Efeitos psico-somáticos causados pelo ato de matar, na espécie humana.

Autor Mensagem
The Root Of All Evil
Veterano
# jan/10 · Editado por: The Root Of All Evil


Matar é sem dúvida uma dos comportamentos naturais da nossa espécie, tendo em vista o ambiente e a forma que acredita-se que ela vivia, em seus primódios.
A maneira civilizada como vivemos hoje nas cidades, onde não existe mais a necessidade (embora todos saibamos das exceções) de matar para sobreviver é evolutivamente recente, sendo muitíssimo improvável que tenha surgido neste pouco tempo alguma alteração evolutiva que modificasse um instinto tão necessário à nossa espécie.

A minha dúvida é a seguinte:

Vários outros comportamentos naturais da nossa espécie, como orgasmo, susto, comer, etc etc... produzem/liberam substâncias que causam algum tipo de modificação ou regulação no nosso corpo.

Quando algum(ns) destes comportamentos é evitado, acontecem consequências ao nosso organismo, que podem ser tanto físicas, quanto mentais.

Alguém ai que esteja envolvido na área, conhece algum estudo, ou alguma matéria de revista, ou algo do tipo, que trate destes aspectos relacionados à supressão do ato de matar, que acontece com a nossa espécie?

Estou pesquisando sobre isso, mas achei interessante trazer para cá a minha dúvida.

Pensem sobre o assunto e compartilhem suas idéias também, mas tenham discernimento e não venham falar de religião.

ps: matar neste caso pode simplesmente se referir a matar outros vertebrados, como galinhas, vacas, zebras, que estariam envolvidos na nossa alimentação. Não me venham com moscas, mosquitos e baratas.

The_man_without_name
Veterano
# jan/10
· votar


The Root Of All Evil
interessante.


nao sei

-Dan
Veterano
# jan/10
· votar


Eu sinto uma alegria substancial quando mato uma mosca.

Grito palavrões e dou socos no ar, despertando esses instintos.

Bidal
Veterano
# jan/10
· votar


The Root Of All Evil
Sente vontade de matar? Já sentiu pelo menos?

Joe Road
Veterano
# jan/10 · Editado por: Joe Road
· votar


The Root Of All Evil

legal a sua pergunta :D
Creio que acaba tendo alguma alteração sim...


vou acompanhar este tópico e ver as respostas :)

klypterosforme
Veterano
# jan/10 · Editado por: klypterosforme
· votar


Estamos falando das consequências provocadas pela ausência do habito primitivo de caçar para sobreviver.

Devo admitir que é um assunto interessante.

Talvez seja uma das razões de sermos tão bundões em relação a
muita coisa que acontece hoje.

A exemplo de permitir os Sem Terra de formarem uma guerrilha que
invade propriedade alheia sem fazer nada.

Essa amenização da agressividade nos deixa pacíficos e sem reação.

Só que, sinto que se caminharmos por essa linha de pensamento vamos esbarrar na apologia.

Alessandra
Veterano
# jan/10
· votar


The Root Of All Evil
Alguém ai que esteja envolvido na área, conhece algum estudo, ou alguma matéria de revista, ou algo do tipo, que trate destes aspectos relacionados à supressão do ato de matar, que acontece com a nossa espécie?

Cara, vou achar aqui um artigo de um cara que fez um estudo bem foda sobre comportamentos vestigiais nos humanos.

Só não lembro em que prateleira eu enfiei isso pra lembrar do nome do autor e do título.

brunohardrocker
Veterano
# jan/10
· votar


Eu mato mosquitos e baratas.





Com spray inflamável e isqueiro.

ghostbastard
Veterano
# jan/10
· votar


Com spray inflamável


imaginei o cara chegando numa loja e falando


" _oi.. me vê um spray inflamável?"

The_man_without_name
Veterano
# jan/10
· votar



Eu mato mosquitos

















dando choque neles

The Root Of All Evil
Veterano
# jan/10
· votar


The_man_without_name

:)

Bidal
Sente vontade de matar? Já sentiu pelo menos?

Já senti sim. E você?

Joe Road
legal a sua pergunta :D
Creio que acaba tendo alguma alteração sim...


Né? Já pensou se isto for a resposta chave de algum problema atual?

klypterosforme
Talvez seja uma das razões de sermos tão bundões em relação a
muita coisa que acontece hoje.


Também acho que pode ter algo assim. Do tipo, alguma espécie de frustração que pode ser demonstrada na forma de problema nas relações interpessoais ou outra forma...
Mas não entendo nada disso, apenas tava pensando =P

Alessandra

Excelente! Você era uma das que eu tava esperando responder mesmo :D

klypterosforme
Veterano
# jan/10
· votar


The Root Of All Evil
apenas tava pensando

Mas confesso: Nunca ouvi falar nada sobre isso.
Talvez seja uma descoberta!!!!

MiguiM
Veterano
# jan/10
· votar


Meu caça mosquitos é proficional.

Konrad
Veterano
# jan/10
· votar


Sinto vontade de matar todos os dias, as barreiras sociais me impedem, assim como um certo medo de ser morto, devidamente disfarçado de "bondade" e "tolerância".

Sumerrew
Veterano
# jan/10
· votar


deve ser interessante a sensação de matar alguem..

Bob do recife
Veterano
# jan/10
· votar


acho q nao tem muita modificação, pois matar não é uma necessidade fisica e sim uma defesa por instinto..
defesa em relação a um momento de perigo, uma grande raiva ou até mesmo a fome...
ninguem nasce com veneno nos dentres, unhas poderosas ou velocidade de um jaguar...
portanto, matamos por defesa e não por prazer...

ps: pessoas q matam por prazer é porque têm algum tipo de disturbio psicologico, portanto é uma forma de se 'defender' em um mundo que ele vê que todos merecem morrer..

