Nossa Solidariedade as pessoas do vôo AF447.

Autor Mensagem
Prof. Grosélio
Veterano
# jun/09 · Editado por: Prof. Grosélio


Nós membros do FCC somos solidários com todas as pessoas afetadas pelo acidente do vôo AF447.

Ao maestro da orquestra do teatro municipal. E a todos os outros.

Penta_Blues
Moderador
# jun/09
· votar


Bom dia!!!

Prof. Rosélio Araujo
Cara, vc poderia ter colocado uma canção mesmo que não fosse de sua autoria pra homenagear as vítimas e deixar o tópico mais a ver com o fórum. Tá meio offtopic isso...
De qualquer forma, lembrança é muito válida!
Valeu!!!

BaNdAiD
Veterano
# jun/09
· votar


Sem querer ser insensível às vitimas, milhares de pessoas morrem ai todos os dias de diversas formas e ninguém se solidariza...
Ai cai um avião e todo mundo faz uma comoção!!

Honestamente, se for pra escolher como vou morrer, quero morrer de queda de avião!! Pelo menos assim minha familia ganha uma indenização!!

Melhor do que ser atropelado por um bebado, ou morrer de bala perdida...alguém ai discorda?????

Abraços!

mum
Veterano
# jun/09
· votar


BaNdAiD
Concordo. Sem contar que daqui a pouco esquecem essa tragédia quando acontecer outra. Alguém ai ainda lembra da gripe suína que assombrava o mundo até semana passada?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


BaNdAiD
O que vc falou tem realmente razão de ser. Há algo que também penso: Essas pessoas foram vítimas dos limites tecnológicos, e as causas do acidente tem que ser investigadas para que outras ocorrências desse tipo sejam evitadas, foi assim que a aviação e a tecnologia e a ciência em geral evoluiu, dessa forma essas mortes não serão em vão.
Mas imagine quantas pessoas morrem hoje no mundo por culpa não de falhas não intencionais, mas da ganância das grandes potências, do capitalismo selvagem, que gera fome, guerras, violências e opressão. Imagine uma mãe ou um pai que não pode dar o mínimo à seus filhos (e muitas vezes não tem sequer o mínimo de instrução para isso), imaginem pais que tem filhos com gravíssimas deficiências mentais ou doenças graves, esse sofrimento não passa rápido, demora anos, e é pior que uma morte rápida.
Claro que devemos nos solidarizar com a dôr das famílias, ninguém merece sofrer, mas realmente esses fatos lamentáveis tendem a nos desviar de outros muito mais importantes, mais graves e mais doloridos.
Abç

nyurig3
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

pois é bertola, vc filosofou agora, trabalho em setor de pacientes com câncer e vejo o sofrimento que nao acaba dos pacientes e familiares...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


nyurig3
Não "filosofei" cara, falei algo que é verdadeiro, e nós dois sabemos disso por experiência própria.
Uma criança com uma deficiência mental, uma pessoa com uma doença dessas, sofre muito, por anos, "destrói" toda a estrutura familiar, é terrível.
A morte é suprema! Que ela venha rápido, de repente.
Abç

BaNdAiD
Veterano
# jun/09
· votar


mum

Pois é!

Mauricio Luiz Bertola

Certamente. Quem dera os outros meios de transporte fossem tão seguros quanto andar de avião!

BaNdAiD
Veterano
# jun/09
· votar


A morte é suprema! Que ela venha rápido, de repente. e de preferencia na volta da minha viagem de volta ao mundo!! heuheuhee

CheshireCat
Veterano
# jun/09
· votar


Off Topic

brunohardrocker
Veterano
# jun/09
· votar


Acho válido homenageá-lo aqui sim, afinal é um músico e aqui é um fórum de música.

trashit hc
Veterano
# jun/09
· votar


também concordo! com o que o BaNdAiD e o
Mauricio Luiz Bertola falou.

eu também acho que não estou sendo frio...

a mídia tem muito poder...
como no caso da menina Isabella. quase ninguêm se lembra mais hoje em dia...

casos de ''pais'' que matam seus próprios filhos, que cometem abusos sexuais, pedofilia contra seus proprios filhos.

aqui no estado onde eu moro tem todo dia! mais no outro dia ninguém se lembra mais!

esse acidente pode acontece com qualquer um! ninguém está imune!

e na África, o que os pais podem fazer? vendo seus filhos morrerem de fome!!!!!!!! adultos também! velhos.

isso sim pode ser evitado...

vou parar por aqui.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


BaNdAiD
mum
Mauricio Luiz Bertola
nyurig3
Prof. Rosélio Araujo

Engraçado as colocações de cada um de vocês. Eu entendo cada uma das dores apresentadas aqui. Eu nasci com alguns problemas que separados são muito raros e muito graves, e que juntos são ainda mais graves.

