Democratas controlam Câmara dos Estados Unidos e têm Senado à mão

    Autor Mensagem
    Senhor Marine
    Veterano
    # nov/06


    Por John Whitesides

    WASHINGTON (Reuters) - O Partido Democrata norte-americano retomou a maioria da Câmara e está perto de conquistar também o Senado, dependendo de uma possível recontagem em Virgínia.

    A bancada democrata na Câmara cresceu em cerca de 30 deputados, o que representa uma enorme vitória para a oposição, na esteira do descontentamento popular com a guerra do Iraque, a corrupção e a liderança do presidente George W. Bush.

    A oposição precisava ampliar sua bancada em seis senadores para fazer a maioria. Ganhou quatro disputas, e lidera nas outras duas, em Montana e Virgínia. Com isso, os democratas têm condições de fazerem a maioria em ambas as Casas do Congresso pela primeira vez em 12 anos.

    Uma possível recontagem e recursos contra o resultado em Virgínia podem adiar a proclamação, reavivando as lembranças da eleição presidencial de 2000, indefinida durante cinco semanas de recontagem na Flórida.

    Apurados mais de 2 milhões de votos, o democrata James Webb tinha uma vantagem de 8.000 sobre o republicano George Allen em Virgínia. A recontagem pode se arrastar até dezembro, deixando indefinida a situação do Senado até lá.

    Em Montana, o democrata Jon Tester tem uma ligeira vantagem sobre o republicano Conrad Burns, mas o resultado final pode demorar até a noite de quarta-feira.

    O partido que vencer terá estreita maioria no Congresso, especialmente no Senado, o que deve resultar em impasses e guerras políticas nos dois últimos anos do governo Bush.

    O presidente convocou entrevista coletiva às 16h (hora de Brasília) para discutir os resultados.

    Com a vitória democrata na Câmara, a deputada Nancy Pelosi, considerada uma esquerdista radical para os padrões norte-americanos, deve se tornar a primeira mulher a presidir a Casa. Nessa posição, ela teria como frear grande parte da agenda de Bush e aumentar a pressão por uma mudança de rumos no Iraque.

    "Esta noite é uma grande vitória para o povo norte-americano", disse Pelosi em comício democrata junto ao Congresso. "Hoje o povo norte-americano votou pela mudança, e votou para que os democratas coloquem o país numa nova direção."

    Estavam em disputa todas as 435 vagas de deputados, 33 das 100 do Senado e 36 dos 50 governos estaduais.

    Em Connecticut, o senador Joseph Lieberman, concorrendo como independente, derrotou o democrata antiguerra Ned Lamont, que havia derrotado o ex-candidato a vice-presidente nas primárias democratas.

    Em Nova York, Hillary Clinton foi reeleita com facilidade para o Senado, abrindo de vez o caminho para sua candidatura presidencial em 2008.

    O senador republicano John McCain disse à CNN que o resultado eleitoral deve servir para "acordar" para o seu partido.

    GOVERNADORES, TAMBÉM DEMOCRATAS

    Os democratas também foram bem nas disputas para os governos estaduais, roubando seis deles dos republicanos e estabelecendo uma maioria nacional que pode ser vantajosa nas eleições presidenciais de 2008.

    Raro caso de republicano bem-sucedido, o governador-ator da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, foi facilmente reeleito.

    Em referendos sobre questões sociais, sete Estados rejeitaram o casamento homossexual, um dos poucos consolos para os conservadores na terça-feira.

    O avanço democrata na Câmara teve reflexos em redutos republicanos, como Indiana, onde três deputados governistas não conseguiram a reeleição, e no Kansas, onde o deputado Jim Ryun também perdeu.

    "Finalmente estamos voltando a ser um partido nacional, depois de 12 anos", disse o presidente do Partido Democrata, Howard Dean.

    A vitória democrata na eleição de terça-feira permite que o partido comande comissões parlamentares que podem investigar decisões polêmicas do governo Bush nas áreas externa, militar e de energia.

    Os democratas prometiam levar grande parte das suas propostas a votação na Câmara após a posse dos deputados. Isso incluiria novas regras éticas, aumento do salário mínimo, redução de subsídios ao setor petrolífero e melhoria na segurança de portos e fronteiras.

    Segundo pesquisas de boca-de-urna apresentadas pela CNN, os eleitores estavam em geral descontentes com a guerra do Iraque, mas questões de ética e corrupção pesaram mais na decisão do voto.

    Só neste ano, quatro deputados republicanos renunciaram devido a suspeitas de violação à ética. Durante a campanha, os democratas acusaram os governistas de difundirem uma "cultura de corrupção" em Washington.

    Mas a campanha foi mesmo dominada pelo Iraque, e o presidente George W. Bush defendeu sua atuação até o fim, apesar de uma aprovação popular abaixo de 40 por cento. Ele questionou o que os democratas teriam feito de diferente e previu, erradamente, que os republicanos manteriam o controle do Congresso.

    A História, porém, ajudava os democratas -- o partido que ocupa a Casa Branca tradicionalmente reduz sua bancada no sexto ano de um presidente.

    Fonte

    Senhor Marine
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Puxa... o tópico foi um sucesso hein?

    hahahahahaha

    Sou adepto dos ideias republicanos, mas por favor, tirem o Bush de lá. ¬¬

    Ed_Vedder
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Senhor Marine

    Eu vim ouvindo sobre isso a viagem inteira =)

    Rato
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    o bush se lascou

    aliás; até que enfim tá caindo a ficha desses americanos xaropes que essa invasão ao iraque tá matando mais civis do que eles imaginavam =/

    se ferraram

    Ed_Vedder
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    É SÓ EM 2008 A ELEIÇÃO LÁ NÉ? OU NÃO?

