Frustração na Conferência da Mudança do Clima (COP-15)!

Autor Mensagem
The_Fourth_Horseman
Veterano
# dez/09
· votar


Eu ainda acho essa história de aquecimento global um mero catastrofismo barato.

Mentira!


Mentira nada... eu acredito que o Major acha que essa história de aquecimento global é um mero catastrofismo barato.

Aced
Veterano
# dez/09
· votar


MajorKong

Claro, claro, tanto que os países como Tuvalu que estão interessados em quebrar a economia norte-americana inventaram esse negócio de submegir.

Mero golpe econômico.

MajorKong
Veterano
# dez/09
· votar


Aced
Sim, era exatamente disso que eu estava falando, não de países como o Brasil e a China que querem continuar poluindo à vontade, enquanto os EUA quebram sua economia e aumentam o desemprego. Tudo isso em nome de um problema de existência duvidosa e de conseqüências duvidosas.

lula_molusco
Veterano
# dez/09
· votar


MajorKong
Não acredito que concordo contigo.

Dressaaa
Veterano
# dez/09
· votar


Eu ainda acho essa história de aquecimento global um mero catastrofismo barato. Daqui a moda dos ecochatos muda pra outra coisa.

Claro claro, por isso que teve uma conferência com líderes mundiais, todo mundo tava com vontade de prejudicar a produção industrial do outro, daí inventaram um assunto que pudessem ficar vários dias discutindo pra ver se conseguiam fazer isso diplomaticamente.

Aced
Veterano
# dez/09
· votar


MajorKong

É verdade, ainda mais que os EUA de Barack Obama já fazem muitos sacrifícios pelo planeta e o meio ambiente em geral. Eles até se ofereceram para cuidar da Amazônia por nós!. Mas os malditos países emergentes continuam a golpear o sonho americano com suas falácias ambientais.

Eric Clapton
Veterano
# dez/09
· votar


MajorKong

Lembre-se que os EUA não assinaram o Tratado de Kyoto.

Eric Clapton
Veterano
# dez/09
· votar


MajorKong

E a China está pouco se importando para isso.

MajorKong
Veterano
# dez/09
· votar


Murillo Wendel

Pelo mesmo motivo.

MajorKong
Veterano
# dez/09
· votar


Murillo Wendel

Exatamente.

lula_molusco
Veterano
# dez/09
· votar


Eu acho que o 'golpe' é muito mais no sentido de frenar o crescimento do BRIC do que salvar os ursinhos polares.

Eric Clapton
Veterano
# dez/09
· votar


lula_molusco
Eu acho que o 'golpe' é muito mais no sentido de frenar o crescimento do BRIC do que salvar os ursinhos polares.

touché.

Eric Clapton
Veterano
# dez/09 · Editado por: Eric Clapton
· votar


lula_molusco
MajorKong


Está na cara que isso é um mero esquema oportunista. Ninguém está interessado de verdade nessa questão.

Mas o fato é o seguinte: O problema existe e vai piorar.

The_Fourth_Horseman
Veterano
# dez/09
· votar


Está na cara que isso é um mero esquema oportunista. Ninguém está interessado de verdade nessa questão.

Mas o fato é o seguinte: O problema existe e vai piorar.


aí que tá.
se é jogo de interesses ou não, não importa muito... o que importa é que o problema (que acabou ficando em segundo plano aqui) existe e que algo deve ser feito... mesmo que seja em favor de uns países ou outros. É importante existir pressão por parte dos civis.

Eric Clapton
Veterano
# dez/09
· votar


MajorKong
lula_molusco


Mas vocês tem que concordar que pela primeira vez os EUA se levantaram para "discurtir" algo relacionado ao clima.

E sinceramente, não sei se tem jogo de interesses, mas parece que o Sarkozy é o único que está empenhado de verdade nessa questão climática.

Eric Clapton
Veterano
# dez/09
· votar


The_Fourth_Horseman

Cara, mas se você perceber, a discussão maior dessa cúpula é um mero detalhe: 100 Bilhões de dólares!!!

É muito óbvio! É bem estilo comercial das Casas Bahia:

"Quer pagar quanto"???