Konrad
Veterano
# jan/10
· votar


The Root Of All Evil

Acho que deveria ingressar pela sociobiologia. É uma área nova e muito promissora.

Bob do recife
Veterano
# jan/10
· votar


deve ser interessante a sensação de matar alguem..

desculpe a chatisse, mas esse é o tipo de pensamento estúpido de alguem que quer chamar a atenção..
matar uma pessoa não é simplesmente matar um Bot com um jogo..
é uma vida man, alguem cheio de qualidades e defeitos, sonhos e esperanças...
esse pensamento é true sem noção..
ou vc tem problemas ou quer aparecer..

desculpe.

Alessandra
Veterano
# jan/10
· votar


The Root Of All Evil
Não achei o artigo ainda.

http://www.acidezmental.xpg.com.br/comportamento_das_cavernas.html

Mas isso aqui é interessante, por mais que não esteja relacionado exatamente ao impulso de matar

Clauber guns
Veterano
# jan/10
· votar


Bah, sempre tive vontade de saber como era matar alguém
Adoro ficar lendo sobre serial Killers, são pessoas muito interessantes
Mas antes que me atirem pedras ou me exorcizem, não sou a favor deles, mas acho a mente desses caras fascinante

The Root Of All Evil
Cara, deve ter algum tipo de repressão sim, como falaram, de repente esse nosso comodismo se deve em relação a isso

Ou aprendemos a canalizar essa "necessidade" para alguma outra coisa, como nossa inteligência por exemplo, não sei..
mas é um bom questionamento =D

klypterosforme
Veterano
# jan/10
· votar


Clauber guns
acho a mente desses caras fascinante

Com certeza um produtor de filmes consagrados não se baseia

na Bíblia para compor suas cenas de ação.

maggie
Veterana
# jan/10
· votar


The Root Of All Evil
psicopata detected?

Você era daqueles que ficava queimando formigas / escorpiões / etc?
=)

Man, como a Léka comentou, lembrei de uma conhecida que diz não comer frango caipira porque lembra de como ele morreu. Mas frango de granjas comerciais ela come.

Hoje a gente em geral nem pensa muito nisso, simplesmente consome aquilo sem culpa. Agora, se tivesse que matar pra comer, aposto que o % de vegetarianos amentaria MUITO.

Clauber guns
Veterano
# jan/10
· votar


klypterosforme
Mas não to falando de filmes
To falando dos caras em si
Não procuro em filmes e sim em livros de pessoas que estudam esse tipo de comportamento

Luciano_the_rocker
Veterano
# jan/10
· votar


maggie
Hoje a gente em geral nem pensa muito nisso, simplesmente consome aquilo sem culpa. Agora, se tivesse que matar pra comer, aposto que o % de vegetarianos amentaria MUITO.

engraçado que agente só tem dó dos animais, ninguem liga de matar as plantas só pq elas não tem aqueles olhos tristonhos nem são bonitinhas uhasuhasuhas

Scrutinizer
Veterano
# jan/10
· votar


Eu não sei... Mas matar não me parece um instinto básico... Mas sim uma conseqüência desses instintos... Então desde que exista o orgasmo, o medo, etc... O que quer que cause isso, não há como haver alteração. Há?

CheshireCat
Veterano
# jan/10
· votar


Scrutinizer
Mas matar não me parece um instinto básico..[2]

No máximo, é uma consequência de sentir fome. Exceto para um serial killer.

janick
Veterano
# jan/10
· votar


Daqui a uns meses esse tópico vai aparecer nos jornais como os "primeiros sinais" de um serial killer.

Bem que esse bixo tem uma cara de doido mesmo :P

Scrutinizer
Veterano
# jan/10
· votar


Eu também sinto vontade de matar e sou completamente normal. =/
Aliás, até imaginei que essa curiosidade fosse comum.

The Root Of All Evil
Veterano
# jan/10
· votar


Scrutinizer
CheshireCat

Eu acho que é um instinto básico porque era uma coisa que todos teriam que lidar inevitavelmente durante as vidas, e se pra isto não tivessem uma preparação psicológica e fisiológica, não seriam bem sucedidos e seriam selecionados negativamente.
E ai partindo da lógica de todas estas emoções que a gente inevitavelmente vai passar ela vida acabam acarretando alguma modificação, como a produção/liberação de determinada substância, etc etc, acredito que matar deveria ter algo deste tipo também.

Alessandra

Maneiro o site!!
To aguardando o artigo, vou procurar também.



depois respondo os outros, cabou o almoço!

Zandor
Veterano
# jan/10
· votar


Luciano_the_rocker
engraçado que agente só tem dó dos animais, ninguem liga de matar as plantas só pq elas não tem aqueles olhos tristonhos nem são bonitinhas uhasuhasuhas

Não é só dó, matar os bichos faz uma sujeirada só, e ainda tem que tirar o couro e aquele monte de tripas de dentro deles é muito nojento. E fede também.



Por isso existem os lugares especialmente feitos pra fazerem tudo isso longe do telespectador.


Eu acho também que o ser humano ao sofrer uma agressão tem que descontar isso em algum outro ser vivo mais fraco, por ex: criança, gato, cachorro.


Agora se voces querem saber o que acontece quando o ceromano reprime o tal "desejo primitivo de sentir o prazer de matar" a resposta é fácil: aí o ceromano faz jogo de guerrinha (counter strike, call of duty, etc), filme de guerrinha, montanha russa, etc, porque o que existe é uma necessidade de se deliciar com emoção adrenalina e aventura não uma vontade instintiva de matar alguma coisa até ela morrer.

Fim!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Efeitos psico-somáticos causados pelo ato de matar, na espécie humana.