181 diretores de cousa alguma no senado

    Autor Mensagem
    Grow
    Veterano
    # mar/09



    Senado ''descobre'' que tem 181 diretores e decide cortar metade

    Em mais um ato político para responder à onda de escândalos, Sarney anuncia reforma administrativa na Casa

    Eugênia Lopes

    Tamanho do texto? A A A A
    Diretoria de check in, para facilitar o embarque dos senadores nos aeroportos, diretoria de visitação, para acompanhar a visita de turistas ao Senado, e ainda uma outra apenas para cuidar das comunicações por rádio em ondas curtas. O Senado tem 181 diretores em seu quadro funcional, o que representa mais de dois para cada um dos 81 senadores. Segundo o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a ideia é reduzir pela metade o número de cargos de direção na reestruturação administrativa que será promovida na Casa. O que significaria que, depois da reforma, o Senado terá em média um diretor por senador.

    A profusão de diretores é tão grande que, por ironia, a própria direção do Senado teve dificuldades para levantar o número exato. Na terça-feira, depois que Sarney determinou o afastamento dos funcionários dos cargos, foi divulgado que a medida atingiria 131 pessoas, depois 136. Ontem o número variou algumas vezes até fechar em 181. Tantos cargos exigiram criatividade na hora de designá-los. A diretoria de check in, por exemplo, é conhecida oficialmente pelo nome de "coordenação de apoio aeroportuário". Uma das diretorias é ocupada por uma jornalista que faz as vezes de assessora da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA).

    A maioria dos diretores ganha em torno de R$ 20 mil, mas muitos, pela antiguidade como funcionários de carreira do Senado, recebem o teto, R$ 24,5 mil.

    A expectativa é que a reestruturação administrativa seja concluída em seis meses. O anúncio da reforma foi feito ontem por Sarney, em mais um ato político para tentar dar a resposta às denúncias de irregularidades na Casa.

    Por enquanto, Sarney assinou apenas um protocolo de intenções com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que ficará encarregada de fazer uma auditoria e os estudos para enxugar a máquina administrativa. Sarney pediu na terça-feira que os diretores do Senado pusessem seus cargos à disposição, mas, até o início da noite de ontem nenhuma exoneração havia se se efetivado.

    Na solenidade de assinatura do protocolo com a FGV, Sarney fez um desabafo: "Não tenho mais aspiração política, a não ser cumprir este meu último mandato. Portanto irei fazer o que for necessário." Diante de uma dezena de senadores, ele afirmou que o Senado "precisa sair dessa discussão menor", em referência às denúncias contra a Casa (veja quadro).

    "Todos (os diretores) vão sair e vamos analisar pelo critério de mérito quem vai ficar. Coloquei meu nome, minha carreira, mais uma vez, sem necessidade. Vocês têm de compreender que para mim não é fácil. Aceitei prestar um serviço à Casa", argumentou Sarney, ao afirmar que também não sabia da existência de tantos cargos de direção no Senado. "Não é do meu temperamento ser a palmatória do mundo."

    MAR DE ROSAS

    "Os diretores continuam nas suas funções. Não podemos demitir todos de uma vez só. Vamos analisar caso a caso e esperar o estudo encomendado à Fundação Getúlio Vargas. Não podemos estipular prazos. Mas, em seis meses quero estar num mar de rosas, em céu de brigadeiro", disse o senador Heráclito Fortes (DEM-PI), primeiro-secretário do Senado.

    Depois de anunciar a reestruturação do Senado, Sarney reuniu-se com os integrantes da Mesa Diretora e acertou a adoção de novas medidas. Além de instituir o ponto a partir das 18h30 para controlar o pagamento de hora extra aos servidores, a cúpula do Senado resolveu limitar o benefício. Ficou acertado ainda que os terceirizados serão substituídos aos poucos por funcionários concursados.

    OS ÚLTIMOS DIAS

    3 de março - Agaciel Maia, diretor-geral do Senado por 14 anos, deixa cargo após a revelação de que registrou uma casa avaliada em R$ 5 milhões no nome do deputado João Maia (PR-RN), seu irmão

    10 de março - O Senado pagou R$ 6,2 milhões em horas extras para 3.883 servidores em janeiro, quando a Casa estava em recesso

    12 de março - Revelação de que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), deslocou para o Maranhão quatro seguranças da Casa para reforçar a defesa de seus imóveis no Estado

    12 de março - Substituto interino de Agaciel Maia, o diretor de Recursos Humanos, João Carlos Zoghbi, emprestou apartamento funcional para um de seus filhos

    15 de março - Parentes de três diretores do Senado foram
    contratados por duas empresas que prestam serviços à Casa

    16 de março - A senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) usou passagens aéreas de sua cota no Senado para trazer assessores
    do Maranhão para Brasília

    18 março - Revelação de que Tião Viana (PT-AC) emprestou o celular do Senado para sua filha usar durante viagem ao México


    E como publicou Renata Lo Prete no Painel de hoje na folha:

    Não diga! O choque manifestado pelos senadores diante do número e das atribuições heterodoxas das diretorias da Casa é pura encenação. Em todos os gabinetes repousa um volume do "Guia Telefônico Administrativo", com nomes e ramais de cada serviço. Há sete diretores apenas para cuidar do livreto.

    A coisa tá feia amigo!

    The Rainmaker
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    A coisa tá feia amigo!