Até meus 17 anos nenhum médico era doido de dar mais de 1 ano de sobrevida para mim, mas a base de muita luta e de muita sorte, porque várias vezes o tratamento que poderia me ajudar ou me salvar não existia, ma foi inventado a tempo de eu poder me inserir nos testes. Eu consegui finalmente uma vida o mais saudável quanto posso conseguir, já que me curei os problemas curaveis, e consegui estabilizar os incuraveis em níveis que eu possa administrar dentro de uma vida normal, desde que tome os cuidados necessários.

Então entendo o que o Bertola quer dizer quando fala que o sofrimento de quem tem uma morte lenta é devastador pra todos, pois embora não tenha morrido, depois que os médicos finalmente mudaram meus prognósticos e me disseram que ia ter uma vida normal, eu fiquei os anos seguintes tentando entender porque sobrevivi, que sentido tinha, o que significava, o que fazer agora que, depois de passar minha vida inteira dentro da perspectiva de só ter mais um ano, de repente eu me ver com uma vida inteira pela frente. A sensação é tanto um alívio como uma fonte de medo e dor também, e obviamente a familia sofre junto.

Da mesma forma o Cancer é muito comum na familia do meu pai, então muitas vezes senti a dor de perder alguém próximo por uma doença longa e incurável, e sempre me perguntava porque eles e não eu, já que a inexorabilidade da morte era tão real pra mim e não pra eles? Me perguntei várias vezes porque alguém que sempre teve uma vida inteira pela frente tinha que morrer, enquanto eu que só tinha mais 1 ano ou alguns meses ficava vivo pra ver isso acontecer de novo e de novo?

Igualmente já perdi pessoas queridas de forma abrupta, por motivos trágicos, não por acidente aéreo, mas por acidente automotivo, por ser vitma da violência desenfreada no Rio de Janeiro, alguns que depois de tanto se desiludirem com o mundo decidiram que estava na hora de morrer e cometeram o suicídio.

Por isso, eu simpatizo com a iniciativa do Prof. Rosélio Araujo, em fazer uma homenagens às vitmas deste trágico acidente, e acho que seria bom todos pararem pra refletir o que fariam caso isso acontecesse com alguém que você goste, com alguém da sua familia, que em um momento está alí, e no outro não está mais e sem direito ao menos a uma despedida dinal em um funeral.

Bem como simpatizo com as idéias dos demais em lembrar que todos os dias existem milhares de tragédias igualmente devastadoras para alguém e que nunca recebem a devida atenção.

Acima de tudo, simpatizo com os comentários do Bertola ao dizer que estas pessoas não morreram em vão, já que o erro que às levou, servirá para evitar outros erros similares, da mesma forma que o fato de eu ter participado de tantas tecnicas experimentais, hoje ajudam pessoas com os mesmos problemas que eu a ter uma melhor chance de chegar onde hoje estou.

E acima de tudo simpatizo com a idéia de que já que a morte é inevitável, que ela seja rápida e sem aviso prévio.

Prof. Grosélio
Veterano
# jun/09 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


BaNdAiD
Sem querer ser insensível às vitimas, milhares de pessoas morrem ai todos os dias de diversas formas e ninguém se solidariza...
Ai cai um avião e todo mundo faz uma comoção!!


Vão acontecer mais tragédias, e assim a vida continua. Nestas tragédias morrem músicos, professores e pessoas que nem sabemos quem são. Isso serve para quem acha que é alguma coisa, ou pensa que o "suvaco ou subaco" dele tem um cheirinho a mais. No final das contas, somos todos iguais.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Por isso, eu simpatizo com a iniciativa do Prof. Rosélio Araujo, em fazer uma homenagens às vitmas deste trágico acidente,
Eu também, apesar da reflexão posterior.
de eu ter participado de tantas tecnicas experimentais,
Faço toda a questão de parabenizá-lo e enviar meus mais profundos votos de respeito e admiração por sua atitude corajosa e elevada.
No final, somos todos iguais
Exato o/
Abçs

Marcosrcf
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
Mas temos que concordar que essa 'masturbação' da imprensa em cima do caso enche o saco...

