Autor |
Mensagem |
vitordapper Veterano |
# mar/09
Pessoal,
Estou montando uma caixa de som, só que sou meio iniciante no assunto. Tenho um falante de 250w rms, uma corneta e um twiter. Já mandei fazer a caixa, agora não sei como fazer a ligação entre eles... Tava com a idéia de que o falante serviria para médios e graves, e o resto pros agudos. Mas na prática não sei como isso funciona. Alguém pode me ajudar? Preciso ter um divisor de frequência? Como funciona isto?
Valeu!
|
PGilbert Veterano |
# mar/09
· votar
Tenho um falante de 250w rms, uma corneta e um twiter.
Não temos fórum para cornetas.
Mas temos um tópico para twitter!
|
Bidal Veterano |
# mar/09 · Editado por: Bidal
· votar
Cara, isso varia muito, tem que levar em conta a impedância do conjunto que vai na caixa, por exemplo: Supondo que o falante seja de 4ohms, o twitter e a corneta de 8ohms cada, vc terá que ligar a corneta e o twitter em paralelo e o conjunto em série com o falante. Ficando assim uma caixa com impedância de 8ohms, assim como a maioria que vc compra por ai... Dependendo as vezes nem é necessário o divisor de frequência, só no caso de não casar uma impedância pra ligar na potência e não queimá-la, ou no caso de vc querer distribuir melhor os graves dos agudos.
Abraços.
|
Mosrite Veterano |
# mar/09
· votar
Bidal Cara, isso varia muito, tem que levar em conta a impedância do conjunto que vai na caixa, por exemplo: Supondo que o falante seja de 4ohms, o twitter e a corneta de 8ohms cada, vc terá que ligar a corneta e o twitter em paralelo e o conjunto em série com o falante. Ficando assim uma caixa com impedância de 8ohms, assim como a maioria que vc compra por ai... Dependendo as vezes nem é necessário o divisor de frequência, só no caso de não casar uma impedância pra ligar na potência e não queimá-la, ou no caso de vc querer distribuir melhor os graves dos agudos.
Abraços.
resumindo, liga tudo junto e um abraço pro gaitero..
|
Bidal Veterano |
# mar/09
· votar
Mosrite uhahuahuahuau naquelas né, se ligar tudo em paralelo e a impedancia ficar baixa e a potencia não aguentar, vai ser bonito o espetáculo, fora aquele cheiro de final de feira que vai ficar na potencia haha
|
vitordapper Veterano |
# mar/09
· votar
aham jah entendi...
no caso o falante eh de 4 ohms e o twiter e a corneta são de 8 ohms
se eu ligar a corneta e o twiter em paralelo terei 4 ohms... e se ligar em série terei 16 ohms...
então com estes equip nunca vou conseguir deixar a resultante em 4 ohms neh???
e o divisor de frequencia vai melhorar ou não necessariamente?
valeu as gurizada!
|
Villts Veterano |
# mar/09
· votar
Corneta é ruinzinho hein.
|
vitordapper Veterano |
# mar/09
· votar
não entendi o comentário =/
|
Mosrite Veterano |
# mar/09
· votar
vitordapper não entendi o comentário =/
ele disse q corneta é ruinzinho..
mete 2 woofer da bomber bicho papão de 15" e 4 6/9 de 400W q vai fica T..
|
rodsom Veterano |
# mar/09
· votar
vitordapper se vc usar o divisor de frequencia e melhor, evita q os graves passem para o tweeter e para a corneta . se vc nao tiver o divisor de frequencia vc pode usar capacitor de 2,2micro em serie com o tweeter e um de 22micro em serie com a corneta. assim vc pode ligar tudo em paralelo, que a saida so vai enxergar o alto falante.
|
vitordapper Veterano |
# mar/09
· votar
tah eh q tipo não é pra carro... eh uma caixa acustica q to fazendo... eh caixa de voz pra estúdio.... daí acho q o melhor eh essa configuração... sei lah
|
vitordapper Veterano |
# mar/09
· votar
esses capacitor seguram ateh q potência? eles não estouram?
|
vitordapper Veterano |
# mar/09
· votar
daí eu ligo a corneta e o twiter em paralelo e o resultado disso em parelelo com o falante?
|
rodsom Veterano |
# mar/09
· votar
os capacitores so estouram se vc colocar invertidos(se forem eletroliticos) e vc pode por a potencia q vc quiser, desde q nao ultrapasse a potencia q o alto falante aguenta. vc liga em paralelo o cojunto capacitor-tweeter, o conjunto capacitor-corneta e o alto falante. mas pra estudio eu nao te aconselho a usar corneta nao.
|
vitordapper Veterano |
# mar/09
· votar
os capacitores so estouram se vc colocar invertidos(se forem eletroliticos) e vc pode por a potencia q vc quiser, desde q nao ultrapasse a potencia q o alto falante aguenta. vc liga em paralelo o cojunto capacitor-tweeter, o conjunto capacitor-corneta e o alto falante. mas pra estudio eu nao te aconselho a usar corneta nao.
você acha q devo colocar somente o twiter e o auto-falante???
e esses paralelos não vão me resultar em 2ohms???
|
rodsom Veterano |
# mar/09 · Editado por: rodsom
· votar
vitordapper corneta e bom usar quando tem crossover, se vc ligar junto, vc nao vai ter controle sobre os medio agudos, ai vai dar aquele som de "caminhao da laranja". e se vc usar capacitor, as frequencias baixas( q sao as perigosas) nao vao enxergar o tweeter nem a corneta, so os 4 ohms do alto falante, portanto vai continuar 4 ohms do mesmo jeito.
|
vitordapper Veterano |
# mar/09
· votar
vc pode usar capacitor de 2,2micro em serie com o tweeter e um de 22micro em serie com a corneta.
