Fazer Faculdade de Direito em países estrangeiros - Serve?

Autor Mensagem
    Aced
    Veterano
    # set/09

Estava com essa dúvida inquietante... se alguém cursa direito em uma universidade americana, por exemplo, ela verá do mesmo modo o direito de lá e o daqui, podendo exercer uma profissão da mesma forma? Ou há alteração de conteúdo em certas cadeiras?

Digo isso porque conheço gente que foi fazer mestrado em outros países, mas eu não sei se o direito que estudam lá é o mesmo direito que estudam aqui...

Igão
    Veterano
    # set/09 · Editado por: Igão
    · votar

se alguém cursa direito em uma universidade americana, por exemplo, ela verá do mesmo modo o direito de lá e o daqui, podendo exercer uma profissão da mesma forma? Ou

Cara, que EU saiba, é MUITO diferente, tanto que curso de direito no Brasil vale no exterior.

EDIT: E acho que não há essa "mobilidade" pq cada pais tem sua constituição e tal...

Mas tudo baseado no meu achismo.

Igão
    Veterano
    # set/09
    · votar

Talvez ajude.

GuitarHouse
    Veterano
    # set/09 · Editado por: GuitarHouse
    · votar

Definitivamente, não. Sistemas completamente diferentes no BR e nos EUA.

Mas há embasamento para entender o sistema. Geralmente quem pretende trabalhar nos EUA faz um estágio de 6 meses, 1 ano, em algum escritório, para sacar como funciona. O problema é que tem de ter $$ pra bancar isso.

As leis são diferentes, o modo de interpretação, os tribunais, a hierarquia, procedimentos. Nos EUA e Inglaterra são especialmente diferentes do resto do mundo.

Há questões lá que podem bater, como direito internacional, econômico, etc.

Sempre que vejo em direito alguém que fez mestrado/doutorado fora, penso que estudou algo que mal vai utilizar aqui.

luis_loko
    Veterano
    # set/09
    · votar

Aced

Só se você quiser depois voltar a fazer faculdade de direito, só que dessa vez no Brasil !!!

Black Fire
    Gato OT 2011
    # set/09
    · votar

é MUITO diferente, tanto que curso de direito no Brasil vale no exterior.

Não entendi a frase.

Índio_DT
    Veterano
    # set/09
    · votar

SInceramente eu creio que nao.
    E digo mais: acho até que nao compense fazer faculdade fora do país se sua intenção for ser um "operário" no Brasil.
    é muita grana pra pouco retorno.

Pseudonimum
    Veterano
    # set/09 · Editado por: Pseudonimum
    · votar

Nem adianta chamar. Parece que ele não anda mais postando por aqui...

NoAlarms
    Veterano
    # set/09
    · votar

Aced

Se é faculdade de direito que você quer fazer no USA, não vale a pena (se você pretende voltar pra cá). Como o GuitarHouse (uepa!) falou, o sistema judiciário é totalmente diferente.

Bog
    Veterano
    # set/09 · Editado por: Bog
    · votar

Aced

Como ex-estudante brasileiro no exterior, aprendi um pouquinho sobre como funcionam essas coisas. ;)

A nao ser em casos onde existem acordos internacionais (por ex, com alguns paises da America Latina), um diploma obtido por um brasileiro no exterior nao vale no Brasil. Para isso, ele precisa que uma universidade brasileira que ofereca o mesmo curso valide o diploma. Apesar da regra ser a mesma para todas as universidades, existem diferencas em como elas tratam os detalhes (ex: validar na USP eh diferente de validar na UFRGS). O tratamento dado a graduacao e mestrado/doutorado tambem eh radicalmente diferente.

No geral, para graduacao eles avaliam a carga horaria, o historico e o conteudo das disciplinas, e soh fazem a validacao se o conteudo englobar tudo o que eh ensinado numa graduacao no Brasil. O resultado disso eh que eu conheco gente que voltou para o Brasil e precisou simplesmente fazer mais da metade da graduacao de novo, porque nao foram concedidas equivalencias para as tais disciplinas. Depois de conhecer o sistema, eu sempre aviso o pessoal de que fazer graduacao no exterior pensando em voltar no Brasil eh uma pessima ideia.

Ja para mestrado/doutorado, existe um peso muito maior para a dissertacao/tese. Creditos de disciplinas tem menos importancia, e em muitos casos sao ate ignorados. Alem disso, em muitos casos voce ja tem um certo nome, e bons contatos dentro das universidades, o que facilita o reconhecimento.

No caso especifico de direito, eh muito provavel que as materias basicas sejam totalmente diferentes no Brasil e em outros paises, o que quer dizer que o sujeito vai ter muitas equivalencias para compensar caso faca uma graduacao. A coisa pode mudar de figura se o cara faz um mestrado voltado ao comercio internacional, relacoes diplomaticas, ou coisas do tipo. Nestes casos, conhecer a legislacao de paises que nao sejam o Brasil eh essencial! Mas acho que neste caso especifico, aquele Devil Boy pode falar com mais certeza que eu. ;)

MajorKong
    Veterano
    # set/09
    · votar

São aproveitadas muito poucas matérias, porém tem um peso no currículo. Mas fazer graduação no exterior pra voltar não é grande negócio. Você vai ter que fazer uma prova de revalidação e pode ter que fazer matérias de novo.

Isso se for uma profissão regulamentada (controlada pelo estado).

ZXC
    Veterano
    # set/09
    · votar

MajorKong

Uhmmmmm...tu estuda medicina né? ahahahah

Fastturtle
    Veterano
    # set/09
    · votar

acredito q tenha alteraçoes, e q o mesmo seja pouco aproveitado no brasil, ou vice e versa...

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Fazer Faculdade de Direito em países estrangeiros - Serve?