Sobre a Lei anti-photoshop na França

Autor Mensagem
Rato
Veterano
# out/09


Uma deputada francesa apresentou ao parlamento do seu país um projecto de lei que pode obrigar jornais, revistas e sites a identificar imagens modificadas com o Photoshop.

O texto preparado por Valerie Boyer prevê que todas agências de publicidade e editores de conteúdo na França coloquem um aviso no rodapé de anúncios com palavras como "Esta imagem foi modificada digitalmente e pode não corresponder à realidade".

O argumento de Boyer é que a popularização dos editores de imagens como o Photoshop, da Adobe, está a criar referências de beleza e estética que não são atingíveis no mundo real. Assim, homens e mulheres franceses perseguiriam ideais estéticos obtidos por alteração no computador e não baseados em pessoas de verdade.

Membro da "União por um Movimento Popular", Boyer diz ter apoio de outros 50 parlamentares franceses para fazer seu projecto andar. Se aprovada, a lei colocaria anúncios com modelos "photoshopadas" nos mesmos moldes da publicidade de cigarros ou substâncias farmacêuticas, que devem conter uma tarja com um texto de advertência ao consumidor.

O projecto prevê multas de 54 mil € para quem desobedecer à nova regra. Controversa, a ideia repercutiu negativamente entre as agências de publicidade do país, que vêem uma intromissão excessiva do Estado na produção de imagens, que ao seu ver, devem ser plenamente livres e criativas.

O que mais tem são pessoas que vivem em um mundo de mentiras.

Agora te falar, acreditar que todas aquelas curvas, de algumas velhotas q vemos em revistas, são originais ... é demais.

boa semana
:*

JowR
Veterano
# out/09
· votar


*E os plays de orkut começam a se matar*

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


Boa. Muito boa a intenção da deputada.

Minow
Veterano
# out/09
· votar


Imagina a Playboy sem Photoshop.
Tudo bem, não vai mudar muito, só vão colocar a notinha no rodapé de cada foto.

Marcosrcf
Veterano
# out/09
· votar


Isso deveria ser válido para alimentos!!!
Pra propaganda e embalagem, somente fotos reais, nada de sorvetes de gesso ou imagens photoshopadas!!!!

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


Minow

Mas aí não teria necessidade de usar a tarja.

The Root Of All Evil
Veterano
# out/09
· votar


Minow
Tudo bem, não vai mudar muito, só vão colocar a notinha no rodapé de cada foto.

Podem botar uma nota geral na capa logo:
"Todas as fotos desta revista foram modificadas digitalmente e podem não corresponder à realidade."

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


Eu prefiro 1000 vezes ver foto de mulher real do que com efeitos.

The Root Of All Evil
Veterano
# out/09
· votar


Marcosrcf
Isso deveria ser válido para alimentos!!!

auhauhua coitado do McDonald's.

Minow
Veterano
# out/09
· votar


brunohardrocker
Cuma?

The Root Of All Evil
Veterano
# out/09
· votar


brunohardrocker
Eu prefiro 1000 vezes ver foto de mulher real do que com efeitos.


Hell yeah!
Uma celulitezinha até é sexy =]

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


Imagina a Playboy sem Photoshop.

Minow

Se não tem photoshop, não é necessário usar uma tarja avisando que a foto foi alterada.

JowR
Veterano
# out/09
· votar


brunohardrocker
Eu prefiro 1000 vezes ver foto de mulher real do que com efeitos.

Nem um pouco de reverb ou crunch?

Minow
Veterano
# out/09
· votar


brunohardrocker
Você acha MESMO que a Playboy vai parar de usar Photoshop? Põe a nota, ué. Ninguém se importa, ninguém vai parar de comprar a revista por causa disso. As pessoas compram sabendo o que vão ver, ninguém se importa se é manipulado ou não, o negócio é ver pessoas que não existem.

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


Minow

Você acha MESMO que a Playboy vai parar de usar Photoshop?

Não foi isso que quis dizer. Vc disse "Imagina a Playboy sem Photoshop", e eu disse que se fosse assim não seria necessária a tarja.

