John Lennon - 29 anos.

Autor Mensagem
Minow
Veterano
# dez/09
· votar


Blackus
Não entendo qual foi a genialidade dele. Ele tinha carisma e alguns ideais louváveis, e tinha a mídia pra lutar por eles, só isso. Gênio era o Debussy.

Um dia você entende.

The Root Of All Evil
Veterano
# dez/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Dogs2

Nem tá.
Estaria se estivesse comparando Pintura com música, ai seria comparar futebol com tênis.

O futebol do maradona tem as mesmas regras e mesmos fundamentos que os do Pelé. O mesmo não acontece para Pelé e este tenista ai.

Machine Gun Man
Veterano
# dez/09
· votar


Blackus
Não entendo qual foi a genialidade dele. Ele tinha carisma e alguns ideais louváveis, e tinha a mídia pra lutar por eles, só isso. Gênio era o Debussy.

ei

Dogs2
Veterano
# dez/09 · Editado por: Dogs2
· votar


The Root Of All Evil
MÚSICA é um universo imenso, assim como ESPORTE é outro
ARTE poderia ser o universo da música, mas músicanão deixa de ser um grande mundo, isso não desmerece a comparação
Cada um tem suas "modalidades"
nem acredito que to discutindo isso

lula_molusco
Veterano
# dez/09
· votar


The Root Of All Evil
No caso de Pelé e Maradona, os dois faziam gols, atacavam, etc.
No caso de Debussy e Lennon cada um fazia uma coisa.
Não me venha dizer que só por que é música dá pra comparar.
Seria como dizer que o Taffarel é melhor que o Eto'o.

Dogs2
Veterano
# dez/09
· votar


lula_molusco
Taí, vc entendeu :D
ufa, não fui mal explicador

izzystradlin
Veterano
# dez/09
· votar


Minow
Um dia você entende.

tipo a música dos Beatles é aquela que os bobos não conseguem ouvir né? Tipo o chaves...

Grow
Veterano
# dez/09
· votar




The Root Of All Evil
Veterano
# dez/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Dogs2

Música, embora imenso, é um sub-universo de Arte.
Esporte é o universo maior que deveria ser comparado à arte.
Cada esporte (futebol, tênis) seria cada tipo de arte (música, pintura), ai sim a comparação seria válida.



E como eu já disse, Maradona e Pelé jogavam o mesmo esporte, tinham os mesmo princípios, mesmas regras, um poderia fazer o que o outro faz.

Agora comparar Futebol com tênis já é uma comparação mais distante do que meramente comparar duas vertentes musicais.

The_Fourth_Horseman
Veterano
# dez/09
· votar


Grow

achei esse filme podre pra caralho...

Minow
Veterano
# dez/09
· votar


The Root Of All Evil
São épocas diferentes, possibilidades diferentes e estilos diferentes.

Beatles tem tudo a ver com a época, com o boost da arte contemporânea, a banda tem mais a ver com Ligeti, Cage, Andy Warhol... tudo isso aconteceu numa época extremamente importante na história do mundo, muita gente tenta separar, mas música/artes e política caminham totalmente juntas.
Muita gente não enxega isso e vê a banda como aquelas duas musiquinhas que tocam em casamento lá pro final da festa.
Ouça A Day In The Life, quer coisa mais atual e moderna?

Dogs2
Veterano
# dez/09 · Editado por: Dogs2
· votar


The Root Of All Evil
CARALHO
não acredito que vc tá estendendo isso
A comparação não foi boa, tá, mas vc entende quando eu digo que são duas coisas diferentes e que não dá pra comparar? Popular é uam coisa, erudito é outra. Épocas diferentes, propostas diferentes, estilos diferentes, o caralho a quatro diferente.
O lula_molusco entendeu o que eu disse, (o princípio da coisa) e fez uma comparação melhor que a minha, se quiser pode substituir uma pela outra, faça o que vc quiser, mas entenda essa porcaria logo.
êta saco

The Root Of All Evil
Veterano
# dez/09
· votar


lula_molusco
Não me venha dizer que só por que é música dá pra comparar.


Primeiramente, é possível comparar qualquer coisa com qualquer coisa e de maneira coerente.

No caso de Pelé e Maradona, os dois faziam gols, atacavam, etc.
No caso de Debussy e Lennon cada um fazia uma coisa.