Não aguentava mais ouvir falar da gripe suína, agora todo jornal que eu quero ver uma notícia tenho que ouvir do bendito avião que sumiu, tem uma doida falando até de buraco negro!!!

Sempre foi assim e pelo jeito não vai mudar... =/

Luiz Almeida
Veterano
# jun/09
· votar


Estou de acordo com todos os comentários acima.
E que todos tem sempre uma razão para refletir.
Eu particularmente, já fiz essa rota do AF-447, SP(GRU)-FRA Varig, e me senti um pouco triste pelo que ocorreu.
Sou solidário e me sensibilizo com "TODOS" os que estão sofrendo, seja por que motivo for.
Só não gosto de embarcar na onda da mídia.
No acidente com o AF-447 tinha uma cantora que morava na Alemanha e que tinha vindo visitar os pais em DF, aqui na cidade tem parentes dela, tios e primos, pude ver o depoimento de um de seus primos.
Sofrimento é igual para todos, so muda a fonte.
Abraços e boa sorte.

mum
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
Cara, acho que nenhum de nós disse que não sentimos pelo o que aconteceu. Perder alguém é algo muito triste, e concordo plenamente com você que as vezes preferimos ir no lugar de alguém. A única coisa que me deixa puto é o que fazem pra ganhar dinheiro em cima disso. foi assim com a isabela, com aquela menina que ficou presa no prédio, com a gripe suína.
Se dependermos da mídia vamos achar que as pessoas só morrem assim.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Faço toda a questão de parabenizá-lo e enviar meus mais profundos votos de respeito e admiração por sua atitude corajosa e elevada.

Cara, esses parabéns eu passo pra frente, já que embora a decisão de participar desse tipo de estudos seja difícil, na hora eu e minha familia estavamos mesmo era nos agarrando a uma esperança de me salvar, todo o pensamento no bem que isso pode fazer aos outros, vem bem depois, quando tudo dá certo, já que provavelmente se desse errado eu não pensaria da mesma forma isso se sobrevivesse.

Eu mesmo só comecei a ver as coisas desta forma, porqueaos 17 anos na ultima vez que entrei em uma dessas cirurgias experimentais, os primeiros meses de pós operatório são uma dor descomunal, vc sente dor cada segundo da sua vida por 2 ou 3 meses, e por mais forte que sejam os remedios que botem, eles só te aliviam de uma dor insuportavel para uma suportavel. Depois que terminou essa fase, eu estava meio pra baixo pq ainda tinha pelo menos 6 meses de reabilitação, fisioterapia, exames, testes etc.

Mas o médico vendo como eu estava pra baixo me levou a ao berçario do hospital e mostrou um bebê que tinha nascido dias antes com os mesmos problemas que eu e me falou que daqui há 15 anos quando ele tivesse os mesmos problemas que eu, ele poderia salvar a vida do bebê porque eu fui doido o suficiente de contrariar meus pais e entrar em uma cirurgia que na melhor das hipoteses teria 35% de chances de dar certo e que cada vez que entrei em um tratamento experimental, significava que mais tarde, mais dessas crianças poderiam chegar à idade adulta. Então ele me falou que na época em que nasci só 5% das crianças que nasciam com esses problemas todos juntos conseguia sobreviver aos primeiro ano de vida e na época dessa cirurgia 50% conseguia chegar aos 3 anos de idade, e os queconseguiam passavam disso tinham mais de 60% de chances de chegar à idade adulta.

Sei que foi uma psicologia de botiquim que ele usou em mim, mas as informações eram veridicas, mas de alguma forma, isso mudou minha maneira de ver os problemas que eu passei, antes tinha vergonha de todos eles, hoje chego a ficar orgulhoso, já que mesmo que eu não vá viver 100 anos, eu sei que algumas dessas crianças que vieram depois vão chegar lá.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
Tudo bem cara, mas mesmo assim mantenho o que disse.
Saúde e Felicidade!
Abç

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Marcosrcf
Mas temos que concordar que essa 'masturbação' da imprensa em cima do caso enche o saco...

Enche mesmo, mas é sempre aquela coisa, tudo demais é demasia, se eles mostrassem pouco, muitos pensariam que eles estariam encobrindo algo, mas terminam mostrando demais, nem tanto para que solidarizem com as familias das vitmas, mas porque tragédia dá ibope.

mum
Cara, acho que nenhum de nós disse que não sentimos pelo o que aconteceu.

