Dicas para apresentação em público

Autor Mensagem
Rato
Veterano
# ago/09


achei legalzinho e venho compartilhar com vcs :)
apresentar-se em público, para muito é traumatizante ... segue ligeiras dicas

Vestimenta

•Confortável.
•Sem decotes profundos.
•Maquiagem suave.
•Brincos pequenos.
•Estilo que lhe personifique.
•Discrição sempre!

Apresentação gestual Frente ao público

•Olhar nos olhos de todos sem arrogância.
•Sorrir.
•Transparecer segurança e calma.
•Apertar a mão firmemente, mas sem força.
•Inclinar o corpo levemente em direção ao público.
•Fazer sinal sutil de positividade com a cabeça ao apertar as mãos.

Posição diante da platéia

•Ir ao local da apresentação 1 (um) dia antes para conhecer e se familiarizar com o ambiente (caso seja um ambiente desconhecido). Isso possibilita mais calma e evita tropeços perante a presença de todos.
•Se a projeção dos slides for de frente para a platéia: (normalmente os participantes acreditam na sua segurança). Se localizar do lado direito da projeção (se for destro). Ao contrário pode ocorrer, de acordo com a sua mão dominante.
•Jamais se posicionar em frente à projeção, de forma a atrapalhar a visualização dos slides.
•Jamais oferecer as costas aos ouvintes.
•Jamais preponderar os convidados à banca, e vice versa.

Microfone

•Segurar com firmeza no meio do microfone (evita que caia).
•Pegar o microfone com a mão dominante (canalizador de tensão).
•Evitar segurar o fio com a outra mão (limita potencializar sua comunicação oral).
•Se possível, solicitar um microfone sem fio para deixar a outra mão livre à gesticulação (fornece vida às palavras).
•Posicionar o microfone a frente do queixo (obedecer à projeção vocal).
•O espaço entre o queixo e o microfone deve ser de uma mão fechada,
aproximadamente.
•Testar à acústica (altura e qualidade) do som emitindo a palavra: testando três vezes.
•Perguntar se a platéia ouve perfeitamente o que diz ou se há interferência. (auxiliará na sua calma e audiência).
•Sempre que possível, trocar o microfone de mão (transparece calma, segurança, confiança, agilidade, dinamismo).
•Jamais brincar com o microfone.
•Jamais esquecer que ele existe.


e claro, conhecer muito bem o assunto =D
apesar q depende muito do assunto tb

me recordo de várias histórias do tempo do colégio. Acho q mais trágica foi a do Alemão. No momento da apresentação ele teve um "ataque" de gagueira.
Foda =/

havia uma professo q dizia q para dar uma aliviada era bom comer maçã e mascar um chiclete antes da apresentação ^^

boa semana
:*

Crazy Batera
Veterano
# ago/09 · Editado por: Crazy Batera
· votar


Possivelmente terei Oratória este semestre!!

Terrrrooorrr!!! <o>


Com microfone adiciona ae: jamais querer ser *Michael Scott. hahahahaha

*Pra quem assiste The Office

Rato
Veterano
# ago/09
· votar


Crazy Batera
liga na TV Senado e aprenda com os mestres ^^

=D

Tivertimailaif
Veterano
# ago/09
· votar


apresentações são a pior coisa que existe quando é a gente que tem que fazer, eu não presto pra falar em publico, se for pra falar brincano alguma coisa eu falo, mais na hora do pega pra capa, num sai nada

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


Rato

•Sem decotes profundos.
•Maquiagem suave.
•Brincos pequenos.


Algo me diz que esse texto é voltado pra mulheres.

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar



•Pegar o microfone com a mão dominante (canalizador de tensão).


•Sempre que possível, trocar o microfone de mão (transparece calma, segurança, confiança, agilidade, dinamismo).

Se localizar do lado direito da projeção (se for destro). Ao contrário pode ocorrer, de acordo com a sua mão dominante.

Contradições?

