A Concordata da GM - Os gastos de Lula com propaganda

    Autor Mensagem
    Grow
    Veterano
    # jun/09


    sobre o lula, em 2003 o governo veiculava seus comerciais em 499 meios de comunicação

    em 2009 o número é 5.297 veículos

    não falamos aki de publicidade sobre vacinas ou relativos... é propaganda do governo mesmo, propaganda do PAC (Dilma 2010) e do programa habitacional

    ah meu dinheiro, meu dinheirinho


    e a GM hein? estatizada! agora é oficial, 60% das ações agora são do governo americano... rato?

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Carlos_Souza_Jr
    · votar


    Grow

    Depois do mensalão, o Lula teve que investir muito em propaganda pra tentar melhorar a imagem dele. O escândalo ficou no passado, mas os gastos continuaram estabilizados na casa de 1 bilhão por ano.


    Edit: erro de digitação.

    powerguitar10
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Grow
    e a GM hein? estatizada! agora é oficial, 60% das ações agora são do governo americano...

    Vou plastificar meu Astra agora...vai valer uma nota daqui uns anos...vintage e panz!

    brunohardrocker
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    loucura loucura loucura!

    Wrvieira
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    e a GM hein? estatizada! agora é oficial, 60% das ações agora são do governo americano... rato?

    Alguém viu algum comentário sobre o impacto disso no mercado brasileiro? Sinceramente, acho que nenhum...

    Grow
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Wrvieira
    Alguém viu algum comentário sobre o impacto disso no mercado brasileiro?

    pô, vi vários...
    pode haver desconfiança em relação a marca no mercado... isso é natural
    apesar da concordata não se estender à gm do brasil

    há meses se fala da crise da montadora, mas segundo as concessionárias, nenhum efeito foi sentido nas vendas

    Konrad
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Konrad
    · votar


    Grow
    sobre o lula, em 2003 o governo veiculava seus comerciais em 499 meios de comunicação

    em 2009 o número é 5.297 veículos

    não falamos aki de publicidade sobre vacinas ou relativos... é propaganda do governo mesmo, propaganda do PAC (Dilma 2010) e do programa habitacional

    ah meu dinheiro, meu dinheirinho


    As novas veias abertas da América Latina....

    Konrad
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Grow

    A propaganda petista é de uma eficiência monstruosa. Mesmo o cancer da Dilma foi, está sendo e será usado na campanha....
    Por vezes duvido da veracidade do problema dela; se não seria apenas mais um acto manipulativo do governo, pois, uma vez que ela se submeteu à uma plástica para "suavizar" as linhas do rosto, como não foi notada nenhuma alteração nos exames que precedem a cirurgia?
    Parece teoria conspiratória, mas vindo do PT, que matou Celso Daniel, seria exagero?

    The_Fourth_Horseman
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Parece teoria conspiratória, mas vindo do PT, que matou Celso Daniel, seria exagero?

    olhaaaaaa

    cá pra nós, quem foi que matou kennedy??

    Mila Turunen
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Propaganda é uma tática populista. Só pra lembrar.

    brunohardrocker
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Típico de países latino-americanos.

    Sumerrew
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    reggae

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Carlos_Souza_Jr
    Depois do mensalão, o Lula teve que investir muito em propaganda pra tentar melhorar a imagem dele

    e principalmente e acima de tudo pagar uma conta violenta para que as rapozas aceitassem aquele " Eu não sabia de nada " como argumento válido para sair de lado dos escândalos e continuar no poder como se nada tivesse acontecido.

    r2s2
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Os gastos de Lula com propaganda

    Teve um idiota da Folha de São Paulo que atribuiu a popularidade do Lula a essa mudança de estratégia. Olha só uma análise bem legal sobre isso:

    Rodrigo Vianna: O fim de uma era
    Atualizado em 02 de junho de 2009 às 07:05 | Publicado em 02 de junho de 2009 às 06:57

    Dói no bolso: bateu o desespero na turma da ditabranda

    publicada segunda, 01/06/2009 às 13:28 e atualizado segunda, 01/06/2009 às 15:02

    por Rodrigo Vianna, no Escrevinhador

    Depois de anunciar em editorial que a discussão sobre terceiro mandato é "assunto encerrado" (e, ao mesmo tempo, manchetar em primeira página a discussão sobre o terceiro mandato - numa demonstração de clara esquizofrenia), o jornal da ditabranda passou recibo sobre suas reais preocupações: é no bolso (dos Frias) que o avanço de Lula (e de Dilma) dói mais.

    A "tese" está em artigo de Fernando Barros e Silva, na página 2 do jornal, intitulado "O Bolsa-Mídia de Lula". Fernando não é só um articulista. Ele é o editor de Brasil. Por ele, passam as decisões editoriais mais importantes do jornal.

