Margarina derretida faz mal?

Autor Mensagem
-Toolbar-
Veterano
# dez/09 · Editado por: -Toolbar-


Utilizaremos a lógica.

Óleo vegetal (soja, milho, etc) fazem bem para a saúde. Isso se ingerido crú. Em altas temperaturas ele deixa de ser um HDL e vira um LDL por causa de trocas em sua estrutura química certo? Muda a saturação da estrutura. Me corrijam se eu estiver errado.

Pois bem, a margarina é feita de óleo vegetal, certo? Então, pão na chapa ou esquentado em microondas faz a gordura da margarina se tornar ruim?


Abraços. =]

Edit: Troquei margarina por manteiga. Moderas, corrijam o título do tópico que tem dois erros. 1 é que tá manteig, 2 é que não é manteiga, é margarina. ;] Mudem para margarina. Valeu.
____________________________________
Nota da moderação: feito gafanhoto!

qew
Veterano
# dez/09 · Editado por: qew
· votar


Manteig

?

EDIT: Meu post ficou sem sentido agora =/

-Toolbar-
Veterano
# dez/09
· votar


Algum modera corrige?

Eric Clapton
Veterano
# dez/09
· votar


Se faz mal eu não sei.. só que que devoro uns quatro pães na chapa no café da manhã todo dia!

Rapha_krust...
Veterano
# dez/09
· votar


-Toolbar-
HDL e vira um LDL

To ligado o acelerador de partículas...

-Toolbar-
Veterano
# dez/09
· votar


Murillo Wendel
Tipo cara, eu preciso comer pra caralho. E pão com manteiga enche demais e é meio demorado de comer. Quando eu esquento ele fica levinho e fácil de comer.

Carpano-Jr.
Veterano
# dez/09
· votar


- Kiko, como é que se fala manteiga em inglês?
- manteig

guschard
Veterano
# dez/09
· votar


Pois bem, a manteiga é feita de óleo vegetal, certo? Então, pão na chapa ou esquentado em microondas faz a gordura da manteiga se tornar ruim?
nops... manteiga eh feita d gordura animal
margarina eh feita de oleo vegetal

Gui
Veterano
# dez/09
· votar


manteiga = vem do leite, origem animal
margarina = vem do oleo (milho, se não me falha a memória), vegetal!!

manteiga quente = nada muda
margarina quente = sua lógica está correta!!!

o google te ajuda antes de postar, por isso, recorra a ele sempre antes de postar merda!

Rapha_krust...
To ligado o acelerador de partículas...

LHC, nenhuma das siglas...
logo, piada sem graça alguma!

Gui
Veterano
# dez/09
· votar


guschard
caraleo, postou dois minutos antes de mim e eu não vi!!
que lerdo tou hoje!

oiio
Veterano
# dez/09
· votar


manteiga faz mal de qualquer jeito!

pura gordura O.o

Sam Keat
Veterano
# dez/09
· votar


to nem ai

james_the_bronson
Veterano
# dez/09
· votar


Gui
caraleo, postou dois minutos antes de mim e eu não vi!!
que lerdo tou hoje!


cifodel

-Toolbar-
Veterano
# dez/09
· votar


guschard
nops... manteiga eh feita d gordura animal
margarina eh feita de oleo vegetal


Putz, eu sei. Acabei colocando manteiga por generalizar. Vou mudar.. =P

-Toolbar-
Veterano
# dez/09
· votar


Gui
Eu não achava no google e resolvi perguntar aqui. Ou seja. Se alguém procurar no google verá o site. =]

E aliás, eu sou bem chato com a questão de manteiga e margarina, escolho a margarina por achar mais saudável sendo que ela é vegetal e a manteiga animal. Mas eu sempre generalizo manteiga e fiz o tópico sem pensar. =P

Minow
Veterano
# dez/09
· votar


Margarina tem tanto lixo químico no meio que faz mais mal que manteiga.

ROTTA
Veterano
# dez/09 · Editado por: ROTTA
· votar


Corrigi o título a pedido do champs, e vou comentar em função da margarina (que era a inteção).

-Toolbar-
Em altas temperaturas ele deixa de ser um HDL e vira um LDL por causa de trocas em sua estrutura química certo? Muda a saturação da estrutura. Me corrijam se eu estiver errado.

Você está certo. O calor satura as ligações insaturadas (benéficas) do óleo. Mas na verdade a margarina já não é somente óleo. Ela é uma emulsão de óleo em água. Ainda assim, aquecer irá saturar progressivamente o que tiver restado de ligações químicas insaturadas no produto. Mas isso não fará mais mal do que outras gorduras saturadas em geral. O próprio óleo de fritura sofre esta reação.

Abraços.

-Toolbar-
Veterano
# dez/09
· votar


ROTTA
Eu sei. Valeu.