Você acha que os EUA irão arcar com tudo isso sozinhos???

Eric Clapton
Veterano
# dez/09
· votar


The_Fourth_Horseman
aí que tá.
se é jogo de interesses ou não, não importa muito... o que importa é que o problema (que acabou ficando em segundo plano aqui) existe e que algo deve ser feito... mesmo que seja em favor de uns países ou outros. É importante existir pressão por parte dos civis.



Verdade!!

Mas cara, para ajudar a diminuir essa problemática o investimento será muito pesado. Não como só os civis por boa vontade diminuírem, seus lixos e economizarem no banho e energia.

As grandes empresas estão por trás disso!

toty
Veterano
# dez/09
· votar


:D

Daqui a 10-20 anos quando a merda acontecer, não vai ter como arrumar! :)


já esta acontecendo à muito tempo...

Aced
Veterano
# dez/09
· votar


Murillo Wendel
Ninguém está interessado de verdade nessa questão.


Eu diria nem todos.

The_Fourth_Horseman
Veterano
# dez/09
· votar


Um discursou logo após o outro no plenário da Conferência do Clima de Copenhague, na Dinamarca, mas os resultados das falas dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Barack Obama foram diametralmente opostos nos corredores do Bella Center, onde acontece o evento. Enquanto Lula entusiasmou os poucos otimistas que ainda restam no centro de conferências, Obama foi alvo de críticas e decepcionou os que esperavam que ele pudesse mudar o rumo das negociações na reta final.

As diferenças já puderam ser vistas durante os pronunciamentos: Lula teve quatro vezes o discurso interrompido por aplausos, enquanto Obama nenhuma vez - apesar de as palavras do americano serem as mais aguardado de todo o evento. Ao final dos discursos, mais uma vez as palmas enfáticas para o brasileiro se distanciaram dos aplausos meramente protocolares dispensados ao americano.

"O Lula mandou muito bem e abriu a porta para quem sabe as negociações tomarem outro rumo", disse Paulo Adário, um dos coordenadores do Greenpeace Brasil. Adário elogiou a postura de vanguarda que o Brasil assumiu, ao oferecer contribuição financeira para o Fundo Global de Mudanças Climáticas para os países pobres. "A gente sabe que o Brasil não é mais nenhum Haiti e vínhamos cobrando isso há anos do presidente. Ele fez o que a gente esperava dele."

O coordenador da ONG Vitae Civilis, Rubens Harry Born, destacou que a fala improvisada de Lula fez toda a diferença. "Ele foi ele mesmo, falou com o coração e passou uma mensagem muito legal de comprometimento. Acho que essa postura pode ter efeitos nas negociações", afirmou Born.

O francês Fabrice Bourger, membro da delegação do seu país, achou que o país deu um exemplo "sem precedentes" e que o discurso de Lula o aproxima ainda mais dos europeus. "Foi constrangedor para os outros países. Mas, sinceramente, nós não esperávamos outra coisa de Lula", afirmou Bourger. "Ele se destaca de todos os outros líderes com essa posição aberta ao diálogo, sem perder a firmeza e a determinação."

Obama: "mico da história"
Já as palavras em relação a Obama foram bem diferentes. "Arrogante", "estúpido", "burocrático" e autor de um "mico histórico" são apenas algumas das definições empregadas nos corredores da COP-15.

"Uma parte, foi de palavras da boca para a fora (como a frase de que "não se pode mais perder tempo" para salvar planeta). E a outra, um verdadeiro absurdo. Foi um mico histórico", disse Born. Para o coordenador da Vitae Civilis, Obama só reforçou o discurso intransigente que os Estados Unidos vinham defendendo na Cúpula do Clima e não trouxe nenhuma novidade. E ainda usou como desculpa para a falta de ação um argumento que todos os países democráticos poderiam utilizar, se quisessem: o de que não pode fazer nada sem a aprovação prévia do Congresso de seu país.

Adário, do Greenpeace, foi ainda mais duro. "A postura do Obama naquele púlpito foi socialmente arrogante e politicamente estúpida. Não está nem perto de assumir a posição de liderança que as pessoas esperavam dele", afirmou, destacando que as três condições impostas pelo americano para que assine um acordo - transparência, verificação das ações e metas de redução baixas - devem manter as negociações travadas.

