Nanotecnologia - Um novo rumo para a indústria

Autor Mensagem
klypterosforme
Veterano
# jan/10 · Editado por: klypterosforme


Criada no Japão e desenvolvida a pouco mais de quinze anos, esta modalidade científica tem tudo para revolucionar o mundo mais uma vez.

O princípio de seu estudo é a fusão de materiais em uma escala milhares de vezes menores que um fio de cabelo, possibilitando a redução do tamanho e aumentando a velocidade dos equipamentos. Permitindo inclusive a fabricação de dispositivos que em condições normais não seriam possíveis.

Espera-se com esta novidade tecnológica, dar um salto significativo no que tange a proposta de soluções a antigos problemas humanos e quem sabe uma nova revolução no meio em que vivemos.

Para saber mais a respeito:
Wikipedia

LeandroP
Moderador
# jan/10
· votar


Eu vi uma matéria que fala de um aparelho que embutido em um vírus da gripe por exemplo, poderá ir até o pulmão e aliviar os sintomas de pessoas que têm fibrose cística. É impressionante eles usarem um vírus como um veículo pra transportar o aparelho... Onde chegamos?!

diego souza
Veterano
# jan/10
· votar


Também já ouvi falar disso há muitos anos, creio que em 10 ou 20 anos já existirão nanomáquinas que serão usadas no combate a doenças e tumores antes do seu desenvolvimento.

O LeandroP disse que um vírus (ou um microorganismo qualquer) pode ser um meio de transporte, mas acho que não será necessário, pois essas nanomáquinas serão colocadas no corpo do paciente misturadas a um líquido igual a das injeções e se moverão por conta própria.

White G3
Veterano
# jan/10
· votar


Se o mundo não acabar antes,creio que isso aconteça...

klypterosforme
Veterano
# jan/10
· votar


Este novo método de manejo de materiais abre fronteiras tão
amplas que os cientistas não sabem nem por onde começar.

Segundo eles, não há área que esteja fora de seu alcance.

diego souza
Veterano
# jan/10
· votar


Talvez com o uso da nanotecnologia seja possível construir a tão sonhada camuflagem ótica, pois as nanoamáquinas se comportariam como pigmentos e conseguiriam reproduzir fielmente a imagem do objeto que está na nossa frente e assim uma pessoa ficaria "invisível" aos olhos de outras pessoas.

qew
Veterano
# jan/10
· votar


LeandroP
Onde chegamos?!

Pois é... Eu acho que chegaremos ao um ponto onde o ser humano ira se auto destruir na gana de conseguir sempre mais e mais.

klypterosforme
Veterano
# jan/10
· votar


O futuro é mini.

Nada de exageros. Acoplamentos e mais acoplamentos.

A pergunta que faço aos nobres colegas é:

Que aparelho vai engolir o outro?

qew
Veterano
# jan/10
· votar


klypterosforme
Que aparelho vai engolir o outro?

Desde o começo da humanidade existe um aparelho que engole e cospe o outro repetidas vezes até levar um cuspida do outro.

klypterosforme
Veterano
# jan/10
· votar


qew

+1

qew
Veterano
# jan/10 · Editado por: qew
· votar


klypterosforme

Cara, não sei onde eu lí ontem que em breve os computadores terão inteligencia artificial e terão de ser alimentados... vou tentar achar a reportagem.

Também, se pensarmos no tanto que já evoluimos no sentido de diminuir as tecnologias hoje usadas, nao é de se espantar o que poderemos fazer ainda, basta pensar no tamanho de um computador dos anos 70 e um netbook hoje. Daqui a 30 anos, veremos que as ultimas tecnologias de hoje, viraram suacata como os celulares de 10 anos atras viram tijolos.

DarkMakerX
Veterano
# jan/10
· votar


LeandroP
Onde chegamos?!

Não sei, mas que vamos chegar só até 2012...