Começarei a comer pão com margarina sem esquentar. =/

Gui

Valeu também.

LadyRay
Veterano
# dez/09
· votar


Deve dar uma dor de barriga desgraçada!!!

Chespirito
Veterano
# dez/09
· votar


Ñ, sempre como pipoca com margarina derretida, delicia!!!

Dressaaa
Veterano
# dez/09
· votar


Pois é, estou evitando as frituras em geral. Esses dias fiz macarrão e queria colocar castanha. Fiquei pensando que depois eu ia aquecer no microondas e ia saturar o óleo presente na castanha.

Perguntei pra menina que mora comigo (futura nutricionista) ela disse que não teria problema, mas sei lá se ela entendeu o que eu quis dizer, ou se ela afirmou que a castanha em si não sofre alterações, somente quando é óleo.

Depois eu taquei margarina no macarrão, daí também a castanha não faria diferença, então esqueci de pesquisar isso. Mas se alguém quiser responder o/

Dogs2
Veterano
# dez/09
· votar


meu metabolismo é foda, nem me preocupo \o\

-Toolbar-
Veterano
# dez/09
· votar


Dogs2
meu metabolismo é foda, nem me preocupo \o\


O meu também /o/

Porém eu quero gorduras boas por saúde mesmo.

Ricardo_Bill
Veterano
# dez/09
· votar


Óleos são ácidos graxos insaturados, e são líquidos a temperatura ambiente. como a Margarina é feita a partir de óleos vegetais, são forçadas reações para saturar suas ligações, deixando-a sólida.

por isso se dá o nome gordura vegetal hidrogenada

Ao meu ver, o que há possibilidade é de mudança de estrutura química, levando a troca de isomeria de CIS para TRANS, formando a famigerada gordura trans.

gordura trans em nosso organismo, durante o metabolismo gera uma quantidade maior de LDL comparada a gorduras saturadas, o que pode levar a problemas cardiovasculares que todos já ouvimos falar.

Matanza em sua infinita sabedoria dizia:
"O segredo do sucesso é a moderação, tem o dia sim, tem o dia não..."

não faz (muito) mal comer assim. só não transforme em hábito.

Outra coisa: sobre o começo do texto, não há HDL ou LDL naquilo que comemos. Estes são lipoproteínas que fazem parte do metabolismo de lipídeos do nosso organismo. o que pode acontecer é ter uma quantidade menor de formação de LDL pelo corpo e como geram menos reserva energética podem estimular a produção de HDL para ser transformado em energia.

Mas não vá achando que faz O Milagre do Emagrecimento. Não chega a ser uma queima de gordura em larga escala...

para ajudar a entender a coisa e deixar de um jeito bem simples, uma explicação sobre HDL e LDL

LDL (Low Density Lipoprotein): fica rodando no sangue até ser chamado para adentrar o tecido e ficar de reserva de energia.
se oxidada, deposita na parede da artéria e começa a "entupir".

HDL (High Density Lipoprotein): serve para retirar a gordura acumulada nos tecidos adiposos e levar para ser transformada em energia. Por isso que chamam de colesterol bom.

em tempo: Colesterol é um esteróide que está presente em diversas lipoproteínas, como por exemplo membranas de células.

Bom, chega de aula de Bioquímica.
[]s

izzystradlin
Veterano
# dez/09
· votar


Isso se ingerido crú

prefiro crú...

-Toolbar-
Veterano
# dez/09
· votar


Ricardo_Bill
Valeu velho!

Tá certo, se é hidrogenada é insaturada. Então usar margarina para suprir as necessidades de gordura diárias não é ideal?

Vc apenas chutou que no aquecimento da margarina há a troca de isomeria né?

Villts
Veterano
# dez/09
· votar


Minow
Margarina tem tanto lixo químico no meio que faz mais mal que manteiga.

E não ser a Aviação! \o/

Ricardo_Bill
Veterano
# dez/09 · Editado por: Ricardo_Bill
· votar


-Toolbar-
não é um chute, é a coisa que teoricamente é mais provável que aconteça.
Mas não posso dizer que sempre, em 100% das vezes vai ocorrer.

Olha, não vejo problema em usar margarina diariamente, respeitando a condição de não aquecê-la, evitar as que possuam trans (leia as informações nutricionais) e não fazer delas a única fonte de lipídeos da sua dieta.

eu acho que as vezes precisa dar um puxão de orelha porque muita gente interpreta um "não vejo problema em usar margarina diariamente" como um "margarina faz bem, então vou usar direto" e daí dá encrenca.

Villts
verdade, Aviação FTW!

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


Eu prefiro manteiga

haeuAEAHEA

ROTTA
Veterano
# dez/09
· votar


Ricardo_Bill
O segredo do sucesso é a moderação

Há controvérsias... hehehe

Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Margarina derretida faz mal?