Jornalista do Legacy questiona controle aéreo por desaparecimento de avião

    Autor Mensagem
    janick
    Veterano
    # jun/09


    Joe Sharkey faz perguntas para controladores de voo brasileiros.
    Ele estava no jato que colidiu com voo da Gol em acidente de 2006.

    Do G1, em São Paulo

    O jornalista norte-americano Joe Sharkey, que estava no jato Legacy que colidiu com o voo da Gol que caiu na selva brasileira em 2006, publicou um texto em seu blog nesta terça-feira (2) questionando a responsabilidade do controle aéreo brasileiro pelo desaparecimento do Airbus da Air France que ia do Rio de Janeiro a Paris com 228 pessoas a bordo. Em um texto intitulado "Questões que pedem respostas", ele elenca seis perguntas acerca do trabalho dos controladores aéreos do Brasil. "Quem? O quê? Quando? Onde? Por quê?", resume.

    "1 – O controle de tráfego aéreo brasileiro perdeu este voo de seu radar quando deveria tê-lo no radar? 2 – Se sim, quando os controladores perceberam isso? 3 – Os controladores brasileiros sabiam que havia tempestades monstruosas no caminho do voo na última vez que dizem que tiveram contato com o avião? 4 – Por que o fracasso de um contato rotineiro de rádio quatro horas após o início do voo não disparou um alarme? 5 – O último contato por radar foi pouco mais de três horas após o início do voo. Quanto tempo depois disso o vôo continua em espaço aéreo brasileiro? 6- Quantos controladores de tráfego aéreo estavam seguindo o voo?", diz o texto publicado.



    Veja o blog de Joe Sharkey, em inglês


    A Associação de Controladores de Tráfego Aéreo do Rio de Janeiro informou mais cedo que o desaparecimento do Airbus não foi provocado por possíveis falhas dos controladores de voo do Recife. Segundo ela, a possibilidade de algum destes profissionais ser investigado é praticamente nula e a participação dos controladores de voo na ocorrência com o Airbus seguiu todos os protocolos de segurança.



    O comando da Aeronáutica também evita responsabilizar os controladores e informou que os controladores de voo do Cindacta 3 que trabalhavam na hora do desaparecimento do Airbus na noite de domingo (31) não foram afastados das suas funções e continuam trabalhando normalmente.

    Sharkey alega que o controle de tráfego aéreo brasileiro e as comunicações por rádio e radar da aviação brasileira já demonstraram falhas fatais no passado e pergunta se não deveria haver uma pessoa que pelo menos soubesse onde o avião estava na hora em que ele sumiu. Segundo ele, é estranho que não tenha havido pedido de socorro por parte do voo da Air France, e seria importante perguntar ainda se este socorro não foi ouvido ou se foi ignorado.



    Ataques


    Em um texto anterior, publicado na segunda-feira (1º) para relatar o desaparecimento da aeronave, Sharkey já mencionava os conotroladores de voo do Brasil de forma crítica: "No passado, já houve questões levantadas no Brasil sobre a adequação da comunicação por rádio e radar do controle de tráfego aéreo brasileiro em áreas remotas, incluindo a Amazônia."

    Sharkey estava no jato Legacy que se chocou com o Boeing 737 da Gol em 29 de outubro de 2006. Após o choque entre os dois aviões, o Boeing com 155 pessoas caiu no norte do Mato Grosso e não houve sobreviventes. O Legacy pousou na base áerea da Serra do Cachimbo, no sul do Pará. Os dois tripulantes e cinco passageiros saíram ilesos do acidente.



    Ele foi alvo de uma ação dos advogados da viúva de uma das vítimas do acidente, que alegam que ele teria influência na mídia e teria lançado uma campanha em seu blog na internet em prol dos pilotos do jatinho, Joe Lepore e Jan Paladino. O objetivo do jornalista, ainda de acordo com os advogados da viúva, seria o de comover a população dos EUA a impedir o retorno dos pilotos ao Brasil.

    O blog de Sharkey também criticou o governo brasileiro em relação ao controle do espaço aéreo após o acidente com o voo da TAM no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, em julho de 2007. Ele assumia um tom mais agressivo em relação a Lula e à forma como o governo vem reagindo aos problemas no setor aéreo.


    Construir aeroporto leva dez anos, diz jornalista do Legacy

    fonte


    Bem, que filho da puta do caralho. Mais um zé ninguém sem NENHUM embasamento técnico para argumentar e defecando pela boca. Sinceramente, acho uma ofensa um autista desses ser jornalista.

    Fahrenheit
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    defecando pela boca


    Não aguenta 10 min de porrada!

    oiio
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    se este socorro não foi ouvido ou se foi ignorado.

    caramba, o cara pegou pesado ein

    mas eh claro q os americanos vao puxar a sardinha pro seu lado...

    janick
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Não aguenta 10 min de porrada!
    Tem que enquadrar ele no artigo jacaré! Artigo 121 combinado com 12! Senta com 10 e levanta com 30 huahuahua


    mas eh claro q os americanos vao puxar a sardinha pro seu lado...


    Vc diz, jornalistas oportunistas e sem talento, em geral - independente da nacionalidade - , certo?

    oiio
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    janick
    Vc diz, jornalistas oportunistas e sem talento, em geral - independente da nacionalidade - , certo?

    eu falo de todos, mesmo q estejam errados, vao falar q tao certos...

    janick
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    oiio

    eu falo de todos, mesmo q estejam errados, vao falar q tao certos...



    hahaha.... sim, isso é de praxe. Até o ponto que eles não começam a avacalhar eu consigo acompanhar, mas depois parece que vira um circo pra eles.

    GuitarUser
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Sinceramente, acho uma ofensa um autista desses ser jornalista.
    hum..

    ROTTA
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: ROTTA
    · votar


    É nessas horas que eu lamento que o Legacy não tenha caído junto com o Gol 1907...

    Questionar o cara pode questionar, mas como jornalista não deveria ser leviano e tendencioso...

    Abraços.

    r2s2
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: r2s2
    · votar


    O cara ainda tenta defender aqueles assassinos do Legacy que ficaram brincando de subir e descer com o transponder desligado?

    Mas é um filho de uma prostiranha mesmo!

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    É o poder da mídia...

    De fazer com que imbecis se achem mais espertos do que realmente são.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Jornalista do Legacy questiona controle aéreo por desaparecimento de avião