15 anos de Plano Real \o/

    Autor Mensagem
    The Rainmaker
    Veterano
    # jul/09


    Mistura de lições do passado e inovações, real faz 15 anos como moeda forte

    O real, implantado como a parte mais importante do Plano Real, faz hoje 15 anos. No dia 1º de julho de 1994 o país começou o uso, em substituição ao cruzeiro real, no que foi na época a maior troca de moeda em circulação da história --depois suplantada pela implantação do euro, em 2002.

    A mistura das lições do passado --obtidas com uma série de planos fracassados-- e de técnicas econômicas nunca usadas antes no país --como a desvinculação de receitas do governo e a desindexação-- fizeram com que o plano econômico tivesse sucesso e trouxesse a estabilidade econômica que, hoje, é fundamental para o país enfrentar a crise econômica global.

    A entrada em circulação do real foi o passo final do Plano Real, que entrou em vigor em fevereiro do mesmo ano. Sua missão principal parecia inglória à época: eliminar a hiperinflação. Em junho de 1994, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) bateu em 47,43% ao mês, e estava em ritmo ascendente. Algo impensável nos dias de hoje, quando o mesmo índice subiu 0,47% na sua última leitura, de maio, e causa calafrios na equipe econômica quando ameaça passar dos 5% ao ano.

    Se olhado pelo prisma mais importante, o da combate à inflação, o Plano Real foi um sucesso. Já em julho de 1994 o IPCA caiu para 6,84%, e para 1,86% em agosto. A partir daí, seu ponto mais alto foi 3,02% em novembro do mesmo ano. E desde o primeiro trimestre de 2003 não apresenta uma variação mensal positiva acima dos 1%.

    Notícia completa



    E aí, alguém se lembra dos "bons tempos" da célebre maquininha de remarcar preços?

    Bog
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    The Rainmaker
    E aí, alguém se lembra dos "bons tempos" da célebre maquininha de remarcar preços?

    Eu lembro. A gurizada de hoje não acreditaria que meu pai recebia o dinheiro do mês e ia correndo no mercado comprar tudo o que desse, antes que o salário virasse pó. E como era impossível eu economizar a mesada - que, por sinal, NÃO era reajustada todo mês. =/

    The Rainmaker
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Bog
    meu pai recebia o dinheiro do mês e ia correndo no mercado comprar tudo o que desse, antes que o salário virasse pó.

    Com a minha mãe era a mesma coisa: corrida ao supermercado, e de preferência pela manhã...

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Um amigo meu era técnico daquelas máquinas na época. Era uma loucura o que tinha de serviço, o cara corria o dia inteirinho.
    Mas a pior época financeira do Brasil foi quando o tão falado Sarney era presidente. a inflação oficial chegou a 120%, imaginem quanto era a real. Lembro-me que na empresa que eu trabalhava os vendedores estavam sendo pagos a cada 3 dias, pois o salário chegava no final do mês e não valia mais nada.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Nesta época das inflações meu pai tinha um mercadinho. O que ele deve ter gasto de etiqueta de preço não era brincadeira...

    SeEk AnD dEsTrOy
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    verdade...eu era loco pra ter uma maquininha dessas

    izack darck
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Saudades do Cruzeiro.

    Joe Road
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    verdade...eu era loco pra ter uma maquininha dessas(2)


    ontem fui num mercado e tinha uma dessas...
    por pouco num saio ponto preço em tudo por lah... kkkkkkkkkk

    Joe Road
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Lembro-me que na empresa que eu trabalhava os vendedores estavam sendo pagos a cada 3 dias, pois o salário chegava no final do mês e não valia mais nada.

    pq acontecia isso? o.O

    [/jovem]

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Joe Road
    A inflação era absurda. Se você fosse comprar uma coxinha de manhã, era R$1,00 (supondo a moeda atual). Se você fosse de tarde, já seria R$2,00.

    Joe Road
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    erico.ascencao

    O.O ô loco...

    mas pq a inflação era tão brutal assim?

    The Rainmaker
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Joe Road
    36 anos, São Paulo / SP

    Ué, não se lembra? Vc não chegou a pegar esse período de inflação alta e moeda instável? Eu tenho 29 anos e lembro bem dessa época.

    Joe Road
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    The Rainmaker

    é pq tenho 20 :P

    ps: preciso alterar esse cadastro...¬¬

    The Rainmaker
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Ah, e além da maquininha de remarcar preços, me lembrei agora: não tinham aquelas notas que tinham um certo valor e, depois de um certo tempo, recebiam uma espécie de carimbo indicando o valor novo? Por exemplo uma nota de 50.000 cruzeiros: quando mudavam a moeda pra cruzeiro novo e cortavam 3 zeros (que bela merda, hein?), essa mesma cédula recebia um carimbo dizendo algo do tipo "novo valor: 50 cruzeiros novos"... hauahushasusauhua...

