Vinho, como fazer? se faz bem? quais são os de sua preferencia.

    Autor Mensagem
    Sam Keat
    Veterano
    # nov/09


    Fazendo seu próprio vinho

    Se deseja obter um excelente vinho, obtenha cerca de meio quilo ou um quilo de uvas rosas ou pretas maduras. Elas terão uma película esbranquiçada. Pela sua aparência, a maioria das pessoas concluem que se trata de inseticida. Não é, não. É um fermento natural, latente, que apenas espera o tempo propício para a fermentação do suco da uva. É o segredo do vinho natural. A pessoa talvez queira lavar as uvas, mas, não remova nem retire esta substância esbranquiçada, pelicular, ou semelhante ao pó.

    Agora, retire as uvas do cacho, jogando fora quaisquer que não estejam maduras ou estejam estragadas. Se dispuser dum liqüidificador, liqüefaça as uvas nele por ligar o liqüidificador e imediatamente a desligar; faça isso várias vezes. Isto impede que se rompam as sementes. Se não dispuser dum liqüidificador, depois de lavar cabalmente as mãos, e certificar-se de que removeu todo o sabonete, esmiga-lhe as uvas numa grande bacia com sua mãos. Não adicione água, açúcar nem qualquer outro ingrediente.

    Derrame a massa resultante — casca, sementes, polpa, sumo e tudo — numa garrafa de boca larga. Coloque um saco de plástico sobre a boca da garrafa prenda-o firmemente ao gargalo por meio dum elástico. Coloque a garrafa onde a temperatura permaneça entre 15,5 grau, e 26,6 graus centígrados, 23,8 graus C sendo a mais favorável.

    Daí, espere. Deixe que sigam seu curso os notáveis processos que o Criador implantou nas coisas naturais. Por certo achará fascinante examinar a garrafa de vez em quando, e dar uma cheirada ao redor dela, para observar as mudanças ocorridas.

    Com o tempo, começam a formar-se bolhas que, gradualmente, irão chegar à superfície da massa. Esse gás abrirá passagem pela vedação presa com um elástico e bafejará suas narinas com delicioso aroma — no devido tempo. As bolhas são evidência da fermentação. O sumo assumirá gradualmente sua cor caraterística. Talvez se forme, na superfície da massa, uma substância esbranquiçada. Não se preocupe com ela. Tudo está bem.

    Depois de duas semanas, devia cessar a formação de bolhas. Agora pode abrir a garrafa e derramar o sumo numa grande bacia, filtrando-o por meio dum pano limpo. Esprema da massa o restante do líquido filtrado pelo pano. Agora coloque o vinho numa garrafa. Ainda será denso e conterá partículas. No entanto, poderia ser usado nessa ocasião, se necessário; assim, prove-o. É bom? Melhorará com o envelhecimento.

    Assim, ponha de lado a garrafa bem fechada. Quanto mais envelhecer, tanto mais as partículas se depositarão em seu fundo. Em um mês, o vinho deveria ter clareado consideravelmente. O sabor deve ter melhorado, e o vinho deve ter boa aparência. Mas, tome cuidado; se o vinho continuar a fermentar, a garrafa talvez estoure.

    O vinho está pronto para ser então escoado por meio dum sifão para outra garrafa, o meio mais fácil de não passar a borra para outra garrafa. No entanto, pode-se fazer isso quase tão bem por derramar o líquido com cuidado. Este vinho feito em casa, um vinho seco, é conservado melhor sob refrigeração. Se não dispuser dum refrigerador, certifique-se de selar bem a garrafa.



    eu fiz e ficou mais ou menos

    Os benefícios do vinho para a saúde são tema de considerável número de estudos. Nos Estados Unidos o estouro no consumo do vinho tinto começou nos anos 90 pelo programa de TV "60 Minutos". Os vinhos tintos também ganharam força com reportagens sobre o paradoxo francês, o qual refere-se à comparativamente pouca incidência de doença coronária na França apesar tradicional alto consumo de gordura saturada na dieta francesa. Epidemiologistas suspeitam que isso seja devido ao alto consumo de vinhos na França, porém tal teoria ainda não está totalmente comprovada cientificamente.
    Estudos relacionando o consumo de vinhos e risco de doenças cardíacas têm descoberto que pessoas que nunca bebem vinho e os que bebem muito têm risco mais elevado, enquanto os que consomem vinho moderadamente têm risco menor. Estudos também descobriram que o consumo moderado de outras bebidas alcoólicas poderia oferecer proteção ao coração, porém esse efeito protetivo é maior com os vinhos. Entres os tipos de vinhos, segundo os estudos, o tinto oferece mais benefícios à saúde do que o branco, incluindo proteção contra câncer. Pesquisadores suspeitam que isso seja devido ao fato de o vinho tinto conter mais polifenóis do que o branco.


