Por que não usar o Internet Explorer?

Autor Mensagem
Ch4p0L1N
Veterano
# jun/09 · Editado por: Ch4p0L1N


Esse tópico é quase uma matéria comparativa onde vou falar sobre 7 navegadores de internet, são eles:

Internet Explorer 6, Internet Explorer 7, Internet Explorer 8, Safari, Firefox, Opera e Chrome.

Por que falar de 3 versões do IE e só da última versão de cada um dos outros? Primeiro pq os outros fazem campanhas efetivas de atualização para novas versões enquanto usuários do Internet Explorer (quase sempre leigos) acabam não sabendo que há uma versão mais nova ou nem sabem que o navegador pode ser alterado.

A Internet evolui e com isso os navegadores também precisam evoluir, eles são a plataforma que vai trazer a web pra vc. O IE6 foi lançado em 2001 (faz tempo, não?) e por isso ele é desatualizado, inseguro, bizarro e torto, é a pior dor de cabeça que nós, desenvolvedores, temos na vida. Ele não sabe interpretar códigos de maneira correta, é velho, estúpido e ridículo. Se vc é fã incondicional de Internet Explorer, no mínimo, atualize para a última versão, se não for e estiver pronto para descobrir pq a web pode ser melhor, continue lendo.

Vamos aos prós e contras de cada browser:

Internet Explorer 7
É a versão mais utilizada atualmente, deveria ter sido lançada antes, a Microsoft sempre faz essa cagada de levar anos e anos para lançar uma nova versão do IE, essa versão é um pouco menos burra que a anterior, consegue interpretar códigos de melhor forma mas ainda assim é muito incompatível com webstandards, alguns desenvolvedores burros acham que o site só precisa abrir direito no IE, e isso populariza mais o browser como "o que abre todos os sites direito", quando o que acontece é totalmente o contrário, os desenvolvedores não sabem das coisas. Resumindo, se o site está abrindo perfeitamente só no Internet Explorer, o código está mal feito.

Internet Explorer 8
Foi uma boa evolução do IE7, foi lançado em março desse ano prometendo ser mais compatível com webstandards, porém descepcionou, realmente é mais compatível, mas ainda está longe do esperado, tem boas novidades (quase todas copiadas de seus concorrentes, como foi o recurso de abas na versão 7) mas ainda sim é o mais lento e inseguro de todos. É a melhor (menos pior) versão do Internet Explorer.

Mozilla Firefox
É o segundo maior browser em popularidade. Tem boa compatibilidade com webstandards mas ainda não é total. Sempre aparece com boas novidades, usa há bastante tempo o sistema de abas, tem suporte a complementos, skins, é o mais seguro, tem código aberto e é muito legal. Uma grande vantagem é que ele busca e se atualiza automaticamente, evitando que as últimas novidades do mundo da pilantragem atinjam ele.

Google Chrome
Foi o último a ser lançado e atinge um pequeno público mas por ser do Google é uma grande promessa, o Google tem grana pra manter esse browser e tem grande chance torná-lo o mais popular. Veio com uma novidade muito legal, cada aba é aberta como se fosse um programa separado e se algum site der algum problema, ele não trava por completo, só aquela aba trava. É o navegador mais rápido porém não tem muitos recursos, é o mais indicado para quem utiliza muito os serviços do google e para quem não é desenvolvedor e gosta de ficar navagando, vendo e-mails, etc...

Opera
Esse navegador não tem o reconhecimento que merece, é leve, seguro, lotado de recursos e sua última versão foi o primeiro browser que conseguiu 100% de compatibilidade com webstandards. Os desenvolvedores desse browser são caras que manjam mesmo. O ponto fraco é que ele pode parecer complicado para quem não está acostumado e pode ter coisas demais para usuários normais de internet.

Safari
O browser da Apple, sua última versão também conseguiu 100% de compatibilidade com webstandards, sua versão final saiu ontem mas eu só testei o beta (que era bem lentinho pra abrir), não existe browser melhor para proprietários de computadores Apple porém foi adaptado para Windows e acaba perdendo pros outros no sistema operacional do Bill Gates.

Para quem não sabe, existe um teste que testa o quanto seu navegador é compatível com webstandards, chama-se Acid3.
Vou testar em alguns aqui, qm quiser testar em outros navegadores ou versões pode postar o resultado aqui tbm.

