Uma xícara de inspiração, energia e reflexão

Autor Mensagem
Rato
Veterano
# set/09
· votar


Kensei
grrrrrr


=D


" O fraco consegue controlar sua força"

^^

Rato
Veterano
# set/09
· votar


"O que outras pessoas dizem, ou fazem (exceto violência física) não afeta você. Apenas o que você pensa sobre o que elas dizem ou fazem afeta você."

Meu segundo emprego na vida, foi de arquivista e atendente de copiadora Xerox. Portanto, passava horas escutando as reclamações das pessoas, no balcão de cópias.

Foi quando me dei conta de que a maior parte das coisas que deixavam as pessoas estressadas eram apenas palavras ditas por outras pessoas. Palavras são como bolhas de sabão. As pessoas dizem e, muitas delas, logo depois, desdizem.

Um número menor de reclamações era sobre o que outras pessoas tinham feito. Isso incluia praticamente só ações que os reclamantes supunham que a outra pessoa deveria fazer e não fez. Ou, algo que a pessoa não deveria ter feito, mas fez.

Em três anos trabalhando lá, nunca escutei algo sobre agressões físicas, embora isso possa ocorrer. O que me surpreendeu é que praticamente todas as reclamações eram sobre idéias, conceitos abstratos. Imagens mentais.

As pessoas estavam reagindo à abstrações. Bolhas de sabão da realidade, não a própria realidade.

Não importa o que as pessoas dizem de você. Tudo o que importa é o que você acha disso. Se der valor, você ficará refém de outros. Se não der, fica livre delas. A única maneira de se magoar, se enfraquecer, é reagir negativamente ao que as outras pessoas pensam de você.

Suas emoções são resultados do que está na sua mente. Quem vai mandar nela hoje?
Aldo Novak



:)

Morenah_22
Veterano
# set/09
· votar


Suas emoções são resultados do que está na sua mente. Quem vai mandar nela hoje?
Isso é a mais pura verdade.

Mas às vezes é difícil reagir contra nossa mente e, mais díficil ainda, contra nossas emoções subsequentes..

MaicolBrevia
Veterano
# set/09
· votar


como já dizia o profeta....

"Quem tem boca....


...vai ao dentista"

Rato
Veterano
# set/09
· votar


sendo bem parcial :)

"Só há espetáculo quando há platéia."

Há dias em que a você pensa: por que aquela pessoa se comporta daquele jeito comigo? Por que ela faz aquilo?

Talvez sejam seus pais. Talvez um chefe. Talvez um cliente. Pode ser seu marido, ou esposa. Seja como for, as pessoas sempre "dão show" quando há alguem para participar. Se um familiar se comporta de modo grosseiro com você, experimente tornar-se a neutralidade em forma de gente. Simplesmente pare de reagir ao ataque. Aceite. Tudo aquilo a que você resiste, persiste.

Como nas artes marciais, usamos sempre a força do oponente contra ele próprio. Se você dá atenção aos ataques verbais, de quem quer que seja, se torna imediatamente "platéia". E ele - ou ela - sente a necessidade de fazer seu show.

Lembre-se, também, que muitas pessoas dão seus shows simplesmente porque foi assim que elas aprenderam a relacionar-se. É um scritp que está fortemente enraizado em suas mentes.

Não raro, tais pessoas querem se aproximar, fazer contato, mas como são inábeis, usam o pseudo contato. Brigam, discutem, criticam e dão bronca apenas porque não sabem como se aproximar de você. Olhe, escute, mas não permita que tais shows entrem em sua mente. E, quando puder, afaste-se. Lembre-se: só há espetáculo quando há platéia.

Há alguém preparando seu show para você hoje? Não aplauda, não vaie. Apenas dê um sorriso e, quando o espetáculo acabar, saia do auditório. E não comente com ninguém!


essa mensagem está mal.
Muito mal.
Enfim ...

boa semana
:*

Cheap Trick
Veterano
# set/09
· votar


mano rato, bom dia,
me passa seu msn pra nós trocarmos uma ideia? ou email?