Do jeito que você simplificou o que o Pelé e Maradona faziam, é possível simplifiacr também o que o Lenon e o Debussy faziam...
Compunham, escolhiam notas, interagiam instrumentos e sons...

Seria como dizer que o Taffarel é melhor que o Eto'o.

É possível comparar um com o outro.

Eric Clapton
Veterano
# dez/09
· votar


Alguém já viu um video na Yoko Ono cantando com o John Lennon?
ahahhahahha

Cantar foi um eleogio. A retardada ficava uivando como se estivesse sendo torturada..

Bizarra ao máximo!!!

lula_molusco
Veterano
# dez/09
· votar


The Root Of All Evil
É possível comparar um com o outro.

Compare Tafarel e Eto'o então, por favor.

Dogs2
Veterano
# dez/09
· votar


The Root Of All Evil
Se tudo é comparável, que fique claro os critérios

The Root Of All Evil
Veterano
# dez/09
· votar


Dogs2
A comparação não foi boa, tá, mas vc entende quando eu digo que são duas coisas diferentes e que não dá pra comparar? Popular é uam coisa, erudito é outra. Épocas diferentes, propostas diferentes, estilos diferentes, o caralho a quatro diferente.

Entendo que você quis dizer que não dá pra comparar, no entanto, eu discordo e acho que dá pra comparar sim.
Mesmo você dizendo "Popular é uma coisa, erudito é outra", isso na verdade é exatamente o que é necessário pra comparar duas coisas.
Mesmo que em épocas diferentes, propostas diferentes, estilos diferentes, tudo isso pode ser comparado.

Não digo que seja simples, seriam necessários critérios bastante complicados e considerar bastante coisas, mas é possível comparar sim.

Dogs2
Veterano
# dez/09
· votar


The Root Of All Evil
Nunca vi uma comparação convincente desse tipo que vc afirma com convicção que é possível, e nunca vi provarem que é possível, então como posso acreditar que é possível?

The Root Of All Evil
Veterano
# dez/09
· votar


lula_molusco
Compare Tafarel e Eto'o então, por favor.

Como eu disse, basta estabelecer critérios.

Pode comparar o número de cartões amarelos em relação ao número de jogos e ver quem era mais "comportado", o número de contusões, até mesmo o número de gols marcados... qualquer coisa que quem enende mais de futebol

Você pode concluir coisas óbvias da comparação, mas eu não disse que todas as comparações deveriam trazer conclusões interessantes, apenas que é possível comparar tudo, estabelecendo critérios.

Grow
Veterano
# dez/09
· votar


The_Fourth_Horseman
eu gostei... principalmente do jared

The Root Of All Evil
Veterano
# dez/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Dogs2
Nunca vi uma comparação convincente desse tipo que vc afirma com convicção que é possível

Já procurou?
Também podem nem ter feito, ninguém pode estar interessado nesta comparação, por isso ninguém fez.

Sem contar que daria muito trabalho, pra ser feito à toa.

Mas eu estou acostumado a ver comparações de coisas muito menos relacionadas do que dois compositores de vertentes diferentes, portanto, pra mim não é nem um pouco estranho que seja possível.

Minow
Veterano
# dez/09
· votar


The Root Of All Evil
Do mesmo jeito que Debussy quebrou alguns paradigmas, Lennon também.
Só que são coisas incomparáveis, apesar de serem do mesmo universo, não são do mesmo nicho.
É como comparar Darwin a Einstein. Os dois são cientistas, mas de campos diferentes.
Os Beatles são uma banda de música pop, mas misturavam tudo com uma música erudita de outro campo totalmente contemporâneo, como microtonalismo e concretismo.
Além disso, sabe aquele roquenrou orquestrado que você gosta tanto? Quem é que fez isso primeiro? Os Beatles!

Dogs2
Veterano
# dez/09 · Editado por: Dogs2
· votar


The Root Of All Evil
Já procurou?

Ora bolas, tá cheio disso nesse fórum. E houveram tentativas até por parte de pessoas inteligentes, mas em vão. E como inteligentes que são, viram que não cabia a elas fazer esse tipo de comparação, não só pela diferença de proposta, estilo, época e etc, mas também porque "genialidade" é um critério um tanto questionável até certo ponto. Enquanto não provam que é possível, nada mais coerente de minha parte falar que não é. Vc disse que é, então eu esperava uma demonstração.

The Root Of All Evil
Veterano
# dez/09
· votar


Minow
É como comparar Darwin a Einstein.