Firefox 3: 71 pontos (abriu a página do teste direitinho)
Internet Explorer 7: 11 pontos (abriu a página toda torta, nem dá pra saber direito o resultado)
Safari 4, Opera 10 e Chrome 2: 100 pontos (perfeita interpretação de código)

Resumindo, quando utilizar cada navegador:

Safari: o mais indicado é usar em máquinas da Apple, para Windows temos melhores opções.
Firefox: é um navegador que não é perfeito em nada mas é muito bom em tudo, seus complementos ajudam muito, não costuma ter dificuldades para abrir páginas, é rápido e é o mais seguro.
Chrome: se gosta de simplicidade e não utiliza muitos recursos, é uma ótima opção, pois é muito mais rápido.
Opera: é um browser que vale a pena ser testado, tem muitos recursos mas é meio esquisito no início.
Internet Explorer 6: jamais utilize, ele é mau.
Internet Explorer 7/8: só use se vc for muito fã da Microsoft ou preguiçoso ao extremo para não baixar outro browser, mas saiba que vc poderia estar navegando na internet de forma muito mais agradável e segura e também que vc está amarrando às mãos dos desenvolvedores, tirando boa parte da liberdade que poderíamos ter.

Ame a internet, não use IE.

PS: O IE8 foi a última versão do Internet Explorer lançada, o próximo navegador da Microsoft chama-se Gazelle (por enquanto), essa mudança é pq o IE tem mta má fama (pq será?).

Links legais:
http://imasters.uol.com.br/crossbrowser/pt-br/
http://www.end6.org/
http://iedeathmarch.org/
http://www.stopie6.org/
http://www.wedontsupportie.com/
http://browsehappy.com/

TaylorBass
Veterano
# jun/09
· votar


Pq eu acho lento. :p

Marcosrcf
Veterano
# jun/09
· votar


O IE é uma droga de lento!

O Opera é animal! Muito bom mesmo... mas eu acostumei a utilizar o Firefox que é uma lenda!

TheBreakdown
Veterano
# jun/09
· votar


Opera é foda.

CheshireCat
Veterano
# jun/09
· votar


Ué, mas você não falou do IE 6. =P

Acostumei com o Firefox e acho ele bunitinho. Teve uma época em que ele não abria mais por causa de um malware safado, então tentei usar o Chrome. Mas não consegui me adaptar.

paranauê
Veterano
# jun/09
· votar


O Safari 4 final, no Mac, tá FODA!
Só não tá abrindo as páginas em outras abas, nos sites do Google (Orkut, Gmail, etc) com o clique do botão direito, mas tirando isso, tá ótimo. Deixa a velocidade do Chrome no chinelo.
E eles voltaram ao estilo clássico das abas, embaixo da barra de endereço (infelizmente).

Clauber guns
Veterano
# jun/09
· votar


Eu uso o Google Chrome aki no trampo

Ele é bem isso mesmo, simples e rápido, perfeito pra quem não precisa de muitos recursos

Só uso o IE 6 pra abrir o Hotmail, já que o Chrome não consegue (ñ sei pq, mas ele ñ abre E-mail do Hotmail)

Ch4p0L1N
Veterano
# jun/09
· votar


CheshireCat
falei sim, tá em cima

Ch4p0L1N
Veterano
# jun/09 · Editado por: Ch4p0L1N
· votar


Um estudo independente mostrou que, em 2006, usuários do Internet Explorer estiveram vulneráveis a ameaças online durante 78% do tempo. Usuários do Firefox? Apenas 2%.

http://pt-br.www.mozilla.com/pt-BR/firefox/security/

CheshireCat
Veterano
# jun/09
· votar


Ch4p0L1N
Ah, é que eu só dei uma passada por cima e tinha ignorado justamente aquele parágrafo hauahuahuahau! Malz. /o/

NoAlarms
Veterano
# jun/09 · Editado por: NoAlarms
· votar


Valeu, Ch4p0L1N.

Pra mim, que sou leigo em relação a isso, esse tópico foi de muita ajuda.

Só procure agora usar mais os pontos (.) do seu teclado. Muita vírgula e frases enormes acabam enfadando o leitor.

