Autor |
Mensagem |
Morgenstern Veterano |
# out/09
Compensa ? Eu tenho curso tecnico em desenvolvimento e tenho um conhecimento digamos que intermediario em programação e analise.
Fazer um tecnologo + uma pós (engenharia por exemplo) é uma boa ?
Meus colegas querem que eu faça Engenharia da computação ou ciencias ... mais acho que é muito tempo ...
Quem trabalha na area e tem uma experiencia opinen ai ...
|
adnz Veterano |
# out/09
· votar
Acho que você não vai se arrepender se cursar engenharia da computação ou ciência da computação. Porém, a escolha é sua. Também não tem como fazer um curso de 4/5 anos sem gostar... Mas eu não sei como funcionam tecnólogos e outras coisas parecidas, então não posso te dar informações sobre isso.
|
Morgenstern Veterano |
# out/09
· votar
Minha unica duvida mesmo era se eu posso fazer uma pós sendo tecnologo ... pelo menos as pós da UNIP o pré-requisito é ter um curso superior em tecnologia da informação.
|
Fastturtle Veterano |
# out/09
· votar
Morgenstern Minha unica duvida mesmo era se eu posso fazer uma pós sendo tecnologo ... pelo menos as pós da UNIP o pré-requisito é ter um curso superior em tecnologia da informação. pode fazer pos normalmente
|
ROTTA Veterano |
# out/09
· votar
Morgenstern Quem trabalha na area e tem uma experiencia opinen ai ...
Pessoalmente, eu ainda optaria por um bacharelado. O tecnólogo pode valer a pena, sim, e tenho um amigo analista que optou exatamente pela formação que você sugere acima. Mas a experiência com certeza conta mais que a modalidade de ensino superior escolhida...
Abraços.
|
Morgenstern Veterano |
# out/09
· votar
Também não tem como fazer um curso de 4/5 anos sem gostar...
O problema é que se eu fazer ciencias ou engenharia , vou ver muita materia que não tem a ver com a area de software ...
Meu primo diz que ciencias tem bastante analise ...
Mais 4 anos é foda ... se eu posso fazer analise em 2 ...
O foda é que o peso no curriculo é bem menor ... ai que entra a pós e as certificações que pretendo tirar ...
|
ROTTA Veterano |
# out/09 · Editado por: ROTTA
· votar
Morgenstern Minha unica duvida mesmo era se eu posso fazer uma pós sendo tecnologo ... pelo menos as pós da UNIP o pré-requisito é ter um curso superior em tecnologia da informação.
Como disseram, fique tranquilo. O ensino superior é dividido assim:
- Graduação -- Bacharelado -- Licenciatura -- Específico da profissão -- Tecnólogo - Pós-graduação -- Especialização (os MBAs brasileiros se encaixam aqui) -- Mestrado -- Doutorado - Cursos superiores de curta duração -- Sequenciais
Geralmente o requisito para ingressar em pós-graduação é a graduação. Curso superior, tudo que está acima é... Alguns cursos de curta duração, sequenciais ou customizados, por exemplo, podem não dar ingresso às pós, mas tecnólogo é um dos tipo de graduação.
Abraços.
|
Morgenstern Veterano |
# out/09
· votar
ROTTA Mas a experiência com certeza conta mais que a modalidade de ensino superior escolhida...
Falou tudo ... Eu trabalho para uma terceirizada da HP ... Até o fim do ano estarei efetivado (na area de suporte)
Mais fiquei sabendo que quem tem curso superior fica facil passar para a area de software la dentro ... Meu coordenador perdeu um trampo la pois não tinha analise de sistemas ou um equivalente ...
|
ROTTA Veterano |
# out/09
· votar
Morgenstern Até o fim do ano estarei efetivado (na area de suporte)
Se quer migrar para o desenvolvimento, faça isto o quanto antes.
Meu coordenador perdeu um trampo la pois não tinha analise de sistemas ou um equivalente ...
Isso é muito relativo e depende da empresa/situação. A rigor, um analista de negócio (algo um pouco mais generalista que o analista de sistemas) nem precisa ser formado em TI; pode ser mais recomendado alguém da área a que se refere o sistema. O que acontece é que nas empresas os analistas geralmente cumprem a função de especificar o negócio e a arquitetura (técnica) do sistema. Mas isto está mudando... e na empresa onde trabalho, por exemplo, temos o cargo de arquiteto de software, este sim com forte conhecimento e experiência técnica.
Abraços.
|
Guto EADG Veterano |
# out/09
· votar
O Bog já vem te explicar...
|
erico.ascencao Veterano |
# out/09
· votar
Morgenstern Tenho um professor de Engenharia de Software na faculdade (eu faço Engenharia Mecatrônica) que tem uma empresa de software para mercado financeiro. Ele vive nos dando o exemplo de burradas no mundo do software e desenvolvimento de sistemas, o que me faz ter muita compaixão para com vocês, programadores.
Cursos de bacharelado tradicionais (Engenharias e Ciência da Computação estão neste bolo) têm um foco mais aberto e dão uma formação mais abrangente para que o formado possa trabalhar em n áreas do mercado de trabalho, sejam elas relacionadas ou não com o curso.
Mano, aproveita o curso técnico que você tem. Faz um tecnólogo e uma pós depois. Cursos tecnológicos são ótimos para quem quer se especializar numa área do mercado de trabalho, muitas vezes devido ao fato de o cara já ter muito bem definido com o que quer trabalhar.
|
Bog Veterano
|
# out/09
· votar
Guto EADG
Na verdade, não tem muito o que explicar, com o ROTTA por aqui. =P Ele tem muito mais experiência de mercado que eu, que sou pesquisador e nunca estive no mundo corporativo da TI, que é onde o Morgenstern parece querer continuar. Meu negócio não é fazer os softwares que as empresas usarão, mas inventar o que está por trás desses softwares :)
Morgenstern
Eu só sugiro que você use a busca, porque se bem me lembro, existem tópicos sobre cursos de tecnólogo e já foram bem discutidas as supostas diferenças entre os cursos da área - supostas porque na prática o que se ensina varia muito de lugar para lugar, mesmo que o curso tenha o mesmo nome.
|
Morgenstern Veterano |
# out/09 · Editado por: Morgenstern
· votar
ROTTA Se quer migrar para o desenvolvimento, faça isto o quanto antes.
Estarei migrando assim que rolar uma opportunity ...
Bog Desculpe , achei sobre tecnologo mas não era o que eu queria saber...
erico.ascencao
Ele vive nos dando o exemplo de burradas no mundo do software e desenvolvimento de sistemas
Isso é geral neah , como vc mesmo disse para quem quer trabalhar com analise e desenvolvimento, os cursos de Ciencias e Eng. tem um foco mais amplo mais não significa que o cara vai sair um "blaster-programador" (nen fazendo o curso de analise , acho que isso é adquirido com a experiencia). Na minha opinião Ciencias da Computação é como Administração de Empresa ... 90 % dos que entram são os "nen sei o que quero da vida". E Engenharia da Computação alem de ser focado em hardware e eletronica (pelo que dizem) , não curtir mesmo ....
Mano, aproveita o curso técnico que você tem.
Sim , aproveitei bem , fiz pela IFSP (federal ou CEFET) e não me arrependo ... curso bem focado a desenvolvimento e analise de sistemas.
ALL
Valeu pela ajuda pessoal , principalmente o ROTTA que me esclareceu as mais especificas ...
|