Headstock invertido
Veterano
# ago/09 · Editado por: Headstock invertido
· votar


MajorKong
o primeiro item é para o começo, o mic tá lá na mesinha e tem que pegar com a mão dominante

GuitarHouse
Veterano
# ago/09 · Editado por: GuitarHouse
· votar


nunca tive problema em linguagem corporal em apresentações ao público.

O problema é saber com tranquilidade o que for falar. Se souber, o resto sai tranquilamente. Ter a segurança de que não dará branco ou que conseguirá falar com eloquencia. Se tiver inseguro do que falará, aí a casa cai mesmo...

Eu era um pouco tímido também. Hoje acho que não tenho nem 2% de timidez.

Naquelas apresentações de trabalho meia-boca de assuntos chatos, sempre mandava mal...mas naquilo que gostava e entendia, mandava bem...e hoje é tranquilo... (monografia, sustentação em tribunal, etc).

Com o tempo perde o "medo". Colocava na cabeça "deixa de ser bobo..vai lá e manda bem!"

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


É foda, apesar de não ser muito tímido, às vezes tenho dificuldades com o fluxo de pensamento. Metralho uns 15 segundos de muita informação e depois passo 30 segundo gaguejando perdido.

james_the_bronson
Veterano
# ago/09
· votar


me recordo de várias histórias do tempo do colégio. Acho q mais trágica foi a do Alemão. No momento da apresentação ele teve um "ataque" de gagueira.
Foda =/


Depois ele pegou aquela oira lá e ganhou o BBB :\ ...

Hard_Guitar
Veterano
# ago/09
· votar


Dicas para apresentação em público

E eu achando que era dicas pra quando fosse fazer um show! Rá!
Esqueci que estou no OT...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/09
· votar


Tudo se resume em ensaio e prática.

=)

ZXC
Veterano
# ago/09
· votar


Ontem escutei um termo que nunca tinha ouvido...um cara chamou umas mulheres da fila da frente de um show de Maria Palheta...achei muito engraçado. ahhah

The_Fourth_Horseman
Veterano
# ago/09
· votar


Acho q mais trágica foi a do Alemão.

foi foda mesmo..

Villts
Veterano
# ago/09
· votar


Acho que dominar o assunto é a melhor coisa, não precisa nem de ensaio.

Uma palestra por exemplo rola muito melhor com slides rolando e o apresentador comentando livremente, porque conhece o assunto e sabe explicar, sabe introsar os slides.

Villts
Veterano
# ago/09
· votar


Christhian
Tudo se resume em ensaio e prática.

=)


Mas aí é pra uma apresentação musical, certo!?

Acho que o post principal ali do rato se foca mais pra uma apresentação de palestra por exemplo. =)

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/09 · Editado por: Christhian
· votar


Villts
Mas aí é pra uma apresentação musical, certo!?

Nops.

Antes de trabalhar com música, eu trabalhei com treinamento, no Grupo Abril. E diferentemente do que disseram aqui, se souber 'tudo' o que for falar sobre, melhor. Mas não é o essencial.

O essencial é roteirizar o que vai falar, pensar em situações possíveis e principalmente treinar a execução de tudo, nem que seja na frente do espelho. Alias, 'observar-se' é uma das melhores terapias do planeta. Vc se espantaria se filmasse voce mesmo por um dia, em situações normais. As caretas, os gestos, tudo.. é muito bizarro e se voce aprende a usar isso a seu favor, tem os dois pés no caminho certo.

Edit: E evidentemente de tanto fazer a mesma coisa, vc passa a saber tudo o que vai falar... é um ciclo!

=)

Carol_line
Veterano
# ago/09
· votar


Soh complementando oq o Christhian disse, se vc roteirizar e treinar a apresentacao, vai ter a certeza de que falou tudo. Mtas vezes, mesmo sabendo tudo sobre o assunto, o nervosismo da situacao pode te deixar esquecer alguns topicos ou detalhes. Eh importante ter uma linha de raciocinio pra apresentacoes do genero.