Claro que não é o.O

Darwin e Einstein estão MUITO mais distantes do que Beatles e Debussy.
Se fosse botar numa escala, Beatles e Debussy seriam... Darwin e Lamarck
Ou Newton e Galileu.

Além disso, sabe aquele roquenrou orquestrado que você gosta tanto? Quem é que fez isso primeiro? Os Beatles!

O que isso tem a ver com a discussão?
E outra, isso não significa nem de longe que quem fez isso depois deles fez por causa deles.
É simplesmente uma combinação natural de grande valor positivo que pode surgir várias vezes independentemente.
Exatamente como as estruturas que surgiram mais de uma vez independentemente na natureza, como os olhos, ou barbatanas...

Eric Clapton
Veterano
# dez/09
· votar


E outra, isso não significa nem de longe que quem fez isso depois deles fez por causa deles.

(2)

The_Fourth_Horseman
Veterano
# dez/09
· votar


Grow

Até que o jared foi bem mesmo.. conseguiu passar bem a imagem do assassino lá.. mas o resto do filme... não curti.

sei lá.. qdo o filme tem lindsay lohan em um dos papéis principais, já vou assistir meio contrariado.

Minow
Veterano
# dez/09
· votar


The Root Of All Evil
Darwin e Einstein estão MUITO mais distantes do que Beatles e Debussy.

Não vejo como.
Sério, pára pra pensar.
Um estilo estava sendo consolidado ainda na revolução industrial, enquanto o outro veio depois do pós-guerra.
São outros instrumentos, é tudo elétrico, eletrônico, outro mundo, outras idéias. Outro tipo de lliberdade por um lado e repressão por outro, é tudo totalmente antagônico.

Comparar Darwin e Lamarck seria como comparar Handel e Rachmaninov, ou Mozart e Bartók.

TWT ICE
Veterano
# dez/09
· votar


eto'o é bem melhor que taffarel, faz muito mais gols

The Root Of All Evil
Veterano
# dez/09
· votar


Dogs2
Ora bolas, tá cheio disso nesse fórum.

Fala sério né =/
Aqui as pessoas nem acham que dá pra comparar as coisas, quanto mais vão saber fazer uma comparação deste tipo, que como eu disse, precisa de muita predisposição.

mas também porque "genialidade" é um critério um tanto questionável até certo ponto.

E se definirem um critério de genialidade a partir do qual vão basear as comparações?
Isso é bastante comum quando vão comparar a partir de definições questionáveis.

Um exemplo: Quando comparam espécies.

Espécies biológicas não têm uma definição universal, assim como a genialidade. Também possuem ao invés disto várias definições, que as vezes podem se contradizer, assim como a genialidade.

No entanto, é necessário comparar, as espécies, mas como se a própria definição delas é questionável?

Simples, fazem ao invés de uma, várias comparações, só que partindo de pressupostos, de definições de espécies diferentes.
Com isso é possível comparar duas coisas que não possuem uma definição universal (assim como a genialidade) e tirar dai várias conclusões que acabam sendo úteis.

E, note que, comparar espécies biológicas, na maioria dos casos há muito mais diferenças, do que as meras diferenças de proposta, estilo, época de duas vertentes musicais.

E vendo como funciona este tipo de comparação, sei que se você utilizar a mesma linha de raciocínio (afinal é a mesma coisa, pois estamos tratando de comparar pontos com definições variáveis - espécies e genialidade) é possível comparar genialidade assim como é possíve comparar espécies.



No entanto, comparar espécies trás de alguma forma algum tipo de retorno para quem faz, comparar genialidade não, pois ninguém está interessado nisto.

Sem contar que para fazer uma comparação deste tipo, como eu já disse, é preciso muito conhecimento (não só de música, que é o assunto, mas de outras áreas do pensamento), estudo e aplicação, o que faz com que este tipo de comparação não se econtre por ai, pois, como eu já disse, ninguém quer saber.


Mas não venha me dizer que não é possível de ser feito.

The Root Of All Evil
Veterano
# dez/09
· votar


TWT ICE

eto'o é bem melhor que taffarel, faz muito mais gols


Taffarel é bem melhor que o Eto'o, pega muito mais penaltis.


Depende da definição de "melhor".
Comparar nem sempre é poder concluir que alguma coisa é melhor que outra.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a John Lennon - 29 anos.