Gui
Veterano
# out/09
· votar


seria legal se fizessem isso com músicas (pró-tools e outros mais que "arrumam" as vozes e instrumentos...VSTi também e pans...)

Minow
Veterano
# out/09
· votar


brunohardrocker
Mas devido o contexto do tópico, apresentei essa situação hipotética. =P

JowR
Veterano
# out/09
· votar


Gui
Eita cara, viajou no maionese hein? Imagina o Sepultura sem distortion?

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


Minow

Então paramos por aqui =P

Minow
Veterano
# out/09 · Editado por: Minow
· votar


Gui
seria legal se fizessem isso com músicas (pró-tools e outros mais que "arrumam" as vozes e instrumentos...VSTi também e pans...)

Tipo, você sabe que quando alguém grava um cd, a gravação original não serve pra NADA sem mixagem né?
E sabe que 98% das músicas mainstream hoje são gravadas diretamente no Pro Tools.
E quem "arruma" voz não é o Pro Tools, é Autotune ou Melodyne, são softwares (plugins) separados.
E de novo, cerca de 100% dos discos atuais, independente do estilo, usam afinação de voz.
Então basicamente é pedir pra todo cd avisar o que todo mundo já sabe, tipo "oi, esse cd foi mixado." Grande novidade, é igual avisar em caixa de leite que o produto faz mal a pessoas intolerantes a lactose.


JowR
Eita cara, viajou no maionese hein? Imagina o Sepultura sem distortion?

Cara, a guitarra já é gravada com distorção.

JowR
Veterano
# out/09
· votar


Minow
É justamente nisso que eu to falando.

Minow
Veterano
# out/09
· votar


JowR
Mas isso não tem nada a ver com a mixagem, "Pro Tools" ou sei lá mais o que.

Fastturtle
Veterano
# out/09
· votar


interessante essa lei

Stonebreaker
Veterano
# out/09
· votar


imagens de sorvete são todas ilustrações, pois é quase impossível bater uma foto boa

Gui
Veterano
# out/09
· votar


JowR
Eita cara, viajou no maionese hein? Imagina o Sepultura sem distortion?

não..tou dizendo corrigidas...e não efeitos que já foram gravados...

tu acha que eles gravam com guita limpa???


Minow
ou valorizaria quem realmente manda bem.
mixagem tudo bem..mas corrigir afinação de voz e instrumento é osso.

Stonebreaker
Veterano
# out/09
· votar


basta ter senso estético, foto com efeitos são lisas e não tem marcas de expressão, é fácil identificar as "photoshopeadas", mas na maioria das vezes, o corpo pertence a uma modelo e o rosto a outra...ex: aquela foto do vestido d'água da gisele "bintiem"

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/09
· votar


Marcosrcf
Isso deveria ser válido para alimentos!!!
E o Chocotone que mais parece um bolo... quando eu abro a caixinha, tenho um produto totalmente diferente do que tá na embalagem hauahau

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


O argumento de Boyer é que a popularização dos editores de imagens como o Photoshop, da Adobe, está a criar referências de beleza e estética que não são atingíveis no mundo real. Assim, homens e mulheres franceses perseguiriam ideais estéticos obtidos por alteração no computador e não baseados em pessoas de verdade.

Sou de acordo com isso.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/09
· votar


Minow
E de novo, cerca de 100% dos discos atuais, independente do estilo, usam afinação de voz.
Nó... essa é uma afirmação e tanto hein... e bem equivocada...

Minow
Veterano
# out/09 · Editado por: Minow
· votar


Gui
ou valorizaria quem realmente manda bem.
mixagem tudo bem..mas corrigir afinação de voz e instrumento é osso.


Eu concordo com você, mas fazer o que.
É a estética da perfeição, pra mim é mais feia do que qualquer nota desafinada...

SylvioLima
Cara, pior que nem é.
Não estou dizendo que em todas as faixas, mas os álbuns como um todo. É bem difícil achar um disco sem afinação em pelo menos uma faixa. Conheço uma galera que trabalha em estúdio e que me confirma isso (porque ficam afinando voz das pessoas. Hehehehe)
Dos mais atuais sei do último do Caetano que não teve nenhuma nota afinada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a Lei anti-photoshop na França