    Descobriu a pólvora.
    =P

    Guitar_RdS
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Guitar_RdS
    · votar


    ...

    Grow
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    The Rainmaker
    Guitar_RdS
    vcs não ficam impressionados? revoltados?

    Pq há certo orgulho entre os apáticos?

    Kensei
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Grow
    Pq há certo orgulho entre os apáticos?


    Gostei, se possível, desenvolva mais essas idéias...

    Guitar_RdS
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Guitar_RdS
    · votar


    Grow
    Realmente é revoltante. Tudo é apenas encenação.
    Enquanto não começarem a matar esses políticos corruptos, as coisas não melhorarão.
    Abç

    não flanger q eu chorus
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Esse mundo é contato, o cara que tem uma boa rede se dá bem, o resto fica aí, criando tópicos invejosos em fóruns para fracassados.

    Crazy Batera
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Grow
    vcs não ficam impressionados? revoltados?

    não dá chance


    Da série: Comfortably numb

    Grow
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    não flanger q eu chorus
    Esse mundo é contato, o cara que tem uma boa rede se dá bem, o resto fica aí, criando tópicos invejosos em fóruns para fracassados.
    Espero que vc nunca concorra a cargos públicos, como os facínoras do Senado, vc não perderia a oportunidade de mamar nas tetas do contribuinte. O que você defende no seu post é o velho "jeitinho brasileiro". Não há nada de inveja no meu tópico, há uma revolta que resolvi compartilhar com os colegas de fórum. Esse monte de denúncias envolvendo mal gasto de nosso dinheiro em pleno ano de crise me deixa assustado. Mas talvez eu esteja no lugar errado pra falar de como o Governo fode nossa vida. Afinal, estou num "fórum para fracassados".

    não flanger q eu chorus
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Grow

    viu só? o que te falo é que repense seu modo de ver as coisas e tente ganhar com as oportunidades que aparecerem.

    Grow
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    não flanger q eu chorus
    viu só? o que te falo é que repense seu modo de ver as coisas e tente ganhar com as oportunidades que aparecerem.
    c não pode com eles, junte-se à eles? nem a pau juvenal...

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    "fórum para fracassados".

    Eu já desconfiava que estava no lugar errado...

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Falando sério...

    Esse tipo de comportamento mamativo é patológico... Não adianta, a maioria das pessoas é assim, se aproveitando de um gatonet, luz e etc. Na faculdade quando são veterenos dão trote e tentam arrancar algum dinheiro dos calouros pra bebedeira. E quando são eleitos só tem mais o que roubar, mais pessoas para desreipeitar e etc.

    Eu considero que mudando os meu atos pontuais consigo ser uma pessoa melhor, mas a maioria das pessoas não está interessada nisso e quando virarem políticos vão com certeza junto com a maioria, jjá que todo mundo rouba...


    Esse foi um post preguiçoso e desorganizado, cheio das coisas que eu penso.

    Machine Gun Man
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    vcs não ficam impressionados? revoltados?

    Revoltado. Huntz.
    Atordoado.

    oreia
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    não flanger q eu chorus
    é por causa de pessoas com o seu pensamento que esse país tá uma merda
    Grow
    c não pode com eles, junte-se à eles? nem a pau juvenal
    Juntemo-nos contra eles então

    não flanger q eu chorus
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    é por causa de pessoas com o seu pensamento que esse país tá uma merda

    tá uma merda pra quem não sabe como se virar.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    vcs não ficam impressionados? revoltados?

    Revoltado sim, impressionado não, já estou me acostumando que não consigo mais me espantar com certas coisas, acho que meu colesterol está alto....

    oreia
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Dá pra se virar sem passar por cima dos outros

    não flanger q eu chorus
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: não flanger q eu chorus
    · votar


    oreia

    Me diga como.

    Se vc tem uma empresa vc combate seu concorrente, se vc vai numa entrevista vc tem q vencer outros candidatos, se vc faz vestibular vc elimina outros inscritos... naturalmente passamos por cima dos sonhos de outras pessoas, só que achamos normal isso. Ah ele estudou mais... será? ele é mais preparado... será? O mundo é corrupto, somos todos assim. Se vc não quer passar por cima de ninguém, saiba q provavelmente já passou, e se não continuar a passar vai acabar numa sarjeta.

    oreia
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Nesses casos que você citou considro como competição, obviamente que se tu for mais bem preparado em uma entrevista ou vestibular, vai ganhar a vaga de outra pessoa, mas por merecimento teu.
    O que não pode é tirar o lugar de quem merece dando aquele velho "jeitinho".
    É foda trabalhar e pagar impostos, e tu provavelmente também os paga, para sustentar gerente de porra nenhuma ganhando salarios altíssimos.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Grow
    Ainda bem que apareceu o problema e boa parte do gasto vai ser cortada.

    Sniper
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Espero que vc nunca concorra a cargos públicos, como os facínoras do Senado, vc não perderia a oportunidade de mamar nas tetas do contribuinte. O que você defende no seu post é o velho "jeitinho brasileiro".

    Eu pensava assim tb, depois que comecei a trabalhar mudei de opiniao

    Diino
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    10 de março - O Senado pagou R$ 6,2 milhões em horas extras para 3.883 servidores em janeiro, quando a Casa estava em recesso

    hora extra?

    isso é uma baita piada, político não trabalha.

    Grow
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Diino
    político não trabalha.
    menos ainda no recesso

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 181 diretores de cousa alguma no senado