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


Christhian
Isso é o ideal. Se for a paresentação mais importante da sua vida, talvez. Mas no cotidiano não existe tempo pra isso.

Bob do recife
Veterano
# ago/09
· votar


eu sempre fui tranquilo em apresentações..
nao fico muito nervoso..

talvez seja por que eu ja estou acostumado com a igreja.. as vezes tenho que ir lá em cima falar :)

Luiz Almeida
Veterano
# ago/09
· votar


•Olhar nos olhos de todos sem arrogância.
•Jamais oferecer as costas aos ouvintes.

Coisas que eu aprendi no teatro:
-Nunca olhe nos olhos da platéia, olhe sempre acima da cabeça. No caso de apresentações só olho nos olhos quando se trata de perguntas e respostas.
-Dar as costas para a platéia/público mostra que você está perdido, só se o roteiro (teatro) assim pedir, ou numa apresentação se algo for necessário.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/09
· votar


MajorKong
Claro que existe.

Eu cheguei a 'estudar' um produto que iria treinar no avião, a caminho do workshop. Não conhecia nada, mas tinha o método, sabia como deveria me portar, só transpus o produto.

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


Christhian
Digamos que você tenha dois dias pra preparar uma aula sobre acessos neurocirúrgicos de aneurismas intracranianos.

Às vezes não existe tempo mesmo. É melhor focar no conteúdo do que treinar a apresentação.

Kamus23
Veterano
# ago/09
· votar


Me lembro que uma vez fui falar sobre Música para o antigo colegio em que estudava...

Cheguei chapado, olha, a apresentação que era para ser seria, virou uma comedia...

Só me lembro da primeira coisa que falei "Pagode não é música"

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/09
· votar


MajorKong
Você está sendo específico. Dai não se trata necessariamente de falar em público, mas sim de preparação profissional.

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


Christhian
Mais o que eu estou dizendo é que tem vezes que é melhor focar no conteúdo do que na forma.

qew
Veterano
# ago/09
· votar


nunca tinha ouvido.
Maria Palheta..

Essa é boa aheuhaueha

Pensei que só eu tinha falado isso =\

Adrianodevil
Veterano
# ago/09
· votar


O que o Christhian disse é muito usado... Eu já me arrisquei como professor de matemática e não existe nada melhor do que roteirizar as coisas...

Nas minhas primeiras aulas, eu olhava o conteúdo e pensava:

"Sei todo o conteúdo com perfeição... Só chegar lá e explicar..."

Uma ou duas aulas depois foi tempo mais que suficiente para que eu pensasse diferente... O time de uma apresentação em público é mais do que essencial... E acho que talvez esse seja um dos maiores pecados das pessoas ao se apresentarem... Vai dizer que ninguém aí nunca viu uma apresentação onde o palestrante explicou super bem no começo e depois teve que acelerar nos últimos slides? Ou então que invadiu o tempo de outra palestra ou evento, o que aliás, é muito deselegante para o caso de eventos envolvendo várias palestras...

A minha dica que fica é sobre o tempo... Saiba controlá-lo sempre com uma margem de segurança... Tenha um roteiro em mente e saiba exatamente quanto tempo irá gastar em cada assunto, deixando sempre um tempo a mais para segurança... Esse tempo a mais é importante... As vezes o assunto pode tomar outro rumo e você acaba mandando seu roteiro por água abaixo... Se no final da apresentação você tiver com o seu tempo de urgência sobrando, abra as perguntas para o público... Dessa forma, você acaba a sua palestra dentro do prazo e ainda fica com uma posição agradável diante ao público com o tempo que guardou para responder aos questionamentos... No mais, domine o assunto...

Jiuvaskala
Veterano
# ago/09
· votar


mulheres: não usar roupas transparentes e nem esquecer do sutiã.
=)

Mahasiah
Veterano
# ago/09
· votar


mano Rato sempre contribuindo pra utilidade pública.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas para apresentação em público