Também a ausência de especificações sobre quanto os Estados Unidos estarão dispostos a contribuir para fundo internacional de financiamento decepcionaram. Obama garantiu apenas que o país vai entrar com recursos, mas não detalhou nem quanto, nem quando. Bourger, negociador francês, preferiu não se estender nos comentários, mas não escondeu a decepção. "Acho que os esforços da Europa não foram suficientes para mudar nem um milímetro da posição americana."

Também o ministro brasileiro do Meio Ambiente, Carlos Minc, criticou o presidente americano e disse que o seu discurso "foi uma desgraça". "O Obama foi muito frustrante. Parecia até que o Lula tinha mais responsabilidades do que ele no plano climático mundial, de tanto que o Obama falou mal¿.

COP-15
A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, de 7 a 18 de dezembro, que abrange 192 países, vai se reunir em Copenhague, na Dinamarca, para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-15. O objetivo é traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/cupuladoclimacopenhague/noticias/ 0,,OI4165466-EI14539,00-Criticos+elogiam+Lula+e+falam+em+decepcao+sobr e+Obama.html

Eric Clapton
Veterano
# dez/09
· votar


The_Fourth_Horseman


Você tem o texto do discurso dele?


PS. O sapo barbudo tem potencial para discurso, de fato.

The_Fourth_Horseman
Veterano
# dez/09
· votar


Murillo Wendel

ahuehuaheua
também tô atrás.. só tem em vídeo.. aqui no trampo complica daí..
=)

Eric Clapton
Veterano
# dez/09
· votar


The_Fourth_Horseman

Mas vamos ver. O Lula é bom em discursos, mas ele não pode se esquecer a a Amazonia ainda é nossa.

Se quer falar bem , tem que dar o exemplo!

Eric Clapton
Veterano
# dez/09
· votar


Aced
Eu diria nem todos.

Se estivessem interessados de verdade, a Conferência não teria sido um fracasso e todos teriam assinado o Tratado!

Dressaaa
Veterano
# dez/09
· votar


Murillo Wendel

O fato é que eles sabem que as teorias sobre aquecimento global fazem sentido, mas a manutenção da sua posição economica prevalece. Eles só vão assinar alguma coisa, quando isso, mesmo que implique em gastos, não beneficie ninguém economicamente. Eles tem medo de sair do topo, ou dar espaço pra alguém chegar também.

Ou seja, com esse pensamento nunca vai dar em nada.
Eu acredito que quando os problemas ambientais começarem a influir de forma expressiva na economia possa se obter sucesso com essas conferências.

brunohardrocker
Veterano
# dez/09
· votar


Eu não vou postar tudo o que acho sobre isso pra evitar a fadiga!


Mas vejam isso:

http://autozine.com.br/ecologicos/audi-e-tron-o-esportivo-verde-da-mar ca-alema

Não é um puto de um comodismo nosso, que somos tão "avançados", em não popularizar essas coisas?

lula_molusco
Veterano
# dez/09
· votar


brunohardrocker
Não é comodismo.
A questão é que, se não me engano, das 5 maiores corporações (em faturamento) 3 são ligadas à extração de petróleo.
Enquanto esse recurso e consequentemente essa grana estiverem disponíveis, será impossível vencer o lobby dessas companhias.
As invenções 'verdes' só serão realmente popularizadas quando for do interesse dessas corporações, ou seja, quando forem mais rentáveis que o petróleo e seus derivados.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# dez/09
· votar


brunohardrocker
Pra que popularizar isso? O que isso resolve?

Zuzza
Veterano
# dez/09
· votar


Eu ainda acho essa história de aquecimento global um mero catastrofismo barato. Daqui a moda dos ecochatos muda pra outra coisa.
HUAHUAHUAHUAHUA...

Rapaz... E eu ainda acho que esse mundo tem jeito. =/

MajorKong
Veterano
# dez/09
· votar


Zuzza

Eu sei que você me ama.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Frustração na Conferência da Mudança do Clima (COP-15)!