Nem eu afirmei que alguém fez tal afirmação, só aproveitei pra dizer que a partir das reflexões do Bertola, acho válido que aproveitemos este momento pra refletir e nos por no lugar dessas pessoas uma vez na vida. Isso pode parecer clichê, ou fala pronta, mas a verdade é que em geral a gente está tão ocupado com nossas vidas, nossos problemas que esquecemos dos outros, e se por no lugar dos outros é muito, mas muito difícil.

A única coisa que me deixa puto é o que fazem pra ganhar dinheiro em cima disso. foi assim com a isabela, com aquela menina que ficou presa no prédio, com a gripe suína.

Cara, é a vida, se eles fazem pra ganhar dinheiro, significar que tem gente disposta a ver para que eles ganhem dinheiro. A mídia é muito mais um produto da sociedade em que ela atua, do que a sociedade é um produto da mídia. As duas se influênciam mutuamente, mas o imperativo coletivo é sempre superior. Então se a mídia é assim, é porque a sociedade é assim.

Se dependermos da mídia vamos achar que as pessoas só morrem assim.

Até alguém próximo morrer de outra forma, isso quando não é a gente que morre duma bala perdida, de um assalto, de um deputado bebado te atropelando.

Prof. Grosélio
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
só aproveitei pra dizer que a partir das reflexões do Bertola, acho válido que aproveitemos este momento pra refletir e nos por no lugar dessas pessoas uma vez na vida.

Vale lembrar que muitas pessoas gostariam de estar comendo as migalhas que caem das nossas mesas. Um músico morreu, um maestro morreu. Por isso esta "minha" homenagem, Até porque este é um fórum de música. Mas poderia ter sido qualquer um de nós, e a midia estaria fazendo o mesmo alarde. É válido o momento para refletir um pouco. Mesmo que esta reflexão não mude a vida dos outros, mas talvez um pouquinho da nossa.

Um abraço

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ok, só acho que não mereço parabéns por isso, porque no fim eu fiz por mim não pelos outros, muitas vezes foram decisões tomadas por mim e/ou por meus pais em um momento de desespero, a tentativa de um ultimo Lucky Shot. Agora às vezes o que a gente faz pra gente, é extensível aos outros.

Eu acho que quem merece os parabéns são aqueles que fizeram o mesmo e não conseguiram, já que na maioria das vezes eu não fui o único a tentar, esse é o lance de entrar na medicina da tentativa e erro, aqueles que viram acertos são lembrados, comemorados, viram os portadores das esperanças de um monte de gente, mas quem merece realmente os parabéns, quem merece o respeito, são aqueles que não conseguiram chegar ao fim, porque sem eles, não haveria a possibilidade de se chegar a um sucesso.

E essa é uma lição, um aprendizado que não vem com a idade, que não vem lendo alguém falar, ou ouvindo alguém falar, ou na televisão, é uma reflexão que só quem viveu, como paciente ou como familiar, só assim você entende o quão incerta e até meio injusta mas ao mesmo tempo bela e cheia de esperanças pode ser tanto a ciência quanto a vida, porque as vezes é preciso que uns tenham que sofrer e morrer, para que muitos outros possam conseguir salvar outros tantos. E quase nunca damos o valor devido àqueles que não conseguiram.

BaNdAiD
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix

A minha crítica é que, todo mundo se comove por 300 pessoas que morrem em um acidente de avião, mas ninguém se importa com o mendigo do seu lado, nem com as milhões de mortes na África, ou sei lá mais qual tragédia do mundo.

é um mundo deveras estranho!

E na boa? Nada mais poético que morrer de acidente de avião e ser enterrado a 5.000 metros de profundidade no atlântico. Melhor que isso, só se fosse na volta...

Abraços!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jun/09 · Editado por: Christhian
· votar


Eu tb já peguei esse vôo por pelo menos 3X (pra ir ao Japão via europa) e evidentemente por isso me sinto tocado.

Toda tragédia causa comoção instantânea, especialmente motivada pela mídia, que na minha opinião está cobrindo de maneira excessiva mas não por sensacionalismo e sim pela demanda: O publico quer saber. Mas assim que a coisa for arrefecendo, ninguém mais vai falar efusivamente sobre o assunto. Foi assim com o vôo da GOL, da TAM e com a tragédia em SC. Mas e a barragem no Piauí? Foi muito menos falada pq a mídia não alardeou tanto assim. Os motivos pra isso, prefiro nem botar em pauta.