não seriam os dois capacitores de 2,2uF, ou o da corneta eh de 22 mesmo?
|
rodsom Veterano |
# mar/09
· votar
o da corneta e de 22 mesmo. como vc fez pra digitar esse sinal de micro?
|
vitordapper Veterano |
# mar/09 · Editado por: vitordapper
· votar
como vc fez pra digitar esse sinal de micro?
hahahahahahahahaha
eu escrevi U minúsculo mesmo... uF... engana né! :P
e eu ligo os 3 em paralelo? vou começar a brincadeira então!
eu só não entendi uma coisa... o falante vai tocar todas as frequencias então? as q ele suporta eh claro... eh deve ser em torno de 20Hz - 5000Hz... daí não teria problema, eh isso?
valeu a força cara
|
rodsom Veterano |
# mar/09
· votar
isso mesmo, o alto falante suporta todas as frequencias, mas a propria bobina dele ja funciona como um filtro para as frequencias mais altas. agora eu aprendi a escrever uF(que emoçao).
|
vitordapper Veterano |
# mar/09
· votar
huauahuahauhauhuahuahuah
então tá né!
|
Cricket Membro Novato |
# jan/15
· votar
Galera só ressuscitando aqui rapidinho! Meu amp é um Mark Audio MK1200 Eu queria liga-lo em 4 ohms, mas ja comprei a tweeter ST200 de 100w 8ohms e a corneta de 70w 8ohms tb. Daria certo eu ligar um falante de 100w 4ohms em cada canal, e a tweeter e a corneta ligados (Soldados) no falante? O Amp reconheceria como 4 ohms a saida? vlww
|
sallqantay Veterano |
# jan/15
· votar
Cricket
Tenta lá no forum de home estúdio. É melhor
|
El_Cabong Veterano |
# jan/15 · Editado por: El_Cabong
· votar
Seguinte: - liga em série com a tweeter um capacitor de poliéster de 2M2 / 250V (2,2 microfarads) Este capacitor dá um ponto de corte em 9000Hz.
- liga em série com a corneta um capacitor de poliéster de 6M8 / 250V (6,8 microfarads) Este capacitor dá um ponto de corte em 2900Hz.
Mas só isso não adianta, pois, este é o que se chama de crossover de 1º ordem, que é aquele que no ponto de corte atenua 3dB, e a cada oitava ele atenua 6dB. Você precisa de um crossover de 2º ordem! Pra isso, faça uma bobina com mais ou menos 150 voltas de fio esmaltado de 16AWG/MCM num parafuso de ferro ou aço, e ligue esta bobina em série com o Woofer.
Pronto !! Você terá um crossover de 2º ordem que atenuará 12dB por oitava e não queimará os reparos de sua tweeter e de sua corneta. _________________________
Cricket Cara! tu tens que usar sempre a mesma impedância para os graves, médios e agudos. Se eu fosse você comprava mais um Woofer de 100W /4 Ohm e ligava-os em série dando assim os 8 Ohm. (já que os graves sempre exigem mais potência)
Ficaria muito bom uma caixa com: 2 Woofers somando 200W + 1 corneta de 70W + 1 tweeter de 100W.
|
rodsom Veterano |
# jan/15
· votar
Cricket ligue tudo em, paralelo e use capacitor no driver e no tweeter.
|
El_Cabong Veterano |
# jan/15 · Editado por: El_Cabong
· votar
rodsom Crossover de 1º ordem não protege com eficiência o drive e a tweeter. Volta e meia vai queimar o reparo. Tem que colocar bobina no woofer.
|
Cricket Membro Novato |
# jan/15
· votar
El_Cabong
Ótima explicação! eu já tenho aqui um par de tweeter e corneta. to querendo fazer 2 caixas separadas! to pensando em 1 falante de 4 ohms com 1 tweeter de 8 ohms + capacitor mais 1 corneta de 8 ohms + capacitor em cada caixa da certo? sabe pq eu to pensando assim! pq meu amp gera 100w por canal somente em 4 ohms se eu colocar em 8 só vai gerar 75w ai fica muito abaixo! tem como fazer uma ligação para que d certo assim? vlw! vcs respondem mesmo! show de fórum!
|
El_Cabong Veterano |
# jan/15
· votar
Cricket É que quando tu colocas impedâncias diferentes nos woofers e nos drives e nas tweeters, bagunça toda a ação do crossover, e isso pode queimar o reparo das tweeters e drives.
Eu também estou fazendo umas caixas de 1400W / 4 Ohm, só que aí eu comprei um woofer de 4 Ohm, duas tweeters de 8 Ohm, e dois drives de 8 Ohm. Os 2 drivers vou ligar em série, e as 2 tweeters também vou ligar em série, e aí tudo vai fechar em 4 Ohm.
|
Cricket Membro Novato |
# jan/15
· votar
Ha vlw! entendi agora! no caso seria melhor eu colocar 2 tweeters e 2 cornetas em cada caixa num total de 4 unidades (tweeters + cornetas) e 2 falantes de 4ohms com cada caixa com 2 tweeters, 2 cornetas e 1 falante. Mas uma coisa eu n vou usar crossover, e direto do amplificador! mas agora eu entendi!
|
El_Cabong Veterano |
# jan/15
· votar
Cricket É que no meu caso é muita potência (1400W RMS), por isso usarei as 2 cornetas e 2 supertweeters. Mas no teu caso é só 100W. O melhor seria comprar uma tweeter pequena de 4 Ohm (por exemplo as Leson TLX1) e nem usar corneta. Deixar que o woofer reproduza os médios. Ou então se tu achares aqueles midrange pequenos para os médios, coloca um.
|