    No artigo, Fernando analisa "reportagem" da própria "Folha", que mostra como Lula pulverizou a verba publicitária do governo: em 2003, 179 jornais receberam verbas federais; em 2008, foram 1.273. Lula fez o mesmo com rádios e com a internet.

    Isso, ao que parece, não agradou o Fernando...

    Vejam o que ele escreve: "a língua oficial chama [a tal pulverização de verbas] de regionalização da publicidade estatal e vende como sinal de ´democratização´. Na prática, significa que o governo promove um arrastão e vai comprando a mídia de segundo e terceiro escalões como nunca antes nesse país"

    O argumento é tão rasteiro que dá até dó. Quer dizer que quando a verba ia só para o "primeiro escalão" (onde, suponho, Fernando inclui a "Folha") os governos anteriores também estavam "comprando a mídia"? É esse o jogo?

    O "primeiro escalão" quer ser comprado sozinho? Sem concorrência? A tal pulverização dói no bolso, é isso Fernando? Se dói, melhor você arrumar argumentos melhores pra fazer o dinheirinho voltar pro bolso do chefe.

    Fico a aguardar algum comentário sobre a decisão de José Serra, que mandou as escolas públicas de São Paulo assinarem "Folha" e "Estadão"- http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/04/20/as-bondades-para-201 0/. Aí pode? Nesse caso, Serra estaria também "comprando" apoio? Ou nem precisa?

    Mais adiante, outra pérola do articulista "ditabrandista": "Essa mídia de cabresto que se consolidou no segundo mandato ajuda a entender e a difundir a popularidade do presidente. E talvez explique, no novo mundo virtual, o governismo subalterno de certos blogs que o lulismo pariu por aí".

    O Fernando tá chateado com os blogs porque eles fazem a crítica da "grande mídia", reduzem o poder dos jornais, tiram de veículos como a "Folha" a aura de "isentos formadores de opinião"

    Mas não precisa ficar tão nervoso, Fernando. Não julgue os outros com seus parâmetros.

    Por último, adorei saber que a popularidade de Lula não se deve aos programas sociais, nem ao sucesso da economia, nem à formação de um amplo, e internacionalmente reconhecido, mecado interno de novos consumidores. Não, nada disso. É pura propaganda do Lula!

    Agora, eu entendi. Ainda bem que - apesar de ter cancelado a assinatura - sigo recebendo o jornal que a família Frias insiste em mandar de graça pra minha casa. É divertido (mas é também um pouco triste, confesso) ver como o desespero está tirando do sério até gente que eu respeitava, como o Fernando.

    Como no caso da GM, é "o fim de uma era".

    Por isso, bate mesmo o desespero. Eu entendo.

    Nota do Viomundo: O artigo do Fernando Barros e Silva é didático: deveria ser adotado pelas faculdades de Jornalismo como exemplo de "como bajular o patrão". A Folha é o jornal mais marqueteiro do universo: quer se promover às custas da audiência da internet. A partir de hoje este site relega o jornal à sua irrelevância.


    Konrad
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    The_Fourth_Horseman
    cá pra nós, quem foi que matou kennedy??

    Lee Oswald?
    De qualquer forma, os arquivos só serão abertos em 20 anos.... hheheeh

    LeandroP
    Moderador
    # jun/09
    · votar


    brunoliam
    Mesmo o cancer da Dilma foi, está sendo e será usado na campanha....

    Não vi até agora alguma propaganda sobre isso. Quanto a ter notícias sobre isso é a coisa mais natural. Sabemos mais sobre a saúde da Dilma, do Ronaldo, da Xuxa, do que da nossa. Mas não é o governo que paga um meio de comunicação pra dizer que ela está doente, ou com um "vote nela antes que seja tarde"... Mas entendo isso como um efeito sobre a mente das pessoas, e é bem possível que isso influencie a opinião das pessoas... Só não me diga que alguém ficaria doente pra ganhar voto. Este tipo de chantagem emocional é coisa de Garotinho, com "G" maiúsculo.

    Acho que um slogam do tipo "para o progresso, feche o congresso" cairia muito bem.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/09 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Alguém por acaso está sentindo o polêmico efeito da marolinha? Ou esta crise financeira não passa de uma cagança coletiva dos endinheirados ou do mercado?!... que quando uma notícia assusta, enfiam o dinheiro no rabo e esperam alguém dizer que a barra tá limpa, ou um novo vírus que ameace a humanidade, e então vamos torrar tudo... enfim... eu rio.

    Lucas Borlini
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Eu li no jornal A Gazeta (aqui do ES) q a aprovação do Lula ta la pros 80%.

