Sobre o Eike Batista

Autor Mensagem
Rato
Veterano
# jul/09


acho q alguns já ouviram falar nesse fulano. Ultimamente ele está sendo citado em vários meio de comunicação.

vale a ligeira leitura :)

Eike Fuhrken Batista (Governador Valadólares, 3 de novembro de 1957) é um empresário brasileiro, que atua em várias áreas, com destaque para o setores de mineração e petróleo. É conhecido por sua ousadia nos negócios, a ponto de ser taxado às vezes de aventureiro. Tornou-se uma celebridade para o público em geral ao conquistar a maior fortuna do país, avaliada em US$ 17,5 bilhões, segundo a revista Época Negócios (antes da Operação Toque de Midas, da Polícia Federal). Porém, segundo o site Valor Econômico (11 de outubro de 2008), após a crise que abateu os mercado mundial em outubro, a fortuna de Eike diminuiu cerca de US$ 10 bilhões, passando de US$ 16 bilhões para US$ 6 bilhões.

Atualmente, de acordo com a lista de bilionários da Revista Forbes, Eike Batista é considerado como a 61ª pessoa mais rica do mundo, sendo o primeiro colocado dentre os brasileiros que estão na lista.[3]



O começo
Eike é um dos sete filhos do empresário Eliezer Batista, ministro das Minas e Energia no Governo João Goulart e, ao longo de boa parte da ditadura militar, presidente da Companhia Vale do Rio Doce, então uma empresa estatal.

A mãe nasceu na Alemanha e Eike viveu em sua companhia naquele país, dos 12 aos 23 anos.


Criando empresas
A partir daí, começou a criar novas empresas, ficando famoso no mundo empresarial pela inclinação para assumir riscos. Tornou-se inevitável no mercado a comparação de Eike com seu pai, tido como um empresário conservador e cauteloso.

É acusado de usar informações privilegiadas conseguidas através do cargo de seu pai na direção da Companhia Vale do Rio Doce, quando começou a negociar com minas de ouro.

Na virada do século, Eike era proprietário das seguintes empresas: EBX (empresa holding e encomendas expressas), TVX (mineração), MPX (energia), AMX (recursos hídricos) e MMX (mineração e siderurgia), todas com sede no Rio de Janeiro, onde passa a morar.

O mais bem sucedido de seus negócios é o de mineração: em 1999, a TVX acumulava 300 toneladas de ouro em reservas líquidas, produzia 20 toneladas anuais, contava com mais de 2 mil empregados e começava a atuar na Grécia. A preferência pelo xis na sigla das empresas tem uma explicação dada pelo próprio Eike: "O X representa a multiplicação, acelera a criação da riqueza".
Praticante de off-shore (corrida em lanchas de alta velocidade), conquistou os títulos de campeão brasileiro, americano e mundial entre 1990 e 1991.


Casamento e separação
Em 1991, apesar da oposição da família, casa-se com Luma de Oliveira, atriz e modelo, mas principalmente um dos símbolos sexuais dos homens brasileiros. Ele abandonou sua noiva, a socialite Patrícia Leal, a uma semana da cerimônia de casamento para ficar com Luma. Estiveram casados por 13 anos e tiveram dois filhos, Thor e Olin.

Nos anos seguintes, experimentou alguns revezes nos negócios. Sua fábrica de cosméticos, que tinha Luma como garota-propaganda, e uma fábrica que forneceria jipes para o Exército brasileiro foram fechadas por não darem lucro.

Em 2004, a separação de Eike e Luma repercute intensamente na mídia. A separação coincidiu com um período em que era grande a exposição de Luma no noticiário, pois, rompendo um acordo tácito que teria feito com o marido, voltou a desfilar no Carnaval carioca, posou para revistas masculinas e também para um calendário do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Quando deste último trabalho, teria se envolvido com um oficial daquela corporação, o capitão Albucacis, o que ambos desmentem.


Depois da separação
Após a separação, sucederam-se fatos negativos na vida empresarial de Eike. Em 2005, a empresa MPX foi multada em quase 3 bilhões de reais por apresentar informações falsas ao Governo brasileiro. Em 2006 Eike foi qualificado pela imprensa internacional como especulador, devido ao escândalo suscitado com a Termoelétrica Ceará, de sua propriedade, que tinha com a Petrobras um contrato considerado lesivo aos interesses do país.

