    TaylorBass
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Murillo Wendel
    ok.

    Excelion
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Excelion
    · votar


    O Murillo que manja de ser aterrado e pãnz..

    hahahahahaha!

    Só sei que acabei de voltar pro Brasil e tomei no cu lindo com essas tomadas, porque TODOS meus eletrônicos foram comprados no exterior, que usa aquela tomada com formato de duas lâminas.

    Por enquanto tá suave, mas se eu me mudar pra algum lugar construído depois dessa palhaçada vou ter que comprar VÁRIOS conversores ou algo do gênero.

    TWT ICE
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    sempre arranquei o ''terra'' da tomada com um alicate

    Eric Clapton
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Excelion

    O Murillo que manja de ser aterrado e pãnz..

    hahahahahaha!

    Só sei que acabei de voltar pro Brasil e tomei no cu lindo com essas tomadas

    E você ainda ri de mim né meninão?

    StriKeWaR
    Veterano
    # fev/10
    · votar



    O Murillo que manja de ser aterrado e pãnz..


    HUAhuauhAUHAH

    Denunciado ok!

    Mimimi olha ele, olha ele!

    Excelion
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    E você ainda ri de mim né meninão?


    Hahahahaha, amigo eu não sei porque mas estou anormalmente feliz hoje, não consigo parar de rir do seu post aí!

    Simonetti
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Aterramento, em síntese, é o que você descreveu, e esta é a forma mais barata de se fazer aterramento.... e também uma das mais nocivas ao seus equipamentos.

    O que acontece é que, embora este tipo de aterramento - com a haste de cobre - seja suficiente para desviar sobretensões da rede elétrica para o solo, ele não impede que alterações elétricas no solo sejam distribuídas para os equipamentos.

    O correto é ter um equipamento na caixa de distribuição que faça o aterramento eletrônico corretamente para a haste de cobre, evitando corrente no sentido contrário. Uma empresa que fabrica isto é a Clamper Engenharia :

    http://www.clamper.com.br/produtos_linhas.asp?linha=&tipo=3&titulo=VCL %20(DPS)

    Kensei
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Sobre aterramento eu não entendo, mas tá rolando até uma ação na justiça contra esse novo formato de tomada, realmente é um pé no saco.

    Simonetti
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Simonetti
    · votar


    Kensei
    Sobre aterramento eu não entendo, mas tá rolando até uma ação na justiça contra esse novo formato de tomada, realmente é um pé no saco.

    É mesmo uma cretinice sem tamanho. Custava a ABNT simplesmente ter homologado e aceito o modelo americano, que todo mundo já usa extra-oficialmente?

    Quantos equipamentos nacionais já não vêem com a tomada de 3 pinos padrão americana (chamada NEMA 5, que pode ser NEMA 5-15 ou NEMA 5-20) ???

    Precisava reinventar a roda?

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    He He!! Aterramento é sempre um assunto de duplo sentido.
    Mas o que eu vou fazer é enterrar a minha haste de 220cm!! (rs)

    Murillo Wendel
    Eu pensei que esse novo padrão era apensa pelo formato da tomada (os pinos)
    Não! Muda as tomadas, terá que ter rede de aterramento, e se não me engano, deverá ter continuidade, ou seja, se a companhia verificar que o aterramento da sala é um e o do dormitório é outro (não interligado) ela não indeniza também.

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    O pior é que pouca gente sabe disso, e quando for reclamar numa companhia de energia elétrica sobre algum aparelho queimado, por culpa da mesma, não vai levar.

    Eric Clapton
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    StriKeWaR
    StriKeWaR
    O Murillo que manja de ser aterrado e pãnz..

    HUAhuauhAUHAH

    Denunciado ok!

    Mimimi olha ele, olha ele!


    Denuciado também, ok!

    shoyoninja
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Simonetti
    O que acontece é que, embora este tipo de aterramento - com a haste de cobre - seja suficiente para desviar sobretensões da rede elétrica para o solo, ele não impede que alterações elétricas no solo sejam distribuídas para os equipamentos.


    Não entendi muito bem... que tipo de alterações elétricas seriam essas? Raios?

    Kensei
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Simonetti
    Meu sogro está P da vida, terminou a construção de uma bela casa recentemente, colocou todas as tomadas no novo padrão, teve que comprar um kilo de adaptadores.


    Olha a matéria da ação:
    http://www.gizmodo.com.br/conteudo/made-brazil-ministerio-publico-fede ral-entra-com-acao-contra-novo-padrao-de-tomadas

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aterramento nas novas tomadas de energia elétrica.