Projeto quer proibir venda de MP3 que toque acima de 90 decibéis

Autor Mensagem
Lucas Borlini
Veterano
# fev/09


Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados quer proibir a venda de aparelhos pessoais de mídia digital com volume sonoro que ultrapassem a marca de 90 decibéis, nível de ruído equivalente ao de trânsito em uma avenida movimentada.

O projeto, de autoria do deputado Jefferson Campos (PTB-SP), inclui na proibição aparelhos "de múltiplas funções capazes de reproduzir música em formato digital", o que inclui celulares.

"A partir de 85 decibéis já pode haver lesão ao aparelho auditivo", afirma o deputado em seu projeto.

"Como são via de regra usados com fones comuns de inserção, que não filtram o som ambiente e oferecem em geral má qualidade de reprodução, os usuários tendem a utilizá-los em altos volumes, muitas vezes superando os limites de segurança", resultado em perda auditiva, afirma o deputado no texto, citando que o problema "já é frequente entre os jovens".

O texto cita pesquisa feita na Grã-Bretanha em 2006 com 300 mil estudantes que mostrou que 10 por cento deles tinha algum grau de perda na audição.

A Sociedade Brasileira de Otologia recomenda que os usuários de música digital regulem os aparelhos até a metade do volume máximo. A entidade afirma que os players de MP3 atuais são capazes de alcançar volumes e até 120 decibéis, o que seria equivalente à intensidade de ruído produzido por uma turbina de avião durante a decolagem.

O projeto foi apresentado em meados de dezembro e chegou no início deste mês à Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

Atualmente, o limite máximo de exposição a sons permitido pela legislação brasileira é de 85 decibéis. A partir deste nível há risco de perda auditiva, que depende da intensidade do som, tempo de uso e sensibilidade individual, afirma entidade.

"Quanto maior a intensidade, maior a chance de se desenvolver surdez mesmo que a exposição seja por um período menor", informa a entidade em campanha de saúde auditiva.



Fonte


Comentem (ou não, fiquem a vontade).

TaylorBass
Veterano
# fev/09
· votar


viadagi

se eu quiser estoporar meus tímpanu, problema é meu.

izzystradlin
Veterano
# fev/09
· votar


daí teriam que vender som automotivo assim também...correto?

brunohardrocker
Veterano
# fev/09 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Edit.

maggie
Veterana
# fev/09
· votar


proibir a venda

pff

brunohardrocker
Veterano
# fev/09 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Edit de quem não leu o tópico.

lula_molusco
Veterano
# fev/09
· votar


No Reino Unido, os iPods são vendidos com uma limitação de volume máximo, justamente como forma de prevenção de danos auditivos.
Nos iPods vendidos no resto do mundo você pode definir um limite também e usar uma senha nessa configuração, caso não queira que seu filho fique surdo.

Lucas Borlini
Veterano
# fev/09
· votar


brunohardrocker
haha esse cavalo não deve saber o que é um módulo

Poxa, mas eu achei no google, vai me dizer q o google é falho?

Nota: Google = metodo de busco do FCC

Thiagainas
Veterano
# fev/09
· votar


por mim podem proibir...

eu num compro mesmo, os q eu tenho eu baixei...

[/pirata da net]

brunohardrocker
Veterano
# fev/09
· votar


Lucas Borlini

???

brunohardrocker
Veterano
# fev/09
· votar


izzystradlin
daí teriam que vender som automotivo assim também...correto?

O texto fala a respeito dos aparelhos que não filtram o som ambiente (com fone de ouvido).

TWT ICE
Veterano
# fev/09
· votar


mp3 não atrapalha ngm, portanto cada um sabe dos riscos e da altura de se ouvir...

oque tinham que proibir são esses fdps que colocam 666666666 de caixas de som e saem escutando musica alta pra cacete, ou aqueles caminhões de som fazendo propaganda de supermercado..

brunohardrocker
Veterano
# fev/09
· votar


Eu tenho que me cuidar, sempra deixo o volume dos fones no máximo.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# fev/09
· votar


Como não consigo me controlar mesmo, acho que seria uma boa idéia...

ghostbastard
Veterano
# fev/09
· votar


TWT ICE
caminhões de som fazendo propaganda de supermercado..



de politico...

brunohardrocker
Veterano
# fev/09
· votar


TWT ICE
oque tinham que proibir são esses fdps que colocam 666666666 de caixas de som e saem escutando musica alta pra cacete

esses são proibidos, mas só no papel.

