Técnicas de Estudo

Autor Mensagem
Rato
Veterano
# nov/09
· votar


Machine Gun Man
Fico mexendo os pés, as mãos, alisando a barba, mexendo nos óculos. haha

hauhau

q doidera =/

Eu leio toda a matéria, aí leio de novo e depois de novo,
e se não entende lê outra vez até q uma tu entende.
Tive aulas com um cara, Rafael Paschoarelli.
Se tu jogar no google vai ver o currículo do sujeito.
E um absurdo ...

Ele sempre dizia isso :)

Lucas Borlini
Veterano
# nov/09
· votar


Rato
Tive aulas com um cara, Rafael Paschoarelli.
Se tu jogar no google vai ver o currículo do sujeito.
E um absurdo ...


É esse aqui?

http://rafael-paschoarelli.blogspot.com/

Rato
Veterano
# nov/09
· votar


Lucas Borlini
hauhau

esse mesmo ^^

russobass
Veterano
# nov/09
· votar


Lucas Borlini
Menos cola, por favor eu odeio colar.

mais ainda continua colandooooo!!

Lucas Borlini
Veterano
# nov/09
· votar


russobass
Menos cola, por favor eu odeio colar.

mais ainda continua colandooooo!!



Ah cara, eu só colo em medidas desesperadas.

Essa semana eu tive uma prova muito dificil... tive que colar senão eu zerava a bendita....

=/

Devil Boy
Veterano
# nov/09
· votar


Lucas Borlini
Ai galera, não sei se mais alguem ai sofre com procrastinação, TDA, ou qualquer outra dificuldade nos estudos, mas ta ai um texto que eu achei bem legal com tecnicas de estudo.

Eu to me ferrando nos estudos e a minha namorada me fez abrir os olhos, então se mais alguem souber de metodos bons pra isso postem aqui, na minha situação atual qualquer ajuda é bem vinda.


Eu sou uma especie de "dislexico as avessas", entao nao sei se o que vou escrever abaixo e uma boa ideia para o restante das pessoas. Sempre tive dificuldade para assimilar informacao nova atraves de aulas, audiobooks e quaisquer outras formas orais de explicacao.

A menos que eu conheca o assunto o suficiente para perceber falhas e desmentir o que o sujeito esta falando, nao consigo manter a concentracao em aulas e conferencias por mais de 15 ou 20 segundos.

(Ate mesmo quando vejo alguns videos no Youtube tenho que pausar direto, porque comeco a "viajar" e perder o foco no que estou assistindo)

No colegio, nao prestava atencao nas aulas e o que eu copiava no caderno parecia grego. Na maior parte do ginasio, eu fui uma abominacao como estudante e nem sei como nao repeti ano algum; meu pai me achava um vagabundo e vivia ameacando me mandar para a escola publica. :/

Somente la pela setima serie, epoca em que a minha mae comecou a me dar revistas "serias" e comprar livros nao-escolares para eu ler, e que eu percebi que eu tinha muito pouca dificuldade com leitura, se comparada ao meu problema com as aulas. Quando meus pais me matricularam na oitava serie e compraram o material didatico, achei que logo ia comecar mais um ano "daqueles" e resolvi tentar algo diferente: com um dicionario do lado, passei varios dias lendo e respondendo o livro novo de Historia. E, estranhamente, gostei.

Desisti entao, de uma vez por todas, de tentar assimilar alguma coisa nas aulas e o meu metodo de estudo passou a consistir em ler com antecedencia os livros ate o final e tentar fazer todos os exercicios. Em pouco tempo, comecei a tirar boas notas e, pelos anos seguintes, a coisa funcionou perfeitamente: meu status escolar mudou de "bagunceiro-vagabundo" para "bagunceiro-cdf". No ultimo mes antes do vestibular, faltei a todas as aulas do colegio para ficar em casa revisando todo o conteudo tocante ao Ensino Medio de uma vez.

Na universidade, era o mesmo esquema: pegava o conteudo programatico da disciplina que o professor deixava na xerox e estudava toda a bibliografia ali indicada ainda na epoca do recesso, antes de comecarem as aulas do semestre letivo. Lia todos os livros a que eu tivesse acesso e depois, periodicamente, fazia resumos para testar a minha memoria e fixar as coisas.

Acho que, no final das contas, isso acabou sendo util na medida em que me impedia de deixar as coisas "para depois" e me condicionava a ler cada vez mais rapido.

Quando gostava da materia, ia para a faculdade apenas para tirar alguma duvida que estivesse martelando minha cabeca ou entao ficar batendo boca com o professor. Quando nao gostava, ia para a aula levando fones de ouvido para ouvir Malmsteen no discman, somente para nao levar falta (no primeiro ano do curso, mesmo tendo conseguido uma media boa, fui reprovado em uma das cadeiras porque nao cumpri a frequencia minima exigida por lei).

Neste ultimo ano, me estabilizei em uma rotina diaria minima: em geral, de 7 as 13h20min ou 13 as 19h20min(depende do que pretendo fazer durante o dia), tudo o que faco e basicamente ler. A cada 50 minutos, dou uma pequena pausa de 5 min para descansar - que e o tempo de ouvir uma musica curta, tomar agua ou comer alguma coisa, se der vontade.

So nao estudo mais do que isso porque tenho familia e tambem por recomendacoes medicas (pouco antes de conseguir a bolsa de pos-graduacao, estava proximo de ter um colapso nervoso. Andava na rua parecendo um usuario de crack, com o coracao acelerado, a pressao baixa, o corpo suando frio, as maos tremendo e tudo mais)

shoyoninja
Veterano
# nov/09
· votar


Pra mim o principal é achar uma boa fonte de informação e ter um bom motivo para aprender. Nem que seja um motivo inventado :P.

Eu não consigo aprender nada se não souber o propósito.

Tenho aversão profunda a fórmulas soltas.

TaylorBass
Veterano
# mar/10
· votar


Eu to me ferrando nos estudos e a minha namorada me fez abrir os olhos, então se mais alguem souber de metodos bons pra isso postem aqui, na minha situação atual qualquer ajuda é bem vinda.


Leia-se.. "Ela não quer casar com fodido". Ok, ninguém quer. Mas a mulher analisa isso como você analisa a bunda dela.

Chespirito
Veterano
# mar/10 · Editado por: Chespirito
· votar


Nunca tive técnica de estudo, mas estudava sempre nas vésperas dos dias das provas. ;)

Lucas Borlini
Veterano
# mar/10
· votar


TaylorBass
Leia-se.. "Ela não quer casar com fodido". Ok, ninguém quer. Mas a mulher analisa isso como você analisa a bunda dela.

Cara, fodido eu não sou.
Mas tbm não to perfeito, tenho muita coisa pra fazer ainda.


Chespirito
mas estudava sempre nas vésperas dos dias das provas. ;)

Acho que 90% dos estudantes é assim.

TaylorBass
Veterano
# mar/10
· votar


Lucas Borlini
Sim, sei que não é. Ela só se preocupa se você virar um fodido mesmo.. no futuro e tal. rs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Técnicas de Estudo