Fastturtle
Veterano
# set/09
· votar


Rato
esses textos vc q escreve ou pega na net, livro?
sao mt bons...

=)

Rato
Veterano
# set/09
· votar


Fastturtle
Antigamente, bem antigamente até que eu escrevia bastante. Agora, não mais :)

sim, o que pego são trechos de livros, algumas correntes de emeio ou etc's, separo algo que acho que seja útil e posto ^^


Cheap Trick
mestredosdesejos776@hotmail.com
(é horrível e não, não é zueira :) )

Kensei
Veterano
# set/09
· votar


Rato
Carai, o post logo abaixo do seu, no link q vc postou é sensacional.

Fastturtle
Veterano
# set/09 · Editado por: Fastturtle
· votar


edit

Carla Andréa
Veterano
# set/09
· votar


Kensei

ahuahauahuahauhaah pilantra!

Rato
Veterano
# set/09
· votar


Kensei
haha esse JediKnight era gente boa :)

Dogs2
Veterano
# set/09
· votar


ESCRITO POR REGINA BRETT, 90 ANOS.....
10. Quando se trata de chocolate, a resistência é em vão.

mulheres...

Rato
Veterano
# set/09
· votar


"A partir de um certo ponto, o dinheiro deixa de ser o objetivo. O interessante é o jogo."
Aristóteles Onassis

o interessante é o Poder

:)


essa não precisa refletir muito não =/

Fastturtle
Veterano
# set/09
· votar


Rato
\o/

Rato
Veterano
# out/09
· votar


não sou muito ´fã de postar coisas que para mim não fazem sentido, de qualquer forma ... alguns simpatizam

"Se tem que perguntar quanto custa, é porque não pode comprar."
J. Pierpont Morgan

Kensei
Veterano
# out/09
· votar


Rato
Não faz sentido algum para aqueles que construem fortunas, talvez para os que destroem, faça pleno sentido.

Rato
Veterano
# out/09
· votar


"Alguém está sentado na sombra hoje por que alguém plantou uma árvore tempos atrás"
Warren Buffet ... digo, economistas para Lula


^^

Gui
Veterano
# out/09
· votar


Rato
convocação no tópico do conselho!=D

Rato
Veterano
# out/09
· votar


"Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico."

Sêneca

Kensei
Veterano
# out/09
· votar


"Fora Kleber Pereira!"

Multidão, Pacaembu, SP, 12/10/09.

Rato
Veterano
# out/09
· votar


"Fora Kleber Pereira!"
haha

não dá não.

É ir e ficar ali, aflito o tempo todo.

Tá maluco

Rato
Veterano
# out/09
· votar


"Dinheiro é como água do mar: quanto mais se toma, maior é a sede."
Schopenhauer

OT > Morto e praticamente enterrado

Rato
Veterano
# out/09
· votar


"Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos"
Vinícius de Moraes

Kensei
Veterano
# out/09
· votar


São Paulo, quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Próximo Texto | Índice

OUTRAS IDEIAS

Dulce Critelli

O homem de chapéu

[...]
É ILUSÃO ESPERAR QUE NÃO HAJA CONFLITO ENTRE AS PESSOAS, MAS É ILUSÓRIO PARTIR DO PRINCÍPIO DE QUE TODO CONFLITO LEVA A UMA GUERRA