    Tamo fudid*

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    LeandroPanucci

    Há sim uma crise em alguns setores da economia. E pode ter certeza que não é uma marolinha não. O setor metalurgico (Fabricantes de peças) se ressentiu muito.
    Eu tive problemas sérios em Out/Nov/Dez.
    Abril tbm não foi um mês fácil. Maio houve uma reação na segunda quinzena. Estou abaixo das minhas metas, mas parece que o mercado esta reagindo.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    LeandroPanucci
    Tem setores que estão horríveis, posso te dizer com certeza que se nada for feito até o fim do ano, algumas áreas vão ter quase que a totalidade de suas empresas falindo.

    MajorKong
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    brunoliam

    Lee Oswald


    Estamos precisando de outro.

    Diino
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    pessoal fala fala do lula...

    ele não é bom, mas não é o pior, e dentre essa nata corrupta, o lula foi o que 'mais fez'... fato.

    que que o povo faz?
    prefere um passaro na mão do que dois voando...

    pq concordemos, se aquela nazista da dilma assumir, AI SIM é que nós estaremos fudidos... e mal pagos...

    LeandroP
    Moderador
    # jun/09 · Editado por: LeandroP
    · votar


    jimmy vandrake
    Atum Bluesman


    Quem tem dinheiro (digo muuuito) segurou, prendeu, com medo dos rumos que o mercado tomaria por conta de uma crise que pintou nos EUA. Este tipo de investidor prefere deixar de ganhar dinheiro guardando-o, do que arriscar no "desconhecido". Isso gera um efeito em cascata, até que, aqueles que precisam de dinheiro (por não ter uma boa liquidez) ficam de mãos amarradas. Perceba que o problema não está na falta do dinheiro, mas na especulação.

    Agora, se ficar falando em crise pra lá, crise pra cá, ninguém trabalha, ninguém movimenta o mercado e no fim das contas é aí que ela vem mesmo. Ao invés de uma simples marolinha, a coisa se transforma numa onda muito maior. Se o governo fizer um discurso irresponsável e precipitado, dizendo que estamos todos ferrados, o que você acha que vai acontecer?

    O pessimismo não movimenta o mercado, gera um clima de insegurança, que chega a ser como uma pandemia (e aí precisa de outro tipo de epidemia... gripe suína?!). E por enquanto o negócio tá mesmo é na marola. Nos EUA é que a General Motors mudou de dono e, talvez mude até de nome: Governo Motors.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/09
    · votar


    Diino

    ele não é bom, mas não é o pior, e dentre essa nata corrupta, o lula foi o que 'mais fez'... fato.

    E lhe digo que, de todos os presidentes que tivemos, desde o dia em que eu nasci, ele é o que fez de melhor... Eu só tenho 11 anos e 240 meses.

    powerguitar10
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    LeandroPanucci
    Eu só tenho 11 anos


    "Mas toca pácarai"

    brunohardrocker
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Uma dúvida:

    Um grande empresário daqui da minha cidade declarou concordata, está com um passivo de 270 milhões. Por 6 meses, não pagará ninguém.

    O cara passa a vida se capitalizando imprudentemente, depois quebra e tem o direito de ser "ajudado". Acham isso justo?

    powerguitar10
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    brunohardrocker
    O cara passa a vida se capitalizando imprudentemente, depois quebra e tem o direito de ser "ajudado". Acham isso justo?


    Sim. Ele gerou emprego e gerou dividendos para a nação(teoricamente).

    E não é ele que possui um passivo de 270 milhões. É a empresa. Personalidade física e jurídica não tem ligação nesse caso. O cara pode ter tido um grande negócio, injetado dinheiro PROPRIO e ainda assim ficar com a empresa no vermelho. E muitas vezes ele não está assim por que quer. Se o negócio gerou um volume desses, no mínimo era estruturado.

    brunohardrocker
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    maykow_torres
    Sim. Ele gerou emprego e gerou dividendos para a nação(teoricamente).

    E não é ele que possui um passivo de 270 milhões. É a empresa. Personalidade física e jurídica não tem ligação nesse caso. O cara pode ter tido um grande negócio, injetado dinheiro PROPRIO e ainda assim ficar com a empresa no vermelho.


    Até essa parte eu concordo. Mas era "estruturado" do tipo, ganha 100, investe 200, pra ganhar 400, e se não der, prorroga as dívidas.

    powerguitar10
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    brunohardrocker
    Até essa parte eu concordo. Mas era "estruturado" do tipo, ganha 100, investe 200, pra ganhar 400, e se não der, prorroga as dívidas.

    Nem sempre cara. É complicado. As vezes ele tomou uma série de canos em exportações / variações cambiais e etc...

    Imagina que ele importou um troço no valor de 300 milhoes. Houve variação do cambial em dois meses. Pronto. Ele não conseguirá vender e não conseguirá pagar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A Concordata da GM - Os gastos de Lula com propaganda