Quando os guardas os pegam, e vêem que são filhos de bacana, não acontece nada.

The Rainmaker
Veterano
# fev/09
· votar


Em vez de obrigarem as empresas que coloquem no manual de instruções frases como "o volume em excesso é maléfico para o ouvido" (e tb fiscalizarem isso), é mais fácil pra eles fazerem essa lei ridícula proibindo de vez que se vendam os aparelhos (praticamente todos tocam acima de 90 db no volume máximo).

Iço é Brazil!

ghostbastard
Veterano
# fev/09
· votar


é uma bosta isso. Aí a gente vai ouvir alguma musica que tem a gravação baixa e não consegue.

Como vou ouvir meus blues antigos dai?

ou então outra coisa, a maioria desse players tbm tem microfone pra gravação. Geralmente as gravaçãoes feitas com o microfone interno vão ficar com volume mais baixo, consequentemente precisamos erguer mais, com um bloqueio não vamos conseguir fazer isso.

Lucas Borlini
Veterano
# fev/09
· votar


Acho q o filho babaca de algum deles fico surdo ouvindo mp3 e eles resolveram lançar o projeto de lei.

izzystradlin
Veterano
# fev/09
· votar


brunohardrocker
O texto fala a respeito dos aparelhos que não filtram o som ambiente (com fone de ouvido).

sim, mas a respeito público, a prioridade não seria essa?

eu considero esses sons altos de carro altamente incomodativos pra mim, mas uma pessoa com um fone, não me atrapaalha

Diego Marques
Veterano
# fev/09
· votar


Acho válido. Mas não acho que essa proibição seja o meio mais inteligente de prevenir a surdez.

Talvez se desenvolverem fones de ouvido que consigam isolar bem o ruído externo já resolveria parte do problema.

Afinal, eu só aumento o volume dos fones no máximo quando o barulho externo não me deixa escutar a música direito.

Thiagainas
Veterano
# fev/09
· votar


Diego Marques

essa ideia eh maneira, por exemplo eu tenho um celular motorola, e o som q ele reproduz eh baixo cara, no começo eu fikei mto desapontado pq estava acostumado a ouvir bem alto, hj vejo q não ha necessidade de mais, o som esta bom e não me causara nenhum problema de surdez...

maggie
Veterana
# fev/09
· votar


Aqueles fones de ouvido ear-in resolvem bem pra mim, escuto no volume mínimo sempre.

G Collector
Veterano
# fev/09
· votar


se esse tal de Jefferson Campos tá tão preocupado com a integridade auditiva dos jovens, deveria fazer um projeto pra proibir a venda de cigarro também que fode os pulmões

TWT ICE
Veterano
# fev/09
· votar


Diego Marques
esse é o maior problema mesmo..
se tivesse um fone decente, que 'isolasse' os ruidos externos, não teria necessidade de ouvir no máximo

Lucas Borlini
Veterano
# fev/09
· votar


TWT ICE
Diego Marques

Fones q isolam tudo (ou quase tudo) existem, mas são caros bagaralho.

brunohardrocker
Veterano
# fev/09
· votar


Fones q isolam tudo (ou quase tudo) existem, mas são caros bagaralho.

Mas ninguém vai colocar um desse num mp4 né...

Lucas Borlini
Veterano
# fev/09
· votar


brunohardrocker
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

o pior q eu ja vi um cara usando um parada dessa no onibus.

ghostbastard
Veterano
# fev/09
· votar


Aqueles fones de ouvido ear-in resolvem bem pra mim


eu não confio em coisas que se predispõe a entrar nos meus orifícios com a desculpa de que vão "resolver" alguma coisa.

Lucas Borlini
Veterano
# fev/09
· votar


eu não confio em coisas que se predispõe a entrar nos meus orifícios com a desculpa de que vão "resolver" alguma coisa.

hummmmm....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto quer proibir venda de MP3 que toque acima de 90 decibéis