Sobre o bloqueio de certas pessoas com a tecnologia.

Autor Mensagem
Minow
Veterano
# fev/10


É o seguinte, eu já notei que muitas pessoas (principalmente pessoas mais velhas) meio que tem um bloqueio com tudo que é novo, tipo celulares, computadores, dvds, etc.

Minha avó por exemplo, tem medo do computador. Eu dei o meu PC antigo pra ela, formatei direitinho e botei tudo o mais simples possível, com todos os atalhos pra coisas que ela poderia usar no desktop (Word, Excel e navegador).
Hoje eu fui lá na casa dela pra ajudar com alguma coisa que ela tinha pedido. Ela me pediu pra ligar o pc velho dela (que é de uns 8 anos atrás e ainda por cima usa o LIXO do Windows 2000). Quando eu ofereci pra passar os arquivos pra o novo (meia dúzia de arquivos de texto, uma viagem com um pendrive) ela disse que não precisava e que depois fazia isso. Como eu sabia que não ia fazer sozinha nunca, eu insisti e fiz. Ela me confessou que não queria ligar o pc novo, que estava instalado lindinho em cima da mesa com uma tela de LCD de 19" com tudo funcionando. Preferia usar o velho, com um Windows todo bugado, tela velhona enorme, e que ainda por cima estava em cima de uma mesinha de 40cm de altura, super desconfortável, porque "já conhecia".
Depois de muita insistência eu *acho* que consegui convencer ela de que o novo é EXATAMENTE igual, só que funciona direito.

Outra história mais bizarra é um amigo da minha mãe, já falecido, que era um senhor já com mais idade também.
Ele digitava projetos e livros inteiros no PC (ele era escritor!), imprimia tudo e DELETAVA os arquivos.
Depois ele mandava pra uma digitadora DIGITAR A PORRA TODA DE NOVO pra publicar, COMO SE FOSSE UMA MÁQUINA DE ESCREVER. Minha mãe não conseguiu o convencer de pelo menos deixar os arquivos, ele sempre desconversava e mudava de assunto.

Surreal.

O mais engraçado é que pelo menos esses dois casos tratam de duas pessoas extremamente inteligentes e letradas, não consigo entender esse bloqueio. Por que tanto medo?

Acho que todo mundo tem um parente que não gosta de celular, também.
Relatem aí casos engraçados e peculiares.

Julia.
Veterano
# fev/10
· votar


Minow
Todo mundo aqui de casa é assim. Minha mãe falta se esconder embaixo da cama enquanto o PC liga.

paulinho pc
Veterano
# fev/10 · Editado por: paulinho pc
· votar


Minow


Não sei se é bem "medo"...mas uma certa desconfiança de que coisas novas não prestam.
Nossos pais,avós,tendem a serem conservadores.Nós,de certa maneira,acabamos ficando tbém.
Isso é cantado na voz da grande Elis Regina,na canção "como nossos pais".Raul tem uma tbém,"a verdade sobre a nostalgia",porém nela,ele já anarquiza.

Ótimo tópico man.
Abs.

Bizet
Veterano
# fev/10 · Editado por: Bizet
· votar


Minha mãe vem me perguntar sobre coisas bem absurdas o tempo inteiro. Sei lá que bloqueio é esse.

Julia.
Veterano
# fev/10 · Editado por: Julia.
· votar


Bizet
Carros voadores.

Pra que você foi editar? Sem graça.

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


Bizet
Eu vou achar IRADS.
HologramTube FTW.

Bizet
Veterano
# fev/10
· votar


Julia.
Minow

Editei, se fuderam. Agora vão ficar com cara de idiota.

Julia.
Veterano
# fev/10
· votar


O Bizet falou se não ficaria assim também quando no futuro surgissem carros voadores, máquinas de fazer água e outra coisa que eu esqueci.

Pronto.

Bizet
Veterano
# fev/10
· votar


Mas sério, eu realmente quero saber se vou ficar todo travadão quando inventarem as coisas.