    Senhor Marine
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Ed_Vedder

    Eu vim ouvindo sobre isso a viagem inteira =)

    Rádio? Gente chata?

    Rato

    o bush se lascou

    aliás; até que enfim tá caindo a ficha desses americanos xaropes que essa invasão ao iraque tá matando mais civis do que eles imaginavam =/

    se ferraram


    Americanos são idiotas cara, muito a ascendência saxã não é provida de muita inteligência.

    Ed_Vedder

    É SÓ EM 2008 A ELEIÇÃO LÁ NÉ? OU NÃO?

    Só as do executivo.

    snowwhite
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Eu li sobre isso ontem.

    Espero que a era Republicana marcada pela insanidade Bush esteja agonizando e que seja pelo bem do povo americano ( que precisa acordar ) e por uma nova ordem no mundo.

    Senhor Marine
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    snowwhite

    Eu li sobre isso ontem.

    Espero que a era Republicana marcada pela insanidade Bush esteja agonizando e que seja pelo bem do povo americano ( que precisa acordar ) e por uma nova ordem no mundo.


    A ideologia rebublicana é bem melhor que a democrata, uma pena não estar com o cara certo.

    snowwhite
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Senhor Marine
    A ideologia rebublicana é bem melhor que a democrata, uma pena não estar com o cara certo.

    Há controvérsias. Mas na mão do cara errado a republicana vira uma arma poderosa.

    Ronin
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Senhor Marine
    snowwhite
    Sempre que olho aquela cara de paspalho do Bush me dá a sensação de que existe alguém por trás dele (não neste sentido... no sentido de controlar... ô mente poluída!). Tipo, ele me parece um testa de ferra... um boneco desses de ventrílogo defendendo os interesses da indústria bélica americana. Ainda mais depois da primeira eleição dele, e a vitória muito do mal contada.

    Fico feliz em ver o castelinho de cartas dele se ruir.

    snowwhite
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Ronin
    Sempre que olho aquela cara de paspalho do Bush me dá a sensação de que existe alguém por trás dele (não neste sentido... no sentido de controlar... ô mente poluída!). Tipo, ele me parece um testa de ferra... um boneco desses de ventrílogo defendendo os interesses da indústria bélica americana. Ainda mais depois da primeira eleição dele, e a vitória muito do mal contada.


    Eu tenho a mesma sensação quando olho o Lulla. hehe

    Mas, sabe... o Bush é muito estranho...parece um boneco. Aliás, a maioria dos americanos parece boneco.

    Ronin
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: Ronin
    · votar


    snowwhite
    Mas, sabe... o Bush é muito estranho...parece um boneco. Aliás, a maioria dos americanos parece boneco.

    Hehehehe... agora que você comentou, dá uma imaginada nele com aquele jeitão de boneco dos Thunderbirds.

    Eu tenho a mesma sensação quando olho o Lulla. hehe
    Eu respeito... mas... tipo... vamos tentar fazer ao menos um tópico sem desvirtuar para o anti-lulismo ou pró-lulismo?! ^_^ - Só este, vai... só este... vai?! ^_^

    snowwhite
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Ronin
    Hehehehe... agora que você comentou, dá uma imaginada nele com aquele jeitão de boneco dos Thunderbirds.

    Esses mesmo!!! Meus heróis de infância!!!

    Igualzinho americanos!


    Eu respeito... mas... tipo... vamos tentar fazer ao menos um tópico sem desvirtuar para o anti-lulismo ou pró-lulismo?! ^_^

    Mas é sério. Não fiz piada. Ok. Sem sair dos trilhos. ^^

    Ronin
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Falando em sem sair dos trilhos (mas sem saber se é sério ou é piada).
    Deu "The Governator" na cabeça denovo!

    Senhor Marine
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: Senhor Marine
    · votar


    Ronin

    Em todos os países capitalistas existe grandes industriais por trás dos chefes de Estado e chefes de Governo. O capitalismo não é perfeito, mas ainda não inventaram nada melhor.

    editado para corrigir erros de gramática

    Senhor Marine
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Deu "The Governator" na cabeça denovo!

    hahahahahhahahaha

    Acho que o verdadeiro exterminador do futuro americano tá é na White House.

    snowwhite
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Ronin
    Falando em sem sair dos trilhos (mas sem saber se é sério ou é piada).
    Deu "The Governator" na cabeça denovo!


    hahahahha Comédia isso.

    Ronin
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Senhor Marine
    Em todos os países capitalistas existe grandes industriais por trás dos chefes de Estado e chefes de Governo. O capitalismo não é perfeito, mas ainda não inventaram nada melhor.


    Só para ilustrar: Frase do Winston Churchill

    “Ninguém alega que a democracia seja perfeita ou tenha todas as respostas. Na verdade, a democracia é considerada a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas.”

    Senhor Marine
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Ronin

    Só para ilustrar: Frase do Winston Churchill

    “Ninguém alega que a democracia seja perfeita ou tenha todas as respostas. Na verdade, a democracia é considerada a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas.”


    Eu lembrei dessa frase na hora de comentar.

    snowwhite
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    “Ninguém alega que a democracia seja perfeita ou tenha todas as respostas. Na verdade, a democracia é considerada a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas.”

    Muito adequado.

    Philipius
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Eleições nos EUA: resultados e perspectivas
    Os resultados eleitorais para a Câmara, Senado e governos estaduais e suas implicações para o futuro político norte-americano dos próximos anos

    http://www.congressoemfoco.com.br/Noticia.aspx?id=11720

    Ótimo artigo sobre a questão.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Democratas controlam Câmara dos Estados Unidos e têm Senado à mão