Autor |
Mensagem |
stevevai74 Veterano |
# jan/09
Boa noite pessoal, estava estudando quando me esbarrei nessa questão de matemática de polinomios e eu até consigo desenvolver mas não acho a resposta correta... E a outra questão mistura conceitos de numero complexo com equação logaritimica tb tá dificil de sair aqui... agradeço a ajuda desde já.
1)O polinomio p= x^3 + a/2.x^2 - 7x - a/2 é divisivel por (x-2). Se o polinomio q= 2ax^3 +3ax^2 +bx +1 é cubo perfeito determine o valor de b.
2)Sabe-se que os números z1= log(x-y) + (y+10) e z2= y-xi. São numeros reais complexos e conjugados pode afirmar que z1.z2 é igual a 122? Justifique com calculos
|
tncv Veterano |
# jan/09
· votar
letra c
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# jan/09
· votar
Só sei derivar.
|
thigsm Veterano |
# jan/09
· votar
Putz, eu sabia essa com maçãs =/
|
Marcosrcf Veterano |
# jan/09
· votar
Pelas minhas contas o resultado é 29!!!
|
qew Veterano |
# jan/09
· votar
Pelas minhas contas o resultado é 69!!!
|
EnrickAlves Veterano |
# jan/09
· votar
O que são os ^?
|
adnz Veterano |
# jan/09 · Editado por: adnz
· votar
1)
p = x³ + (a/2)x² - 7x - (a/2), divisível por (x - 2). Se tu não tiveres problemas ao efetuar a divisão, deves achar um resto assim:
-(a/2) + 2a - 6, pra que o polinômio p seja divisível por (x - 2), o resto tem que ser = 0, então -(a/2) + 2a - 6 = 0, 3a/2 = 6, 3a = 12, a = 4.
O polinômio q = 2ax³ + 3ax² + bx + 1 é um cubo perfeito, ou seja, pode ser escrito na forma (x+-y)³, ou ainda, tem 3 raízes reais iguais.
Sabendo o valor de a, o polinômio q se torna 8x³ + 12x² + bx + 1.
Agora devemos achar um número y que mude esse polinômio para a forma (x+-y)³... Sabemos que esse número y é uma raíz do polinômio, logo, podemos utilizar um método que diz que as raízes de um polinômio estão na razão entre o seu primeiro termo e o seu último e nos divisores do primeiro termo (é algo por aí, não lembro bem...). Então, as raízes desse polinômio podem ser: +-1, +-1/2, +-1/4, +-1/8, +-2, +-4, +-8. São várias possibilidades... Porém, podemos analisar ainda mais a situação, uma vez que, se a raíz for positiva, o número encontrado será maior que 0 (q(1) = 8 + 12 + b + 1 > 0). Logo, números positivos não podem ser raíz.
Com um pouco de bom senso, vemos que a única raíz que deixa o polinômio ax³ + bx² + cx + d com d = 1 e a = 8 é -1/2.
(x+1/2)³ = (x+1/2)².(x+1/2) = (x²+x+1/4).(x+1/2) = x³+x²/2+x²+x/2+x/4+1/8 = x³ + 3x²/2 + 6x/8 + 1/8 (multiplicando por 8) = 8x³ + 12x² + 6x + 1.
Logo, b = 6.
Se eu tiver errado, me corrijam. E se tiveres alguma dúvida, só falar.
|
Diego MG Veterano |
# jan/09
· votar
é so usar o dispositivo prático de briöt-ruffini! ou o teorema do resto!
|
adnz Veterano |
# jan/09
· votar
a 2) eu não consegui. ;_;
|
Carlos Henrique 2 Veterano |
# jan/09
· votar
polinômio é coisa do demônio
|
KaTy Miss Simpatia 2012 |
# jan/09
· votar
polinômio é coisa do demônio Dã
|
_FrEd_ Veterano |
# jan/09 · Editado por: _FrEd_
· votar
stevevai74
2)Sabe-se que os números z1= log(x-y) + (y+10) e z2= y-xi. São numeros reais complexos e conjugados pode afirmar que z1.z2 é igual a 122? Justifique com calculos
Kr, o z1 ta faltando vc colocar qual dos 2 termos eh a parte imaginaria. Mas provavelmente eh o segundo termo (y+10).
Ae vc faz o seguinte: o conjugado de (a + bi) eh (a - bi), certo?
Vc pode então fazer um sistema do tipo:
a1 = a2 (a1 eh o real de z1 e a2 o real de z2) bi1= -bi2
que ficaria assim:
log (x-y) = y y+10 = x (positivo pq muda o sinal)
Trocando y do primeiro termo da primeira equação por (x-10), obtido pela segunda equação, temos que y = log 10, ou seja, y = 1. Trocando esse valor de y na segunda equação teremos x = 11.
Assim sendo temos que z1 = (1 + 11i) e z2 = (1 -11i), e isso esta certo pq são conjugados.
Fazendo z1xz2 teremos 122 como resultado...
|
adnz Veterano |
# jan/09
· votar
_FrEd_ Se o termo (y+10) fosse imaginário seria (y+10)i...
|
stevevai74 Veterano |
# jan/09
· votar
adnz
Valeu pela luz cara! Vc acertou!
Diego MG
Cara eu tenho pavor a Briot-ruffini, peguei um trauma danado dessa porra! So uso metodo das chaves
_FrEd_
Pode ser que o enunciado da questão esteja errado, pois eu digitei exatamente como está. Mas seu resultado está correto! Valeu pela luz cara!
|
G Collector Veterano |
# jan/09
· votar
stevevai74 Valeu pela luz
que a força esteja com você
|
stevevai74 Veterano |
# jan/09
· votar
G Collector ahuhauhauhua vlw man
|
stevevai74 Veterano |
# jan/09
· votar
Mais uma duvida que eu tenho.... Alguem poderia me explicar dando exemplos de suas respectivas aplicações a diferença entre entre Arranjo e combinação? Agradeço
|
_FrEd_ Veterano |
# jan/09
· votar
stevevai74
Puts, fods q eu n lembro mt bem de probabilidade... Mas ateh onde eu sei, a diferença entre arranjo e combinação esta no fator de permutação q existe na combinação, pois neste ultimo a ordem dos fatores n altera a probabilidade. Exemplo:
Se formos formar grupos de estudantes, se fizermos um grupo com o estudante A, B e C , este grupo eh o mesmo que o grupo B, C e A n eh? Por isso vc irá dividir a chance total pelo fatorial de 3 (neste caso de grupo com 3 estudantes) para eliminar os grupos repetidos.
Se fosse um arranjo, vamos colocar como exemplo um "pódio". Se colocarmos os estudantes A, B e C, nesta ordem, teremos em primeiro o A, em segundo o B e em terceiro o C. Se eu inverter a ordem alteram as colocações, formando-se outro grupo diferente. Ou seja, neste caso a permuta dos elementos forma uma probabilidade diferente, o que n ocorre nas combinações.
Caso n tenha entendido, www.google.com.br
|
GuitarTigre Veterano |
# jan/09
· votar
Eu não vou falar nada senão vai ficar muito complexo...
|
Diego MG Veterano |
# fev/09
· votar
Arranjo - agrupamentos sem ordem (posição) definida!
Combinação - agrupamento com ordem (posição) definida!
Ou vice-versa! hehe
|
TWT ICE Veterano |
# fev/09
· votar
eu sabia essa só que com maçãs
|
Sniper Veterano |
# fev/09
· votar
O Steve vai
|