Bizet
Veterano
# fev/10
· votar


Julia.
Teleportes!

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/10
· votar


Pelo menos tua vó usa o computador, a minha avó é benzedeira.

kiki
Moderador
# fev/10
· votar


Minow

não necessariamente é da idade, é um lance de pessoa mesmo. é mais um bloqueio na na cabeça.

eu tinha um chefe - o cara é dono de um escritório - mal abria o próprio email sozinho, e só escrevia textos à mão, e depois pedia pra gente digitar. não sabia usar o word direito.
o cara tem a mesma idade do meu pai, que configurou a rede lá em casa.

mas gostei dessa história do escritor...

é um lance de aceitar o novo.
ce nao viu quando postam qualquer coisa digital lá o forum de guitarra? a galera cai matando!

Machine Gun Man
Veterano
# fev/10
· votar


Meu pai e minha mãe usam computador no trabalho desde os 90's e são uns tapados nesse assunto. Ctrl + C & Ctrl +V ainda é luxo.

Julia.
Veterano
# fev/10
· votar


Black Fire
AHA! A minha só não é benzedeira porque tem medo dessas coisas, mas segue a mesma linha. Manda carta, faz tricot, faz a própria maionese e molho de tomate (ela não compra essas coisas). Bizarro. Muito bizarro.

Bizet
Isso!

kiki
Moderador
# fev/10
· votar


Julia.
eu tenho a teoria de que teletransporte e essas coisas na verdade já chegou, mas não do jeito que esperavam. é a internet.

oiio
Veterano
# fev/10
· votar


Gente q se prende ao passado, penso eu.

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


kiki
Pode crer. Acho que o lance do digital é preconceito mesmo. Mal sabem eles que um monte de produtores cheios de prêmios na estante usam pedaleiras digitais e simuladores de amp.

Machine Gun Man
Minha mãe comprou nosso primeiro pc em 95 (um Mac Performa), ela mal sabia copiar e colar também. Hoje ela tá brilhando muito no Photoshop. Hahaha

luis_loko
Veterano
# fev/10
· votar


Esse bloqueio das pessoas, principalmente de maior idade, é o resultado de alguns fatores:

- tecnologia pra eles há 50 anos atrás era tv a cores no qual você trocava canais no botão da mesma, ou seja, muito menos trabalho no manuseio, e assim foi indo até o fim dos anos 90, poucos lançamentos, e que exigiam pouca habilidade das pessoas pra manusear.

Enfim, entramos no novo milênio, um boom de novas teconologias surgiram, aquela tv a cores de 50 anos atrás, hoje é uma TV de plasma de 42" Full HD. Essas pessoas só de olharem pra parte de trás da tv já se assusta com tantos conectores que tem, ler manual de instruções então nem pensar, é muita informação pra quem se adaptou a viver toda a vida na base do "vamo fuçar que a gente aprende", se acomodaram no básico, e hoje em dia temos o extraordinário.

Enfim, é o que eu acho... =D

Toalhinha
Veterano
# fev/10 · Editado por: Toalhinha
· votar


Meus pais são true nerds from hell desde muito antes de eu nascer, mas ainda assim foi tenso trazer o microondas pra dentro de casa. Meu pai diz que ele vai causar cancer e que a agua esquentada nele não presta, boa mesmo é a do fogão. O.o

E meu vizinho passou meses se sentindo traído pq o filho e a mulher se juntaram e compraram um carro escondido dele.