:D

Acho muito bacana o intuito dessa nova tecnologia ser ajudar, e não, como em diversas vezes no passado, a destruir.

zaqueu_grunge
Veterano
# jan/10 · Editado por: zaqueu_grunge
· votar


klypterosforme
Saiu uma reportagem na Galileu a uns anos atrás sobre nanotecnologia. Naquela época já estavam desenvolvendo pequenos "robôs" que conseguiriam encontrar células cancerígenas no corpo. Imaginem o nível de tecnologia que chegamos e as possibilidades que surgem com o desenvolvimento de uma tecnologia deste tipo...

qew
Cara, não sei onde eu lí ontem que em breve os computadores terão inteligencia artificial e terão de ser alimentados... vou tentar achar a reportagem.

Sei lá, meio difícil que algum dia isso aconteça. Os robôs/computadores/qualquer equipamento eletrônico são programados por humanos. E atualmente não há como fugir disso... Mas vai saber.

klypterosforme
Veterano
# jan/10 · Editado por: klypterosforme
· votar


são programados por humanos

É aí que mora a falha.

Não desfazendo da raça, mas as intenções colaboram para o
mercantilismo. Eles começam com um papinho de salvar e curar
e acabam indo por outro caminho.

Não é atoa que até a internet tá se acabando em anúncios.

qew
Veterano
# jan/10
· votar


zaqueu_grunge

A reportagem tava no baixaki ontem, mas eu nao achei mais hoje.

zaqueu_grunge
Veterano
# jan/10
· votar


LeandroP
qew
Não sei se é o que vocês estão pensando, mas poxa, eu vejo essas tecnolgias como um marco na história.. veja as portas que se abrem.. poderemos tratar doentes enviando robozinhos nanoscópicos que somente farão seu trabalho destruindo os 'invasores' e serão expelidos pelo corpo...

Também há um tempo atrás vi uma reportagem sobre um traje que o exército dos E.U.A. está desenvolvendo que utiliza partículas com uma construção diferente para dar até 3x mais força a quem usar o traje... Imaginem para as equipes de resgate o quanto isso pode ajudar.

Não consigo mais ver esse desenvolvimento de tecnologia pelo lado ruim da história, coisa que eu fazia a um tempo atrás... Tudo caminha para a solução de muitos problemas...

Paul Young
Veterano
# jan/10
· votar


DarkMakerX
Acho muito bacana o intuito dessa nova tecnologia ser ajudar, e não, como em diversas vezes no passado, a destruir.

E você acha que os militares, terroristas, etc... vão deixar essa tecnologia passar em branco? A moeda sempre teve dois lados.

klypterosforme
Veterano
# jan/10 · Editado por: klypterosforme
· votar


zaqueu_grunge

Toda evolução tem dois aspectos.

Compete a quem controla essas pesquisas direcionar para algo que seja realmente válido.

Claro que esbarramos no paralelo mundo do crime.

zaqueu_grunge
Veterano
# jan/10
· votar


klypterosforme
Sim, com certeza isso não será um tratamento para o povão, pelo menos no início. Mas com a 'defasagem' das tecnologias a tendência é o preço diminuir, certo? Estamos apenas engatinhando agora... Mas entendi o que você quis dizer.

Eu fico maravilhado imaginando o quão avançado está o campo tecnológico atualmente. Tudo está incrivelmente desenvolvido.

klypterosforme
Veterano
# jan/10
· votar


certo?

Sim...

Vale entender que nesse meio somos espectadores e consumidores apenas.

Não temos meios para impedir ou conter qualquer situação, por mais prejudicial ou benefica que possa parecer.

zaqueu_grunge
Veterano
# jan/10
· votar


Paul Young
E você acha que os militares, terroristas, etc... vão deixar essa tecnologia passar em branco? A moeda sempre teve dois lados.

klypterosforme
Toda evolução tem dois aspectos.

Compete a quem controla essas pesquisas direcionar para algo que seja realmente válido.


Há de se considerar estes pontos.
Mas dessa vez pelo menos não temos uma disputa entre os lados para chegar num ponto final como foi a guerra fria e o desenvolvimento das armas nucleares, então acredito que há uma grande chance das coisas serem diferentes. Não há um propósito de demonstrar poder, e sim apenas de desenvolver essa tecnologia para ajudar.

klypterosforme
Veterano
# jan/10
· votar


desenvolver essa tecnologia para ajudar.

Não creio nisso.