Ainda em 2006, teve que abandonar o projeto de uma siderúrgica na Bolívia, diante de acusações do presidente Evo Morales de desrespeito às leis do país, pois o empreendimento estava localizado na faixa de fronteira e contribuiria para a devastação de florestas. Em entrevista, Eike disse que se tratava de perseguição política, pois seus sócios bolivianos eram opositores de Morales.

No entanto, no mesmo ano, lança ações da MMX na Bovespa e levanta mais de um bilhão de reais de fundos nacionais e estrangeiros com o objetivo de tornar a empresa uma das gigantes mundiais na exploração de minério de ferro. Inicia ainda novos negócios no Rio de Janeiro: o sofisticado restaurante chinês Mr. Lam, na Lagoa, um hospital na Barra da Tijuca e uma empresa de turismo para promover passeios de navio na Baía de Guanabara.

Assume um namoro com a ex-modelo Flávia Sampaio, 23 anos mais jovem, e, de volta às corridas de lancha, bate o recorde da travessia marítima Rio-Santos.


Homem mais rico do Brasil
Em março de 2008, o brasileiro mais bem cotado na lista da revista Forbes era Antonio Ermírio de Moraes, na 77ª posição, com um patrimônio familiar de US$10 bilhões. Outros 17 brasileiros, entre eles o empresário Eike Batista, que já declarou que pretende se tornar o homem mais rico do mundo, apareciam na lista.

Segundo a forbes atualizado no dia 5 de março de 2008 Eike esta na seguinte lista Rank 142 Eike Batista Brazil 51 Anos Fortuna de 6.6 Bilhoes Brazil (ANTIGO)

Após a venda de parte da mineradora MMX para a gigante multinacional Anglo American por US$ 5,5 bilhões, o empresário Eike Batista, 51 anos, calculou a sua fortuna e chegou à conclusão de que já possuía US$ 16,6 bilhões - do total do negócio, R$ 3,3 bilhões foram diretamente para o seu bolso. "Sou o homem mais rico do Brasil", afirmou, segundo reportagem da revista Exame. De acordo com a publicação, e se os cálculos do empresário não estiverem errados, ele seria o 26º homem mais rico do mundo pelo ranking da Forbes.

Além do tamanho da fortuna, impressiona também a velocidade com que ela cresceu, diz a revista Exame. Batista tinha um patrimônio calculado em R$ 1,6 bilhão até 2005, quando era mais conhecido como o ex-marido da modelo Luma de Oliveira. Desde então, aumentou esse montante em mais R$ 15 bilhões em dois anos. Foi o maior bilionário do Brasil, com uma fortuna de US$ 17,5 bilhões, segundo a revista Época Negócios (antes das investigações da PF). [4]

Segundo a revista Forbes em sua lista de 2009 dos homens mais ricos do mundo, o empresário Eike Batista pulou do 142º para o 61º lugar e é o brasileiro mais bem colocado. Ele aparecia com uma fortuna calculada em US$ 6,6 bilhões, valor que pulou para US$ 7,5 bilhões este ano.



pois é.
Nada é por acaso :)

stick

jimmy vandrake
Veterano
# jul/09
· votar


Rato

Vc ainda não viu nada. O Lulinha que também é extremamente talentoso (Ao contrario do Pai) também vai chegar lá. E acredite Rato, por competência, como o Eiki.

Fenrisulfr
Veterano
# jul/09
· votar


Rato
Ele aparecia com uma fortuna calculada em US$ 6,6 bilhões, valor que pulou para US$ 7,5 bilhões este ano.


Isso para mim eh trocado

/Sam e seu império nerd

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# jul/09 · Editado por: L.A.M_Hard_Rock
· votar


O Lulinha que também é extremamente talentoso

Aquele que o Corinthians trocou por 2 escanteios? o.O

-Toolbar-
Veterano
# jul/09
· votar


Eu li! Claro! Com certeza!

-Toolbar-
Veterano
# jul/09
· votar


jimmy vandrake
O Lulinha que também é extremamente talentoso

O Dentinho é mais.