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Eu me lembro que 1 real valiam 2750 cruzeiros reais ou alo proximo a isso...


    Foi loucura o primeiro pagamento do meu pai, ele me deu R$ 1,00 e eu fui igual um doido pra rua, comprei 5 pipas e um Deizinho(carretel de linha pra pipa) e ainda sobrou pra comprar bala.

    The Rainmaker
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Joe Road
    é pq tenho 20 :P

    Ah sim...hauahsuahshuah.. tá explicado...

    Putz cara, nem queira saber o sufoco que era naquela época. Pergunta pros seus pais ou conhecidos que têm uns 40 anos pelo menos, eles sabem bem a diferença que o plano real fez.

    Joe Road
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Joe Road
    · votar


    Eu me lembro que 1 real valiam 2750 cruzeiros reais ou alo proximo a isso...

    era isso que me dixava confuso, quanto valia um real em cruzeiro...

    Foi loucura o primeiro pagamento do meu pai, ele me deu R$ 1,00 e eu fui igual um doido pra rua, comprei 5 pipas e um Deizinho(carretel de linha pra pipa) e ainda sobrou pra comprar bala.

    carai....

    se bem que quando era gurí 1 real valia beeem mais do que vale agora... =(
    fazia a festa com doces....


    *Foi loucura o primeiro pagamento do meu pai, ele me deu R$ 1,00 e eu fui igual um doido pra rua, comprei um carro zero. o.O*

    Joe Road
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    The Rainmaker

    um monte de gente me fala como era complicado essa época... =(
    era na mesma época do "over night"? (axo que é assim que se chamava)

    Kamus23
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Meu pai conta que na época de inflação era assim:

    Um pacote de arroz hoje custa 5 reais, amanha custaria 10, no dia seguinte poderia custar 2 reais...

    O preço mudava a cada dia

    The Rainmaker
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Joe Road
    era na mesma época do "over night"? (axo que é assim que se chamava)

    Era sim, na mesma época. Só não sei o que era exatamente, não manjava muito de economia na época (nem hoje tb, na verdade... hehehe)

    The Rainmaker
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Kamus23
    Meu pai conta que na época de inflação era assim:

    Um pacote de arroz hoje custa 5 reais, amanha custaria 10, no dia seguinte poderia custar 2 reais...

    O preço mudava a cada dia



    Mudava, só que sempre pra cima. =/

    Guto EADG
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Eu me lembro que 1 real valiam 2750 cruzeiros reais ou alo proximo a isso...

    aqui onde eu moro, um cara que vendia churros numa barraquinha no calçadão enriqueceu, pq, ele vendia cada churros a alguns poucos cruzeiros (menos de 10), dai quando mudou o plano ele colocou o preço do churros em 1 real, e as pessoas continuaram comprando...

    hoje ele tem uma sorveteria .... e continua com os churros.

    alias, vou comer um churros hoje.

    Fahrenheit
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Vou deixar pra comemorar quando eu tiver uns 15 milhões de reais.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    E esse negócio de inflação não acabou não pessoal. Meu pai tem uma foto de quando ele inaugurou a loja dele (isso foi em 1998), e na porta tinha uma placa escrito "Simba - R$0,89" - sim, aquele guaraná furreca que na verdade é da Coca Cola, garrafa de 2L a R$0,89. Hoje o mesmo refrigerante custa R$2,00.

    The Rainmaker
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    erico.ascencao
    E esse negócio de inflação não acabou não pessoal. Meu pai tem uma foto de quando ele inaugurou a loja dele (isso foi em 1998), e na porta tinha uma placa escrito "Simba - R$0,89" - sim, aquele guaraná furreca que na verdade é da Coca Cola, garrafa de 2L a R$0,89. Hoje o mesmo refrigerante custa R$2,00.

    Claro que não acabou, mas nem se compara àquela época, né...
    Neste exemplo, o refri mais que dobrou de preço, mas foi num intervalo de 11 anos, man...
    Se fosse nos áureos tempos de hiperinflação, o preço dobraria em um tempo bem menor, digamos em questão de poucos dias.

    Minow
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    meu pai recebia o dinheiro do mês e ia correndo no mercado comprar tudo o que desse, antes que o salário virasse pó. (2)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 15 anos de Plano Real \o/