Ou seja, na minha modesta opinião (já me desculpando, pq sei que muita gente não vai concordar), acho que é justa uma certa comoção, mas querer 'homenagear publicamente' é querer se aproveitar o mote pra chamar alguma atenção pra si.

Cresci numa favela na Zona Leste de SP e como disseram, cansei de ver gente morrendo a toa, por bala perdida chegando em casa depois de 16h de trabalho, por assalto ou por engano por traficantes ou pela policia. Me sensibilizo à tragédia, mas minha solidariedade de fato hoje está com os desabrigados do Piauí, assim como esteve com os de SC na tragédia das chuvas.

Sinceramente, não me sinto 'tocado' simplesmente por haver um músico ali. Haviam pessoas comuns, japoneses (ou descendentes), americanos, músicos, etc. Ou seja, me identifico com um monte de características de pessoas que ali estavam, mas isso não me sensibiliza além do que a tragédia já o faz - que, repetindo, não é pouco até por que peguei esse vôo algumas vezes.

My two cents.

Abraços

nichendrix
Veterano
# jun/09 · Editado por: nichendrix
· votar


BaNdAiD
é um mundo deveras estranho!

Disso não há duvidas, tenho um tio-avô de 92 anos que vive dizendo: "O mundo logo depois que nasceu, tropeçou e caiu com a cabeça em um buraco e está até hoje de pernas pro ar."

EDIT:

A minha crítica é que, todo mundo se comove por 300 pessoas que morrem em um acidente de avião, mas ninguém se importa com o mendigo do seu lado, nem com as milhões de mortes na África, ou sei lá mais qual tragédia do mundo.

Uma das coisas mais engraçadas de coisas como a morte, a dor ou o sofrimento é que eles são 100% democráticos, não importa se você é um Somali morrendo de fome ou um bilhardário morrendo na queda de um avião. Não importa se você é um Rock Star morrendo de dor em uma cama de hospital particular em NY ou um mendigo morrendo de dor numa maca de um PS do SUS.

Deles, ninguém se salva, ninguém foge, e nem dinheiro nenhum do mundo pode dar jeito.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Christhian
mas minha solidariedade de fato hoje está com os desabrigados do Piauí, assim como esteve com os de SC na tragédia das chuvas.

Nem fale, aqui as coisa estão meio estranhas, porque querendo ou não quem foi mais atingido foi a população carente (apesar de um dos shopping e as garagens de alguns predios de luxo também terem ficado debaixo d'àgua). Mas no geral as coisas estão meio que se acertando, nem tanto por conta dos governantes que até hoje ficam debatendo o que deve ser feito, e tudo mais. Mas porque a população se mobilizou pra ajudar, tanto a daqui quanto a de fora que mandou donativos para as familias carentes.

Agora nisso os musicos e os empresários do setor de entretenimento daqui estão de parabéns, a gente organizou uma série de eventos chamados Balada Solidária, onde a gente conseguiu patrocínio de diversas empresas e organizamos vários shows, tanto em casas de shows, danceterias e outros espaços da moda, quanto em praça pública, onde ao invés de pagar a entrada, a pessoa doava alimentos, roupas e outros donativos e em troca assistia shows de diversas bandas locais, que reverteram o cachê me doações. A minha banda (agora ex-banda) tocou em 2 desses eventos e o pessoal compareceu em peso, lotou em todos os shows.

edbene
Veterano
# jun/09
· votar


Eu fico triste pelas familias, pelas muitas vidas que se perderam. Não deve ser fácil passar por uma situação dessas, ainda mais sem encontrar nenhuma resposta ou sinal do avião.

Sinto pelos envolvidos.

john_joao
Veterano
# jun/09
· votar


Mas no geral as coisas estão meio que se acertando, nem tanto por conta dos governantes que até hoje ficam debatendo o que deve ser feito, e tudo mais. Mas porque a população se mobilizou pra ajudar, tanto a daqui quanto a de fora que mandou donativos para as familias carentes

é isso que não pode acontecer, a responsabilidade do Estado virar iniciativa da população, há de se cobrar das autoridades!

Diego Marques
Veterano
# jun/09
· votar


Tópico movido para o OT

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Nossa Solidariedade as pessoas do vôo AF447.