Kamus23
Veterano
# jul/09
· votar


O Lulinha que também é extremamente talentoso

Ronaldo!

Rato
Veterano
# jul/09
· votar


jimmy vandrake
O Lulinha que também é extremamente talentoso (Ao contrario do Pai) também vai chegar lá. E acredite Rato, por competência, como o Eiki.

^^

O foda é q esse Lulinha aí é mais sujo que pau de galinheiro.

O interessante são os aftifícios q os caras usam para se dar bem. Não tem essa de medir esforços. Tipo, se beneficiam independente de quem devem passar a perna.

Fenrisulfr
esse Sam aí, no ritmo q vai indo o Cifra Club demora não =D

Quase nada
Veterano
# jul/09
· votar


pra ilustrar melhor o texto:
Luma de Oliveira, ex-mulher de Eike

jimmy vandrake
Veterano
# jul/09
· votar


Rato

É muito fácil vc ser um empresário de grande porte, as custas do investimento publico. Tendo o pai como presidente, ou ministro.
è mais fácil ainda arriscar com dinheiro extorquido de bancos, não há risco no negócio e mesmo que aja, o prejuízo jamais será seu, mas sim das empresas participantes.

Rato ja imaginou se vc fosse alto secretário do Ministro da economia, ou do Presidente do Banco Central ? Vc acha que levaria algum prejuízo por menor que fosse na bolsa? Vc acha que algum banco se atreveria a cobrar 1% de juro ao ano na sua conta pessoa física ? O mundo é completamente diferente para estes fanfarrões.

brunohardrocker
Veterano
# jul/09
· votar


Rato

Muito bom esses ultimos tópicos!

Rato
Veterano
# jul/09
· votar


Quase nada
seu post é melhor do que o tópico.

Cyndy Gerstner
Veterano
# jul/09
· votar


Rato
Eike Fuhrken Batista

nunca ouvi falar =\

Rato
Veterano
# jul/09
· votar


brunohardrocker
ô.

^^


jimmy vandrake
guras, em breve entro no Banco Central aí te falo se dá para tirar proveito \o


:(

james_the_bronson
Veterano
# jul/09
· votar


Botafoguense \o\ !!!










E não ajuda o clube em nada ¬¬ ...

conandrade
Veterano
# jul/09
· votar


jimmy vandrake
É muito fácil vc ser um empresário de grande porte, as custas do investimento publico. Tendo o pai como presidente, ou ministro.
è mais fácil ainda arriscar com dinheiro extorquido de bancos, não há risco no negócio e mesmo que aja, o prejuízo jamais será seu, mas sim das empresas participantes.

-

Com todo respeito, acho que vc não tem a menor idéia do que está falando.

abs

jimmy vandrake
Veterano
# jul/09 · Editado por: jimmy vandrake
· votar


conandrade

Sério mesmo, dá uma olhada nisto aqui.
http://www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/negociao_do_lulinha.htm

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


ERRATA:
[...] Tornou-se uma celebridade para o público em geral ao conquistar a modelo Luma de Oliveira

conandrade
Veterano
# jul/09
· votar


jimmy vandrake

Qual a relação com Eike? Juro que não entendi... não tem nada nesse link que se refira ao Eike Batista.

Eike não foi um desses que vieram do nada. Estudou na Suiça e teve uma formação digna de presidente da republica de país desenvolvido. Além disso, até onde sei, sempre foi um cara dedicado, metódico e correto. Se o pai deu essa formação pra ele, é pq o pai, é inteligente o suficiente pra saber que não adianta só dinheiro sem instrução. Aquele velho ditado "Pai rico, filho nobre, neto pobre" não é uma regra e sim, uma mera generalização.

Esse link que vc passou fala de filho de um cara que surgiu do nada. E vc tem que convir que cada caso é um caso. E falar de Bittar e Lula é palhaçada né cara? Aliás... a maioria do PT... curiosamente... Eike certamente tem um conhecimento mil vezes superior a desses pilantras juntos.

Meu pai conhece bem o Eike... meu tio, se não me falha a memória, estudou com ele em um internato na Suiça. As coisas não são tão fáceis e simples assim.

É muito simples: se vc é um profissional ruim, comandando uma empresa poderosa, um dia a casa cai. Mesmo que seja um bom profissional, se não tiver instrução em como operar de maneira correta cada rumo que vc toma, a casa cai. Meu avô, um dos fundadores da Embraer que o diga.