Valeu mesmo, cara! \o

Rato
Veterano
# jun/09
· votar


Ch4p0L1N
o meu é IE.
Se eu mudar, terei q configurar muita coisa no Speed, Redes e tudo mais?
Meu computador é com rede compartilhada, há algumain terferência?


senão nem rola

Sumerrew
Veterano
# jun/09
· votar


eu uso Opera, e curto aeuheauh

paranauê
Veterano
# jun/09
· votar


Acid3 o/

Sério, cara. Não sei como conseguem usar o IE ainda hoje. Pelo menos do Firefox todo mundo já ouviu falar, e por mais que não gostem dele, sabem que tem outras opções. O foda é usar uma coisa totalmente insegura e fora dos padrões, e depois ficar xingando o PC, falando que tá lento, etc...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jun/09
· votar


Gazelle
A mozilla lança o Richerlyson em breve, pra competir com esse aí

ROo
Veterano
# jun/09
· votar


Christhian
EAHEUIAHUEHUEUIHIHIUEA

TWT ICE
Veterano
# jun/09
· votar


to usando IE aqui
mas o pc nem é meu ._.

no meu pc uso firefox, tem uns pugins que me ajudam e aquela barra de por site em baixo de onde coloca os endereços do site (não sei o nome)

sim, sou preguiçoso e prefiro mudar de site clicando direto, não tiro a mão do mouse para digitar sites

Ch4p0L1N
Veterano
# jun/09 · Editado por: Ch4p0L1N
· votar


NoAlarms
Só procure agora usar mais os pontos (.) do seu teclado. Muita vírgula e frases enormes acabam enfadando o leito.

opa... podexá

Rato
não man, soh baixar, instalar e usar

só se for alguns tipos de rede, por via das dúvidas vai no seu IE, Menu ferramentas -> opções da internet -> conexões -> configurações da LAN
aí ve se tem algo digitado aih, se tiver, vai ter q colocar isso no outro navegador tbm

Ch4p0L1N
Veterano
# jun/09
· votar


paranauê
Acid3 o/

ahauhauh Acid3 no IE6:

http://img44.imageshack.us/img44/9703/ie6p.jpg
meldels

paranauê
Veterano
# jun/09
· votar


Ch4p0L1N

Hahaha ridículo
Se bem que quando eu testei no IE7 não dava nem pra ler a página, até hoje não sei direito qual foi a (baixa) pontuação.

Kensei
Veterano
# jun/09
· votar


paranauê
Achei sinistra essa história das abas viu...

Dressaaa
Veterano
# jun/09
· votar


O IE tem um lado bom, só que ainda não tá pronto...

paranauê
Veterano
# jun/09
· votar


Kensei

Acho que deveriam ter deixado as duas opções de layout. Tinha me acostumado a juntar duas janelas arrastando a aba de uma pra outra, agora tem que ir no menu e tal, perdeu funcionalidade.

Kensei
Veterano
# jun/09
· votar


paranauê
Eu só li a respeito dessa nova versão, ainda não peguei, mas não sei se foi uma sábia decisão esse "retrocesso"

LFL
Veterano
# jun/09 · Editado por: LFL
· votar


Prefiro o Lynx

paranauê
Veterano
# jun/09
· votar


Kensei

A Apple adora cagar no pau com esses detalhes, mas beleza, nada que comprometa a nova versão. Tá MUITO mais rápida que a Beta, e tá funcionando o Banco Real ahahah

LFL

Lynx é true o/

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jun/09
· votar


Dressaaa
ahuahuhauha =P

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# jun/09
· votar


lynx, você quer dizer.

o firefox beta 3.5 conseguiu 93 pontos aqui no teste acid3.

brunohardrocker
Veterano
# jun/09
· votar


Acho que a Microsoft perdeu o interesse por nevegadores, tanto é que no Win7 tem opção de remover o IE.

LFL
Veterano
# jun/09 · Editado por: LFL
· votar


paranauê
And the meek shall inherit the earth
\o\

Aqui no trabalho eu tenho que ter 4 browsers pra ver se funciona as bagaças..
Chrome
IE 6
IE 7
Firefox
e de quebra o Safari

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que não usar o Internet Explorer?