Apenas precisam convencer investidores e para tal feito não podem demonstrar o lado negativo de sua utilização.

qew
Veterano
# jan/10
· votar


zaqueu_grunge

Não consigo mais ver esse desenvolvimento de tecnologia pelo lado ruim da história, coisa que eu fazia a um tempo atrás... Tudo caminha para a solução de muitos problemas...


Como vc mesmo disse cara, Os robôs/computadores/qualquer equipamento eletrônico são programados por humanos o que faz com que tudo possa começar com a melhor da intençoes. A internet foi um marco na historia tb, chegaram os hackers e mostraram o lado ruim da coisa, do mesmo jeito que esses robozinhos podem ser inseridos em uma pessoa e cura-la, pode ter robozinhos que entram e destroem as pessoas, por exemplo. Sei lá, pode parecer um tanto quanto pessimista o que eu estou dizendo. E nao querendo desmerecer o avanço tecnologico que com certeza é um marco na historia. Mas sempre tem um espirito de porco pra transformam o que seria a solução de todos os problema num problema maior ainda, pois do mesmo jeito que o ser humano é criativo ele é destrutivo.

klypterosforme
Veterano
# jan/10
· votar


sempre tem um espirito de porco pra transformam o que seria a solução de todos os problema num problema maior ainda

Excelente colocação!

klypterosforme
Veterano
# jan/10
· votar


Observem como aqui nesse tópico, embora isso não seja ético, poderiamos discorrer sobre os mais variados assuntos sem fugir do tema. Tudo por causa da abrangência e profundidade dessa evolução.

zaqueu_grunge
Veterano
# jan/10
· votar


qew
klypterosforme

É que essa tecnologia é extremamente restrita. São necessários equipamentos incrivelmente fuderosos e muito tempo de pesquisa pra conseguir criar alguma coisa utilizável. Esse esquema dos robozinhos que curam doenças por exemplo, levaram não sei quantos anos pra desenvolver. E estamos falando de empresas que investem valores e cérebros inimagináveis em pesquisa e desenvolvimento. Não é algo que um cara que mora sozinho possa fazer do seu computador.
A não ser que nesse meio tempo entre um governo 'do mal' disposto a gastar esses valores e cérebros pra desenvolver coisas 'do mal'... aí chegamos ao ponto que vocês falam.

klypterosforme
Veterano
# jan/10
· votar


Eu fico imaginando como me comportar diante disso.

O que fazer para não ficar de fora, obsoleto.

qew
Veterano
# jan/10
· votar


zaqueu_grunge
A não ser que nesse meio tempo entre um governo 'do mal' disposto a gastar esses valores e cérebros pra desenvolver coisas 'do mal'... aí chegamos ao ponto que vocês falam.

Cara, basta fazermos uma analogia, hoje, quanto dinheiro é movimentado por uma grande empresa? E quanto é movimentado entre traficantes?

Infelizmente sempre pra um ponto ponto positivo existe um ponto negativo. Do mesmo jeito que tem gente interessada em fazer o bem, tem gente interessada em fazer o mal.
Do mesmo jeito que Santos Dummond não criou o avião pra ser usado em guerras, e Nobel não criou a dinamite para causar tantas mortes, o pessoal não vai desenvolver nenhuma arma hiper-mega-plus destrutiva, porém depois de desenvolvida, fica mais facil alguém modificar a 'programação' da coisa. Entende o que eu quero dizer?

zaqueu_grunge
Veterano
# jan/10
· votar


klypterosforme
Esse assunto é um tanto complexo.

Mas dá pra ter umas noções:
http://informatica.hsw.uol.com.br/nanorobo1.htm
http://cftc.cii.fc.ul.pt/PRISMA/capitulos/capitulo4/modulo2/topico6.ph p

Este segundo site é muito massa.

klypterosforme
Veterano
# jan/10 · Editado por: klypterosforme
· votar


zaqueu_grunge

Obrigado, vou verificar sim.

Percebo que estamos diante de algo único e que teremos que acelerar ainda mais o processo de adaptação as novidades.

E olha que já estamos vivendo um consumo aceleradissimo!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Nanotecnologia - Um novo rumo para a indústria