O Zé ninguém - Wilhelm Reich

    Autor Mensagem
    ZXC
    Veterano
    # jul/09


    Esse brilhante autor do séc. XIX, faz um desafio a cada um dos leitores sobre a verdadeira evolução da humanidade. Coloca-nos entre a evolução digital e os horrores mundiais, como holocausto, discriminações raciais e religiosas, dogmas, tabus, credos.

    Livro de leitura fácil divertida, verdadeira, emocionada, reflexiva e contundente e trata de um monólogo dirigido a cada Zé Ninguém, que mora em cada um de nós. Dando-nos um despertar para as nossas vontades e ideais e fazendo-nos sentir verdadeiros fantoches nas mãos dos poderosos.

    O Zé Ninguém personaliza tanto o homem médio que foi capaz de permitir a matança de milhões de judeus, os que se ajoelharam a Mussolini, ao puritano que fecha os olhos para os atos subversivos da Ku Klux Klan, quanto ao revolucionário que deseja a liberdade dos homens a qualquer custo, mesmo que para isso seja preciso erradicar s pobres para eliminar a pobreza.

    Trata-se daquele homem que se curva e se entrega aos lideres do poder. Mesmo oprimido e humilhado, é fraco e se deixa levar pelos salvadocionistas sem nem pensar que terão em troca, ditaduras mais violentas. Não são capazes de liberdade individual, nem ideologias próprias. Não formulam seus próprios conceitos, dão asas aos já estabelecidos por outros... por essa razão odeiam os inovadores intelectuais que trazem um modelo fora das regras pré-estabelecidas e já absorvida como verdade universal. É aquele homem capaz de amar e odiar...

    Nessa obra, Reich fala sobre muitos ataques, conspirações socialmente sofridas e sua visão a respeito desse homem máquina, que é consentido e atua pela cegueira, pelo medo, pela raiva, pela ganância e pela fraqueza.

    Então... esse Zé Ninguém não passa de um homem comum, que é na versão do autor, a representação do todos os indivíduos que nos causam incômodo e raiva...é o médico capitalista, a docente frustrada que vinga-se nos educandos, o juiz comprado, o cego social, o eleitor vagabundo comprado, o pervertido sexual, o hipócrita, o medíocre, o preconceituoso, o racista, o inútil cidadão, o ignorante, o fraco, o ditador, o egoísta, o pobre de espírito, o fanático de todos os tipos, o X9...

    Bem... esses são os meus Zé Ninguéns...e os seus? Tem coragem de declarar?

    Dogs2
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Eu sou

    Bagre_Ensaboado
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Zé Ninguém
    Biquini Cavadão

    Quem foi que disse que amar é sofrer?
    Quem foi que disse que Deus é brasileiro,
    Que existe ordem e progresso,
    Enquanto a zona corre solta no congresso?
    Quem foi que disse que a justiça tarda mas não falha?
    Que se eu não for um bom menino, Deus vai castigar!

    Os dias passam lentos
    Aos meses seguem os aumentos

    Cada dia eu levo um tiro
    Que sai pela culatra
    Eu não sou ministro, eu não sou magnata
    Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
    Aqui embaixo, as leis são diferentes
    Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
    Aqui embaixo, as leis são diferentes

    Quem foi que disse que os homens nascem iguais?
    Quem foi que disse que dinheiro não traz felicidade?
    Se tudo aqui acaba em samba,
    no país da corda bamba, querem me derrubar!!
    Quem foi que disse que os homens não podem chorar?
    Quem foi que disse que a vida começa aos quarenta?
    A minha acabou faz tempo, agora entendo por que ....

    Cada dia eu levo um tiro
    Que sai pela culatra
    Eu não sou ministro, eu não sou magnata
    Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
    Aqui embaixo, as leis são diferentes (4X)

    Os dias passam lentos
    Os dias passam lentos

    Cada dia eu levo um tiro
    Cada dia eu levo um tiro
    Eu não sou ministro, eu não sou magnata
    Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
    Aqui embaixo, as leis são diferentes...

    brunohardrocker
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: brunohardrocker
    · votar


    por essa razão odeiam os inovadores intelectuais que trazem um modelo fora das regras pré-estabelecidas

    O brabo é que derrubam regras para surgirem novas regras, é sempre um circulo vicioso. Peguei nojo desse assunto.

    Sempre vai ter um revolucioário pra chamar todos os resistentes de reacionários. E sempre vai ter um reacionário pra chamar todos os diferentes de loucos, degenerados.

    Duvideiro
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Psicopatologia e Sociologia da Vida Sexual

    muito bom livro dele

    Koisa
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Quem foi que disse que a vida começa aos quarenta?
    A minha acabou faz tempo..



    Essa é a melhor parte da música.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O Zé ninguém - Wilhelm Reich