Outra coisa, esse link que vc passou, não é necessariamente uma verdade absoluta. Além do mais, se vc notar o primeiro parágrafo em "Operação Intrincada", vai ler "com-plexidade" e fica realmente dar credibilidade nesse caso...

E pra completar, mantenho o que disse que, com todo respeito, vc não sabe o que está dizendo. Pelo menos ainda...

Nada pessoal cara, numa boa. Até estou meio bêbado pra ser muito franco... desculpa aí se te ofendi de algum modo.

abraços

obs: Não estou defendendo o Eike! Nem o conheço e to pouco me ferrando pra isso... mas tenho alguma experiência com Poder e sofri na pele, sobre a falta de conhecimento pra administrar tal Poder. É por isso que chamei atenção. As pessoas têm essa falsa idéia de que ser rico é fácil. As coisas NUNCA são tão simples assim.

Headstock invertido
Veterano
# jul/09
· votar


Eu hein...

jimmy vandrake
Veterano
# jul/09 · Editado por: jimmy vandrake
· votar


conandrade
Eike é um dos sete filhos do empresário Eliezer Batista, ministro das Minas e Energia no Governo João Goulart e, ao longo de boa parte da ditadura militar, presidente da Companhia Vale do Rio Doce, então uma empresa estatal.


Acho que o seu ponto de vista está associado a competência destes empresários, e o que estou mostrando é que existe uma correlação entre eles e o governo como agente de favorecimento.
Seria mera coincidência o fato de Eiki ser filho do ministro das minas e energia e atuar na área em que atua ? ou competência.
No caso do Lulinha, seria também coincidência ou competência ? (Faço questão de frisar aqui que não me importa a qualidade da fonte, mas sim o fato de que Lulinha é sócio das empresas citadas)
E o neto de Sarney ? Agora terá que explicar suas operações financeiras com o aval do Avô através de ato secreto. Competência ou coincidência ? e o Mega hiper Super ultra empresário Daniel Dantas ? Que teve participação nos processos de privatização do governo FHC através de mega banco Oportunity. Outra coincidência ?
Quando vc fala das competências, concordo que mesmo com favorecimento é preciso ter competência para montar uma operação seja a base de falcatrua, contudo mantenho minha opinião e idéias de que é muito mais fácil empreener negócios milionários ou bilionários quando se é/está associado ao governo.

james_the_bronson
Veterano
# jul/09
· votar


Pai rico, filho nobre, neto pobre

Meu avô, um dos fundadores da Embraer que o diga.

conandrade
OFF TOPIC



HEUHEUEHUEHEUEHUEHEUEHUEHUEHUHUH

MajorKong
Veterano
# jul/09
· votar


jimmy vandrake
O pior é que, no Brasil, o governo é tão onipresente que ou você é mancomunado com ele ou não é ninguém. A competência se mistura com a desonestidade.

MajorKong
Veterano
# jul/09
· votar


Aliás, o exemplo tá no próprio tópico:

Em 2006 Eike foi qualificado pela imprensa internacional como especulador, devido ao escândalo suscitado com a Termoelétrica Ceará, de sua propriedade, que tinha com a Petrobras um contrato considerado lesivo aos interesses do país.


Parasitando o país através de uma estatal.

Ainda em 2006, teve que abandonar o projeto de uma siderúrgica na Bolívia, diante de acusações do presidente Evo Morales de desrespeito às leis do país, pois o empreendimento estava localizado na faixa de fronteira e contribuiria para a devastação de florestas. Em entrevista, Eike disse que se tratava de perseguição política, pois seus sócios bolivianos eram opositores de Morales.

Desagradou o rei, se fudeu.

conandrade
Veterano
# jul/09
· votar


jimmy vandrake
assim como ao Eiki (Filho do ministro da minas e energia, e por coincidência ou não é a área em que Eiki atua) assim como ao neto do José Sarney que agora terá que explicar suas operações financeiras com o aval do avô.
Então pode-se entender que o sucesso destes empreendedores é por competência ou favorecimentos ?


Continuo discordando no que diz respeito ao Eike, já que ele alia competência com favorecimento.