Um homem com um chapéu preto de abas largas sentou-se bem na frente da pessoa que ocupava a cadeira ao lado da minha no teatro.
Ele chegou com algumas pessoas. Ouvi uma delas sugerir que ele tirasse o chapéu, o que recusou veementemente. A pessoa ao meu lado tocou no seu ombro e lhe pediu o favor de tirar o chapéu. Ele insistiu que não tirava.
"Mas o senhor está me impedindo de assistir à peça", continuou ela. "Então a senhora sente lá na frente, pois eu não vou tirar o chapéu." Acabou trocando de lugar com uma das pessoas do grupo e ficou na cadeira da ponta. Mas não tirou o chapéu. Depois, dormiu de roncar.
O homem de chapéu parecia ser uma dessas pessoas que acreditam que sua liberdade e seu poder pessoal estão em fazer valer a sua vontade.
Coincidência ou paradoxo, a peça encenada era "A Alma Boa de Setsuan", de Brecht. No palco e na plateia, o assunto era a dificuldade, que muitos sentimos, de afirmar nossos desejos e propósitos, com receio de prejudicar ou oprimir os outros. E a dificuldade de atender a vontade dos outros, sem o risco de nos prejudicarmos.
É ilusão inocente esperar que não haja conflito entre as pessoas, quando seus propósitos são diferentes. Mas é também ilusório partir do princípio de que todo conflito desencadeia uma guerra, desfia ofensas, instaura discórdia.
Essa crença equívoca se apoia numa lógica de exclusão: ou eu ou os outros. Só prevê vencedor e perdedor. Jamais as duas partes poderiam ganhar. Não há lugar para acordos.
Talvez por isso as pessoas se sintam tão constrangidas quando presenciam outras discordando entre si. Como ocorreu no teatro: quem estava em torno dos envolvidos queria fazer de conta que não acontecia nada. Somos filhos de uma filosofia de vida individualista.
Não acredito que nos falte coragem para enfrentar discussões. O que nos falta é o sentimento de termos um mundo em comum. Não nos sentimos pertencer, em conjunto, ao mesmo mundo. Por isso, problemas da realidade, aí fora, não nos afetam.
Assim, entendemos que os problemas do país são de responsabilidade dos políticos, os de saúde, da alçada dos médicos... Reconhecemos como nossos somente os problemas que nos afetam diretamente.
Parecemos viver dentro de bolhas particulares. A perda do sentimento de pertencermos a um mundo comum nos mantém isolados uns dos outros e cada vez mais incomunicáveis.
A violência urbana e a dinâmica do universo profissional corroboram com isso. Exercemos, hoje, muito melhor a competição do que a solidariedade. O problema maior é que, quando perdemos o sentido de um mundo em comum, ficamos mortalmente atingidos na nossa condição humana. Os homens não foram criados para que vivessem sozinhos.
Um homem pode viver sem seu chapéu, mas jamais sem companhia.
DULCE CRITELLI , terapeuta existencial e professora de filosofia da PUC-SP, é autora de "Educação e Dominação Cultural" e "Analítica de Sentido" e coordenadora do Existentia - Centro de Orientação e Estudos da Condição Humana

dulcecritelli@existentia.com.br

Rato
Veterano
# out/09
· votar


"Aconselhar economia ao pobre é grotesco e insultante. É como aconselhar que coma menos quem está morrendo de fome."
Oscar Wilde

alguém precisa falar isso para o Mauro Halfeld


foda

Rato
Veterano
# out/09
· votar


"Quando alguém diz "não posso fazer isso" essa pessoa só está vendo um dos lados da moeda. Quando você diz "como posso fazer isso?" você começa a ver o outro lado."
Robert T. Kiyosaki


=D

Rato
Veterano
# out/09
· votar


"Não perca tempo com seus pontos fracos. Invista nos pontos fortes, ou seja, naquilo que pode diferenciá-lo."
Laura Somoggi


=/

sei não

Rato
Veterano
# out/09
· votar


essa daqui na verdade merece até um tópico.
Muitos já devem ter lido em algum lugar ... palavras do mestre :)

".... Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido".
Dalai Lama

Rato
Veterano
# nov/09
· votar


Kensei
"A visão do governo sobre a economia poderia ser resumida em umas poucas frases curtas: Se ela se movimenta, taxe-a. Se ela continua se movimentando, regule-a. E se ela para de se mover, subsidie-a."
Ronald Reagan



:)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Uma xícara de inspiração, energia e reflexão