Mister_Fatal_huhha
Veterano
# fev/10
· votar


eu acho que isso acontece pq quando eles nasceram era uma outra época, onde não tinha muita noção que as coisas eram interligadas, tipo, vc descobria uma forma de chegar a determinado fim e aquela forma era dita como padrão, uma logica de pensamento mais linear


hj em dia tudo está a logica de pensamento é de que está tudo conectado, de que as coisas acontecem em fluxos e se encontram, tudo é uma rede, e os jovens de hj possuem como verdade a noção de grandes possibilidades, o que faz ver caminhos de forma mais sistemática, e esse pensamento empregnado no conceito de raciocinio que é elaborado pelas vivencias.
por isso eu acho q os coroas se lenham tanto nessas coisas, quando vc quer ensinar alguma coisa de pc para eles eles fazem um roteiro tipo(alguns fazem) clicar no inicar, clicar em programas, depois no microsoft word, depois clica na tela e digita, e seguem como fosse um ritual, se aparece mensagem de erro bate o desespero
mas acho q o problema dos jovens de hj no futuro pode ser, caso acabe a internet... as pessoas vão se acabar pra conseguir informações

james_the_bronson
Veterano
# fev/10
· votar


Eu tenho \o !!!

brunohardrocker
Veterano
# fev/10
· votar


Eu já tô desenvolvendo isso.

Por exemplo, não tenho Notebook porque acho que não preciso =)

Celular bom mesmo são os mais baratos, porque não tem mais o 5125 no mercado =)

The_man_without_name
Veterano
# fev/10
· votar


meu pai, minha mae todo mundo cara

um exemplo legal:
certa vez eu sai com uma tia minha, eu conectei o ipod para escutar mus no carro dela
deu um problema no som dela e nunca mais ela me deixou triscar no som dela por que ela disse que eu destrui o som dela
huahauhahuhauhua

Trololo
Veterano
# fev/10
· votar


Mister_Fatal_huhha
http://img689.imageshack.us/img689/7985/2eal5ow.jpg

Simonetti
Veterano
# fev/10
· votar


Minow
Eu dei o meu PC antigo pra ela

Muito bacana de sua parte! Achei legal você ter tido a dedicação e paciência com sua avô. Admirável pessoas que tratam os avós assim hoje em dia!

:)

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


Aposto que isto está relacionado com a perda de plasticidade dos neurônios, inevitável, conforme a idade avança.

Zandor
Veterano
# fev/10
· votar


Antigamente todo mundo tinha que sentar e calar a boca, não existia uma cobrança quanto a aprender a mexer nas coisas e aí essa área do cérebro deles nunca se desenvolveu direito.

adnz
Veterano
# fev/10
· votar


Meu pai diz que ele vai causar cancer e que a agua esquentada nele não presta, boa mesmo é a do fogão. O.o
Seu pai sabe das coisas. Na minha honesta opinião, qualquer coisa esquentada no microondas é inferior ao fogo comum.

E sobre o tópico: eu tenho bloqueio com celular. Celulares são complicados, cara.

Dogs2
Veterano
# fev/10
· votar


não tenho celular

Pardal
Veterano
# fev/10
· votar


Eu tenho celular, mas é novo...

Minha mãe sabe mexer no Excel como ninguém, deixza qualquer um aqui pra trás (ela mexe com bancos de dados)...

Meu irmão é fera no photoshop e meu pai arruma computadores...

O mais atrasado sou eu mesmo...

Minha avó até tem computador e tudo o mais...

Quanto ao fato de haver "bloqueio", tendo eu estudado um pouco de pedagogia por cursar licenciatura, sei que à partir dos 5 anos torna-se muito difícil aprender coisas novas, exigindo-se muito mais tempo.

Quanto à idéia de que antes as coisas eram mais fáceis, meu pai construiu seu primeiro rádio juntando as peças que ele mesmo comprou. Montou um leitor de vinil na minha idade, porque não tinha dinheiro pra comprar. Muitas coisas eram assim: você mesmo tinha de fazer.

A grande diferença entre nossa geração e a anterior é que eles tinham de saber também o processo pelo qual o produto tecnológico passava. Uma coisa que poucos sabem hoje é, por exemplo, como funciona um computador. Só pra dar idéia, você teria de saber muito bem números complexos para começar a explicar...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre o bloqueio de certas pessoas com a tecnologia.