Cego que enxerga

Autor Mensagem
não flanger q eu chorus
Veterano
# dez/08


É um caso único na história da medicina. Um paciente sofreu dois derrames consecutivos, que devastaram o córtex estriado, área do cérebro responsável pelo processamento da visão. O indivíduo ficou, para todos os efeitos, cego. Mas, embora viva com a convicção de que não enxerga nada, ao ser submetido a uma caminhada por um corredor cheio de obstáculos, ele desviou de todos com sucesso (veja vídeo ao lado). O feito emocionou os cientistas, que explodiram em palmas quando ele chegou do outro lado. Mas o que restou desse resultado foi uma tonelada de dúvidas.

Na prática, a única coisa que o estudo, divulgado na última edição do periódico científico "Current Biology", concluiu é que não se pode mais dizer que não ver e pensar que não vê são a mesma coisa. O achado sugere que informações visuais podem ser processadas sem passar pela mente consciente -- e que os mecanismos cerebrais ligados a esse fenômeno muito provavelmente nada têm a ver com o córtex estriado.

A equipe internacional de Beatrice de Gelder, do Centro Athinoula A. Martinos para Imageamento Biomédico, ligado à Universidade Harvard, nos EUA, tomou todos os cuidados para se certificar de que o paciente, um senhor identificado apenas como TN, de fato não registrava conscientemente nenhuma informação visual.

TN foi "descoberto" em Genebra, logo após sofre seu segundo derrame. O primeiro já havia danificado a região do córtex estriado em um dos lados do cérebro. O seguinte detonou a mesma região, só que no outro hemisfério. O dano foi radical. Além de declarar não enxergar nada, o efeito foi confirmado com técnicas de imageamente cerebral, que não detectaram atividade no córtex estriado quando TN foi exposto a estímulos na visão.

Na prática, o paciente tinha os olhos e nervos ópticos em perfeito estado, mas a parte do cérebro responsável por interpretar esse sinais estava pifada. Uma "cegueira cerebral", por assim dizer.

Após o segundo derrame, a vida de TN mudou completamente. Ele passou a viver como um cego, usando uma bengala para identificar obstáculos e exigindo um guia para saber onde ir. Mas quando os cientistas encheram um corredor de potenciais "tropeçadores", como caixas, cadeiras e outros objetos, TN conseguiu caminhar perfeitamente, sem ajuda alguma, e evitar colisões.

Como? Para os cientistas, está claro que há mais regiões no cérebro trabalhando com as informações visuais do que o córtex estriado. Mas é tudo que eles sabem.

Apenas um outro caso parecido foi reportado, e com uma macaca. Mas mesmo ela não teve dano completo à região do cérebro responsável pela visão. Ainda assim, ela demonstrou habilidades semelhantes, mesmo tendo ficado cega.

"Dada a consonância com os resultados das pesquisas com animais e a extrema raridade de casos com cegueira cortical completa em humanos, essa observação impressionante servirá como ponto de partida para estudos futuros, quando e se outros pacientes similares forem descobertos", afirmam os cientistas, em seu artigo na "Current Biology".

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL932026-5603,00-PACIENTE+COM +DANO+CEREBRAL+PROVA+QUE+ENXERGA+MESMO+SE+ACHANDO+CEGO.html

Fenrisulfr
Veterano
# dez/08
· votar


Nem vou ver

("Piada" Soulface-Style)

brunohardrocker
Veterano
# dez/08
· votar


http://img107.imageshack.us/img107/5228/nemli7qc.jpg

leandro rodrigues
Veterano
# dez/08
· votar


não flanger q eu chorus

Cego que enxerga Logo ele não é cego

Se ele enxerga, ele não é cego

CheshireCat
Veterano
# dez/08
· votar


Cego que enxerga
Ah, tem um monte deles pedindo esmola nas ruas.

Dogs2
Veterano
# dez/08
· votar


o pior cego é aquele que não quer ver

Devil Boy
Veterano
# dez/08 · Editado por: Devil Boy
· votar


Editado.

brunohardrocker
Veterano
# dez/08
· votar


Fenrisulfr
leandro rodrigues
CheshireCat
Dogs2

Me deu vontade de positivar as piadinhas de vocês, mas como não positivaram a minha, nem vou positivar vocês!