    pra quem gosta de bons vinhos, rose, tinto, branco, seco demi-sec, com que tipos de comidas, massas, queijos e etc....discussão a respeito se vinho doce é vinho e naum suco de uva fermentado...

    Sam Keat
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    agora LEIAM

    Sam Keat
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    obrigado pela sua paciencia

    Headstock invertido
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Ontem eu bebi uma fanta uva estragada, foi o melhor vinho que tomei na vida.

    Chespirito
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Ñ curto vinho.

    D.Pinheiro
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Vinho é massa, mas, prefiro comprar pronto... Beber é melhor que fazer.

    maggie
    Veterana
    # nov/09
    · votar


    Vixe, deve ficar estranho por esse processo.
    Fora que bater as uvas no liquidificador deve dar um gosto estranho, já que as sementes são moídas.

    Fastturtle
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    da muito trampo prefiro compra pronto

    JowR
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Sam Keat
    ...não remova nem retire esta substância esbranquiçada, pelicular, ou semelhante ao pó.

    riariaria dorgas mano.

    GuitarDrummer
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Sam Keat
    liqüefaça as uvas nele por ligar o liqüidificador e imediatamente a desligar; faça isso várias vezes. Isto impede que se rompam as sementes

    maggie
    Vixe, deve ficar estranho por esse processo.
    Fora que bater as uvas no liquidificador deve dar um gosto estranho, já que as sementes são moídas.


    Captou?

    Kamus23
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Estarei com Jah, meus amigos, minha erva, meu vinho

    [/Ponto de Equilibrio]

    Marcosrcf
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Se não dispuser dum liqüidificador, depois de lavar cabalmente as mãos, e certificar-se de que removeu todo o sabonete, esmiga-lhe as uvas numa grande bacia com sua mãos.


    O segredo de um bom vinho é pisar nas uvas com o pé bem suado!

    Joe Road
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Marcosrcf


    neste estado está bom? oO

    marcio_zav
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Meu vô fez um vinho de laranja[!] (vão me zuar ¬¬)
    Muito bom! :D

    maggie
    Veterana
    # nov/09
    · votar


    GuitarDrummer
    Tente fazer isso com 100% de eficácia. Duvido.
    =)

    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    marcio_zav
    Meu vô fez um vinho de laranja[!] (vão me zuar ¬¬)
    Muito bom! :D


    Fazem churrasco de laranja também? =p

    marcio_zav
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    brunohardrocker

    Claro!
    E com a casca um torresminho :9
    haha

    GuitarDrummer
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    maggie
    Paciência, pequena padawan, paciência...
    Cate as sementes uma por uma...
    "O segredo de um bom vinho está no carinho dedicado à ele"
    (De onde eut tirei este provérbio tosco?)

    Bozo_O_Palhaco_Traquino
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Odeio vinho. Gosto de cerveja.

    Marcosrcf
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Joe Road
    Tá no ponto!

    rodsom
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    eu costumo fabricar vinho misturando conhaque com fanta uva.

    Sam Keat
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    prefiro seco e tinto

    eu fiz vinho mas ficou meio esquisito, mas deu pra chapa o/

    TWT ICE
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    marcio_zav

    Meu vô fez um vinho de laranja[!]


    AHUAHUAHUAUAHUAUHAHUAHAUAHUAHUAUHHUAHUA

    Minow
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Meu vô fez um vinho de laranja

    Ele fez laranja fermentada. Mas vinho acho complicado ser de outra coisa que não seja uva. =P

    marcio_zav
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Minow
    Hehe por ai mesmo.
    E parece mais um licor.

    TWT ICE
    [HM]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vinho, como fazer? se faz bem? quais são os de sua preferencia.