A parte em negrito foi uma generalização total dos fatos. E pra essa minoria de casos como o do Lulinha, do Bittar, etc; existem uma maioria de casos onde o profissional chega naquele ponto por pura competência e sagacidade. Meu avô que o diga, mais uma vez...

O único problema no teu argumento, na minha humilde opinião, é que vc esquece que "competência" é o que importa no fim da história. Se não acaba fazendo uma m* atrás da outra, até o dia que pegarem. Falo sobre movimentações financeiras, empresariais e todo o resto, que demanda competência dentro da lei. Quanto maior o "vôo" mais cuidado tem que ter pra gerir e administrar um órgão desses.

Vc pode ter favorecimentos que te levem a vários lugares. Mas vc só mantém se for capaz e 'colando' em pessoas competentes que te ajudem na empreitada. Nem o Eike, nem Bill Gates, gerem suas empresas sozinhos.

jimmy vandrake
...assim como ao Eiki (Filho do ministro da minas e energia, e por coincidência ou não é a área em que Eiki atua) assim como ao neto do José Sarney que agora terá que explicar suas operações financeiras com o aval do avô.

Cara, NUNCA vai ser coincidência.
O "pai" chegou ali primeiro. O filho, estudou pra seguir aquele caminho, e em MUITOS casos, segue o pai, justamente por já ter o pé lá (além de uma tendência de seguir uma figura paterna; de ver como 'herói'... enfim). Isso é ordem natural das coisas.

Tem gente que opta por caminhos diferentes; tem gente que aproveita portas abertas.

Cadê os outros 6 filhos? Pq tb não estão nesse círculo de favorecimento? - pode ser que esteja... não sei! hehe!

No meu simples caso, por exemplo, sou rodeado por profissionais de Direito, amigos e colegas que fazem Direito e gente associada a este área. Eu posso escolher meu caminho... como Marketing por exemplo. Mas pensa bem... não seria uma ótima oportunidade, investir minha carreira em Direito tambem?! Contatos não faltam, gosto da área e as chances de me posicionar no mercado são MUITO maiores do que em uma área qualquer escolhida por mim, sem um conhecido sequer na área.

No caso do Eike, é possível que ele tenha interesses ligados ao do pai simplesmente por gostar daquilo que o pai faz. Não significa nem de longe que ele é um safado aproveitador ou coisa parecida, não é verdade?

jimmy vandrake
Minha colocação esta associada ao fato de ser muito mais fácil empreender grandes negócios se vc é/está vinculado ao governo.

Isso é um fato. Mesmo assim vc precisa demonstrar capacidade. E na maioria dos casos, o pai, por ter conquistado aqulio tudo, não quer deixar na mão de um suposto filho incompetente.

Outra coisa: lembremos que estamos no Brasil. E aqui, essa imunidade/impunidade é de outro mundo (3°..). É por uma dessas, que odiamos o sistema político de nosso país. Mas casos como esse, mesmo assim, não são maioria.

Abraços!

james_the_bronson
Pô cara... sei que foi brincadeira, mas aqui, nem de perto foi engraçado =\
Mas gosto de tu, sei que não foi por mal! Ta relax!
Abs

james_the_bronson
Veterano
# jul/09
· votar


conandrade

hahahaha, relaxa! Foi brincadeira sim porque achei meio irônico e tal. Não sei como poderia ser ofensivo, mas se foi, desculpa :] ...

conandrade
Veterano
# jul/09
· votar


james_the_bronson
Meio que vivi na pele esse ditado. :P
Só por isso!

james_the_bronson
Veterano
# jul/09
· votar


conandrade

:\ ...

jimmy vandrake
Veterano
# jul/09
· votar


conandrade

Tenha certeza de uma coisa. Ninguém se atreveria a questionar o Ministro do Governo Militar das Minas e Energia sobre a atuação do seu filho na área de mineração. Não que vc sairia morto, simplesmente ninguém encontraria um registro qualquer de sua existência.

conandrade
Veterano
# jul/09
· votar


jimmy vandrake
Tenho que concordar. Afinal, estamos nesse Brasil de merdas.
Mas não é por isso que ele esteja obrigatoriamente fazendo coisas erradas.

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre o Eike Batista