Humpf!

Carlos Henrique 2
Veterano
# dez/08
· votar


Dogs2
o pior cego é aquele que não quer ver

O pior cego é aquele que não enxerga nada mesmo.

brunohardrocker
Veterano
# dez/08
· votar


o pior cego é aquele que não quer ver

O pior cego é aquele que não enxerga nada mesmo.


Não, o pior cego é aquele que não escuta e não fala.

Carlos Henrique 2
Veterano
# dez/08
· votar


brunohardrocker
Não, o pior cego é aquele que não escuta e não fala.

Aí não é cego, é aleijado ou coxo.

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# dez/08
· votar


Rapaz, vou te dizer uma coisa: tem uns indivíduos aqui do fórum q, mesmo enxergando, estão precisando urgentemente desse avanço tecnológico...

Bizet
Veterano
# dez/08
· votar


não flanger q eu chorus
Muito true isso aí!

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Ah, mas tu é o Bozo mesmo, hein? :P

kohler1000
Veterano
# dez/08
· votar


estão precisando urgentemente desse avanço tecnológico...

Avanço tecnológico? Esse aí sabe mesmo o que significa tecnologia.

brunohardrocker
Veterano
# dez/08
· votar


kohler1000
Rapaz, vou te dizer uma coisa: tem uns indivíduos aqui do fórum q, mesmo enxergando, estão precisando urgentemente desse avanço tecnológico...

Pois é.

leandro rodrigues
Veterano
# dez/08
· votar


brunohardrocker
Fenrisulfr
leandro rodrigues
CheshireCat
Dogs2

Me deu vontade de positivar as piadinhas de vocês, mas como não positivaram a minha, nem vou positivar vocês!

Humpf!


Feito! Positivei você

Que o diga o POSITIVE

lula_molusco
Veterano
# dez/08
· votar


Demolidor?

ZXC
Veterano
# dez/08
· votar


Dogs2
o pior cego é aquele que não quer ver

Me sinto assim....

:(

Lord Cachaça
Veterano
# jan/09
· votar


não flanger q eu chorus


Tu tá no começo de algum curso da área de saúde, não é? Adivinhei? É muita bola de cristal mesmo...

Headstock invertido
Veterano
# jan/09
· votar


o pior cego é aquele que não quer ver
o pior cego é aquele que quer ver mas não consegue.

Headstock invertido
Veterano
# jan/09
· votar


lula_molusco
nããããããão cara, agora fudeu tudo, o demolidoooahr não enxerga, ele sente cara...

[nerd viciado on]

Bog
Veterano
# jan/09
· votar


não flanger q eu chorus

Curioso, muito curioso. Eu acho o cérebro humano um troço MUITO interessante... E a visão também.

[/Bog é um nerd que faz pesquisa em inteligência artificial e visão computacional]

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# jan/09
· votar


Corrigindo:

Rapaz, vou te dizer uma coisa: tem uns indivíduos aqui do fórum q, mesmo enxergando, estão precisando urgentemente desse avanço cerebral (inclusive eu)...

Agradeço desde já a crítica construtiva do mano Kohler1000.

Feliz 1909, meu truta. Big bjunda e um grande abraço por trás.

Headstock invertido
Veterano
# jan/09
· votar


ZXC
o pior cego é aquele que não quer ver

Me sinto assim....

:(


Vc quer ficar cega?
<o>

Mahasiah
Veterano
# jan/09
· votar


Que loco...

Jio-kun
Veterano
# jan/09
· votar


Só acredito vendo!

[/humornegro]

james_the_bronson
Veterano
# jan/09
· votar


Cego que enxerga



- Já vi!

Stevie Wonder.

maggie
Veterana
# jan/09
· votar


É um caso único na história da medicina.
Apenas um outro caso parecido foi reportado,


pff
sensacionalismo

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# jan/09
· votar


maggie

É tu q fica pontuando todo mundo ne?! Tô com ciúmes...

maggie
Veterana
# jan/09
· votar


Bozo_O_Palhaco_Traquino
É tu q fica pontuando todo mundo ne?! Tô com ciúmes...

tudo bem, te negativei
[brinks]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cego que enxerga